Fibra Rural - MEO

Sim, é fibra ótica.
Obrigado pela resposta.

Durante esta semana toda andaram pela minha localidade toda a passar cabos e mais cabos. Pensava que já tinham desistido de expandir nesta zona, pois quando saiu um documento com as % de território fibrado há uns anos, o concelho onde resido e a minha freguesa estavam com 50% da população com fibra.
Na altura em que andaram aqui a fibrar pela última vez foi apenas nos centros das freguesias e há mais de 6 anos. Pode ser que desta vez finalmente ocorra mudança.
 
Qual é a zona?
Como já te foi dito ...Se for uma zona DST manda email para a DST a perguntar

https://www.dstelecom.pt/

A DST é porreira porque tem todos os operadores ...Um único cabo para os 4

Desvantagens: Como são os 4 só tem 1 a 2 portos no PLC/PDO para cada operador...Uma pseudo-rede que fornece e não fornece...mas é melhor que nada
Peço desculpa mas não é bem assim. Cada PDO da DST te entre 12 a 24 portos para enviar drops para os clientes. E quando é necessário, a rede é reforçada. Conheço bem a realidade da DST. Aliás, a MEO nem usa a infraestrutura total da DST. A Altice utiliza apenas a "fibra escura" da DST, esta última nem tem controlo sobre o que a MEO envia para a rede. Na prática, como a Altice "herdou" o património da Portugal Telecom, leva o sinal em rede própria até à central de cada sede de concelho. Somente usa a rede da DSt no chamado "last-Mile", para servir os clientes, enquanto a NOS, a Vodafone e a Nowo utilizam totalmente a DST. Os equipamentos da MEO, pon's etc, estão nas centrais da Altice e não da DST. Por isso, o serviço da MEO em rede DST é 100% igual ao da rede própria, porqu ena prática, o serviço vem todo em rede própria até ser entregue nos POP's da DST.
Dentro dos PDO's da DST, a MEO usa conectores azuis, enquanto os das redes são verdes. Nos armários (ROI), há splitters para cada operadora, exceto a Vodafone e Nowo, que partilham os mesmos splitters. No ROI é ond eé feito o encaminhamento da rede qu eo cliente escolheu, para o respetivo PDO e depois o drop para casa do cliente.
O que pode acontecer é que um PDO encha. Cada PDO comporta "x" conectores repartidos entre todos os operadores. Se o PDO encher, é reforçado à medida das necessidades.
A DST funciona muito bem e tem a vantagem de ter as 4 operadoras ao dispor. Uma vez passada a fibra para casa, se mudar de operador, é só mudar de equipamentos e encaminhamento para outro operador no ROI.
 
@AJ67
Na minha zona a DST é a única que opera. O próprio PDO diz dst ( não está muito vísivel mas tem o logo da dst apenas achei estranho por ser diferente dos que tenho visto até ao momento).

Deixo aqui uma imagem com algum zoom para se ver melhor.

pdo.jpg
São os PDO's novos da DST. Agora são todos assim, pelo menos desde 2018.
 
Queres uma opinião, mete Meo Fibra, em fibra rural é a mais completa.
Issod a"Fibra Rural" é um mito inventado pela Vodafone. Fibra Rural não existe, FIBRA, é FIBRA. A DST trata-se de um operador privado, que aluga a rede, ou seja, é um operador de operadores. Constroi e aluga. Tecnicamente não existem limitações. Na MEO, não há qualquer diferença entre DST e rede própria, porque a Altice usa rede própria até entregar o sinal nos POP da DST, só usa o las-mile, todo o equipamento está na central local da MEO. A NOS, Vodafone e Nowo usam na totalidade a rede da DST. Quanto ao RF, a MEO tem, a NOS também tem (somente o digital em DVB-C), a Vodafone e a Nowo não têm porque não querem investir no equipamento que tem que ser instalado nas centrais locais da DST e que permite distribuir RF. Não é culpa da rede mas sim das operadoras.
 
Issod a"Fibra Rural" é um mito inventado pela Vodafone. Fibra Rural não existe, FIBRA, é FIBRA. A DST trata-se de um operador privado, que aluga a rede, ou seja, é um operador de operadores. Constroi e aluga. Tecnicamente não existem limitações. Na MEO, não há qualquer diferença entre DST e rede própria, porque a Altice usa rede própria até entregar o sinal nos POP da DST, só usa o las-mile, todo o equipamento está na central local da MEO. A NOS, Vodafone e Nowo usam na totalidade a rede da DST. Quanto ao RF, a MEO tem, a NOS também tem (somente o digital em DVB-C), a Vodafone e a Nowo não têm porque não querem investir no equipamento que tem que ser instalado nas centrais locais da DST e que permite distribuir RF. Não é culpa da rede mas sim das operadoras.
Ate que enfim alguém que fala com acerto!!!
 
joao.21

Tanto quanto sei a diferença entre a Fibra Rural e a Fibra normal difere apenas em dois aspetos, não conseguires na Fibra Rural ter todos os serviços em pleno como na Fibra normal, o sinal RF para ter os canais em todas divisões da casa sem necessidade de boxes, e os equipamentos disponibilizados nunca serão os de topo o que depois se fica limitado em algumas funcionalidades.

Agora claro face a teres ADSL é uma evolução grande, é questão de analisares a situação, para muitos o importante é o serviço de net, o resto TV, e afins é algo secundário.
Peço desculpa, mas o que diz revela desconhecimento. Já explique isto algumas vezes por aqui. Não há "Fibra Rural", nem "Fibra Urbana". Fibra é Fibra! A DS Telecom (DST) é um operador privado, que constrói redes de fibra ótica e depois as aluga aos operadores que queiram alugar, sendo responsável pela construção, ampliação, manutenção e até instalação em casa dos clientes. O mito da "fibra rural" veio de dois sitios: Primeiro, porque a primeira rede da DST foi construída com comparticipação de fundos comunitários para levar as "novas auto estradas da informação" a sítios de menor densidade populacional. Esse programa ficou concluído, mas dado o sucesso, a DST começou a expandir por conta própria, incluindo com a participação de um Fundo privado do Luxemburgo. A Vodafone foi a primeira operadora a alugar a rede. depressa lhe chamou "fibra rural", inventando que a rede não suportava "X" velocidade ou "X serviços". Tal é completamente falso! A rede suporta tudo aquilo que os operadores lá quiserem injetar!
A MEO tem rede própria em todo o país, ligando as centrais da Altice, a nível local, à rede da DST. Na DST o MEO usa a rede "last-mile" para levar o serviço em FIBRA ESCURA (alugada sem serviços lá dentro= e injeta o que quer. a MEO dá o serviço pleno da rede própria, RF Digital e Analógico, velocidade de 1 Gbps na internet e todos os serviços com que trabalha. A NOS a única coisa que não dá é o RF analógico, mas dá o digital, até porque tem mesmo que dar senão as box's TV não funcionavam. A NOS não usa IPTV como MEO e Vodafone, mas sim CATV. Quer em televisão, quer em internet e telefone fixo, o serviço da NOS é igual ao da rede própria, com exceção do RF ANALÓGICO, mas esse tem tendência a terminar. E não o faz, não por limitação de rede, mas porque não quis investir nessa componente. Já a Vodafone e a NOWO, não fornecem serviços de RF pelo facto de em cada central da DST terem que disponibilizar equipamentos, com dinheiro do seu bolso, que geram o RF (TV sem box). Como lhes sai do bolso, não querem investir e por isso é mais fácil dizer aos clientes que é "fibra rural" e que a rede não suporta. MENTIRA PURA!
Têm como exemplo o MEO, que não tem diferença nenhuma entre a rede total própria e a DST. Serviço 100% simultâneo e igual.
Que se desmistifique de uma vez a história da fibra rural. Isso não existe, Fibra é Fibra! E lá dentro vai o que as operadoras quiserem! desde que paguem o aluguer à DST e invistam.
 
@PaxDigital Muito obrigado pelos esclarecimentos! Eu vejo imenso potencial na rede da DST.
Mas ainda assim quero ter a certeza, no PDO os portos que existem não estão destinados a uma operadora, certo? Portanto cada porto é uma casa e a operadora é escolhida na "central"?
Bem me parecia, estranho seria se fosse no PDO que houvesse essa distinção, quando entrava uma nova operadora tinham de passar novos PDOs
E quando dizes que reforçam a rede em caso de falta de portos, o que fazem ao certo? Metem outro PDO?
 
@PaxDigital Muito obrigado pelos esclarecimentos! Eu vejo imenso potencial na rede da DST.
Mas ainda assim quero ter a certeza, no PDO os portos que existem não estão destinados a uma operadora, certo? Portanto cada porto é uma casa e a operadora é escolhida na "central"?
Bem me parecia, estranho seria se fosse no PDO que houvesse essa distinção, quando entrava uma nova operadora tinham de passar novos PDOs
E quando dizes que reforçam a rede em caso de falta de portos, o que fazem ao certo? Metem outro PDO?


no meu caso, a cerca de 4 anos, na faxada do predio, 2 pdos instalados um em cada lado... e diziam não ter cobertura!!!
DANEI-ME, fiz um choradinho e enviei fotos dos pdos... MISTERIO foi desvendado:
DST brinca em serviço!
para considerarem uma zona pronta, deixa a zona fibrada a 60% da capacidade.... assim foi aqui na ponte sor.

logo, tem que existir aumento de capacidade nos pdos...

o que e isso?
bem, falando português corrente...
imaginem que aquilo e uma tomada com varias saidas...
eles deixaram 4 disponíveis para ligar 4 clientes.... quem pediu 1. que eu, tinha cobertura, ficou com serviço!!!

esgotada a capacidade, eles tem que colocar mais tomadas...


OU SEJA, aquelas coisas que vez nas paredes, os pdos, apesar de veres um cabo grosso, tem la muitas fibras dentro...
é 1 daquelas fininhas para cada cliente.... eles so tem que colocar as tomadas...
(e ver se tem sinal)... basicamente e isso!
 
Peço desculpa, mas o que diz revela desconhecimento. Já explique isto algumas vezes por aqui. Não há "Fibra Rural", nem "Fibra Urbana". Fibra é Fibra! A DS Telecom (DST) é um operador privado, que constrói redes de fibra ótica e depois as aluga aos operadores que queiram alugar, sendo responsável pela construção, ampliação, manutenção e até instalação em casa dos clientes. O mito da "fibra rural" veio de dois sitios: Primeiro, porque a primeira rede da DST foi construída com comparticipação de fundos comunitários para levar as "novas auto estradas da informação" a sítios de menor densidade populacional. Esse programa ficou concluído, mas dado o sucesso, a DST começou a expandir por conta própria, incluindo com a participação de um Fundo privado do Luxemburgo. A Vodafone foi a primeira operadora a alugar a rede. depressa lhe chamou "fibra rural", inventando que a rede não suportava "X" velocidade ou "X serviços". Tal é completamente falso! A rede suporta tudo aquilo que os operadores lá quiserem injetar!
A MEO tem rede própria em todo o país, ligando as centrais da Altice, a nível local, à rede da DST. Na DST o MEO usa a rede "last-mile" para levar o serviço em FIBRA ESCURA (alugada sem serviços lá dentro= e injeta o que quer. a MEO dá o serviço pleno da rede própria, RF Digital e Analógico, velocidade de 1 Gbps na internet e todos os serviços com que trabalha. A NOS a única coisa que não dá é o RF analógico, mas dá o digital, até porque tem mesmo que dar senão as box's TV não funcionavam. A NOS não usa IPTV como MEO e Vodafone, mas sim CATV. Quer em televisão, quer em internet e telefone fixo, o serviço da NOS é igual ao da rede própria, com exceção do RF ANALÓGICO, mas esse tem tendência a terminar. E não o faz, não por limitação de rede, mas porque não quis investir nessa componente. Já a Vodafone e a NOWO, não fornecem serviços de RF pelo facto de em cada central da DST terem que disponibilizar equipamentos, com dinheiro do seu bolso, que geram o RF (TV sem box). Como lhes sai do bolso, não querem investir e por isso é mais fácil dizer aos clientes que é "fibra rural" e que a rede não suporta. MENTIRA PURA!
Têm como exemplo o MEO, que não tem diferença nenhuma entre a rede total própria e a DST. Serviço 100% simultâneo e igual.
Que se desmistifique de uma vez a história da fibra rural. Isso não existe, Fibra é Fibra! E lá dentro vai o que as operadoras quiserem! desde que paguem o aluguer à DST e invistam.
Antes de mais, obrigado pela partilha de conhecimento, muito esclarecedora.
No meu caso, tenho uma casa de fim de semana e nessa zona estão agora a construir a rede fibra da DST.
Já tenho MEO ADSL e queria manter-me na MEO, ao migrar para fibra.
Tenho ligado para os operadores todos, para tentar perceber quando fica disponível, e no outro dia, uma assistente da NOS disse, de facto, que existem limites por operador é que os primeiros a aderir podem escolher até que o número de casas atribuídas a cada um dos operadores vá esgotando.
No caso da MEO, por ter a rede própria, será diferente? É que de facto tinha o maior interesse em manter-me na MEO e receio “não chegar a tempo”.
Muito obrigado.
 
Antes de mais, obrigado pela partilha de conhecimento, muito esclarecedora.
No meu caso, tenho uma casa de fim de semana e nessa zona estão agora a construir a rede fibra da DST.
Já tenho MEO ADSL e queria manter-me na MEO, ao migrar para fibra.
Tenho ligado para os operadores todos, para tentar perceber quando fica disponível, e no outro dia, uma assistente da NOS disse, de facto, que existem limites por operador é que os primeiros a aderir podem escolher até que o número de casas atribuídas a cada um dos operadores vá esgotando.
No caso da MEO, por ter a rede própria, será diferente? É que de facto tinha o maior interesse em manter-me na MEO e receio “não chegar a tempo”.
Muito obrigado.
Se estão a contruir rede DST, poderás contratar a MEO.
 
Antes de mais, obrigado pela partilha de conhecimento, muito esclarecedora.
No meu caso, tenho uma casa de fim de semana e nessa zona estão agora a construir a rede fibra da DST.
Já tenho MEO ADSL e queria manter-me na MEO, ao migrar para fibra.
Tenho ligado para os operadores todos, para tentar perceber quando fica disponível, e no outro dia, uma assistente da NOS disse, de facto, que existem limites por operador é que os primeiros a aderir podem escolher até que o número de casas atribuídas a cada um dos operadores vá esgotando.
No caso da MEO, por ter a rede própria, será diferente? É que de facto tinha o maior interesse em manter-me na MEO e receio “não chegar a tempo”.
Muito obrigado.
Simplificando pelo que aprendi no fórum e que pessoalmente falei com alguns técnicos da GroupFix e da DSTelecom é o seguinte:
- Como é uma empresa que aluga a sua infraestrutura as 4 operadoras (MEO, NOS, Vodafone e NOWO) obviamente que tem que dividir a capacidade por todas (só não disseram se é 25/25/25/25 ou se existe umas com mais percentagem do que outras)
- Segundo ponto, é os PDOs que tem 16 portos, logo estão divididos por 4 portos por operador.

Por exemplo, se quiserem aderir 5 acasas á MEO, a quinta casa já não vai conseguir, pois o limite para a MEO já foi alcançado (4 portos) e vice-versa para os outros operadores. Neste caso eles disseram que depois podem aumentar a rede para permitir mais casas na mesma operadora, mas numa faze inicial é assim que vai funcionar. Pelo menos aqui na minha zona ...
Espero ter ajudado!
 
@MikeJay essa informação não bate certo, a rede da DST tem 6 operadoras (Blu e Oni também contam) e portanto seriam 2 portos para cada. A escolha deve ser mesmo feita na central como já tinha sido referido, estando o porto destinado a uma determinada casa...
 
Última edição:
@MikeJay essa informação não bate certo, a rede da DST tem 6 operadoras (Blu e Oni também contam) e portanto seriam 2 portos para cada. A escolha deve ser mesmo feita na central como já tinha sido referido, estando o porto destinado a uma determinada casa...
Eu sabia que também tinham essas, mas estranhamente não as mencionaram. Talvez se tenham esquecido.
Quando dizes central, será mais ROI (Armário de rua, certo?)... Só me falaram nos PDOs, mas assim faz mais sentido.
 
A minha experiencia como colaborador de uma operadora, é que quando a capacidade está esgotada e são necessários mais portos, é feita ampliação sem custo para o cliente final, tem é que esperar umas 3 ou 4 semanas para ter o serviço adjudicado.
 
A questão dos equipamentos que deixam vai depender muito da utilização que se faça, da localização dos equipamentos em casa e do debito contratado. O mais fraquinho dos routers (meo e talvez Vodafone) é o tecnicolor v3 para o serviço de 200mb mas não é nada que uma configuração em bridge e um router adicional decente não resolva. Se o router adicional vier preparado para o iptv até uma box lá conseguem ligar sem problemas.
 
Sou cliente Fibra Rural Vodafone e com 3 boxes adicionais em casa pq o serviço da Vodafone para já exige uma box por cada tv onde se queira ter o serviço de TV.
Se mudar para a Meo sei que passo a ter distribuição de sinal por RF, mas se eu quiser manter as mesmas funcionalidades que o acesso por box permite (acesso às gravações automáticas, recuar no tempo, etc) acham que a MEO me ofereceria 3 boxes adicionais?
 
Sou cliente Fibra Rural Vodafone e com 3 boxes adicionais em casa pq o serviço da Vodafone para já exige uma box por cada tv onde se queira ter o serviço de TV.
Se mudar para a Meo sei que passo a ter distribuição de sinal por RF, mas se eu quiser manter as mesmas funcionalidades que o acesso por box permite (acesso às gravações automáticas, recuar no tempo, etc) acham que a MEO me ofereceria 3 boxes adicionais?

Não. As box's adicionais têm uma mensalidade associada de 2,99€/cada. Podes é usar a app Meo Go dentro de casa noutros dispositivos sem pagares mais por isso.
 
Não. As box's adicionais têm uma mensalidade associada de 2,99€/cada. Podes é usar a app Meo Go dentro de casa noutros dispositivos sem pagares mais por isso.
O Meo Go deve ser semelhante à Vodafone TV só que a Vodafone TV é de utilização gratuita em qq lado e a Meo Go só é grátis na própria casa.
Implica ter uma Smart TV com um sistema operativo que tenha a Meo Go, o que não é o meu caso nalgumas divisões, ou então instalar uma box ou fire stick e assim voltamos à necessidade de ter um equipamento associado à TV....
 
Back
Topo