Fibra óptica da Vodafone

Há um ano, isso também me estava sempre a acontecer na NOS.
Mas comigo era de madrugada... De tempos a tempos, dos 11ms habituais passava para 3/4 ms. Na manhã seguinte já voltava ao normal.
Depois, desde o Verão, desceu para os 7ms e estabilizou aí depois de passar um fim de semana com o router desligado e ter trocado o IP.
 
Há um ano, isso também me estava sempre a acontecer na NOS.
Mas comigo era de madrugada... De tempos a tempos, dos 11ms habituais passava para 3/4 ms. Na manhã seguinte já voltava ao normal.
Depois, desde o Verão, desceu para os 7ms e estabilizou aí depois de passar um fim de semana com o router desligado e ter trocado o IP.
Pois, não tem jeito, mas pronto vamos vendo que isso vai dar.
 
Aqui (Paranhos < Porto) ainda sem serviços. No 16913 nem atendem. Fica-se por uma mensagem automática a dizer que está em resolução.

Está bonito...

Situação resolvida. Supostamente houve uma intervenção na minha zona para aumento de capacidade e tinham lixado o pdo do meu prédio.

Será que vêem novidades ou foi só uma desculpa para avaria?
 
a rastrear a rota para one.one.one.one [1.1.1.1]
até um máximo de 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms vodafonegw [192.168.****.***]
2 8 ms 8 ms 8 ms 2.96.54.77.rev.vodafone.pt [77.54.96.2]
3 9 ms 9 ms 9 ms 24.50.174.83.rev.vodafone.pt [83.174.50.24]
4 * * * O pedido excedeu o tempo.
5 8 ms 8 ms 9 ms one.one.one.one [1.1.1.1]

rastreio concluído.



*** ip do meu router

testado agora.
Zona de fibra rural, DSTelecom, Ponte Sor City 2021!
 
Tracing route to one.one.one.one [1.1.1.1]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms vodafonegw [192.168.1.1]
2 1 ms 1 ms 1 ms 3.0.60.94.rev.vodafone.pt [94.60.0.3]
3 9 ms 8 ms 8 ms 24.50.174.83.rev.vodafone.pt [83.174.50.24]
4 * * * Request timed out.
5 8 ms 8 ms 7 ms one.one.one.one [1.1.1.1]
 
@Parkway eu tenho as melhores latências nacionais e internacionais. Aliás é um dos pontos que me faz continuar com o serviço.


Porto (1 a 2 ms)

10988482423.png



Lisboa (5 a 6 ms)


10988549752.png
 
Não poderá ter que ver com a carga de tráfego na rede? Isto é, latência mais baixa em momentos de maior disponibilidade e maior latência quando a rede está mais carregada?
Não acredito nisso até porque estamos em confinamento (tele trabalho e escola online)durante o dia e aí a rede deve estar mais sobrecarregada digo eu e eu com três PCs, 3 tlm e um tablet e foi hoje durante o dia que pela primeira vez tive ping de 3.
 
Não acredito nisso até porque estamos em confinamento (tele trabalho e escola online)durante o dia e aí a rede deve estar mais sobrecarregada digo eu e eu com três PCs, 3 tlm e um tablet e foi hoje durante o dia que pela primeira vez tive ping de 3.
Aqui igual, primeiro dia também, não percebo como isto só aguenta umas horas, realmente faz parecer o belo ADSL da PT..
PWP, pois aí no Porto a VDF é melhor nesse aspecto em relação a Lisboa, consegues ter melhor Ping que eu, que saio por Lisboa .Rúben já agora qual é a tua zona? Realmente já tinha essa esperança de ter um Ping nacional decente para FTTH.. Tomás supostamente com esta carga de teletrabalho e aulas on-line, até deveria ser o contrário da era antes dessa pandemia, em que a noite era a hora de ponta da net
 
Eu sendo do Porto consigo ter ping inferior para Lisboa em relação a vocês que vivem aí ou perto :-D

Como é que isto é possível? A vossa ligação anda perdida pela Fibra? Pela lei da física como o sinal tem menos KM's a percorrer até ao servidor deveriam ter menor latência. É uma boa questão a ser colocada à Vodafone...
 
Eu sendo do Porto consigo ter ping inferior para Lisboa em relação a vocês que vivem aí ou perto :-D

Como é que isto é possível? A vossa ligação anda perdida pela Fibra? Pela lei da física como o sinal tem menos KM's a percorrer até ao servidor deveriam ter menor latência. É uma boa questão a ser colocada à Vodafone...

E eu já me fartei de perguntar e a resposta deles que a até 10 é normal enfim.
 
Eu acho que o Varredor chegou a explicar aqui que podia ter que ver com o anel a que cada um está ligado. Mesmo estando relativamente perto de Lisboa, pode dar-se o caso de se estar ligado a um anel que cobre uma zona mais a norte e obrigue a andar às voltas para cima para depois descer novamente para ir a Lisboa.
 
Outra coisa que chateia um bocado é que os pings para fora por vezes são de uma diferença para a malta de Lisboa (o meu termo de comparação) que é uma coisa absurda. Estava a jogar CSGO para o server de Vienna e o meu colega em Lisboa tinha 50ms (tal como eu tenho quando estou lá) e eu aqui com 70ms (mais 20ms!).
 
Eu acho que o Varredor chegou a explicar aqui que podia ter que ver com o anel a que cada um está ligado. Mesmo estando relativamente perto de Lisboa, pode dar-se o caso de se estar ligado a um anel que cobre uma zona mais a norte e obrigue a andar às voltas para cima para depois descer novamente para ir a Lisboa.

Mas eu não tenho culpa disto pago igual aos outros e estou mais mal servido:hello:
 
Back
Topo