Fazer overclock de um Core i7/Asus p6t se com o TURBOV

Overwhelming

Power Member
Estou interessado em fazer um ligeiro overclock. Nada de radical nem que faça o CPU aquecer demais.

O TurboV que vem com a motherboard, aparentemente, permite-me fazer isso em tempo real, sem ter de mexer na BIOS nem reiniciar o computador. Porém, estou a leste sobre o que se deve fazer (voltagem e mais não sei o quê).

Deixo uma imagem para terem uma ideia:

http://i223.photobucket.com/albums/dd175/Over_Tuga/turbov.jpg

A temperatura do CPU anda à volta dos 43ºC, sem ter feito nada. Isso é normal ou muito? Até onde pode ir?
 
Tens que aprender na mesma á priori o que é overclock em i7, seja pela BIOS, seja pelo TurboV.

A desvantagem do turbov é que apenas permite overclocks pequenos e controlados.
Eu se fosse a ti, começa por fazer na BIOS como toda a gente, principalmente o undervolting que é o que permite retirar varios graus aos cpu's.
 
boas,
tambem tenho uma P6T SE,com este pequeno(grande) tutorial(http://vip.asus.com/forum/view.aspx..._id=1&model=P6T+Deluxe&SLanguage=en-us&page=1) esclareci muitas duvidas, mas outras ficaram! Na escolha da frequencia da memoria e do multiplicador constatei que no meu bios apenas aparecia a frequencia da memoria (p.e. DDR3-1333, DDR3-1600, ect), como alternativa fiz as contas para determinada frequencia e consegui la saber o multiplicador. No uncore, peguei no multiplier obtido pelas minhas contas e coloquei a frequencia. A grande duvida surgiu no QPI, segundo o tutorial deve ter um multiplicador maior do que o do uncore. Depois nam percebo mais nada, aquela divisao, ect. Outro problem k surge e o QPI na P6T SE estar em MT/s, que segundo li é igual a 2x a frequencia obtida no QPI. Tentei algumas defeniçoes, inclusive como esta no tutorial, e sempre que corria o Prime95 o pc "freezava" e aparecia a mensagem de erro da microsoft e tinha de reniciar o pc. O problem a partida seria as voltagens, mas como estao todas em auto, penso que o problem vem das minhas contas
O k voz peço é alguma ajuda a esclarecer este misterio dos multiplicadores

Obrigado a todos e peço que descarreguem todas as sujestoes/soluçoes para este problem

Força
 
Não é preciso memorizar todos os racios que existem na BIOS. Apenas precisamos saber para que server se for preciso mexer neles.

Ajudava imenso que colocasses aqui a tua configuracao como está agora para vermos onde eventualmente pode estar o maior problema. Mete aqui uns prints do CPUZ para vermos melhor.

Já agora, uma dica. Deixar voltagens em AUTO em i7 é dar vcore enorme ao cpu sem ser preciso.
 
Se coloco o Cpu a 3.8 GHz com essa voltagem, corro o prime95 e o pc "freeza" logo no inicio do teste e passado um bocado aparece o ecran azul do windows, a dizer "Ocorreu um erro...."
Tenho as minhas mems a 960MHz, tera isso alguma influencia nisso?
http://img9.imageshack.us/i/semttul2.jpg/
Agradecia ajuda

Força
 
Última edição:
para colocares as tuas memórias com a velocidade delas vais ao site do fabricante e procuras pelas mems

depois nas especificações deve aparecer um campo que diz working voltage e é só meteres esse valor na bios

depois para teres mais performance nas memórias ou apertas os timings ou aumentas a frequência e relaxas os timings
 
Coloca aqui um print do cpuz da ultima configuração que tens a funcionar para tentarmos perceber por onde deve estar a ceder o OC.
 
Tens as memorias em AUTO ? é que estão abaixo das suas potencialidades.

Tens o vcore na BIOS como ? em AUTO ou manual ? experimenta dar 1,2v no vcore e meter os timings das memorias em 7-7-7.
 
Alguem podera esclarecer-me umas duvidas:
O que é o CPU PLL?
O que é o Uncore? Quanto mais Mhz der ao uncore mais performance terei?

Pois ja pesquisei em varios sites, todos explicavam o que era o uncore desta maneira (uncore>2*Frequencia das rams), mas o que procuro é como o uncore intervem no processo. Quanto ao CPU PLL, apenas encontrei sugestoes para a voltagem.

Força
 
CPU PLL é uma voltagem que se dá ao cpu, tal como o vcore, mas com um outro objectivo. Ajuda a estabilizar o OC. Normalmente 1,82v é suficiente para todos os OC's.

uncore é o caminho do cpu para as memorias. Evidente que quanto mais alto, melhor. Existe uma regra que deves manter o uncore a 9/10 do qpi link para estabilizar melhor as memorias. Isto para OC's mais puxadotes.
 
a p6t se tem varias coisas diferentes de outras boards que andei a ver tutorials...

nao encontro sequer o qpi multiplier ou ddram multiplier, e a única voltagem que percebo o que é é o vcore, storm eu já te tenho no msn, quando poderes dar uma ajuda avisa...
 
Back
Topo