Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
@timber

Os achievements não são para encher chouriços, existem muitos jogadores que graças a isso conseguem ter mais longevidade com os jogos, no qual me incluo.
Se essa "longevidade" for a matar 50 galinhas durante um arco-íris que só aparece a cada 15 dias então desculpa lá, estás a encher chouriços.
Os achievements e isso é que nunca achei interesse nenhum, acho que encher chouriços, um jogo tem que se aguentar na história ou na jogabilidade.
Tal e qual. E a história inclui também a qualidade das missões secundárias, não terá que ser só a principal.

Quanto ao resto - e a não ser para coleccionismo - formato físico ou digital será apenas uma questão de preferência.
Enquanto houver escolha tanto melhor. Isso é que importa.
 
Os jogos como objecto de colecção para mim morreram há muito tempo e não fui eu que os matei.
São um passatempo em euro/hora e têm muita concorrência.
Portanto tem que ser baratos.
Muito poucos merecem outro racional.

Eu também já me deixei de coleções, seja em jogos ou noutra coisa qualquer. Olho unicamente para a utilidade, por isso não me faz confusão nenhuma jogar jogos por serviços. Até porque não existe qualquer impedimento de comprar o jogo, e até mais barato, no futuro.
Para mim coleção só fazia sentido se tivesse tudo, e itens especiais e se fosse físico, e não é coisa que eu me queira por (ficava mais barato meter-me na droga).
Comprar o que jogo não faz sentido para mim, o jogo joga_se de igual forma por um serviço ou se for meu, e como disse no futuro posso sempre comprar o jogo. No entanto com tantos jogos não tenho tempo nem necessidade de repetir jogos.


Depois aquela questão da preservação, por muito insensível que pareça isso não me cabe a mim nem me parece que seja tarefa dos jogadores.

Eu não sou tão extremista, já joguei certos jogos no plus que faço questão de os comprar em formato fisico ou digital, porque os jogos são de facto muito bons. E penso serem dignos de colecção.
Assim de repente estou a lembrar do Ghost of Tsushima Director's Cut, é só apanhar a um preço bom.


@timber

Os achievements não são para encher chouriços, existem muitos jogadores que graças a isso conseguem ter mais longevidade com os jogos, no qual me incluo.
Para mim é estranho jogar a um jogo e deixar a lista de troféus como acabei o jogo( ao concluir a campanha).

Também evito serviços e não sou colecionador.

Os achievments/troféus alguns parecem-te dizer a forma como deves jogar os jogos.
Faz isto assim e assim, e ganhas isto.
Comigo isso não dá, gosto de jogar à minha maneira, tenho duas platinas que as fiz apenas por curiosidade e que não eram nada por ai alem.
Para mim, isso não determina a longevidade dos jogos, o jogo tem sempre um inicio e fim, e não é por ter mais ou menos troféus que o replay value de um jogo aumenta ou diminui.
 
Tão bom o digital.

O jogo vai simplesmente deixar de ser vendido, e já muito tempo esteve há venda, mais de 10 anos.

Quem tem o jogo comprado, vai poder continuar a fazer o download do jogo na store digital.

The tweet also clarifies that both the "base game and all associated DLC will no longer be available for purchase," while a post on Bandai Namco's Japanese website confirms that the content will be available for download to those that purchased it before June 19.
 
O jogo vai simplesmente deixar de ser vendido, e já muito tempo esteve há venda, mais de 10 anos.

Quem tem o jogo comprado, vai poder continuar a fazer o download do jogo na store digital.

No tweet estava alguma informação oposta ao que escreveste?

Existem jogos com o dobro do tempo de lançamento do jogo em questão que estão disponíveis nas Stores.

"Esteve há venda, mais de 10 anos" não é desculpa.
 
E eu estava a acrescentar essa informação que o tweet decidiu ignorar.

O jogo vai continuar disponível nos canais digitais para quem o comprou, é o mais importante. Ninguém vai perder acesso ao jogo.

Mentira.

Alguém que não tenha adquirido o jogo e não veja esta notícia não volta a jogá-lo a não ser que o compre em formato físico. Ponto.
 
Última edição:
Mentira.

Alguém que não veja esta notícia não volta a jogar o jogo a não ser que o compre em formato físico. Ponto.

Não volta a jogar? Isso quer dizer que já o jogou? Se já o jogou, vai continuar a poder jogar.

Quem não comprou o jogo no período de 11 anos, que o tivesse feito. O jogo em formato fisico também já deixou de ser vendido há muito tempo, bem mais tempo que no formato digital.

Já sei, procurar versões usadas nos ebays e olx's e o catano...
 
Segundo percebo, o jogo fica na biblioteca de quem o adquiriu para fazer download quando quiser.
Deixa é de estar disponível nas stores.
 
Mentira.

Alguém que não tenha adquirido o jogo e não veja esta notícia não volta a jogá-lo a não ser que o compre em formato físico. Ponto.
E então? Estará sempre disponível.

Só será um problema se chegarmos a um ponto em que deixem de sair jogos em formato físico, o que não é o caso.

Quem já o tem fica como dantes e quem não o tem idem. E se o quiserem... compram o físico ou esperam por uma reedição digital, que não é nem revolucionário nem descartável.
 
Para percebermos o problema de proporções gigantescas que será quando e se as consolas forem apenas em formato digital.

Por razões óbvias eu e praticamente toda a gente não vai ter possibilidade de comprar todos os jogos que foram e continuam a ser lançados para consolas, no mundo. Se for tudo em formato digital, isto das licenças expiradas e jogos a saírem da loja online farão com que nunca consiga jogar uma enormidade deles, caso não os tenha tido possibilidade de adquirir, ou a sua licença expirada me tenha passado ao lado.

Segundo o colega @Ansatsu eu sou obrigado a adquirir todos os jogos em formato online, porque segundo ele: "quem não comprou o jogo que o tivesse feito".

E contrariamente ao que ele e muitos tentam passar, é sim, graças ao mercado de usados que muitas pessoas têm possibilidade de comprar jogos que foram delisted no mercado digital. Portanto não percebo o desprezo para com esse mercado, subentendido no ultimo parágrafo.

Só será um problema se chegarmos a um ponto em que deixem de sair jogos em formato físico, o que não é o caso.

É o ponto a que pretendo chegar. Há pessoas que não têm qualquer problema com um futuro assim.
 
Até porque é altamente especulativo. Não houve, tanto quanto saiba, qualquer indicação de que é para haver supressão do formato físico até ao ano x.

Mas se estiver enganado agradeço esclarecimento, estou sempre disponível para aprender.
 
Até porque é altamente especulativo. Não houve, tanto quanto saiba, qualquer indicação de que é para haver supressão do formato físico até ao ano x.

Mas se estiver enganado agradeço esclarecimento, estou sempre disponível para aprender.

Não estou a dizer que houve ou não qualquer indicação disso.

Estou apenas a esclarecer o meu argumento do porquê da importância do físico.

Assim como há quem passe o argumento do porquê de preferir tudo em digital e não lhe fizesse diferença caso o físico desaparecesse. Nesse caso, este tipo de exemplos seria um problema, a não ser que as pessoas comprassem os jogos a correr antes de ficarem indisponíveis, o que acho uma estupidez.

Não estou a culpar ninguém, nem Sony, nem Microsoft, nem Bandai, nem quem quer apenas o formato digital. Apenas estou a constatar que isto é um problema. Se eu já não tivesse o Soul Calibur V em formato físico ia a correr comprá-lo digital à Store, ou ia a correr comprá-lo em físico antes que atingisse valores parvos, que vão eventualmente atingir.

Parece-me tudo muito escusado.
 
Assim como há quem passe o argumento do porquê de preferir tudo em digital e não lhe fizesse diferença caso o físico desaparecesse.
É apenas uma questão de preferência. Se não apreciam um dos modelos, então para eles é indiferente se existe ou não, com todas as potenciais desvantagens que isso poderia trazer.
 
Segundo o colega @Ansatsu eu sou obrigado a adquirir todos os jogos em formato online, porque segundo ele: "quem não comprou o jogo que o tivesse feito".

Não, não foi isso que eu disse.

O que eu disse é que o jogo esteve à venda durante 11 anos em formato digital (11 anos!!!).

Quem não o comprou num periodo enorme de 11 anos, que não venha queixar-se que o jogo já não está à venda. Isto acontece com todos os produtos no mundo, todos eles têm um prazo de validade no que toca a vendas.
 
É apenas uma questão de preferência. Se não apreciam um dos modelos, então para eles é indiferente se existe ou não, com todas as potenciais desvantagens que isso poderia trazer.

Sim, a mim também não me faz diferença que existam os dois.

No entanto, se quem manda nisto decidir que tudo seja digital, e apesar de não existirem indicações disso, já tivemos os nomes fortes a referir que com o digital não têm tanto prejuízo, e as decisões tomadas principalmente pela Sony são evidentes nesse sentido.

Com isto e num futuro hipotético, nesta conversa do digital e do físico apenas quem prefere o formato digital ficaria satisfeito.

Evidentemente que numa volta de 180 graus e eles decidirem que apenas o formato físico estaria disponível nas consolas o pessoal que tem preferência pelo oposto não ia achar piada, mas tal como referido em cima não são essas as entrelinhas que vão sendo passadas.

Não, não foi isso que eu disse.

O que eu disse é que o jogo esteve à venda durante 11 anos em formato digital (11 anos!!!).

Quem não o comprou num periodo enorme de 11 anos, que não venha queixar-se que o jogo já não está à venda. Isto acontece com todos os produtos no mundo, todos eles têm um prazo de validade no que toca a vendas.

Sim. E imaginemos que todos os meses temos 20 jogos a perder as licenças. Eu sou obrigado a comprar todos, porque tive mais que tempo para fazer isso?
 
Sim. E imaginemos que todos os meses temos 20 jogos a perder as licenças. Eu sou obrigado a comprar todos, porque tive mais que tempo para fazer isso?

E é teu objetivo comprar todos os jogos existentes? Isso é sequer exequível?

Se os jogos estiverem à venda 10 anos, é mais que tempo suficiente. Estamos a falar de um jogo da geração da PS3 e já vamos na geração da PS5.

Falaste nos jogos usados, mas também não tens qualquer garantia que vais encontrar o jogo que queres à venda em usado. Podes estar lá para vender? Pode, mas não tens garantias.
 
É um facto que é uma desvantagem para o consumidor. O Hyperstone Heist também esteve mais de uma década à venda nas lojas... Mas já não está e agora quem o quiser comprar usado, tem de pagar 150€. Panzer Dragoon Saga é outro bom exemplo, 600€... E também há exemplos mais recentes, é uma questão de tempo até os jogos fora de circulação encarecerem porque desapareceram das lojas, sejam elas físicas ou digitais. Na minha opinião, um jogo desaparecer das stores digitais vai contra o propósito do formato digital...
 
Ninguém é obrigado a comprar nada. O mais certo é que se não o compraram até então, também não têm qualquer interesse no jogo e nunca o comprariam, com delist ou sem delist. Estar a dizer que quem não o comprou até então sai prejudicado com um delist, não é uma verdade absoluta. Sai em certa parte sim, mas quem quer jogar um jogo por jogar, e não apenas para o ter na prateleira digital, arranja sempre outras formas de o fazer, havendo real interesse para isso. A preservação faz-se de diversas formas.
 
Um exemplo mais recente, os DLCs do DriveClub... Desapareceram das stores digitais. E agora, como faz quem tem o jogo base e quer comprar os DLCs? Estamos a falar de um jogo lançado há menos de 10 anos...
 
Back
Topo