Fotos Tiradas com os Vossos Telemóveis

Usa um filtro graduado (no Lightroom) só para a parte de cima.
E, para a próxima, sobe um bocado o ISO (experimenta uns 200 ISO).

Cumps
 
Se tens medo ao ruído fazes duas exposições - uma para o terreno, num ISO baixo, e outra para o céu, com um ISO mais elevado.
O ruído, no céu, não interessa (até se junta às estrelas) - fazes o blend no Photoshop e tens um céu mais estrelado, mais facilmente.

Cumps
 
Saudades das fotografias puras sem edições nem adições, à bela maneira do velho rolo fotográfico.
Estamos na era dos Photoshops, vivemos num mundo fotográfico da beleza fictícia, o tempo do retoque digital!
 
Saudade dos beepers, da TV a preto e branco com apenas um canal, dos computadores com sistema operativo baseado no DOS, dos faxes e cartas no correio (sem serem contas para pagar), das cabines telefónicas e de ter que andar com o jerrican na mão durante kms e kms, quando se ficava sem gasolina no carro.

Os avanços tecnológicos (e da técnica) estão cá para nos ajudarem.
Quem quiser ser purista e/ou minimalista continua a poder sê-lo.
Engane-se quem pensa que é fácil o mundo do embelezamento digital.
Fazer uma boa foto, hoje em dia, continua a requerer coisas que existem desde o início dos tempos - composição, luz, sensibilidade.
As ferramentas melhoraram, consegues tirar milhões de fotos sem gastar dinheiro em rolos, e o processo de revelação tornou-se mais fácil e cómodo.

Escusas de ter saudades dos tempos do analógico.
Hoje em dia tens melhores fotógrafos do que antigamente. Tens fotos que nem eram possíveis antigamente.

Agora, tens é que saber filtrar e encontrar esses fotógrafos (não será neste tópico certamente) :)

Cumps
 
Lumia 640
Sem edição - excepto crop e resize.

qzHlMC.jpg
 
Saudades das fotografias puras sem edições nem adições, à bela maneira do velho rolo fotográfico.
Estamos na era dos Photoshops, vivemos num mundo fotográfico da beleza fictícia, o tempo do retoque digital!

Que tempos são esses que eu como fotógrafo não os conheço? Qs tudo o que se faz no Photoshop se fazia em laboratório, no Photoshop é mais rápido.

Dantes não se apagavam coisas das fotos? Não se faziam máscaras no ampliador? Não se pintavam negativos?

Das primeira manhas do curso de fotografia foi ir fotografar céus para depois meter em fotos rebentadas....
 
Que tempos são esses que eu como fotógrafo não os conheço? Qs tudo o que se faz no Photoshop se fazia em laboratório, no Photoshop é mais rápido.

Dantes não se apagavam coisas das fotos? Não se faziam máscaras no ampliador? Não se pintavam negativos?

Das primeira manhas do curso de fotografia foi ir fotografar céus para depois meter em fotos rebentadas....
Welcome to Matrix, what you see is not the reality.
Talvez seja esta a verdadeira beleza das fotografias, tipo maçã envernizada e tamanho Standart nos supermercados.
Capturar um momento mas adicionar um pouco de açúcar para ficar como nós desejamos não como mostra a realidade, "do momento, da máquina, ou do artista fotógrafo"!
Qual artista editor, que corrige, os "defeitos" da máquina ou do artista fotógrafo!
É a arte da edição a sobrepor-se á arte da fotografia.
Então o que é um ficheiro RAW?
 
Este assunto é um bocado discutível. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra! Há fotografias que a nível de edição desvirtuam completamente a realidade e outras que ficam bem mais reais com uma pequena edição.
Já aqui postei a única foto que editei com o Photoshop

Editada. Neste caso com o Photoshop
y4mei4RKD6o__PCrN0Lvzgt7NadvbuHphNru7O3C-lbx6okL7TffXz-CWLcSBo9H8tu9UDZ1nbmg_qXjThYlYEcu8FJJTa4d5__jfgtz-3ib8rxEhZJf9Iit8519dOopSA_NRihTPBgyp1LvjfZaj80MpAbPFM7BH0JizZ1YVu7crf7uAW57DGq2qcFHhZsKBVFvDJ5aBwI3tgCqk_7rtLxFA


E agora a que tinha tirando antes com flash "automático"
y4mvQUwM31QwUngtEBIK7KFQeRwCUuEd7ZDlB24vT0nFcJk101eqDOdHWDwO_o61F4z8TK2MMO4wKu6kxVjZu2KQ1OFHsPThFMAl1d2ZzC3pekjgmRpuJ3F3y8TrPm2g2_klRzK9v8xWxd4Mz9AQa_OvLY5Px6OICCzNl5Do2enxiUvl-BORL9Z-cEXOZMsisRtaeoic2Q3CFmjgCTrEQaI7Q


Acho que a gata ficou muito mais natural na 1ª foto. Os gatos não têm os olhos assim como estão na 2ª!
Considero uma ferramenta como as outras que máquinas ou telemóveis mais caros usam antes de tirar a foto. Só que neste caso o efeito é aplicado à posteriori (em concreto, o quarto estava escuro)
Não vejo mal nenhum na edição, desde que não se caia na tentação de exagerar tipo agora só vejo fotos de gajas ( e gajos) que que querem parecer mais novos e sem rugas no Facebook. Isso é ridículo e topa-se à distância!
 
Iphone? Não encontro a app no andróid.

Já agora alguém conhece software preferencialmente para tlm, que me permita desfocar um fundo, e que me permita o fundo ficar a preto e branco, e a pessoa a cores?

Sim! É para iOS.
Primeiro usas uma ferramenta de blur para o desfoque e depois procuras por uma que permita algo como selective color
 
Não digo o contrário, mas lá está a essência da foto perde-se.
No caso dos smartphones é de momento impossível ter a qualidade de uma dslr, quem sabe num futuro não muito longínquo.
Apenas comentei que tenho saudades de ver uma bela foto sem ter que levar aquele retoque que falta ao original.
Sinto-me "enganado" quando vejo uma foto que levou ali uma ou outra correção, lá está o que chamo wallpaper.
Já não podemos confiar no que vemos.

Sou mais de apreciar a arte de quem tira do que de quem edita!
 
Tudo verdade mas a ideia continua a de ser captar o momento. Sempre com a melhor camara que temos... que é sempre aquela que temos mais à mão! Eheheh

É claro que há pormenores que se querem destacados e como tal têm de levar um retoque sem destruir a essência da imagem...

Mas eu sou amador e pouco percebo de fotografia!

Eheheh

E a ideia que tinha falado de criarmos uma base de dados com os instagram/flickr/EyeEm do pessoal na primeira mensagem deste tópico?
 
Não digo o contrário, mas lá está a essência da foto perde-se.
No caso dos smartphones é de momento impossível ter a qualidade de uma dslr, quem sabe num futuro não muito longínquo.
Apenas comentei que tenho saudades de ver uma bela foto sem ter que levar aquele retoque que falta ao original.
Sinto-me "enganado" quando vejo uma foto que levou ali uma ou outra correção, lá está o que chamo wallpaper.
Já não podemos confiar no que vemos.

Sou mais de apreciar a arte de quem tira do que de quem edita!

A essência da foto perde-se?

Pode ser apenas opinião pessoal enquanto fotografo profissional, mas para mim a essência da foto é registar um momento / sentimentos / locais.
Pode parecer "cliché" mas há quem diga que é tornar um segundo da nossa vida em algo eterno.

Onde é que editar uma fotografia faz com que essa essência se perca?
 
Para continuar a argumentar: cada um toma as opções que quer... há os puristas e os que acreditam em melhorar/destacar o que de melhor está numa imagem... acredito nas duas coisas...

Voltando ao tema das fotos tiradas com o telemovel aqui estão algumas premiadas do ano passado do ippawards.
A edição deste ano também foi muito boa!

Várias editadas e não editadas.... mas siga e venham mas é mais fotos para o tópico! :)
 
A essência da foto perde-se?

Pode ser apenas opinião pessoal enquanto fotografo profissional, mas para mim a essência da foto é registar um momento / sentimentos / locais.
Pode parecer "cliché" mas há quem diga que é tornar um segundo da nossa vida em algo eterno.

Onde é que editar uma fotografia faz com que essa essência se perca?

Estás a carregar/mascarar a foto com algo que irá elevar ou retirar sentimentos que na verdade não existem ou não foram capturados, estás a mascarar uma deficiência da máquina ou do "profissional" que tirou a foto, estás artificialmente a dotar a fotografia de algo que tu achas que está a mais ou que falta, o retoque que o feio ou a mulher gorda desejam nos seus auto retratos.
Wallpapers existem aos milhares, boas fotos que captam a essência de um momento sem artefactos adicionados é difícil encontrar.

Sem querer tirar mérito a quem faz trabalho de edição, mas na arte da foto para mim, a edição não tem lugar.
É como a comida processada!

P.s. Nada me irrita mais que estar num tópico de smartphones, ver uma foto brutal tirada por determinado equipamento e ler que a foto foi editada.
Estou à espera de ver a qualidade da foto tirada por determinado dispositivo que não corresponde à verdade.
 
Última edição:
Estás a carregar/mascarar a foto com algo que irá elevar ou retirar sentimentos que na verdade não existem ou não foram capturados, estás a mascarar uma deficiência da máquina ou do "profissional" que tirou a foto, estás artificialmente a dotar a fotografia de algo que tu achas que está a mais ou que falta, o retoque que o feio ou a mulher gorda desejam nos seus auto retratos.
Wallpapers existem aos milhares, boas fotos que captam a essência de um momento sem artefactos adicionados é difícil encontrar.

Sem querer tirar mérito a quem faz trabalho de edição, mas a arte da foto para mim, a edição não tem lugar.
É como a comida processada!

Eu creio que possa haver uma possivel confusão entre editar uma fotografia, e manipular a mesma.
Também não estou a fazer de manipular, eu pessoalmente não o faço (retirar elementos ou acrescentar, emagrecer e engordar pessoas, etc :D )

Uma fotografia de qualidade apenas pode ser editada com aquilo que é caputarado. Isto é, se a fotografia está sobre-exposta, só consegues que uma fotografia fique "no ponto" se tiver sido capturada a luz necessária, caso contrário fica muito artificial. E com isso estás a trabalhar com algo que já está na fotografia, por isso é que se captura em RAW e não noutro formato...

E é natural que se queira mexer com os sentimentos através da edição.
É um dos motivos de se fotografar / editar, por exemplo, a preto e branco. Nós não vemos o mundo a preto e branco, pela mesmo lógica estamos a adulterar a fotografia e transformá-la em algo irreal
 
Back
Topo