Fibra óptica da Vodafone

Já o fiz e ronda me os 670Mb pelo browser o outro computador que tenho nao suporta velocidades altas.
E até te digo mais tenho problemas em operadoras diferentes e numa delas com tecnologias diferentes (HFC/FTTH) sempre quebras destas e velocidades baixas.
Mas só comecei a ter estes problemas desde que andaram a instalar o FTTH aqui na zona porque até a essa data tinha 400/100 e recebia sempre tudo limpo e impecável durante dois anos.

Edit: Quanto ás células é como eles as identificam nao falo do PDO mas sim a central que espalha pela zona toda.

Já tentaste trocar o cabo?
 
Já o fiz e ronda me os 670Mb pelo browser o outro computador que tenho nao suporta velocidades altas.
E até te digo mais tenho problemas em operadoras diferentes e numa delas com tecnologias diferentes (HFC/FTTH) sempre quebras destas e velocidades baixas.
Mas só comecei a ter estes problemas desde que andaram a instalar o FTTH aqui na zona porque até a essa data tinha 400/100 e recebia sempre tudo limpo e impecável durante dois anos.

Edit: Quanto ás células é como eles as identificam nao falo do PDO mas sim a central que espalha pela zona toda.

Pois, mas existe uma diferença de 400 Mbps para 1000 Mbps (mais do dobro).

Verifica no gestor de tarefas se quando estás a fazer o speedtest se o cpu ou disco estão a 100%. Se estiverem tens aí o teu limitador de velocidade.
 
Vai às configurações do router e vê o módulo ótico, as vezes pode estar fora do normal...

TX Optical Power 3.02 dBm 0.5 to 5 dBm
RX Optical Power -20.81 dBm -27 to -8 dBm
Working Voltage 3297 mV 3100 to 3500 mV
Bias Current 21 mA 0 to 90 mA
Working Temperature 53 °C -10 to +85 °C
CATV RX Power -2.35 dBm -8 to +2 dBm
CATV Output Power 22 dBm >= 17 dBm

Na minha perspetiva o pior é o CATV output.
Mas também nao sou muito entendido na matéria.
 
TX Optical Power 3.02 dBm 0.5 to 5 dBm
RX Optical Power -20.81 dBm -27 to -8 dBm
Working Voltage 3297 mV 3100 to 3500 mV
Bias Current 21 mA 0 to 90 mA
Working Temperature 53 °C -10 to +85 °C
CATV RX Power -2.35 dBm -8 to +2 dBm
CATV Output Power 22 dBm >= 17 dBm

Na minha perspetiva o pior é o CATV output.
Mas também nao sou muito entendido na matéria.

TX Optical Power 1.97 dBm 0.5 to 5 dBm
RX Optical Power -23.98 dBm -27 to -8 dBm
Working Voltage 3291 mV 3100 to 3500 mV
Bias Current 18 mA 0 to 90 mA
Working Temperature 60 °C -10 to +85 °C
CATV RX Power -5.98 dBm -8 to +2 dBm
CATV Output Power 21 dBm >= 17 dBm

Estes são os meus valores e estou com 1Gb/200 e não tenho tido nenhum tipo de problemas de velocidades.
 
TX Optical Power 3.02 dBm 0.5 to 5 dBm
RX Optical Power -20.81 dBm -27 to -8 dBm
Working Voltage 3297 mV 3100 to 3500 mV
Bias Current 21 mA 0 to 90 mA
Working Temperature 53 °C -10 to +85 °C
CATV RX Power -2.35 dBm -8 to +2 dBm
CATV Output Power 22 dBm >= 17 dBm

Na minha perspetiva o pior é o CATV output.
Mas também nao sou muito entendido na matéria.

Parece estar tudo dentro dos parâmetros... Já tentaste entrar em contacto com o apoio técnico?
 
Parece estar tudo dentro dos parâmetros... Já tentaste entrar em contacto com o apoio técnico?
Já estiveram ca demoraram 10 min e saíram, uma das observações feita foi que se já tinha problemas com a operadora anterior vai se manter neles porque todas as infraestruturas pertencem a operadora anterior nada vão puder fazer.
 
Já estiveram ca demoraram 10 min e saíram, uma das observações feita foi que se já tinha problemas com a operadora anterior vai se manter neles porque todas as infraestruturas pertencem a operadora anterior nada vão puder fazer.
Diria que com 2 operadores diferentes o mesmo problema, estando os valores da ligação estão dentro do normal a limitação estará do teu lado. Tens alguma possibilidade de testar com outro equipamento? Que placa de rede está a ser usada?
 
Diria que com 2 operadores diferentes o mesmo problema, estando os valores da ligação estão dentro do normal a limitação estará do teu lado. Tens alguma possibilidade de testar com outro equipamento? Que placa de rede está a ser usada?
Os Técnicos hoje trouxeram um portátil deles e tudo e tudo na mesma.
E estes picos inconstantes sentem se em todos os equipamentos.

Edit: A placa de rede é da board

Intel® Ethernet Connection I217-V​

 
Os Técnicos hoje trouxeram um portátil deles e tudo e tudo na mesma.
E estes picos inconstantes sentem se em todos os equipamentos.

Edit: A placa de rede é da board

Intel[emoji2400] Ethernet Connection I217-V​

Fazendo uma rápida pesquisa aparecem vários relatos de dificuldades com essa placa, no entanto se foi testado com outro portátil suponho que tenham tido o cuidado de usar um equipamento capaz.

De que operador é a infraestrutura?
 
Fazendo uma rápida pesquisa aparecem vários relatos de dificuldades com essa placa, no entanto se foi testado com outro portátil suponho que tenham tido o cuidado de usar um equipamento capaz.

De que operador é a infraestrutura?
Nos.
E como já disse anteriormente tive durante meses problemas com eles até chegaram a conclusão que identificar um problema seria mais dispendioso e me ofereceram a rescisão contratual.
 
Nos.
E como já disse anteriormente tive durante meses problemas com eles até chegaram a conclusão que identificar um problema seria mais dispendioso e me ofereceram a rescisão contratual.
Não terás por aí uma tarefa fácil.

Vai insistindo com o apoio técnico, não sendo solucionado e não tendo outro operador é procurar uma solução que te compense (desconto na mensalidade, downgrade de pacote, oferta de algum extra,...)
 
@forsaken_pt, não faz o menor sentido essa afirmação de que se tinha um problema com a outra operadora, o problema irá manter-se. Uma vez que tudo esteja dentro dos parâmetros (potências e afins), não se trata da infraestrutura física e completamente passiva entre a tua residência e a central, mas sim de algo já no backbone. Assim que a velocidade de 1Gbps veio a público eu fui uma das pessoas que esteve com a mesma durante uns largos meses para testes e posteriormente lá decidi permanecer com a mesma e passado alguns meses comecei a notar de facto uma deterioração na ligação nas horas de mais tráfego (a típica 17h-22h). Na altura cheguei a comunicar diretamente para a engenharia e eles de facto aperceberam-se que a porta PON na qual estava ligado estava a ficar saturada nessas horas em que a malta começava a chegar a casa e a utilizar a Internet. Na altura alteraram a porta PON à qual estava conectado diretamente na central e o problema ficou resolvido. Com isto tudo foi feita uma aprendizagem interna de como as portas PON eram distribuidas para que isso não acontecesse com o desenrolar do tempo com futuros clientes e desde então penso que nunca mais houveram situações semelhantes. O que poderá de facto estar a acontecer contigo é precisamente isso, apesar de duvidar muito.

É preciso ter muita atenção que uma ligação Gigabit requer por si só atenção especial não só pelo cliente, como pela engenharia da ISP. Eu por exemplo notava alguma dificuldade mesmo via cabo para servidores mais distantes (mais TTL, ping, jitter e afins) em atingir a velocidade total, que deixei de notar assim que migrei para o Smart Router 2.0. Notava igualmente que o meu i7 4790k velhinho mesmo tendo folga ao longo dos testes (~40%) via GUI (vulgo site speedtest.net) patinava, mas que o mesmo já não acontecia via CLI (linha de comandos). Posto isto, por exemplo, que router tens? Que processador tens? De que forma estás a fazer os testes?

Dando a minha opinião pessoal, depois de percebermos se de facto já tens um router com pedalada para 1Gbps e depois de percebermos que mesmo via CLI a Internet patina, eu tentava contactar 16913, explicava toda a situação, incluindo aquilo que referi "tendo em conta os meus conhecimentos, tenho uma certa impressão de que a porta PON à qual estou ligado está saturada" e pedia de forma bastante simpática para encaminharem para a engenharia e que gostarias de acompanhamento da situação pelo GAQ (Gabinete de Apoio e Qualidade ao Cliente). Posso te garantir que de alguma forma vais ter uma atenção especial da situação por eles.

Caso pretendas, a título excepcional (não costumo fazê-lo) posso ir te ajudando via PM, inclusive, caso não tenhas conhecimento para tal, a fazer o dito teste via CLI.

Cheers
 
Back
Topo