PlayStation Final Fantasy XVI (Square Enix)

Por outro lado, são poucas as companhias que conseguem debitar jogos como a SE tem conseguido. Estamos no início de Março e já lançaram 3 este ano. Desde o início de 2022 até agora lançaram 10 títulos desenvolvidos internamente e andam à volta de três projetos AAA.

Mas acho que não é isso que ele está a dizer. Terem-se focado por agora só numa plataforma vai-lhes permitir lançar um jogo mais consistente em qualidade, mais polido e mais cedo do que se tivessem focado também no PC, além de que também contaram com ajuda técnica da Sony para otimizar a versão PS5. Não faço ideia do tamanho exato da equipa que está a cargo do jogo, mas vou deduzir que tenha andado entre as 150 e 200 no pico de desenvolvimento. Para referência, nem a equipa do FFXIV chega aos 300 e é um jogo que tem sempre de receber conteúdo periodicamente.

O facto de não ter havido problemas de desenvolvimento nem ter problemas de performance como teve o FFXV, pelo menos a julgar pelos vídeos de gameplay colocados anteriormente, já é algo positivo. E também pode ser bom sinal para a versão PC.
 
Última edição:
Por mim fico satisfeito que os jogos venham parar ao PC, seja no lançamento ou passados alguns anos e pelo que foi dito parece que irá mesmo acabar por acontecer.
E mesmo assim quando saem no PC não os jogo logo, tenho imenso interesse em experimentar o FFVIIR que é um remake do meu jogo favorito (ou pelo menos de uma parte) e no entanto ainda não o adquiri. Acontece o mesmo com alguns ex-exclusivos Sony.
Felizmente o que não faltam são jogos para jogar e quanto mais esperar mais baratos os jogos ficam e mais problemas corrigem.

Só posso desejar que este jogo tenha sucesso e que seja tão bom como os melhores títulos da franquia.
 
Mas acho que não é isso que ele está a dizer.

Foram exatamente as palavras dele. Deu inicialmente a entender que a optimização para o PC será muito complicado e posteriormente esclareceu que o jogo vai demorar bem mais que os 6 meses de exclusividade a optimizar e para ninguém esperar pela versão do PC e comprar tudo uma PS5. Isto na minha terra é marketing para se comprar a consola.

Confesso que gostava de o jogar já este ano, mas no meu caso, demore o tempo que demorar, não vou comprar a consola propositadamente. Se nunca chegar a sair, paciência.

Só acho estranho haver estúdios que conseguem lançar ao mesmo tempo para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC, 5 plataformas e a SE tem dificuldades em lançar para mais do que uma, mesmo que houvesse uma diferença de 6 meses. Em 6 meses não se consegue optimizar algo? Damn...
 
Só gostava de saber como é que toda a gente consegue lançar jogos para todas as consolas e PC em simultâneo, sem grandes problemas, mas a Square Enix pelos vistos não consegue...

IMO só não lançam ao mesmo tempo porque não é planeado assim. Se o jogo sai na PS5 em Junho deste ano, e no PC em Junho do ano seguinte (por exemplo) se calhar se fosse planeado sair nas duas plataformas ao mesmo tempo, o jogo tinha sido anunciado que saia em Outubro deste ano, ou algo assim, estás a ver.

Principalmente quando hoje em dia a PS5 Xbox e PC partilham todas a mesma arquitetura, embora o SDK de cada uma seja diferente, não se justifica ser mais difícil lançar um jogo em varias plataformas hoje em dia, do que era no tempo da PS3 e da X360.

Acredito que só não o façam porque é mesmo planeado a coisa ser feita por fases.

Isto na minha terra é marketing para se comprar a consola.

Na tua e na de toda a gente. Este marketing das consolas é o velho rame-rame de há décadas. A conversa vai mudando mas anda sempre à volta do mesmo. Quantas vezes ouvimos ser dito que X jogo só podia sair na Playstation, porque só a Playstation tinha potência para isso, quando existe o PC ou uma Xbox mais potente? Ou vice versa?

O FF 16 sai na PS5 apenas porque a Sony pagou para isso. Se parte do negócio incluiu suporte técnico da Sony mais ainda. Vão acabar a lançar isto no PC porque o contrato de exclusividade certamente será temporário na PS5 mas deverá ser permanente para sair em consolas tipo a Xbox.

A Square tem andado muito de mão dada com a Sony e acredito que com esta onda de Sony e M$ a comprarem empresas, mais dia menos dia a Square simplesmente vira um estúdio da Sony.
 
IMO só não lançam ao mesmo tempo porque não é planeado assim. Se o jogo sai na PS5 em Junho deste ano, e no PC em Junho do ano seguinte (por exemplo) se calhar se fosse planeado sair nas duas plataformas ao mesmo tempo, o jogo tinha sido anunciado que saia em Outubro deste ano, ou algo assim, estás a ver.

O jogo tem exclusividade de 6 meses na Playstation., logo podiam fazer esse planeamento e o jogo saia passado 6 meses no PC.

Vão colocar uma equipa de 2 ou 3 pessoas no máximo a fazer esse trabalho na versão PC e por isso é que vai demorar 1 ou 2 anos a sair?

Isso não tem logica, neste caso não passa de marketing. Dizerem que o jogo sai passado 6 meses no PC, pode levar muita gente a comprar a versão PS5.

Informar que não fazem a minima ideia quanto tempo demorará a sair para o PC, basicamente estão a dizer aos jogadores para comprarem o jogo para a PS5 e a consola caso não a tenham.,
 
O jogo nunca poderia sair 6 meses depois no PC, porque o contrato que têm não deve ser apenas ligado ao lançamento do jogo.

Eles durante 6 meses devem estar mais ou menos obrigados a fingir que nem sequer estão a trabalhar nisso. Tanto que este assunto todo do que já foi dito e não dito já deve ter dado uns quantos puxões de orelhas lá na Square.

Depois existe sempre outros fatores, os gajos até podem ter contratualizado 6 meses de exclusividade, mas existe ali alguma parceria entre a Sony e a Square para que, embora no papel esteja escrito 6 meses, na pratica depois é mais.

Assim, o que é suposto acontecer era mesmo aquilo que se viu com o VII Remake. Durante o periodo dos 6 meses não se ouviu falar de nada em relação a versão PC. Uns tempos após os 6 meses foi anunciado a versão PC, começa se a fazer o marketing disso, e entretanto sai. Certamente era esse o plano com este XVI, mas alguém deu com a lingua nos dentes, e agora têm que andar aqui com desculpas para dar o dito pelo não dito. Que ah tal a versão PC não tá nada planeada, e até vai demorar imenso a sair porque dá imenso trabalho...

Sure.
 
O jogo nunca poderia sair 6 meses depois no PC, porque o contrato que têm não deve ser apenas ligado ao lançamento do jogo.

Voltou a confirmar que o contrato é de exclusividade temporária de 6 meses, por isso... Se fosse de mais tempo, dizia sem qualquer duvida. Não convém mentir, porque os documentos estão prestes a sair todos cá para forma devido ao pedido do FTC, como tal tudo se vai saber.
 
Acho que não entendeste o que quis dizer.

No contrato diz seis meses, mas o que diz no contrato e o que é feito na prática podem ser coisas diferentes. Pode haver ali um acordo não escrito, estilo a Sony fornecer algo que a Square quer, e a Square em volta adiar o jogo mais tempo.

De uma forma ou outra se o contrato prevê que o jogo tem que ser considerado exclusivo durante 6 meses, não vão andar dentro desse periodo já a publicitar outra versão do jogo, seria contra producente aos interesses da Sony. Logo teriam que fazer esse anuncio após os 6 meses, e como o jogo nunca sairia no mesmo dia em que é anunciado (ninguém faz isso lol), o jogo nunca pode sair logo ao fim desse tempo.

Todas as restantes desculpas são para enrolar. Mantenho a opinião, isto quem já falou da versão PC já deu com a lingua nos dentes, agora é arranjar razões para contradizerem o que já foi dito.
 
@lusithanius Só controlas o Clive. Numa ou noutra altura podes ser acompanhado por outras personagens, como a Jill no vídeo em baixo, mas só controlas o Clive nas batalhas. Este é um jogo de ação focado numa personagem, tipo DMC, e que tem elementos RPG. Ver vídeo a partir do minuto 48:46.

 
@lusithanius Só controlas o Clive. Numa ou noutra altura podes ser acompanhado por outras personagens, como a Jill no vídeo em baixo, mas só controlas o Clive nas batalhas. Este é um jogo de ação focado numa personagem, tipo DMC, e que tem elementos RPG.

Tenho boa expetativas para gostar do jogo, mas se é mais parecido com um DMC do que com um Final Fantasy, porque não dar outro nome ao jogo?

Passam de uma saga que respirava rpg por todos os poros, para um jogo que tem somente elementos de rpg, como tantos outros.
 
Quanto mais vídeos vejo deste jogo menos interesse tenho, já não gostei assim tanto do FF VII Remake e este parece-me que vai por um caminho que ainda menos me agrada. Às vezes menos é mais, parece-me que é o caso deste jogo.
 
Tenho boa expetativas para gostar do jogo, mas se é mais parecido com um DMC do que com um Final Fantasy, porque não dar outro nome ao jogo?

Porque, tal como aconteceu com outras séries, é preciso tentar coisas diferentes para manter a franquia fresca. Não foi isso que aconteceu com Assassin's Creed, Resident Evil, God of War e tantas outras séries de longa data? Geralmente não se critica quando as séries pouco evoluem ao longo dos anos? No que toca a títulos numerados, fizeram turned-based, MMO, action RPG e este FF16 é pura ação.

Como fã de Final Fantasy, concordo que FF16 tem pouco do estilo clássico. Mas também como fã de Final Fantasy, sou obrigado a dizer que ainda bem que tentam coisas novas ao invés de reciclar sempre o mesmo formato.
 
O jogo está com muito bom aspecto:

Parece ter uma grande diversidade de ambientes/biomas.

E falando nos vídeos anteriores, gostei do que vi em relação às boss fights (as lutas parecem épicas e os summons bem conseguidos), mas o combate parece ser bem mais frenético (ao estilo do DMC5, mas com as facetas de um rpg: várias magias e etc).

Venha ele.
 
Porque, tal como aconteceu com outras séries, é preciso tentar coisas diferentes para manter a franquia fresca. Não foi isso que aconteceu com Assassin's Creed, Resident Evil, God of War e tantas outras séries de longa data? No que toca a títulos numerados, fizeram turned-based, MMO, action RPG e este FF16 é pura ação.

Jogos como Assassin's Creed continuam dentro do mesmo género, apenas adicionaram alguns elementos de Rpg.
O FF XVI muda basicamente de gênero, deixa de ser um Rpg e passa a ser um jogo de ação com elementos de Rpg.

Concordo que podem experimentar outras coisas, mas para isso existem os Spin Offs, como por exemplo o Final Fantasy Tactics. Podiam manter o nome Final Fantasy, pois vai ter elementos que fazem parte da saga, como os Chocobos, mas davam outro nome a seguir para indicar que é um Spin Off e não segue a mesma linha dos anteriores.

Isto apenas para não levar pessoal ao engano.

Quanto a mim, tanto gosto de um bom Rpg, como gosto de um bom jogo de acção, logo não é pelo género que não irei gostar do jogo, caso tenha qualidade, que espero que sim.
 
Back
Topo