Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
E em 2027/2028 é quando deverá sair a nova geração de consolas. Se por essa altura, a maioria dos AAA já só lançarem versões digitais, será muito mais facil para a Sony/Microsoft removerem o leitor da futura consola.

Veremos como isto evolui.
 
Ninguém vai ter tomates para mudar agressivamente o mercado e retirar drives completamente. Até podem começar a produzir consolas com drive num rácio bem mais baixo,mas ninguém vai ter-los no sitio para arriscar os outros players não fazerem o mesmo.
Não vão lançar brevemente uma PS5 digital com a drive à parte?

PS6 e Xbox no futuro poderão sair assim: a drive como acessório.
 
desde que haja opção de comprar a drive aparte não há problema, agora se for tudo digital na próxima geração deixo de comprar consolas.

é impensável comprar jogos day one a full price digital.
 
Eu pensava que estava em pior estado do que está agora e com números destes de certeza que consolas com leitor estão para ficar por muito tempo.

De facto, mesmo com esta tendencia de mercado para o digital, o fisico parece equilibrar a balança, isto falando na Europa.


E em 2027/2028 é quando deverá sair a nova geração de consolas. Se por essa altura, a maioria dos AAA já só lançarem versões digitais, será muito mais facil para a Sony/Microsoft removerem o leitor da futura consola.

Veremos como isto evolui.

De acordo com os dados postados atrás, na Europa o fisico e o digital estão ela por ela.
Secalhar o mais certo é haver ainda ambos os modelos e depois conforme as regiões gerir o stock.
Se numa região a tendência já for o digital, não fará sentido ter muito stock de consolas com drive.
Secalhar na Europa, já terá de haver um equilibrio entre o consolas com e sem drive.
Isto com base nos dados que postaram atrás...
 
A não ser que o full price dos jogos digitais passe a ser o mesmo do Alan Wake 2, que é 50$ ;)

Primeiro nem acredito que isso passe a ser regra. De todo. Isso é apenas uma operação charme para dissuadir as críticas.
Depois da maioria dos publishers introduzirem os 70$/80€ não vão querer voltar atrás.

Mas mesmo que fosse verdade, para mim continua a ser impensável dar esse valor por um jogo digital.
Já físico é um esticão nesse preço quanto mais digital.

PS: o preço do AW2 será de 60€ nas consolas. Só PC goza (como costume) desse desconto para 50€.
 
desde que haja opção de comprar a drive aparte não há problema, agora se for tudo digital na próxima geração deixo de comprar consolas.

é impensável comprar jogos day one a full price digital.
Repara que o problema não é haver a drive à parte ou não. O problema é se vai haver algum jogo a ser lançado em formato físico. De que adianta venderam uma drive como acessório, se só 10% dos jogos saem em formato físico também?

Pelo menos havendo retro-compatibilidade, a drive terá o seu uso.
 
Repara que o problema não é haver a drive à parte ou não. O problema é se vai haver algum jogo a ser lançado em formato físico. De que adianta venderam uma drive como acessório, se só 10% dos jogos saem em formato físico também?

Pelo menos havendo retro-compatibilidade, a drive terá o seu uso.

Se deixarem de lançar jogos em formato fisico deixo de comprar jogos no lançamento, é esperar que entrem no gamepass/plus extra ou que estejam em grande promoção 10/15€ máximo.
 
É isso eu eu estou completamente digital na Xbox à custa do gamepass. Jogos comprados digitais só se forem já muito baratos.

Sei que para a indústria a minha visão não é a melhor o que eles querem é pessoal a comprar jogos day one e a comprar DLCs (de preferência de cosméticos).
No entanto eu por feitio, e felizmente não por necessidade, espero bem por um jogo estar a um preço aceitável, tenho zero FOMO, e sou da opinião que os jogos melhoram com o tempo. Ao contrário de muitas pessoas que parecem só achar um jogo bom se for jogado no lançamento.
 
Os jogos como objecto de colecção para mim morreram há muito tempo e não fui eu que os matei.
São um passatempo em euro/hora e têm muita concorrência.
Portanto tem que ser baratos.
Muito poucos merecem outro racional.
 
Os jogos como objecto de colecção para mim morreram há muito tempo e não fui eu que os matei.
São um passatempo em euro/hora e têm muita concorrência.
Portanto tem que ser baratos.
Muito poucos merecem outro racional.
Eu também já me deixei de coleções, seja em jogos ou noutra coisa qualquer. Olho unicamente para a utilidade, por isso não me faz confusão nenhuma jogar jogos por serviços. Até porque não existe qualquer impedimento de comprar o jogo, e até mais barato, no futuro.
Para mim coleção só fazia sentido se tivesse tudo, e itens especiais e se fosse físico, e não é coisa que eu me queira por (ficava mais barato meter-me na droga).
Comprar o que jogo não faz sentido para mim, o jogo joga_se de igual forma por um serviço ou se for meu, e como disse no futuro posso sempre comprar o jogo. No entanto com tantos jogos não tenho tempo nem necessidade de repetir jogos.


Depois aquela questão da preservação, por muito insensível que pareça isso não me cabe a mim nem me parece que seja tarefa dos jogadores.
 
Última edição:
O tempo para jogar não abunda e a concorrência é imensa, por isso cada vez sou mais seletivo em relação àquilo que jogo.
Pessoalmente não me dá gozo jogar através de serviços de aluguer... Exceção raríssima relativamente a um ou outro jogo incluído no PS Plus Essential.
Dou preferência aos jogos físicos e conto pelos dedos de uma mão os jogos que comprei até agora para a PS5. Em relação a jogos digitais, tenho mais de 8500 no Steam e se não tiverem achievements nem lhes toco...
 
O tempo para jogar não abunda e a concorrência é imensa, por isso cada vez sou mais seletivo em relação àquilo que jogo.
Pessoalmente não me dá gozo jogar através de serviços de aluguer... Exceção raríssima relativamente a um ou outro jogo incluído no PS Plus Essential.
Dou preferência aos jogos físicos e conto pelos dedos de uma mão os jogos que comprei até agora para a PS5. Em relação a jogos digitais, tenho mais de 8500 no Steam e se não tiverem achievements nem lhes toco...
Em que é que um jogo alugado ou comprado difere no gameplay?
 
O tempo para jogar não abunda e a concorrência é imensa, por isso cada vez sou mais seletivo em relação àquilo que jogo.
Pessoalmente não me dá gozo jogar através de serviços de aluguer... Exceção raríssima relativamente a um ou outro jogo incluído no PS Plus Essential.
Dou preferência aos jogos físicos e conto pelos dedos de uma mão os jogos que comprei até agora para a PS5. Em relação a jogos digitais, tenho mais de 8500 no Steam e se não tiverem achievements nem lhes toco...
Eu até entendo que se evite serviços, se uma pessoa tiver pouco tempo e quiser um jogo específico mais vale comprar isso que andar a pagar mensalidades.
É como preferir ir comer o prato que se quer mesmo ou um buffet.
Mas até tenho o game pass, aquilo consegue ser tão barato que é quase impossível não ter ocasionalmente um jogo interessante.
Os achievements e isso é que nunca achei interesse nenhum, acho que encher chouriços, um jogo tem que se aguentar na história ou na jogabilidade.
 
@timber

Os achievements não são para encher chouriços, existem muitos jogadores que graças a isso conseguem ter mais longevidade com os jogos, no qual me incluo.
Para mim é estranho jogar a um jogo e deixar a lista de troféus como acabei o jogo( ao concluir a campanha).

Também evito serviços e não sou colecionador.
Os achievements foram criados para causar ligação à marca, e funcionam porque muitas pessoas não mudam de marca porque não são capazes de deixar o perfil e troféus para trás. Muitos dos troféus são se encher chouriços, eu sei porque na PS ainda tinha umas 20 e tal platinas feitas em 2,3 anos e alguma dessas obrigaram - me a fazer tarefas repetitivas que em nada me deram divertimento. Poucos jogos depois de terminada a história trazem mais divertimento do que iniciar um novo.

De resto em relação aos serviços entendo que algumas pessoas não queiram porque não têm tempo, e jogam poucos jogos. Eu por exemplo abandonei os serviços todos de steaming, porque simplesmente não uso. Custa - me é um pouco entender a lógica de eu gosto de ter os jogos que jogo. Eu não tenho quase nenhum dos que jogo, mas como eles não esgotam estou a um click de os ter.
 
Back
Topo