Fonte dará para sistema ?

Prefiro ter 1 pássaro na mão que dois a voar. Não quero ter 1 série de componentes a voar pelo quarto com cheiro a tosta :p
 
A Corsair CX-400 Debita 360W nos 12V, fica em LOAD a 68% da capacidade da fonte. Em idle vem bem para baixo dos 50%.

Não estás a arriscar em nada.


Se a gráfica que ele vai comprar é a GTX260 192 cores, com a qual, e segundo o que eu disse e tu tão bem citaste, o consumo seria de 274w, como é que a CX-400 iria trabalhar em load a 68%?

O valor correcto seriam ~ 76%. É mais um dos teus "lapsos".

É aconselhável ter uma fonte a trabalhar a 76% da carga máxima?
 
Parem lá com as flames, mantenha uma discussão saudável :)

A eVga aconselha mais amperagem na linha dos 12 do que a cx400 tem, dai a minha opção pela 650w. Assim como não é nada saudável estar a trabalhar em carga. Tu aguentas bem a correr 1 hora devagar, assim como eu a andar. Quem chega mais cansado ao fim ?
 
Parem lá com as flames, mantenha uma discussão saudável :)

A eVga aconselha mais amperagem na linha dos 12 do que a cx400 tem, dai a minha opção pela 650w. Assim como não é nada saudável estar a trabalhar em carga. Tu aguentas bem a correr 1 hora devagar, assim como eu a andar. Quem chega mais cansado ao fim ?


Aconselha, mas em que pc? não é num C2D 5200. A gráfica nunca vai puxar mais de 15A.

68% de carga é o máximo que o teu pc vai atingir. É mais do que folga suficiente para te garantir uma vida longa á fonte.

no caso da tx-650, mais de 3/4 da vida util da fonte o pc vai-lhe colocar uma carga MUITO Inferior a 30%, o que resulta numa pior eficiencia energética.

Deve-se planear a fonte para um pc, para que passe o maior tempo possivel na zona de eficiencia maior. Para isso Escolhe-se a fonte que em MAX LOAD fique nos 75% de carga, para que passe o maior tempo possivel perto dos 50% de carga.

http://www.corsair.com/_images/charts/tx650w_efficiency.jpg

RSC: quando parares com o gozo aproveita também para parares de levar pessoas a desperdiçar dinheiro a comprar fontes que vão funcionar a 30% da carga. O que como deverias saber é muito bom para a eficiencia energética.



A minha contribuição nesta thread ficou por aqui. AndreMarques_ espero ter ajudado.
 
Última edição:
Aconselha, mas em que pc? não é num C2D 5200. A gráfica nunca vai puxar mais de 15A.

68% de carga é o máximo que o teu pc vai atingir. É mais do que folga suficiente para te garantir uma vida longa á fonte.

RSC: quando parares com o gozo aproveita também para parares de levar pessoas a desperdiçar dinheiro a comprar fontes que vão funcionar a 30% da carga. O que como deverias saber é muito bom para a eficiencia energética.


Uma Corsair TX-650, que debita 624w nos 12v, com uma carga em load de 274w, vai ficar a trabalhar a ~ 45% da sua carga. 45% de carga nesta fonte, traduz-se por uma eficiência de ~ 86%.

Se repares no site do 80+, o ponto máximo de eficiência da TX-650 é mesmo nos ~ 45%.


Edit: A 20% da carga a TX-650 tem uma eficiência de 83,21%. A 30% o valor será ainda ligeiramente mais alto... Estas fontes de qualidade, são assim. :)

PS: Só a título de curiosidade, a CX-400 tem o seu ponto de eficiência mais alto a 50% da carga. Neste ponto ela tem uma eficiência de 83.54%. A TX-650 a 20% da carga tem uma eficiência de 83.21%. Ou seja, a CX-400 a 68%/74% (dependendo se a gráfica é a de 192 cores ou a de 216) da carga é menos eficiente que a TX-650 a 30% de carga, como se pode constatar pelos gráficos de eficiência do 80 Plus.
 
Última edição:
Já comprei a TX650W, devo dizer que mete respeito :) Não me arrependo de a ter comprado, além dos 5 anos de garantia, fiabilidade corsair :)
 
Exacto, era essa a minha perspectiva futura :) Agora posso garantidamente por aqui qualquer coisa que ela aguenta-se. Alguem me sabe dizer o tamanho da EVGA GTX260 896MB DDR3 PCI-E ? É que não encontro por lado nenhum, queria ver se cabe na minha caixa uma ASUS VENTO A8
 
Back
Topo