Discussão Four-Thirds [Rumores & Notícias]

Actualização de firmware (1.4) para a Olympus E-P5:

  • A 0 second setting has been added to Anti-Shock mode.
  • Shooting images when using the remote control function of the smart phone application "OLYMPUS Image Share" now supports Art Filter, custom self timer, zoom operation when using the electric zoom, Digital Tele-converter, and Release mode.
    • * It is necessary to update to the latest version of OLYMPUS Image Share.
http://dl01.olympus-imaging.com/ww/ud2/ENU/0001/1080/index04a.html
http://www.olympus.co.jp/en/support/imsg/digicamera/download/software/firm/e1/
 
Tamron officially announces the new 14-150mm F/3.5-5.8 Di III MFT lens.

Bildschirmfoto2014-06-19um102752_zps04fa2af9.png


And now it’s here! Tamron officially released the lens which will ship from June 26
http://www.43rumors.com/tamron-officially-announces-the-new-14-150mm-f3-5-5-8-di-iii-mft-lens/
 
Essa é daquelas objectivas que não precisa de reviews, é essencialmente a perfeição. Mas há que concordar com o Wong que o catálogo MFT é pobre comparado com todas as lentes que a Olympus fez para FT.

Só há muito pouco tempo saiu um corpo de nível mais profissional para o sistema M43 por parte da Olympus... Não fazia sentido ter um lineup de maquinas para amadores como as Olympus Pen e lentes de 2000 euros.. A realidade é que até há muito pouco tempo a Olympus E-5 para todos os efeitos era o topo de gama e a única maquina de nível profissional da Olympus.

Agora com o lançamento da E-M1 é natural que a Olympus comece a investir mais em lentes de topo para o sistema M43.
 
Isso é muito bem visto. Alas o escândalo de contabilidade obrigou a travagem no investimento, caso contrário acredito que teriam a 40-150 pronta logo com a E-M1.
 


Esta opção que já foi também lançada para a E-M1 e para a E-M10, passou aqui um pouco despercebida apesar da importância que tem...

Já conhecia bem o problema da minha Panasonic G3, pensei que com a E-M10 viesse resolvido, mas tive uma pequena desilusão ao disparar as primeiras fotos com a 14-42 EZ, por perceber que ainda estava bem presente o velho problema que persegue as mirrorless desde o inicio, que é as fotografias ficarem ligeiramente tremidas em alguns settings e com algumas lentes por causa de vibrações produzidas pelo shutter, já que o shutter por causa do live view tem que estar sempre aberto e então para disparar a primeira cortina é obrigada a fazer um movimento de vai vem para fechar o sensor e de seguida volta a abrir para dar inicio à exposição, o que produz vibrações que em alguns casos ficam visíveis na foto e prejudicam o detalhe fino..

Mas hoje, eis que resolvi instalar o ultimo firmware e descobri que introduz esta opção mágica:


antishock.jpeg



A Olympus resolveu um problema que a Panasonic nunca resolveu ou sequer reconheceu na minha antiga G3.. A diferença é bem visível... Deixo aqui uns exemplos de crops a 100% com e sem esta opção, descubram de que lado está activa a opção anti-shock:


0shake_1.PNG



0shake_2.PNG



0shake_3.PNG





E estes exemplos foram apenas umas fotos que tirei da varanda para experimentar, estão longe de ser os piores que já vi, porque o shutter shake interfere também com os elementos mais soltos das lentes que fazem a focagem e com as partes moveis dos sistemas de OIS, pelo que os seus efeitos são um pouco aleatórios e imprevisíveis, mas dá bem para ver a diferença que faz nos detalhes finos e na nitidez global da imagem... Na minha antiga Panasonic G3 com a lente 20mm F/1.7 porque o sistema de focagem é dos antigos sem os elementos "soltos" para focagem ultra rápida das outras lentes, os efeitos eram pouco visíveis, já com a Panasonic 14-42 OIS, os resultados variavam entre imagens do melhor que se vê em lentes de kit e resultados piores do que os que obtenho com a Canon Ixus 95IS da minha esposa. Até perceber a origem do problema e as situações em que aparecia cheguei a pensar que o sistema OIS da lente estava avariado.


Já na Olympus, com esta opção ligada deixei de ver qualquer vestígio de vibrações do shutter... Parece que hoje fiz o upgrade para uma máquina, ou uma lente muito melhor do que a que comprei há apenas 4 dias atrás... :009::009:

Para quem ainda não fez este upgrade, ou quem não descobriu esta opção enterrada no meio das opções, aconselho seriamente a perder uns minutos para perceber como funciona e a experimentar. A diferença é perfeitamente visível nas fotos.
 
A M5 também tem essa opção mas começa nos 1/8 seg em vez de 0. Talvez o sensor Sony não suporte primeira cortina electrónica :(
Em todo o caso, esta máquina só activa a função em exposições entre 1/200 e 1/100, ou à volta disso, parece-me, e a diferença
é notória. Fotos fora dessa gama também me parecem não padecer do mal.
 
Última edição:
A M5 também tem essa opção mas começa nos 1/8 seg em vez de 0. Talvez o sensor Sony não suporte primeira cortina electrónica :(
Em todo o caso, esta máquina só activa a função em exposições entre 1/200 e 1/100, ou à volta disso, parece-me, e a diferença
é notória. Fotos fora dessa gama também me parecem não padecer do mal.

As outras também tinham a função apenas com 1/8 segundos.. Isso resolve o problema, mas introduz imenso shutter lag... Com o novo firmware tem-se o melhor dos dois mundos.

A Olympus E-P5 usa o mesmo sensor e o mesmo processador da E-M5 e foi actualizada, posso estar enganado, mas em principio não há nenhum impedimento para que a E-M5 não seja actualizada como foi a E-M1, a E-M10 e a E-P5, é muito provável que o próximo firmware para a E-M5 também já traga este fix como aconteceu com as outras.
 
Última edição:
Crítica:

http://robinwong.blogspot.pt/2014/08/olympus-pen-e-pl7-review.html

Penso que é uma boa evolução relativamente à E-PL5.
A anterior tinha algumas falhas que está veio colmatar, como um ecrã mais adequado (3:2 em vez de 16:9), um melhor sistema de estabilização de imagem.
Basicamente é uma E-M10 sem o visor electrónico e com menos controlos directos.
Em termos de design também penso que está bem conseguida.
Tenho dúvidas é relativamente ao marketing da Olympus, e a quem eles dirigem a máquina, pois pode resultar bem no mercado asiático, mas tenho dúvidas relativamente ao mercado europeu.
Também me parece que a Olympus jogou bem com o preço da câmara pois o corpo custa 400€, o que me parece ajustado.
 
tipo mas qual o objectivo tmb de colocar teleobjectivas em maquinas pequenas??? percebe-se que se queira chegar mais proximo da qualidade e customização de uma DSLR com uma camera mais pequena, agora uma lente assim será sempre um bisonte para carregar seja com uma maquina pequena ou grande lol..

ha coisas que não fazem mt sentido
 
tipo mas qual o objectivo tmb de colocar teleobjectivas em maquinas pequenas??? percebe-se que se queira chegar mais proximo da qualidade e customização de uma DSLR com uma camera mais pequena, agora uma lente assim será sempre um bisonte para carregar seja com uma maquina pequena ou grande lol..

ha coisas que não fazem mt sentido

Confesso que também já pensei assim, mas agora tenho outro ponto de vista.

Vou dar o meu caso como exemplo. Eu neste momento não tenho nenhuma máquina com grande qualidade (nem micro 4/3 nem dslr), mas quando tiver orçamento para isso vou comprar uma delas de certeza. Como tenho uma paixão por vida selvagem sempre tive o "sonho" de ter uma boa dslr com uma teleobjectiva para de vez em quando ir tirar umas fotos a aves e outros animais.

O problema é que em 95% do tempo (ou mais) ia usar a máquina apenas para os passeios de fim de semana e aí uma compacta de topo ou uma micro 4/3 como a Lumix GM1 ou a nova LX100 são perfeitas.

A Lumix GM1 com a lente de kit servia-me para 99% das fotos e no dia que me apetecesse ir tirar umas fotos ao longe sempre podia meter uma destas teleobjectivas para desenrascar, porque afinal "era só mesmo de vez em quando".

Caso opte por uma dslr (70D por exemplo) com uma nova tamron ou sigma 150-600 vou ter um excelente conjunto para 1% das minhas fotografias e provavelmente algumas das outras 99% iam ficar por tirar, porque uma 70D com lente de kit é enorme para andar sempre connosco quando damos um passeio ao fim de semana.

O ideal seria ter uma DSLR e uma compacta de topo (excelente sensor), mas o investimento era maior a pensar num tipo de fotografia muito especial e provavelmente a DSLR ia ficar quase sempre em casa, daí eu achar que estas teleobjectivas fazem algum sentido nalguns casos.

É só a minha opinião.
 
Back
Topo