Técnica Fotografar a via láctea

Impossibilitado de fotografar a via láctea por agora, pego em fotos que ainda não tinha editado.
Zona de Vila Velha de Ródão com a X-T10

_JJM5475.jpg
 
Foto tirada em Agosto de 2022 numa visita a Sagres, a edição podia estar melhor, mas foi o que consegui fazer dentro dos conhecimentos que tenho, muitas estrelas ficaram completamente púrpura.
Curiosidade: a árvore tem este aspecto devido aos ventos fortes e constantes de Sagres.

Sony a6300 + Sony 50mm 1.8
30x90 seg
F 2.5
ISO 800

Edição:
Sequator
Lightroom
Photoshop

Sem-T-tulo-1-2.jpg
 
😂 😂 😂
Nem associei na altura que escrevi!

O Parque de Merendas do Campinho é perto da sede da Dark Sky Alqueva.
Há muitos sítios na região do grande lago. Basicamente desde que não estejas numa localidade, tens bom céu.
O parque de merendas tem a facilidade do estacionamento e está afastado na estrada. Se a ideia for também fotografar, tem muito por onde brincar em termos de composições.
 
Eu começei a brincar agora com o S23 ultra e o modo astronomy. A minha zona aqui de Arranhó (perto de Bucelas) não é ideal para fotografar a via láctea. Mas ontem tentei há noite... e foi o que consegui após edição básica (não percebo muito disto).
A terceira foto é só ao céu.

Tenho de ir ao Alqueva testar isto. ;-)
Aqui é uma zona bortle 5 com poluição considerável.

 
Última edição:
Estava aqui a pensar se não valia a pena adquirir uma wide rápida manual para tentar mais uns fotos este ano. Alguma recomendação?

A foto que tirei da última vez foi com a 17-55 usm 2.8 a 17mm

O resultado foi bem aceitável. Mas dava jeito um bocado mais de luz.

Alguma coisa relativamente barata (menos de 200€), para uma Canon aspc? Não sei se vale a pena ir mais wide.
 
Sigma 20mm f/1.4 mas arranjar uma por menos de 200paus acho que so por engano...

Senao uma mais antiga Canon 28mm f/1.8, perdes num lado, ganhas no outro :)
Ou ate uma Canon 24mm f/1.4.

E' andar atento.
 
Alguma coisa relativamente barata (menos de 200€), para uma Canon aspc? Não sei se vale a pena ir mais wide.

Sigma 20mm f/1.4 mas arranjar uma por menos de 200paus acho que so por engano...

Vou partilhar um segredo meu, que certamente me vou arrepender :-D

Segunda mão/vintage, feiras de velharias tipo "feira da bagajeira" têm sempre malta a vender lentes antigas.
Sim a lente têm 20 anos, sim é de foco/abertura manual. E então? para astrofotografia ninguem precisa de foco/abertura automatico.

Quando vou a essas feiras levo sempre uma maquina com varios adaptadores para diversas lentes, o que importa é o estado/qualidade do vidro, uma vez comprei uma konica f/1.9 ~30mm por 25€ por exemplo.
 
Vou partilhar um segredo meu, que certamente me vou arrepender :-D

Segunda mão/vintage, feiras de velharias tipo "feira da bagajeira" têm sempre malta a vender lentes antigas.
Sim a lente têm 20 anos, sim é de foco/abertura manual. E então? para astrofotografia ninguem precisa de foco/abertura automatico.

Quando vou a essas feiras levo sempre uma maquina com varios adaptadores para diversas lentes, o que importa é o estado/qualidade do vidro, uma vez comprei uma konica f/1.9 ~30mm por 25€ por exemplo.
Estratégia interessante. Acho que aqui na minha zona não há muito disso.
 
Sigma 20mm f/1.4 mas arranjar uma por menos de 200paus acho que so por engano...

Senao uma mais antiga Canon 28mm f/1.8, perdes num lado, ganhas no outro :)
Ou ate uma Canon 24mm f/1.4.

E' andar atento.
Andava a pensar naquelas rokinon manuais. Mas acho que a abertura delas não é assim nada do outro mundo, isto nas mais wide. Acho que anda pelos 2.8

Obrigado pelas dicas.
 
Estratégia interessante. Acho que aqui na minha zona não há muito disso.

dame uma zona geral e eu passo umas dicas.

Andava a pensar naquelas rokinon manuais. Mas acho que a abertura delas não é assim nada do outro mundo, isto nas mais wide. Acho que anda pelos 2.8

Obrigado pelas dicas.

rokinon tens muitas 1.5, tipo 16/24/35
semelhante tens tokina, as 11-16mm f2.8 são fantasticas
 
Back
Topo