@forsaken_pt, não faz o menor sentido essa afirmação de que se tinha um problema com a outra operadora, o problema irá manter-se. Uma vez que tudo esteja dentro dos parâmetros (potências e afins), não se trata da infraestrutura física e completamente passiva entre a tua residência e a central, mas sim de algo já no backbone. Assim que a velocidade de 1Gbps veio a público eu fui uma das pessoas que esteve com a mesma durante uns largos meses para testes e posteriormente lá decidi permanecer com a mesma e passado alguns meses comecei a notar de facto uma deterioração na ligação nas horas de mais tráfego (a típica 17h-22h). Na altura cheguei a comunicar diretamente para a engenharia e eles de facto aperceberam-se que a porta PON na qual estava ligado estava a ficar saturada nessas horas em que a malta começava a chegar a casa e a utilizar a Internet. Na altura alteraram a porta PON à qual estava conectado diretamente na central e o problema ficou resolvido. Com isto tudo foi feita uma aprendizagem interna de como as portas PON eram distribuidas para que isso não acontecesse com o desenrolar do tempo com futuros clientes e desde então penso que nunca mais houveram situações semelhantes. O que poderá de facto estar a acontecer contigo é precisamente isso, apesar de duvidar muito.
É preciso ter muita atenção que uma ligação Gigabit requer por si só atenção especial não só pelo cliente, como pela engenharia da ISP. Eu por exemplo notava alguma dificuldade mesmo via cabo para servidores mais distantes (mais TTL, ping, jitter e afins) em atingir a velocidade total, que deixei de notar assim que migrei para o Smart Router 2.0. Notava igualmente que o meu i7 4790k velhinho mesmo tendo folga ao longo dos testes (~40%) via GUI (vulgo site speedtest.net) patinava, mas que o mesmo já não acontecia via CLI (linha de comandos). Posto isto, por exemplo, que router tens? Que processador tens? De que forma estás a fazer os testes?
Dando a minha opinião pessoal, depois de percebermos se de facto já tens um router com pedalada para 1Gbps e depois de percebermos que mesmo via CLI a Internet patina, eu tentava contactar 16913, explicava toda a situação, incluindo aquilo que referi
"tendo em conta os meus conhecimentos, tenho uma certa impressão de que a porta PON à qual estou ligado está saturada" e pedia de forma bastante simpática para encaminharem para a engenharia e que gostarias de acompanhamento da situação pelo GAQ (Gabinete de Apoio e Qualidade ao Cliente). Posso te garantir que de alguma forma vais ter uma atenção especial da situação por eles.
Caso pretendas, a título excepcional (não costumo fazê-lo) posso ir te ajudando via PM, inclusive, caso não tenhas conhecimento para tal, a fazer o dito teste via CLI.
Cheers