PC Final Fantasy VII Remake

Podes começar por aqui, mas a literatura é vasta. Dados é sinónimo de dinheiro, de muito dinheiro. E os clientes servem precisamente para se apropriarem de dados, razão pela qual os jogos da Ubisoft, da Rockstar e tantos outros estão disponíveis em outras lojas...desde que cries uma conta no respectivo cliente e acedas ao EULA externo. Se a intenção fosse simplesmente vender, os seus títulos mantinham-se exclusivos ad eternum.

Quanto à importância ou não do GOG, mantenho-o como exemplo e se me é permitida a ousadia, recomendo a revisão do conceito de "monopólio".

Claro que dados são dinheiro, mas vamos lá a ver. Que dados retiram? Quais os hábitos de jogo das pessoas? A que horas jogam, a que dias da semana? Hoje em dia "todos" (bem-vinda GOG) os jogos têm DRM, estão ligados sempre a um servidor e como tal as empresas já têm esses dados!

Uma coisa é um google ou facebook, que retiram toneladas de dados, sobre 1001 aspectos. Outra é um jogo online. Qualquer dado que retirem é irrisório face ao valor das vendas. Volto a frisar que a Steam faz BILIÕES por ano só como loja. Com uma estrutura que está montada e poucos gastos tem.

Se a intenção é vender, interessa às companhias vender mais. E apesar das percentagens que as lojas levam, quantas mais lojas venderem os jogos, mais jogos vendem. Por isso tem de ser um processo gradual, desabituar as pessoas do hábito da Steam, que já está mais que enraízado na cultura gaming pc.
 
O facto de uma prática ser generalizada e quantificada não a torna qualitativamente aceitável, a meu ver. Essencialmente o meu propósito, dada a questão que foi colocada, foi assinalar que existe um preço não-monetário associado à instalação de um cliente dito " gratuito" e tentar exemplificar, dado o desconhecimento expresso, em que consistia esse preço e como ele pode ser um factor impeditivo da associação voluntária a uma determinada empresa. Note-se que isto também se aplica ao cliente da Steam, naturalmente.

Agora cada um faz o quer quer, com os seus dados e com a sua carteira.

As minhas desculpas pelo excurso. Fico à espera das primeiras impressões do jogo.
 
O Final XII está a 50€ na Steam, um jogo de 2006 ;) A Square é conhecida por fazer um milking enorme dos seus jogos e o FF7 não será exceção.
 
comecei a jogar isto nas ps4 pro quando foi oferecido no plus...tava a gostar do jogo mas quando cheguei a parte de mundo mais aberto não consegui continuar, pois a baixa frame rate deixava-me com enjoos... tava por isso pensar a comprar quando chegasse ao pc...mas por esse preço nunca na vida...
 
Segundo a DF o port disto está muito mau, e ainda estavam a pedir 80€ pelo jogo.
O que eles dizem é um port simples da versão ps5 para pc com pequenas melhorias mesmo, visto versão ps5 ter levado upgrade em geral no jogo vs ps4, tive a experimentar em 4k 90/120fps muito bom . Tem poucas opções gráficas peca por ai mas nível de otimização acho que esta bem razoável para o que entrega, nesse campo não peca.
 
DF?! o que é isso?
Digital Foundry
O que eles dizem é um port simples da versão ps5 para pc com pequenas melhorias mesmo, visto versão ps5 ter levado upgrade em geral no jogo vs ps4, tive a experimentar em 4k 90/120fps muito bom . Tem poucas opções gráficas peca por ai mas nível de otimização acho que esta bem razoável para o que entrega, nesse campo não peca.
Este foi o tweet que eu li

 
Alguem que já tenha jogado, considera assim o jogo tão mal optimizado?

Epah eu não sei, a mim parece-me bem.
É certo que é uma falta de respeito de todo o tamanho os 80€ pelo jogo por um barebanes port que não suporta sequer ultra-wide e as settings são exclusivamente a resolução, sombras, texturas e target framerate.

O jogo tem um resolution scaling forçado, não tem opção para desligar motion blur e depths of field.
Ou seja no geral é um barebones port com o minimo possivel.

Testei na minha GTX 1650 Super a low (só podemos escolher, texturas ou sombras a high ou low, a diferença visual das sombras entre low e high é minima, e as texturas também, mas a diferença de performance das sombras é grande quando há muita sombra on-screen, das texturas, não arrisquei muito no high, dado que os 4GB de VRAM já são limitados curtos a low que já fazia um uso de 3.5GB).

E até ver foi sempre 60 FPS a 1080P sem aparentemente dar trigger no resolution scaling dado que o GPU Usage andou sempre muito longe disso.
Existe problemas de stutter? Existe sim, como em quase todos os jogos com unreal engine 4, o que é odiavel.
Mas apenas noto isso.

Falam que nos slums está péssimo, quando lá chegar logo vejo.
 
Já alguém fez upgrade da versão plus para a PS5?

Como estão a fazer o upload do save?

Não estou a conseguir aceder ao save ps4 na 5

Este tópico é do PC.

Mas em relação ao teu problema. Na versão PS4 tens de fazer upload do save (tem uma opção no menu principal) e depois na versão PS5 descarregar o save (também tem lá a opção).
 
Por tanto, o que eu já esperava e tinha mencionado.
Basicamente stutters, se bem que sinto que não notei tanto como demonstrado ai, mas o cumulo deve ser mesmo nos slums que ainda não lá cheguei, ai decerteza quevou notar em força.

A falta de opções gráficas é desapontante, mas não acho o fim do mundo, e existe diferenças bem maiores do que o Oliver apontou.
Em várias zonas a diferença é pequena sim, mas há zonas carregadas de sombras aonde passar de sombras high para low, subiu-me de 40 FPS para 60 FPS, também são opções que me dão muito jeito a respeito de VRAM porque tanto as texturas como as sombras a low, são a salvação para o jogo correr em 4GB, claramente podiam ter criado mais opções, mas vindo de estudios japoneses, não esperava muito, dou este ponto ao Oliver.

Mas, referir que o Final Fantasy XV foi um bom port é estar a gozar, porque o jogo ainda hoje tem stutters em várias ocasiões, várias opções de gameworks que ele referiu que enaltecem o jogo acima da versão de consolas causam problemas de performance e crashes, o jogo usa uma quantidade absurda de VRAM, logo não percebi bem aonde o FF XV é um bom port, mas suponho que tenha sido por ter mais opções e ai tenho de concordar.

o DRS no meu ponto de vista não me aquece nem me arrefece, é um jogo SP, já é costume jogar com framerate lock, se já vem com um DRS competente que tenta manter o target framerate que quero... melhor.

Agora independentemente de tudo, o preço que já por si é inadmissivel, nestas condições, é ainda mais vergonhoso e enervante, por isso a recomendação parece-me simples, comprar on-sale e em especial se os problemas já tiverem sido resolvidos, que honestamente não me parece que vão fazer alguma coisa tão depressa.

A SquareEnix só tem melhor reputação no PC quando são os estudios ocidentais, Eidos Montreal e Crystal Dynamics, e mesmo assim, existe a hipotese de até à data ter sido por causa da nixxes, mas como a nixxes já não pertece à Square Enix, well....Only god can help!

Ou seja, conclusão na minha opinião, a montanha pariu um rato, existe claramente problemas sérios no DX12, e é obviamente inadmissivel seja a que preço for.
Mas... não é o pior port do mundo como o Battaglia estava a apregoar (especialmente quando usado o DX11), se formos a ver bem o seu amado Crysis Remaster saiu mal optimizado e tentaram passar paninhos.
O Resident Evil era um jogo Full Price e a DF criticou e bem os problemas do Village, mas não foi apregoado no twitter e todas as redes sociais que era uma desgraça.
O Watch Dogs Legion, num R5 3600x nas avenidas principais chega aos 100% de CPU e a 40FPS a medio ou high settings como se fosse alguma coisa normal e GPU Usage a 60% e ninguem comenta sobre isso.
O remaster do Ninja Gaiden nem 1 unica opção grafica tem (nem resolução).
O Evil Within 2 tem um dos piores performances que tenho memoria no PC e também não vi este nivel de sensionalismo.

Não me entendam mal, não estou a defender as praticas da Square, muito menos este port, estou apenas a frisar toda este sensionalismo por parte da DF, eu entrei neste jogo à espera de problemas gráficos, framerate locked a 30 e etc, já tivemos titulos tão piores e neste sentido e nunca vi a DF a entrar de pés juntos neste assunto.

Acho bem que o façam, sinceramente precisamos de grandes canais destes para apontar e pressionar as publishers, mas todo este sensionalismo era evitado.
 
Última edição:
Impressionante como um par de jogos corre melhor com dx11 face ao dx12 que supostamente iria aproveitar melhor e etc , este jogo dx11 corre bem melhor e praticamente sem stutters .
 
O Resident Evil era um jogo Full Price e a DF criticou e bem os problemas do Village, mas não foi apregoado no twitter e todas as redes sociais que era uma desgraça.
O Watch Dogs Legion, num R5 3600x nas avenidas principais chega aos 100% de CPU e a 40FPS a medio ou high settings como se fosse alguma coisa normal e GPU Usage a 60% e ninguem comenta sobre isso.
Fartaram-se de fazer vídeos e tweets a criticar esses jogos.
 
Back
Topo