Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
Mas ainda continua este debate heheheh obviamente o físico vai acabar por desaparecer em tudo que é jogos , filmes e música , provavelmente não nos próximos anos , mas num futuro próximo
 
Enquanto houver lojas de retalho nunca irá desaparecer, o mesmo se dizia da musica e cinema por exemplo.
Não é comparável. Na música existem N fabrincantes de leitores de CD, ou vinil. E um desses discos, podes reproduzir em qualquer um. Nos jogos tens 3 fabricantes de hardware, e só nesses dispositicos podes ler os formatos físicos feitos especificamente para eles. Não podes pegar num jogo da PS5 e meter numa drive de PC, ou numa Xbox.

Repara que já tens consolas em que não podes ler discos. Acho que eles não vão ter muito receio de retirar a drive de vez na proxima geração. Quem sabe até, numa versão "slim" daqui a 3/4 anos. Têm muito a ganhar, a perder só um bocado de backlash
 
Não é comparável. Na música existem N fabrincantes de leitores de CD, ou vinil. E um desses discos, podes reproduzir em qualquer um. Nos jogos tens 3 fabricantes de hardware, e só nesses dispositicos podes ler os formatos físicos feitos especificamente para eles. Não podes pegar num jogo da PS5 e meter numa drive de PC, ou numa Xbox.

Repara que já tens consolas em que não podes ler discos. Acho que eles não vão ter muito receio de retirar a drive de vez na proxima geração. Quem sabe até, numa versão "slim" daqui a 3/4 anos. Têm muito a ganhar, a perder só um bocado de backlash

se desaparecerem consolas com drive deixo de jogar ou no minimo que haja mais serviços como o gamepass, fica muito mais caro comprar apenas jogos digitais em comparação com fisico!
 
Sei que isto não é um problema para 99% das pessoas aqui, mas acho que já estava na altura da Xbox passar os seus discos (que ainda são single layer bd - os da PS4 são dual blu ray se não me engano) para ultra blu ray.
Nem a versão Xbox one está no disco pelo que estou a ler.
Até nas cópias físicas a direção é digital, e isso é um bocado preocupante IMO.

 
Última edição:
Tudo o que dizes sobre comprar DLCs, etc para jogos de subscrições, ou até jogos completos ligados a uma subscrição, não é nada de novo, e como eu próprio dei a entender nos posts anteriores, acho que estamos todos cientes disso.

Mas para quem não se importa com tais condicionantes, seria apenas mais uma opção. Ou agora oferecer mais opções é mau?
Desculpar a inexistência de opções por causa de problemas ligados à plataforma é no mínimo caricato. Os problemas só têm que ser corrigidos e as opções oferecidas, não restringidas.

O que certo, é que havendo vontade, tudo se faz.
Neste aspecto, não houve vontade, ponto final.

Como se explica então ao "consumidor final" que não pode ter acesso às versões next gen dos jogos, nem que fosse pagando os tais 10€, apenas e só porque tem os jogos através do Plus?
"Tem que comprar a versão next gen, ou como alternativa comprar novamente os jogos, e depois fazer o upgrade por 10€, mas espere lá, terá que comprar físico pois também já retiramos os jogos da loja digital".
Por onde quer que olhes, a mensagem para o "consumidor final" não é a melhor. Fazem bem em proporcionar o upgrade por 10€, mas deixam outra tanta gente de fora do mesmo só "porque sim" .

Sei que é fazer de advogado no diabo nesta situações mas mais opções pode ser mau sim, na medida em que acrescenta à confusão. Tal como demasiadas opções pode tirar o foco. Um restaurante com muitos menus pode tornar mais dificuldade a escolha do prato e até estar a tirar destaque das suas verdadeiras qualidades. Ou um serviço com demasiados tiers. Há vários exemplos. Neste caso são variações de licenças. O Control teve licença da gen passada e outra para nova gen, e foi a confusão que foi. Lembro-me de ver promoções em duas versões diferentes na xbox, e era super confuso.

Se acho que nesta situação era mau? Claramente para a maior parte das pessoas aqui era bom. Eu não tenho a certeza que se deva abrir esse precedente de meias licenças... Eu tenho U4 no plus e não quereria comprar essa versão remaster com licença de plus por precisamente não ser muito clara onde se traça a linha. E aposto que daqui a uns tempos teríamos gente a reclamar com a Sony por ter ficado sem acesso a um jogo que tinha comprado.

A explicação é que ter um jogo alugado não é a mesma coisa que ter um jogo comprado. Isso é um beneficio de quem comprou o jogo, não de quem calhou de o obter de uma subscrição/aluguer.

Eles retiraram os jogos da loja digital? Nem me lembrava dessa. Isso sim acrescenta à confusão concordo a 100%.
 
É um jogo que recorre ao Smart Delivery, precisa de ligação à Internet para ser instalado, o disco serve apenas como DRM check da licença física. É o grande inconveniente do sistema para quem se importar com tal coisa. Já não deveria de ser novidade por aqui.

Quem compra jogos com Smart Delivery (ou que precisem de day one patch obrigatório, etc) em disco, está basicamente a comprar uma licença física para um jogo digital.
 
É um jogo que recorre ao Smart Delivery, precisa de ligação à Internet para ser instalado, o disco serve apenas como DRM check da licença física. É o grande inconveniente do sistema para quem se importar com tal coisa. Já não deveria de ser novidade por aqui.

Quem compra jogos com Smart Delivery (ou que precisem de day one patch obrigatório, etc) em disco, está basicamente a comprar uma licença física para um jogo digital.

Para que precisas de smart delivery para instalar a versão da xbox one? Isto nao é só um inconveniente do smart delivery.
Pensei que eras fã de mais escolhas :P

A maior parte dos jogos não precisa de day one patch para funcionar. Mesmo com bugs são jogáveis e isso está documentado. A Xbox está a escolher vender jogos em blu rays mais pequenos, uma chave física para um conteúdo que só pode ser experienciado com download e uma ligação à internet e aos servidores.
 
Já removeram os jogos independentes Uncharted 4 PS4 e Lost Legacy PS4 da PS Store... Criaram o bundle PS4 dos dois juntos por € 40... Para em Janeiro lançarem o tal upgrade de € 10 e chegar-se aos € 50.
Wowwww!!

:wow::wow::wow::wow:

Que abuso! A "politica" anti consumidor da Sony tem sido qualquer coisa!!
 
Para que precisas de smart delivery para instalar a versão da xbox one? Isto nao é só um inconveniente do smart delivery.
Pensei que eras fã de mais escolhas :P

A maior parte dos jogos não precisa de day one patch para funcionar. Mesmo com bugs são jogáveis e isso está documentado. A Xbox está a escolher vender jogos em blu rays mais pequenos, uma chave física para um conteúdo que só pode ser experienciado com ligando-se ao online.
Fui objectivo no meu post anterior, caso não tenhas percebido, logo a alfinetada não foi bem dada 😜

Minha opinião: sim, devia conter pelo menos o denominador comum no disco, e depois o upgrade ser digital.

Quanto ao ser obrigatório o Smart Delivery, já expliquei por aqui algures, é para forçar a instalação correcta para a consola em causa, de forma a evitar "confusão para o consumidor final" 😜
Para por exemplo, um jogador Series não se queixar de estar a correr a versão One do jogo (como tanto aconteceu na PS5 que instalava a versão errada ou ambas as versões até).

Quem sai prejudicado? Quem colecciona e faz questão de ter os seus jogos no formato físico.

Relativamente aos jogos com day one patch, referi os que os têm obrigatórios, que, muitos ou poucos, existem, não o universo total.
 
Caso não percebam a dica: num futuro próximo, as coleções serão digitais. As versões físicas, a existirem, não serão mais do que uma caixa de plástico com uma capa.

Quem mais rapidamente se mentalizar disto, menos choque irá apanhar no futuro.

O grande incoveniente é, sem dúvida, para os colecionadores. Para o utilizador comum, não vejo escândalo.
 
Caso não percebam a dica: num futuro próximo, as coleções serão digitais. As versões físicas, a existirem, não serão mais do que uma caixa de plástico com uma capa.

Quem mais rapidamente se mentalizar disto, menos choque irá apanhar no futuro.

O grande incoveniente é, sem dúvida, para os colecionadores. Para o utilizador comum, não vejo escândalo.

A maioria dos colecionadores joga os jogos ou só os tem em caixas? Porque do ponto de vista estético vai continuar a ter as caixas :-D
 
Fui objectivo no meu post anterior, caso não tenhas percebido, logo a alfinetada não foi bem dada 😜

Minha opinião: sim, devia conter pelo menos o denominador comum no disco, e depois o upgrade ser digital.

Quanto ao ser obrigatório o Smart Delivery, já expliquei por aqui algures, é para forçar a instalação correcta para a consola em causa, de forma a evitar "confusão para o consumidor final" 😜
Quem sai prejudicado? Quem colecciona e faz questão de ter os seus jogos no formato físico.

Relativamente aos jogos com day one patch, referi os que os têm obrigatórios, que muitos ou poucos existem, não o universo total.

Foi só para te picar :D mas há uma falta de vontade da Xbox aqui certo? :P

Mas lá está eu mantenho a ideia de que evita confusão, nem estava a sugerir que uma pessoa com Series X pudesse instalar a versão Xbox One. Pessoalmente prefiro esse sistema porque acho - como tenho defendido - muito mais straightforward. E não cria "meias versões", que hoje existem na PS5, onde certos jogos correm melhor de forma retrocompatível do que versão nativa. Ou duplos ícones no homescreen da PS5 (tenho o disco do Borderlands 3 para PS4 inserido na PS5, e embora jogue a versão PS5, tenho de levar sempre com o ícone da PS4 lá também).
O que eu não acho bem é que nem sequer uma pessoa com Xbox One possa ter acesso à versão Xbox One do jogo, que deveria estar no disco. Não há nada neste disco que ajude a preservar o jogo para a posteridade. Porque não existe versão física nem sequer da pior versão, e nisso estamos de acordo.

Mas é importante perceber que não são muitos, porque um dos maiores argumentos contra a manutenção do físico é precisamente esse, que os jogos hoje em dia precisam todos de patch e por isso já faz sentido ter físico. A verdade é que faz porque as versões gold 90% das vezes são perfeitamente jogáveis e têm todos o conteúdo.
 
A maioria dos colecionadores joga os jogos ou só os tem em caixas? Porque do ponto de vista estético vai continuar a ter as caixas :-D
Por esse prisma, sim. Mas veremos se as próprias caixas vão continuar a ser vendidas. É que isso também tem custos e não acredito que eles queiram continuar a gastar para agradar a uma minoria :p
 
Por esse prisma, sim. Mas veremos se as próprias caixas vão continuar a ser vendidas. É que isso também tem custos e não acredito que eles queiram continuar a gastar para agradar a uma minoria :p

Que minoria? Nesta plataforma talvez, mas nas outras isso está muito longe de ser verdade.

E a presença física funciona também como montra e marketing nas lojas, e parece que muita gente se esquece disso. As lojas físicas continuarão a existir. Se vão passar só a vender vouchers? Isso já não sei.

Naaaa vamos continuar a poluir o ambiente com plástico só porque o pessoal gosta de ter em casa muitas caixas e poder olhar para elas

A transição para digital não tem nada a ver com preocupação ambiental. Só o facto de existir o streaming que tem bases com milhares de consolas a gastar energia e que se tem vindo a documentar que tem uma bela pegada no ambiente mostra-te logo isso.

Isto até tem mais a ver IMO com uma questão de "ownership", e não de colecionar. É o receio de uma plataforma mandar os servidores abaixo e tu ficares sem acesso ao que é teu de forma temporária ou definitiva.
 
Back
Topo