FILTROS. Quais, como melhor utilizar, etc...

desculpem esta pergunta noob...

ja percebi q os filtros para a s9600 sao de 58mm :) mas onde é q posso ver isso... ja corri o manual todo e nao consigo encontrar as especificaçoes do diametro das lentes...
 
ah... ok :)
ja vi... ate tem o simbolo e tudo... loool

so tava a procurar no manual...

obrigado :)

pesquisei e vi q tb existem diferentes tipos de filtros graduados... os com transição entre a parte graduada e a transparente mais suave e outros com uma transição mais abrupta.
é verdade?!

ja agora qual e o mecanismo q permite aumentar diminuir a zona graduada?
 
Já agora deixo mais uma questão: este tipo de filtros sendo atarrachados no anel de focagem vão rodar consoante o foco, ou não?


Sim, todos os filtros rodam se o elemento frontal rodar... De qualquer forma actualmente com a oferta que existe, não há necessidade de comprar lentes em que o elemento frontal roda a não ser em lentes de kit, porque ai não há muita escolha.... Eu pelo menos tiro logo das possibilidades qualquer lente em que o elemento frontal roda..

|[-BooT-]|;2749306 disse:
por acaso tenho andado a ver de filtros para a 9600. queria ver se arranjava um polarizador, um para escurecer o ceu (tipo gradient) e uns coloridos... pelo que já experimentei no photoshop, os coloridos (pelo menos o azul e o vermelho) em fotos a preto e branco ajudam muito ;)

Filtros de cor na era digital não fazem grande sentido... Tu tens à tua disposição os 3 canais de cor e podes dispor deles à vontade em pós-processamento, não há razão para que filtres logo à partida qualquer um deles.. Capta toda a informação e depois filtra em software...

com um filtro polarizador tb se consegue aquele aspecto mais azulao do ceu, ne?
de tds os filtros sera provavelmente o que mais vale a pena, penso eu :P

Depende...

O que os filtros polarizadores fazem é tal como o nome indica, filtrar a luz polarizada...

Ora, o problema é que no céu não tens luz polarizada em todo o lado.. Imaginando um relógio de ponteiros, se o sol estiver às 12H, só tens luz polarizada em torno das 3H e das 9H.. Ou seja, quando tens o sol do teu lado esquerdo ou do teu lado direito. Se tiveres o sol de frente ou de trás não tens luz polarizada e o uso de um filtro PL não terá efeitos no ceu..

O mais triste desta situação nem é o facto de em metade do circulo do ceu não teres grande vantagem, é mais o efeito que provoca quando usado com lentes grande-angular.. Que são precisamente as lentes preferidas para aisagem.. O que acontece normalmente é que como apanhamos partes do ceu com luz muito polarizada e partes sem luz polarizada ficamos com um gradiente, em que o ceu é mais claro num lado da foto e mais escuro no outro.. É uma bela menira de estragar uma foto..

Ve aqui um exemplo disso:

Tumbleweed_Dunes_-_thumb.jpg


Repara na diferença entre o lado esquero e o lado direito do ceu..

Já agora, uma coisa que se estão a esquecer de referir... É que os filtros da Cokin e os normais de rosca não são bem alternativas, são mais, filtros diferentes para situações diferentes.. Não podem pensar que comprando um conjunto da Cokin escusam de comprar dos outros.. Esse pensamento está completamente errado.

Os filtros circulares de rosca, metem-se na lente e usam-se normalmente, com a câmara na mão, no tripé, etc.. etc... Mas não dão para ajustar a linha de entrada do horizonte nos graduados por exemplo.. Pelo que filtros graduados de rosca são uma pessima ideia..

Já os da Cokin permitem esses ajustes, mas são filtros completamente desajustados para usar com a camara fora do tripé.. Basta tremerem um bocadinho com a mão e o ajuste que fizeram ao horizonte fica fora do sitio.. Pelo que é uma pessima ideia achar que podem andar na rua, com a camara não e um suporte de filtros cokin montado na lente..

Enfim, como se costuma dizer, cada macaco no seu galho.. Com tripé, Cokin é do melhor, sem tripé, só de rosca..
 
Última edição pelo moderador:
Estou a ver que o cokin quadrado não vai ser assim tão simples de usar... (o tripé complica um bocado a vida de dia na estrada a andar kms a pé, mas é algo a ponderar muito bem).
 
Um conselho quanto a polarizadores. Nao comprem os que tem um stick tipo isto. Aquilo ajuda a rodar o polarizador (nao que seja muito relevante), mas embaraco que causa nao justifica. E especialmente mau se a vossa lente retrair, como em algumas bridge. E o caso da minha FZ18 :P ... vou ter de o cortar.

Por acaso ia comprar exatamente um desses pra minha s6500, agora fiquei na duvida


Eu tenho esse mesmo filtro polarizador da Hama na minha s6500fd e funciona muito bem...pedroseixas, relativamente ao problema que o edumad referiu do stick, na tua nao terás problema pois a lente não é retractil, apenas nao poderás usar o polarizador em conjunto com o para-sol, convenhamos que tb nao te ia dar muito jeito pois tens de rodar o filtro e com o para-sol nao o consegues rodar.
Quanto ao stick edumad, o meu desenrosca-se...hás-de experimentar a ver se o teu nao desenrosca ;)

cumps
 
Eu tenho esse mesmo filtro polarizador da Hama na minha s6500fd e funciona muito bem...pedroseixas, relativamente ao problema que o edumad referiu do stick, na tua nao terás problema pois a lente não é retractil, apenas nao poderás usar o polarizador em conjunto com o para-sol, convenhamos que tb nao te ia dar muito jeito pois tens de rodar o filtro e com o para-sol nao o consegues rodar.
Quanto ao stick edumad, o meu desenrosca-se...hás-de experimentar a ver se o teu nao desenrosca ;)

cumps

Pois, isso da lente e do parasol ja sabia, mas a minha duvida é sendo esse polarizador ciscular quando rodas a lente tens que o ajustar? Ou é andar pra tas e pra frente sem problema?
 
O caso que eles estavam a falar de objectivas em que o parte frontal roda não se aplica neste caso, a parte frontal da objectiva da s6500fd mantém-se igual, não roda quando focas como acontece com algumas objectivas para SLR, apenas se extende... Mas se passares de uma posição wide para o fim do zoom o mais certo é teres de ajustar o filtro, mas porque estás a enquadrar uma zona de luz ligeiramente diferente que possa precisar de um novo ajuste do filtro. Além disso, apenas o polarizador circular é recomendado para as maquinas digitais por isso não tenhas problemas, em dias de sol e com nuvens altas faz um trabalho brutal que não consegues fazer em PP ;) além de te dar a possibilidade de cortar alguns reflexos indesejados...O PLC é mesmo um must have em termos de filtros.

cumps
 
Última edição:
Então qual é o melhor sítio para comprar o Cokin ND4 quadrado gradual + ring 58mm + adaptador?

É difícil de encontrar isto, especialmente com aquilo que se quer! Num site que já foi aqui referido vi o ring e o adaptador, mas não vi o filtro (lol). Quería ver se já tirava uma fotos prá semana com isso, que vem aí um solzito de 3 dias :D
 
Filtro Polarizador

-
Sem Filtro Polarizador......Com Filtro Polarizador

A cor do carro nao tem nada a ver, os reflexos no metal do tejadilho da pickup sao eliminados (por outro lado surgem reflexos na lateral), o reflexo no caixote do lixo tb, melhorando a sua cor.



-
Sem Filtro Polarizador......Com Filtro Polarizador

Mais uma vez as cores da parte de cima do contentor de metal sao melhoradas, de notar tb que o bidon a direita perde o reflexo e recupera a cor natural.



-
Sem Filtro Polarizador......Com Filtro Polarizador

Reflexos no vidro melhorados, permitindo ver melhor o interior.



Nada mau, tendo em conta k o conversor c/ 1 filtro PL e outro UV ficaram (ja c/ portes) por 13€ :001:
 
Epá, ó newcabaret, eu estou a falar de um filtro que vai actuar única e exclusivamente no céu. É gradual (quadrado com um suporte) e subo e desço conforme quero, ou seja, como é um filtro de densidade neutra, o que ficar abaixo do céu mantém as cores naturais.

Por alguma razão não me interessa o polarizador como este, apesar de até gostar do polarizador, ao olhar para as fotos acima do Warlord, mas não é isso que pretendo :)
 
Última edição:
Epá, ó newcabaret, eu estou a falar de um filtro que vai actuar única e exclusivamente no céu. É gradual (quadrado com um suporte) e subo e desço conforme quero, ou seja, como é um filtro de densidade neutra, o que ficar abaixo do céu mantém as cores naturais.

Por alguma razão não me interessa tanto o polarizador como este, apesar de até gostar do polarizador, ao olhar para as fotos acima do Warlord :)


Épa, eu sei :lol:
mas perde naturalidade eh eh :)
 
Back
Topo