Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
Mesmo que a Microsoft/Xbox vá à falência (um cenário bem estranho), o jogo existe no PC, o futuro está de certa forma garantida. A não ser que a Steam também vá falir. :-D

Há uns tempos atrás a divisão Xbox estava para fechar portas, não é assim bem estranho 😜
É uma falta de respeito pelo consumidor não assegurar a preservação do produto que comprou para a plataforma que comprou😔
 
Vou responder aqui para ficar mais em tópico.



Isso não é verdade. É mais o oposto.




Não tem a ver com a necessidade de teres uma ligação à internet, mas sim de o jogo em formato físico não servir literalmente para nada porque o jogo não está incluído no disco. É um autêntico pisa-papéis e um verdadeiro desperdício de materiais.

E então? Preservação. Mas e o que isso interessa? Interessa para não ficares dependente de servidores ou funcionalidades de uma consola. Por exemplo, tu podias jogar AC Unity a 60 FPS na Xbox Series X com a versão física antes de a MS ter implementado FPS Boost no jogo. Tu podias jogar God of War na PS5 a 4K/60 FPS com a versão física antes da Sony ter lançado um patch de suporte. The Last Guardian ainda não recebeu qualquer patch de suporte, mas podes jogar a 60 FPS na PS5 com o disco. Estes são apenas alguns exemplos que mostram que ter o jogo completo no disco só tem aspectos positivos.

E uma vez que a MS tem feito uma forte aposta na retrocompatibilidade e em melhorar a performance e gráficos de jogos de gerações anteriores, parece-me que não incluir o jogo no disco vai um pouco contra essa aposta.



Não acho que seja muito relevante se daqui a 10 ou 15 anos as consolas vão ser totalmente digitais. Acho que o que é relevante é o que acontece actualmente e a preservação dos jogos existentes no mercado.



Correcto. Certamente que isso, juntamente com promoções mais agressivas das lojas, contribui para ainda forte venda de jogos em formato físico nessas plataformas.

Como é que podes dizer que o formato físico do Halo Infinite não serve para nada? Podes jogar o jogo e depois vender, que neste momento é a grande vantagem dos jogos em formato físico.
 
Vou responder aqui para ficar mais em tópico.



Isso não é verdade. É mais o oposto.




Não tem a ver com a necessidade de teres uma ligação à internet, mas sim de o jogo em formato físico não servir literalmente para nada porque o jogo não está incluído no disco. É um autêntico pisa-papéis e um verdadeiro desperdício de materiais.

E então? Preservação. Mas e o que isso interessa? Interessa para não ficares dependente de servidores ou funcionalidades de uma consola. Por exemplo, tu podias jogar AC Unity a 60 FPS na Xbox Series X com a versão física antes de a MS ter implementado FPS Boost no jogo. Tu podias jogar God of War na PS5 a 4K/60 FPS com a versão física antes da Sony ter lançado um patch de suporte. The Last Guardian ainda não recebeu qualquer patch de suporte, mas podes jogar a 60 FPS na PS5 com o disco. Estes são apenas alguns exemplos que mostram que ter o jogo completo no disco só tem aspectos positivos.

E uma vez que a MS tem feito uma forte aposta na retrocompatibilidade e em melhorar a performance e gráficos de jogos de gerações anteriores, parece-me que não incluir o jogo no disco vai um pouco contra essa aposta.



Não acho que seja muito relevante se daqui a 10 ou 15 anos as consolas vão ser totalmente digitais. Acho que o que é relevante é o que acontece actualmente e a preservação dos jogos existentes no mercado.



Correcto. Certamente que isso, juntamente com promoções mais agressivas das lojas, contribui para ainda forte venda de jogos em formato físico nessas plataformas.


Andas a leste do que se passa na Switch, claramente. É que eu tenho uma e de mentira não tem nada aquilo que eu disse.
 
Opto pelos 2. Em princípio prefiro formato físico mas se tiver que comprar em digital assim o faço. É sempre melhor ter em formato físico, temos o jogo ali na mão e podemos trocá-lo ou vendê-lo. A única desvantagem é que temos de estar sempre a meter/tirar o CD para jogar a outro. Quanto ao digital dá jeito, há boas oportunidades na Store e é um bom complemento aos jogos físicos. Demora mais a sacar tudo do que com o CD mas também tem a vantagem de não se meter o CD.

Para mim talvez um 65% jogos físicos e 35% jogos digitais.
Passados 4 anos e meio depois do que disse mantenho a mesma opinião.
 
Andas a leste do que se passa na Switch, claramente. É que eu tenho uma e de mentira não tem nada aquilo que eu disse.
Acho que a Trilogia do GTA por exemplo, não traz os jogos todos no cartão do jogo.
Para mim isto é um não problema, a única utilidade dos jogos físicos é mesmo permitir vender depois de jogar.

Grande parte dos jogos hoje em dia, saca logo a maioria dos dados pela internet, ao meter a instalar pelo disco. Ainda agora o AC Valhalla, levou com um upgrade tão grande que até se tem de reinstalar o jogo.
 
Acho que a Trilogia do GTA por exemplo, não traz os jogos todos no cartão do jogo.
Para mim isto é um não problema, a única utilidade dos jogos físicos é mesmo permitir vender depois de jogar.

Grande parte dos jogos hoje em dia, saca logo a maioria dos dados pela internet, ao meter a instalar pelo disco. Ainda agora o AC Valhalla, levou com um upgrade tão grande que até se tem de reinstalar o jogo.

Ora...
É só mais um não problema inventado por quem não tem mais nada que fazer. É moda bater na Xbox por tudo e por nada, e pronto. É isso basicamente.
 
Acho que a Trilogia do GTA por exemplo, não traz os jogos todos no cartão do jogo.
Para mim isto é um não problema, a única utilidade dos jogos físicos é mesmo permitir vender depois de jogar.

Grande parte dos jogos hoje em dia, saca logo a maioria dos dados pela internet, ao meter a instalar pelo disco. Ainda agora o AC Valhalla, levou com um upgrade tão grande que até se tem de reinstalar o jogo.

Mais uma vez isso não é verdade. A maior parte dos jogos hoje em dia continuam a ser jogáveis sem sequer necessitar de uma ligação à internet, quanto mais um patch.

Isso só não acontece nos jogos da Xbox e em vários da Switch porque os devs não querem comprar cartuchos maiores/a Nintendo não põe os cartuchos mais baratos. Bem como a MS/devs não querem pagar por dual layer blu ray ou ultra blu ray.

Andas a leste do que se passa na Switch, claramente. É que eu tenho uma e de mentira não tem nada aquilo que eu disse.

Eu tenho uma switch. Tenho 19 jogos físicos e nenhum necessita de download para ser jogado.

E não vale a pena generalizares o problema da Switch para todos os jogos físicos de todas as consolas, porque não se aplica.
Mas a verdade é que a situação do Halo Infinite é exactamente igual à do GTA ou do Wolfenstein 2 (entre outros) na Switch. Que de resto são versões super crítica das, e os devs até são obrigados a meter um mega autocolante a dizer que o jogo não está no cartucho e que necessita ligação à internet.
 
Última edição:
Mas ninguém compra jogo nenhum. É um upgrade. E por 10 euros, acho que não se pode estar à espera disso ser um jogo completo.

Fechar a porta a quem tem o jogo via plus é só ganância, principalmente quando as versões antigas vão ser retiradas.

A linha está claramente traçada. O teu Uncharted 4 via Plus é um aluguer. Enquanto tens Plus, tens jogo. Com esse aluguer, tens o direito de comprar DLC, upgrades, cosméticos...tudo e mais alguma coisa. E acedes a isso quando tens acesso ao jogo. A linha não é obscura. Mais clara não pode ser.

É uma versão nova do jogo. Com a sua app nativa. Para todos os efeitos é um jogo novo. Não é um upgrade à outra app da PS4, não é um patch, é uma nova versão.
Por isso tecnicamente é uma licença para um jogo novo. Pagas 10€ para obter a licença para um jogo novo porque já compraste o antigo. Quem tem plus não comprou o antigo, alugou. É o que os jogos do plus são, um aluguer sem data de término. Pagas continuas a ter.

É assim que eu vejo a coisa.
 
É uma versão nova do jogo. Com a sua app nativa. Para todos os efeitos é um jogo novo. Não é um upgrade à outra app da PS4, não é um patch, é uma nova versão.
Então porque é que um Uncharted 4 comprado de forma digital tem upgrade e o do Plus não tem? Não são jogos iguais?
Pagas 10€ para obter a licença para um jogo novo porque já compraste o antigo.
Tens a certeza disso? Tens o Uncharted 4 instalado. Pagaste os 10 € de upgrade. A consola vai desinstalar o Uncharted 4 antigo e instalar o novo Uncharted 4. É isso?

Quem tem plus não comprou o antigo, alugou. É o que os jogos do plus são, um aluguer sem data de término. Pagas continuas a ter.
Estás a dar-me razão então. Pagas, continuas a ter. Acaba a subscrição, deixas de jogar. Tudo normal. Como é normal quando pagas DLC ou cosméticos num jogo alugado. É teu enquanto acedes ao jogo.

Estás a tentar arranjar uma desculpa plausível para uma situação que vai totalmente contra aquilo que são as boas práticas em prol do consumidor. A situação não tem nada de complicado, és tu que a estás a complicar.

Para todos os efeitos, quem tem Plus tem acesso ao Uncharted 4. Que, tanto quanto sei, é igual ao Uncharted 4 pago com 60 € no seu lançamento.
 
Então porque é que um Uncharted 4 comprado de forma digital tem upgrade e o do Plus não tem? Não são jogos iguais?

Tens a certeza disso? Tens o Uncharted 4 instalado. Pagaste os 10 € de upgrade. A consola vai desinstalar o Uncharted 4 antigo e instalar o novo Uncharted 4. É isso?


Estás a dar-me razão então. Pagas, continuas a ter. Acaba a subscrição, deixas de jogar. Tudo normal. Como é normal quando pagas DLC ou cosméticos num jogo alugado. É teu enquanto acedes ao jogo.

Estás a tentar arranjar uma desculpa plausível para uma situação que vai totalmente contra aquilo que são as boas práticas em prol do consumidor. A situação não tem nada de complicado, és tu que a estás a complicar.

Para todos os efeitos, quem tem Plus tem acesso ao Uncharted 4. Que, tanto quanto sei, é igual ao Uncharted 4 pago com 60 € no seu lançamento.

99.99% de certeza que sera como os outros upgrades.
Podes ter a versão PS4 instalada, ao pagares o upgrade, sacas a versão PS5 do jogo mas precisas do disco para autenticação.
 
Então porque é que um Uncharted 4 comprado de forma digital tem upgrade e o do Plus não tem? Não são jogos iguais?
Porque um foi comprado pelo utilizador, e o outro foi "alugado" através do Plus.
São jogos iguais mas licenças diferentes. Tanto que quando deixas de ter Plus, bem podes ter o jogo na tua consola que não o jogas.

Tens a certeza disso? Tens o Uncharted 4 instalado. Pagaste os 10 € de upgrade. A consola vai desinstalar o Uncharted 4 antigo e instalar o novo Uncharted 4. É isso?
Não, a consola vai deixar estar a tua app U4 da PS4 e vai-te instalar uma app PS5 do U4, como em todos os jogos com upgrade gratuito ou pago na PS5. Vais passar a ter dois U4 na tua consola.

Estás a dar-me razão então. Pagas, continuas a ter. Acaba a subscrição, deixas de jogar. Tudo normal. Como é normal quando pagas DLC ou cosméticos num jogo alugado. É teu enquanto acedes ao jogo.

Estás a tentar arranjar uma desculpa plausível para uma situação que vai totalmente contra aquilo que são as boas práticas em prol do consumidor. A situação não tem nada de complicado, és tu que a estás a complicar.

Para todos os efeitos, quem tem Plus tem acesso ao Uncharted 4. Que, tanto quanto sei, é igual ao Uncharted 4 pago com 60 € no seu lançamento.

Não é igual porque, como já expliquei, ao comprares um DLC para um jogo que tens na Plus o DLC é sempre teu. Acaba o Plus, podes comprar o jogo e jogar o DLC que é teu.
Para isto funcionar como estão a sugerir, teria de haver uma licença especial de Plus também para o upgrade como o Raen estava a falar. Como são apps diferentes, o upgrade vai ser contado como um novo jogo e passaria a ser um novo jogo dependente do outro jogo que já tens alugado. Só o poderias jogar se tivesses Plus.
Se comprasses o jogo por 10€ através do Plus, e depois deixasses de ter Plus, não poderias comprar o U4 e gozar do teu upgrade porque o upgrade estaria associado ao U4 do Plus.

É um bocado confuso. Como já falamos, se seria possível? Sim. Se é super complicado? Ya é um bocado.
Eu não acho justo estar a pagar Plus e pagar 10€ extra para aceder a um jogo que depois nem sequer é mesmo meu e estará sempre dependente de ter Plus.

No fundo, se eles fizessem um update para a app PS4 reconhecer a PS5 e puxar os 60fps por exemplo (já sabemos que noutros jogos foi possível), o upgrade seria para toda a gente com o jogo, comprado ou alugado.
Como o upgrade consiste numa app nativa PS5 (com mais melhorias ao que parece), a situação complica.
 
Última edição:
Se o canalizador do bairro for a tua casa arranjar algo de graça, significa que eu também o tenha de fazer?
Aumentar resoluções e framerate nas consolas não é como no PC, em que desbloqueias e é o que der. Na consola eles correm o jogo todo para ver se há inconsistências, problemas nas animações por serem bloqueadas a 30fps, e mais uma panóplia de coisas.
Os trabalhadores ganham dinheiro, e a mão de obra não é barata, não percebo estas indignações.
 
Se o canalizador do bairro for a tua casa arranjar algo de graça, significa que eu também o tenha de fazer?
Aumentar resoluções e framerate nas consolas não é como no PC, em que desbloqueias e é o que der. Na consola eles correm o jogo todo para ver se há inconsistências, problemas nas animações por serem bloqueadas a 30fps, e mais uma panóplia de coisas.
Os trabalhadores ganham dinheiro, e a mão de obra não é barata, não percebo estas indignações.
Estas indignações é eu querer que me arranjes a sanita e tu dizeres que não, para eu comprar uma sanita nova e depois tu logo vais a minha casa ver se é preciso alguma coisa.

As pessoas com o Uncharted 4 do Plus querem pagar o upgrade e pelos vistos não podem. Se isto é uma situação normal para ti, siga para bingo.
 
Estas indignações é eu querer que me arranjes a sanita e tu dizeres que não, para eu comprar uma sanita nova e depois tu logo vais a minha casa ver se é preciso alguma coisa.

As pessoas com o Uncharted 4 do Plus querem pagar o upgrade e pelos vistos não podem. Se isto é uma situação normal para ti, siga para bingo.
Não sei se te enganaste na citação, mas eu nunca falei na situação do Plus, apenas estou a falar para quem quer exigir que o update seja grátis. Convém tentar perceber primeiro e responder depois.
 
Se o canalizador do bairro for a tua casa arranjar algo de graça, significa que eu também o tenha de fazer?
Aumentar resoluções e framerate nas consolas não é como no PC, em que desbloqueias e é o que der. Na consola eles correm o jogo todo para ver se há inconsistências, problemas nas animações por serem bloqueadas a 30fps, e mais uma panóplia de coisas.
Os trabalhadores ganham dinheiro, e a mão de obra não é barata, não percebo estas indignações.

Depende de caso para caso.

Um simples fps boost não deveria ser pago, e como temos visto, não tem sido. Saiu para o God of War, Days Gone, Last of Us 2, Ratchet and Clank, Ghost of Tsushima e se calhar mais algum que não me esteja a recordar. Agora há casos, como por exemplo o Bloodborne, que um simples fps boost não é assim tão simples, pois toda a lógica do jogo está presa ao frame rate e obriga algum trabalho. Agora também não acho que haja alguma obrigação por parte da Sony em ter que atualizar todos os seus jogos first party para correrem a 60fps. Opah se gostava? Ya adorava, mas que são obrigados? Longe disso.

No PC as coisas funcionam diferente porque há uma variedade extensa de combinações de hardware, logo não pode haver settings pre definidos para todos. Agora comparando ao lado verde, a Sony tem ficado atrás neste aspeto. Mas a PS5 vende que nem pães quentes (o quanto possível tendo em conta a crise dos semi condutores) logo a malta não deve estar muito preocupado com isso, mas sim com os novos jogos que serão lançados.

Uma remasterização faz sentido ser paga. Há mais trabalho envolvido. Neste caso do Uncharted é uma remasterização. Se vai ser uma diferença notória ou não, só quando sair e virmos a análise da Digital Foundry é que se pode dizer. Neste momento o que há é um trailer youtube que nem lado a lado com a versão antiga está se não me engano. Lado bastante positivo é que basta ter apenas um dos dois jogos para ter acesso às duas versões remasterizadas. É uma coisa boa que parece que passou ao lado de todos!

No final vai depender de cada "casa". Há quem tenha trabalho e disponibiliza gratuito, outros querem que seja pago. Acho que acima de tudo é preciso ser "frio" e analisar as coisas corretamente.

O "problema" é que a concorrência disponibiliza gratuito, logo o consumidor acha que a Sony deveria fazer igual. Como consumidor também acho e seria o melhor para mim. No entanto, há uma equipa de engenheiros que estão a disponibilizar horas de trabalho nas quais devem ser pagas. É tudo uma questão de trabalho envolvido e resultado final.

No caso do PS Plus acho que é má fé mesmo. No caso do FF VII Remake até entendi pois o jogo era super recente e estava no Plus em menos de 1 ano de lançamento. Estamos a falar de um jogo que era ansiado há muito tempo. No caso do Uncharted não compreendo, o jogo já saiu há 5 anos, não tou a ver que haja um boost de vendas. Quem queria comprar este jogo já comprou. E até era bom para a Sony porque acho que a malta daria os 10€ facilmente pelo upgrade e tinha até o Lost Legacy incluido. E como disseram, acaba a subscrição acaba o acesso ao jogo. Se isto era dificil ou não fazer, só a malta que lá trabalha é que sabe.

Still o jogo muitas vezes está à venda por 10€ fisico e com mais 10€ tem se acesso ao dois jogos versão PS5, ficando 30€ mais barato do que comprar a versão física de PS5.

Em suma, algumas criticas até compreendo e aceito (por exemplo referente à versão Ps Plus) outras nem tanto. Se este remaster tiver um excelente boost gráfico (e não falo apenas em resolução mas sim noutras coisas também, como efeitos, texturas, sombras, etc.) não vejo porque não possa valer os 10€. Se for apenas um boost de resolução então aí também devo dispensar a compra.
 
Sinceramente tambem nao percebo.
Se desse para fazer o upgrade para quem tem a versao do Plus, aposto que ficavam indignados por terem gasto 10 euros que ficavam inutilizaveis quando deixassem de pagar o plus, o que nao faltaria seriam pessoas a achar que mereciam o reembolso se deixassem de aderir ao serviço.
A malta está é a ficar mal habituada. Antes lançavam simplesmente uma versao nova e quem quisesse comprava, e a malta comprava.
Acho que o pessoal esquece-se que acima de tudo isto é um negócio que, como qualquer um que se preze, tem como objectivo facturar o máximo possivel. Esta mania de quem nunca largou a nota no jogo achar que deve ter o mesmo direito que os que apoiaram monetariamente o seu sucesso é fascinante. Permitir o mesmo upgrade a quem nao pagou pelo jogo era deixar monetariamente prejudicado quem gastou dinheiro nele...
 
Para quê tantas voltas para normalizar a gulodice da Sony? Isto é pura gulodice e mais nada. Se o consumidor paga 10 euros e expira a subscrição, continua a ser problema do consumidor que ou renova ou compra o jogo, a Sony nunca fica a perder. Só que como é obvio na cabeça dos manda chuvas fizeram os calculos e viram potencial para sacar ainda mais. Como estão no topo, aguentam as criticas e para o mês que vem fazem outra parecida se for necessário.
 
Back
Topo