First Look at Gigabyte 680i SLI

Pois, tem uma placa de cobre na parte de trás do processador. Como toda a gente sabe o cobre é um excelente condutor de calor. Eu tive essa experiência na prática ao aquecer uma placa de cobre numa ponta e quase a seguir ter que a largar da outra ponta tal foi a rapidez com que toda ela aqueceu. Para arrefecer foi só tocar na água. Eu tou habituado a trabalhar com ferro e o cobre não tem nada a ver. O que quer dizer que estes heatpipes funcionam mesmo se tiverem uma ventoinha a dar-lhes em cima. Por outro lado para quem gosta de wc a vida começa a complicar-se. Qualquer dia inventam um bloco unico a água que abranja a board quase toda a exemplo do que acontece com as gráficas quando arrefecem o processador e as memorias. Pelo menos quatro blocos para a board a 50 euros cada de média são logo 200 euros só para isto, fora a grafica. Acho que tá a ficar um exagero. Qualquer dia volto ao ar e mai nada.
 
nem por isso.
ja ha varias boards com mais de 4 fases.
3.jpg


repara nessa foto, estas a ver os "chips" (se calhar é a isso que estas a chamar capacitors..) com a inscrição "R40"? conta-os.

a 965p-DQ6, salvo o erro, também ja tinha um sistema de alimentação identico (o mais certo até é ser o mesmo)

edit:
pronto, afinal parece que ha de facto umas tacticas manhosas aqui envolvidas...
http://img243.imageshack.us/my.php?image=01012006002234kh7.jpg
http://img247.imageshack.us/my.php?image=01012006140708ux4.jpg
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=113510
http://forums.vr-zone.com/showthread.php?t=89268

de facto ela tem 12 chokes (que são os tais "chips" com a inscrição "R40", que de facto não são chips nenhuns, são bobines da mesma natureza daquelas que costumamos ver em alguns cabos usb, cabos vga, etc etc), mas pelos vistos são 2 chokes por fase (=6 fases), o que na pratica não trás vantagem nenhuma, em relação a um desenho de 6 fases convencional, com um choke por fase.
ainda assim, são 6 fases, ja não é mau... pode é haver melhor.

agora... acreditem em quem quizerem :P


Acontece que ter mais "phase converters" não quer dizer necessariamente que seja melhor...
Aqui à tempos com o socketA assava-se a mesma coisa.. quando todas as boards tinham praticamente 3 "phases" e a Asus A7N8X tinha 2 "phase"... acontece que quanto mais "phases" maior resistência à passagem de corrente e ia ia "provocar alguma coisa que agora não me lembro o que era mas que na altura em que li o artigo até tinha algum interesse"...

Depois no NF4 passamos a 4 fases, e agora parece estamos nas 6 fases...

Apenas para alertar que um elevado numero não quer dizer nem mais estabilidade (embora seja essa a principal função deles conversão/estabilização) nem desempenho.
 
Epá...a board é um festival de heatpipes...por mais que digam que é para arrefecer, parece-me desnecessário...a nvidia devia fazer uma revisão do chipset para baixar as temps...
 
Epá...a board é um festival de heatpipes...por mais que digam que é para arrefecer, parece-me desnecessário...a nvidia devia fazer uma revisão do chipset para baixar as temps...

O NF680i é feito a 90nm, tal como os P965 da Intel.
Contudo, como as boards Nforce são vendidas para o mainstream e high-end sobretudo, os heatpipes são mais importantes para OC.

Na gama P965, só os modelos de topo possuem heatpipes, para ajudar com o OC.
Os modelos abaixo dos 150 euros normalmente não trazem nenhum desses acessórios, pois não se destinam a essa clientela.
 
O NF680i é feito a 90nm, tal como os P965 da Intel.
Contudo, como as boards Nforce são vendidas para o mainstream e high-end sobretudo, os heatpipes são mais importantes para OC.

Na gama P965, só os modelos de topo possuem heatpipes, para ajudar com o OC.
Os modelos abaixo dos 150 euros normalmente não trazem nenhum desses acessórios, pois não se destinam a essa clientela.

Desculpas esfarrapadas, a verdade é k produz muito mais calor e gasta mais energia k os outros ***** da Intel ou AMD, logo se faz o mesmo k os outros está mal concebido...
 
Back
Topo