Fotografia do Mês - Maio/2009 - Sol

Status
Fechado a novas mensagens.
Não concordo.

Quem deve definir o tema deve ser quem organiza o concurso, como aliás é apanágio de todos os concursos de fotografia (e não só).

E mesmo que se fizesse a escolha por votação poderia dar-se o caso de empate, iria-mos perder parte do mês em votações desnecessárias e, mais importante, fosse qual fosse o tema que ganhasse iria haver sempre criticas ao mesmo.

Eu prefiro encarar cada tema como um desafio e o desafio está precisamente em termos de pensar num tipo de fotografia que não estamos habituados a fazer e que nos obriga a "mexer o cú" da secretária em vez de simplesmente ir-mos ao directório das imagens no Pc e pegar numa já pronta (o que é legitimo, como é óbvio).

E se, como tu dizes, "um bom fotografo é-o independentemente do tema", então todos os temas são bem vindos.

Penso que mais importante que o tema seria criar-se uma mailbox no Gmail, para onde todos os participantes devessem enviar a foto que metem a concurso em alta resolução e com o Exif, precisamente para evitar a tentação de alguém ir pescar fotos à net quando o tema se torna "difícil".

É claro que não há prémios, por isso a situação não é das mais dramáticas, mas ainda assim seria desleal para os restantes users.

A foto em alta resolução poderia mesmo ser enviada com umas grandes letras em cima a dizer "AMOSTRA" ou "SAMPLE" apenas para evitar o seu plágio. Daria pelo menos para o Moderador aferir da autoria da imagem.

Se calhar é uma regra desnecessária mas enfim.... lembrei-me dela :)

Cumps.
 
Última edição:
Desculpem-me o comentário. Não é que eu tenha nada contra o tema, seria estúpido dizer "não dá para participar por causa do tema" já que quem é bom fotógrafo é independentemente do tema. No entanto, acho - e não é só por não ser do meu *agrado* o deste mês - , que devia ser proposta em votação prévia uma lista de temas - embora seja legítimo ser o moderador do concurso a escolhê-los - e assim, o público escolhia.

Fica dada a sugestão. Independentemente de se confirmar ou não, se no próximo mês gostar mais do tema participo :D

O problema da temática do amor, não é conseguir fotografias, mas é algo que já toca na privacidade, visto que envolve pessoas :D Eu nem precisava ir fotografar, tenho aqui centenas de fotos do meu irmão só das férias do ano passado:D Tem uma que o jé tirou que ficou excelente, mas obviamente não irei por.

IEm situações destas, será fotos tiradas de maneira "discreta", sem interferir na privacidade, (que foi o caso da foto que enviei, as pessoas até me viram de maquina na mão a fotografar a paisagem e nem ligaram) ou então de um casal que não se importam de ver uma foto deles publicada num concurso, podendo até ser o próprio fotógrafo e a namorada (ou fotógrafa e o namorado :D)

O exemplo do 1º post, por um lado, como não se vê os rostos, é perfeito para tal também.
 
Última edição:
Mesmo sendo sobre o Amor, não precisa de ser propriamente com duas pessoas. Basta dar asas a imaginação..
Alguns exemplos:
http://www.flickr.com/photos/monyi/173311917/
http://www.flickr.com/photos/fdp2/381223103/
http://www.flickr.com/photos/clarissa_boschiero/2050607255/
http://www.flickr.com/photos/andreapaccini/461078714/


Mas isto é apenas a minha opinião..


Concordo!
O amor pode ser entre mae e filho, entre animais, etc.....portanto o tema nao é assim tao complicado como isso.

Sendo assim tenho ate dia 25 para mandar a foto.

Continuem a votar ainda poucos votos.....
cumps
 
O amor pode ser tanta coisa... Nesta foto que tirei, nem sequer há pessoas, e acho que todos conseguem perceber o tema à primeira:

1590611.jpg



Em relação ao concurso há alguns aspectos que queria apontar:
1 - Acho que o grandenaboverde é um lamechas. Gatinhos e amor e tal... lol Estou a brincar obviamente. A minha prova de que gostos são gosto está precisamente no tema anterior. Eu não gostei do tema, nem sequer consegui encontrar um gato, mas deu para ver que o tema foi bem escolhido. E como já foi dito, em todos os concursos é a organização que escolhe o tema, porque é que este havia de ser diferente? A ideia da votação não é boa porque a malta ia simplesmente votar no tema que mais gostar ou que achar mais fácil. Há que manter o desafio, caso contrário perde a piada.
2 - Coisa que já foi apontada, e assumida, mas que quero reforçar: Não às fotos com processamento massivo. A minha máquina até dá para fazer a foto 27 sem mexer no photoshop, ou seja, era a foto tal e qual como saiu da máquina. Ainda assim não deixa de ser processamento "abusivo", independentemente de ser feito pela máquina, ou por nós.
3 - Fotos com quase 200 pixeis de cada lado, a meu ver, são demasiado pequenas para entrar no concurso. No fundo a única coisa que se apanha dali é o enquadramento e as cores, e mesmo assim quase que é preciso uma lupa.
4 - Os EXIFs não foram retirados, o que torna susceptível de haver votação com base no equipamento. Não digo que tenha acontecido ou que vai acontecer, mas não é inédito e acontece em outros sítios.
5 - Se possível acho que a votação deveria manter-se anónima até ao dia do resultado. Ninguém saberia quem ia na frente, nem ninguém andava por aí a dizer votei nesta ou naquela, por isto ou por aquilo, influenciando quem ainda não votou. Cada um tem que avaliar as imagens por si próprio.
6 - Datas das fotos. Não andei a ver, mas acho que não devia ser permitido participar com fotos tiradas antes da data em que foi anunciado o tema. Caso contrário, quem já conta com um grande arquivo de fotos poderá estar em vantagem em relação a quem começou agora, que vai ter que pensar, trabalhar e finalmente tirar a foto. O primeiro só precisa de ir ao arquivo e se tiver por lá alguma coisa, está feito.

Acho que é tudo mas se me lembrar de mais alguma coisa digo. :) De resto, tens os meus aplausos, e agradecimento, tanto pela iniciativa como pelo trabalho que estás a ter.
 
Última edição:
6 - Datas das fotos. Não andei a ver, mas acho que não devia ser permitido participar com fotos tiradas antes da data em que foi anunciado o tema. Caso contrário, quem já conta com um grande arquivo de fotos poderá estar em vantagem em relação a quem começou agora, que vai ter que pensar, trabalhar e finalmente tirar a foto. O primeiro só precisa de ir ao arquivo e se tiver por lá alguma coisa, está feito.

Eu perguntei isso antes de participar porque aqui não há gatos praticamente... a única resposta que li foi esta. Se realmente fosse como tinhas sugerido eu não teria participado, mas fico à espera da reacção do grandenabo às tuas sugestões.
 
Eu também tenho aqui fotos de gatos que já tinha tirado antes do concurso, e não participei porque não consegui tirar uma foto para o concurso. Para mim o concurso serve como motivação para andar a tirar fotos, logo não tenho interesse em andar a concorrer com fotos que já tinham sido tiradas anteriormente.
Ainda por cima nem sequer há prémios, ou seja o concurso é mesmo só pela diversão, e acho que a diversão está em tirar as fotos, não apenas no concorrer ou expor.
Mas é apenas a minha opinião. Se vocês não concordarem tudo bem. :)

PS: Além da questão da justiça em relação ao "esforço" de tirar a foto que já tinha referido anteriormente.
 
Última edição:
Por mim tudo bom, eu só gostava era que isso ficasse bem explicíto de maneira a não ocorrem várias intrepertações das regras do "jogo".
 
Eu por acaso nem me informei disso, por não ter interesse (para mim claro), mas concordo contigo. E não só em relação a isto, a tudo o resto, porque no fundo temos todos a nossa opinião e não pode haver divergências. :)
 
não percebo tanta discussão à volta deste passatempo.. ele é antes de mais uma forma de diversão e de dinamização da comunidade, não me parece que seja preciso criar regulamentos cheios de regras e nuances.. Claro que se quer que joguem todas pelas mesmas regras, no entanto, este concurso/passatempo não é a mesma coisa que um concurso de fotografia oficial, se o fosse, não seriam os users a ditar o vencedor, mas sim um júri...

de minha parte as regras do primeiro post são bastante claras e suficientes, claro que pode haver aqui e ali uma aresta a limar mas o fundamental está lá.. dito isto, quem quiser participar participa, quem não quer tem boa solução..:007:

porque no fundo temos todos a nossa opinião e não pode haver divergências

estás a contradizer-te.. é claro que vai haver sempre divergências justamente porque cada um tem a sua opinião..

cumps
 
Não, quando digo que não pode haver divergências não é em relação às nossas opiniões, é em relação à forma como participamos no concurso. No fundo é o que disse o OldMan:
OldMan disse:
de maneira a não ocorrem várias intrepertações das regras do "jogo"
 
O problema da temática do amor, não é conseguir fotografias, mas é algo que já toca na privacidade, visto que envolve pessoas :D Eu nem precisava ir fotografar, tenho aqui centenas de fotos do meu irmão só das férias do ano passado:D Tem uma que o jé tirou que ficou excelente, mas obviamente não irei por.

IEm situações destas, será fotos tiradas de maneira "discreta", sem interferir na privacidade, (que foi o caso da foto que enviei, as pessoas até me viram de maquina na mão a fotografar a paisagem e nem ligaram) ou então de um casal que não se importam de ver uma foto deles publicada num concurso, podendo até ser o próprio fotógrafo e a namorada (ou fotógrafa e o namorado :D)

O exemplo do 1º post, por um lado, como não se vê os rostos, é perfeito para tal também.

Desculpa lá mas o tema amor não tem de obrigatóriamente que envolver pessoas na imagem e muito menos que invadir privacidades de forma indecorosa.

Amor não é só namorados e amantes. Pode ser uma variedade infinita de coisas, como por exemplo dois cachorrinhos a dormirem juntos ao lado da mãe, duas crianças a darem um inocente beijo, um bébé a dormir agarrado ao seu ursinho, um casal de idosos de mão dada num banco de jardim em contraluz, etc, etc.... Pode até ser uma composição abstracta feita com objectos, ao estilo de natureza morta.

Há centenas de possibilidades, é preciso é procura-las e dar largas à imaginação.

Cumps :)


4 - Os EXIFs não foram retirados, o que torna susceptível de haver votação com base no equipamento. Não digo que tenha acontecido ou que vai acontecer, mas não é inédito e acontece em outros sítios.

6 - Datas das fotos. Não andei a ver, mas acho que não devia ser permitido participar com fotos tiradas antes da data em que foi anunciado o tema. Caso contrário, quem já conta com um grande arquivo de fotos poderá estar em vantagem em relação a quem começou agora, que vai ter que pensar, trabalhar e finalmente tirar a foto. O primeiro só precisa de ir ao arquivo e se tiver por lá alguma coisa, está feito.

Os dois pontos acima estão em contradição. Se retiras o Exif às fotos como é que consegues saber se a foto foi ou não tirada antes do início do concurso?

De certeza que não vai ser o Moderador a ter a trabalheira de andar a tirar o Exif às fotos depois de as receber e de confirmar essa tal data.

Além disso acho que o Exif é importante pois ajuda a confirmar que a foto não foi "pescada" da net.

Just my 2 cents
 
Última edição:
Em relação ao concurso há alguns aspectos que queria apontar:
1 - Acho que o grandenaboverde é um lamechas. Gatinhos e amor e tal... lol Estou a brincar obviamente.
eu detesto gatos. em relação ao amor, não o posso evitar, não tenho culpa de ser bonito. :D

E como já foi dito, em todos os concursos é a organização que escolhe o tema, porque é que este havia de ser diferente? A ideia da votação não é boa porque a malta ia simplesmente votar no tema que mais gostar ou que achar mais fácil. Há que manter o desafio, caso contrário perde a piada.
não há qualquer dúvida que eu é que vou continuar a atirar os temas para cima da mesa.

3 - Fotos com quase 200 pixeis de cada lado, a meu ver, são demasiado pequenas para entrar no concurso. No fundo a única coisa que se apanha dali é o enquadramento e as cores, e mesmo assim quase que é preciso uma lupa.
vou adicionar nas regras um valor mínimo também, a rondar os 400px de lado.

4 - Os EXIFs não foram retirados, o que torna susceptível de haver votação com base no equipamento. Não digo que tenha acontecido ou que vai acontecer, mas não é inédito e acontece em outros sítios.
não digo que isso não possa acontecer, mas aqui a percentagem de pessoas que tem leitores de exif no browser deve ser mínima.. posso retirar os EXIF todos no próximo, mas não me parece que seja algo necessário.

5 - Se possível acho que a votação deveria manter-se anónima até ao dia do resultado. Ninguém saberia quem ia na frente, nem ninguém andava por aí a dizer votei nesta ou naquela, por isto ou por aquilo, influenciando quem ainda não votou. Cada um tem que avaliar as imagens por si próprio.
acho que não dá para não saber os resultados da votação, a única variável que posso editar é mostrar (ou não) quem votou em qual foto, o que acho que convém estar ligado.

6 - Datas das fotos. Não andei a ver, mas acho que não devia ser permitido participar com fotos tiradas antes da data em que foi anunciado o tema. Caso contrário, quem já conta com um grande arquivo de fotos poderá estar em vantagem em relação a quem começou agora, que vai ter que pensar, trabalhar e finalmente tirar a foto. O primeiro só precisa de ir ao arquivo e se tiver por lá alguma coisa, está feito.
e como é que vejo isso? se a pessoa não me envia com EXIF só posso ver pela data de criação do ficheiro.. para além de que o EXIF é facilmente alterável e a data de criação do ficheiro é mais ainda, estamos num fórum de informática, o pessoal sabe como aldrabar essas coisas. :)
 
eu não vejo essa imagem como uma grande manipulação, pôr em P&B é absolutamente normal, e não é de perto nem de longe edição intensiva, quanto ao ter deixado os olhos coloridos, é uma opção estética comum, que vemos em muitos sitios, no entanto concordo que talvez não fosse o que se pretende para este concurso...



não me parece :) deixar apenas os olhos coloridos faz-se num instante :)

cumps

ps/ essa foto não foi submetida por mim, por isso não sou suspeito :007:

Além de que, a foto mais votada até agora também está a P&B a unica diferença é o toque artistico de ter deixado o olho do gato na cor natural..
 
Em minha opinião a fotografia nº 27 do Tema "GATOS" foi objecto do que se chama de manipulação digital, pois foi aplicada uma máscara num qualquer programa de edição de imagem digital, com posterior inversão da cor para preto e branco de maneira a fazer sobressair só e apenas o olho azul do gato. Não se trata por isso de tratamento digital dito "normal" (sharpen, levels, contraste, saturação) mas sim manipulação intensa da imagem.

Aliás, se não fosse essa manipulação intensa da imagem a mesma nunca na vida teria o impacto que tem.

Como tal, e de acordo com as regras acima referidas, não concordo com a aceitação dessa fotografia a concurso.

Cumprimentos.

E não é a única, a mais votada tem a DOF modificada por exemplo.
Eu por acaso considero-me um purista, tento ao mínimo alterar uma foto minha, mas de onde a onde também o gosto de fazer. :)

Depende muito da sensibilidade de cada um. Uns chamam fotografia, outros arte fotográfica, outros ainda arte digital... ande sói one...
 
Última edição:
Os dois pontos acima estão em contradição. Se retiras o Exif às fotos como é que consegues saber se a foto foi ou não tirada antes do início do concurso?

De certeza que não vai ser o Moderador a ter a trabalheira de andar a tirar o Exif às fotos depois de as receber e de confirmar essa tal data.

Além disso acho que o Exif é importante pois ajuda a confirmar que a foto não foi "pescada" da net.

Just my 2 cents

A ideia era mesmo ser o moderador a tirar os Exifs mas realmente tens razão.

eu detesto gatos. em relação ao amor, não o posso evitar, não tenho culpa de ser bonito. :D
Sim sim... Desculpas! :p

não digo que isso não possa acontecer, mas aqui a percentagem de pessoas que tem leitores de exif no browser deve ser mínima.. posso retirar os EXIF todos no próximo, mas não me parece que seja algo necessário.
Bem visto. Quando disse aquilo estava a ter em mente o Olhares em que a info aparece logo "chapada" ou outros fóruns da área onde quase todos têm leitores de Exif, ou sabem pelo menos fazer download da foto e ver os detalhes.

acho que não dá para não saber os resultados da votação, a única variável que posso editar é mostrar (ou não) quem votou em qual foto, o que acho que convém estar ligado.
Sim, também concordo. Embora ache que isso leva a situações tipo Olhares, em que "tu votas em mim, eu voto em ti", também acho que o pessoal deve ter um bocado de bom senso.
A ideia era mesmo não mostrar só durante a votação, depois mostrar tudo.

e como é que vejo isso? se a pessoa não me envia com EXIF só posso ver pela data de criação do ficheiro.. para além de que o EXIF é facilmente alterável e a data de criação do ficheiro é mais ainda, estamos num fórum de informática, o pessoal sabe como aldrabar essas coisas. :)
Eu uma vez tentei e não consegui, daí pensar que a data não dava para editar. lol Pensava que dava tudo menos data e hora.

Bem, mas a foto a preto e branco pode ter sido tirada assim. Enquanto que a do olho foi manipulada. Mas eu não sou contra :)
Isso já depende das máquinas. A minha pode fazer aquilo logo quando tira a foto.

De qualquer forma não concordo com manipulação intensiva, mas acho que aí é um caso bicudo.
Coisas que fujam ao real, por mim ficam excluidas, mas por exemplo, tentar contornar as limitações da máquina, como o diminuir o depth of field, fazer um HDR, bracketing, etc, já não tenho nada contra. Ou o suavizar a pele de um possível modelo, também não me oponho.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo