Discussão Four-Thirds [Rumores & Notícias]

Será que estou a ver metal polido no corpo?

Só faltava ser preta. Mas deve haver versão para isso.

Isto é definitivamente a máquina para acompanhar SLR's

img_1071.jpg



AHAH A lente extendida até parece duma compacta também hehe

ta interessante tá!
 
Última edição:
Esta áquina está mesmo excelente. Fico contente por ver a Olympus a inovar e deixar a sua marca (mais uma vez). É a máquina que eu já queria há alguns anos e não sabia :D
 
Depois de ver a apresentação do dpreview tive que ir buscar um balde e uma esfregona para apanhar a baba que escorria por todo o lado ...

:mad:
 
O mode dial acedes com a mão esquerda (está embutido no corpo, mas saliente para a parte de trás), e esse dial a que te referes é o da direita, para ajustar os valores do obturador/abertura, etc (para ser eventualmente usado em conjunto com o botão '+/-'). Olha com atenção para as fotos de trás e do topo :)

Btw, à medida que se aproxima o anúncio oficial, começam a aparecer imagens leaked um pouco por todo o lado. Mais uma:

(muitas mais aqui)

O corpo parece de facto material metálico, a ver se se confirma :D

É isso, referia-me ao dial de abertura/velocidade. Obrigado pelo esclarecimento ;)
O dial de modo de cena já conhecia, e na minha opinião não faz muita diferença, já o outro parece-me estranho estar na vertical. Mas é uma questão de hábito presumo.

A propósito, ultimamente tenho visto muita gente a mudar de slr para g1 e canon g10 (flickr tá cheio de exemplos).
Fazem-no pela portabilidade (#365 está na moda) e por manter alguma qualidade. Com esta m43 tenho quase certeza que isso acontecerá ainda mais.
 
(...)

Vi agora o comparativo da GH1 vs. D90. Não costumo ler as reviews da camerlabs, mas notei que não fazem uma única menção à cor.(...)
não é por nada mas...
(...)At 800 ISO(...)the GH1 may have subtle evidence of chroma artefacts(...)At 3200 ISO(...) noise levels are again higher and saturation a little reduced
não concordo com ele os niveis de ruido da gh1 podem sem muito bons, mas ainda se nota bem a diferença para d90.

uma entrevista interessante More in the Micro Four Thirds pipeline
parece que já há preços

edit: pro pessoal que prefere em português Olympus Pen no site oficial da Olympus

e confirma-se o que muitos queriam
Material do corpo Metal

edit2: bem o site oficial tem muito mais informação que os link anteriores
bulb ate 30 minutos!!!
 
Última edição:
Os "chroma artifacts" é o de menos. A questão é que saturação não está "a little reduced" apenas a ISO 3200. Até em ISO 80 se nota uma grande diferença de saturação. Pelo menos para mim é gritante. Agora não sei se isso tem a ver com o JPEG ou se é mesmo uma característica do sensor.

Quem ler as conclusões da review camerlabs e não olhar para as fotos fica com ideia que os resultados são "muito semelhantes." Até podem ser no detalhe e no ruído, mas claramente a cor é prejudicada e isso não é referido.
 
Bem brutal mesmo, estamos a ver a nascer um novo segmento, que vai sem dúvida convencer um mercado de grand€ valor. Espero que a Olympus e Panasonic vendam milhões de câmaras, para que o sistema continue a crescer e a evoluir :D

Btw, antes da preview da EP-1, foi publicada uma entrevista com o Mr. Watanabe ("leader of Olympus' SLR planning department"), que traz informação bastante interessante. Excertos:

The E-P1 will be the first of a range of Micro Four Thirds cameras from Olympus, says Mr Watanabe. Electronic viewfinders and more lenses (which could include more pancake primes) will be developed, he said, as he spoke to us about the company's plans and ambitions for Micro Four Thirds.

"We are now preparing for a future product with an EVF. But for this product [E-P1] we were concentrating on small size," he said. This, he explained, was because of how the company sees the market for Micro Four Thirds: "The idea of removing the mirror and shortening the distance back to the sensor dates back to 2002/01. The E-420 is the smallest DSLR in the world, it has good penetration into the young and the step-up [from compact camera] categories. We know that more than 20% of compact camera customers have thought about buying a DSLR but are put off by the size, weight and complicated operation."

And this is a market with huge potential - compact cameras outsell DSLRs by around 10:1, so 20% of the compact camera market is more than double the current number of DSLRs sold. Micro Four Thirds therefore won't necessarily cut into existing Four Thirds sales, he says: "We don't think one will shrink as the other grows - Micro Four Thirds will expand into traditional compact camera markets."

Watanabe concedes that other manufacturers are likely to enter the mirrorless system camera market however: "Within five years more companies will come, but we believe that, as these manufacturers enter the market, the market will grow." And when it does, he says, the Micro Four Thirds System will still have an advantage: "Logically, we can make cameras smaller than the competitors if they are using APS-C-sized sensors."

Watanabe explained the extent to which the company has gone to minimize size, including automatic correction of distortion: "We are doing distortion corrections. Panasonic is doing this and likewise we're doing the same to allow us to make the lens smaller." Optical quality is still fundamental to the system, though he said: "When it comes to picture quality - it's not about the sensor - it's the optical performance of the lenses that is most important to us. We are serious about improving noise - with this model we brought in a new image processing engine that allows us to extend the sensitivity range to ISO 6400." And this isn't the only change it has brought: "The new engine is improved in terms of jaggy and false-color reduction, so we have been able to use a lighter anti-aliasing filter."

He then expanded on the company's lens strategy: "With this launch there are two lenses but there are also two adapters, to allow the use of all Zuiko Digital Four Thirds lenses. We will also introduce an OM adaptor and expect third parties to make adapters for other types of lens." But the two lenses won't be the limit of the M-Zuiko Digital range: "When we launched Four Thirds we created a roadmap in response to calls from the market, we arranged them into a series of priorities and started to create those lenses. In Spring, we will launch at least a wide zoom or a high magnification zoom after that we will listen to voices from the market. If customers request prime lenses first, they'll be first on our priorities list."

These primes could follow the compact, 'pancake' design of the 17mm lens launched today: "this is our second pancake lens, following the 25mm F2.8 Four Thirds lens. The 25mm was very well accepted - better than we expected, so we will follow customer requests."
Qualidade do vidro, sempre fundamental :D.


Depois do lançamento oficial, finalmente foram confirmadas certas specs finais:

- IS Mecânico para fotografias (4 EV steps efficiency) e IS Electrónico para filmes (Shifting electronic image stabilisation - Digital IS)
- Video function allow the application of Art Filters, but it also includes the ability to vary depth of field, angle of view, and autofocus during recording. And of course, this can be done with all lenses. It records up to an incredible 5 minutes of high-resolution HD (1280x720p) at 30fps in one single shot. Movies can be recorded and played back in AVI format, at both standard 4:3 or wide screen 16:9 aspect ratios.
- TruePic V image processor (nem chegou a haver o IV)
- O viewfinder VF-1 tem um campo de visão de 17mm (como a pancake)
- 11-area multiple AF
- Corpo de metal
- Low-Pass filter mais soft (finalmente!!)
- Afinal o adaptador FT > mFT permite autofocus, ainda que mais lento, com todas as lentes FT já existentes :wow: (e não apenas as lentes com Contrast Autofocus, como se pensava)
- Preço do kit com duas lentes: 949€ (a médio prazo isto vai ficar extremamente t€ntador)


Aparentemente, as principais desvantagens detectadas pela dpreview são o facto de o LCD de 3" ter baixa resolução e de o sistema de AF não ser tão rápido quando nas máquinas da Panasonic. Bem mas de qualquer forma, estou vendido a estas pequenas máquinas :D


Mais duas pics:
ep1vse450.jpg


ep150mmom.jpg



Btw, deixo a pergunta: quanto tempo vai demorar até a Canon/Nikon apresentarem corpos deste género?
 
Os "chroma artifacts" é o de menos. A questão é que saturação não está "a little reduced" apenas a ISO 3200. Até em ISO 80 se nota uma grande diferença de saturação. Pelo menos para mim é gritante. Agora não sei se isso tem a ver com o JPEG ou se é mesmo uma característica do sensor.

Quem ler as conclusões da review camerlabs e não olhar para as fotos fica com ideia que os resultados são "muito semelhantes." Até podem ser no detalhe e no ruído, mas claramente a cor é prejudicada e isso não é referido.
em relação a saturação não sei ate que ponto não é uma característica da panasonic (ou da forma como esta trata as imagem) talvez as cores da da ep-1 sejam mais saturadas, a imagem a iso 80 deves estar a fazer confusão porque é da Canon PowerShot SX1, aGH1 tem minimo de 100.

mas concordo contigo ainda falta um bom bocado para chegar a qualidade da d90
 
Os "chroma artifacts" é o de menos. A questão é que saturação não está "a little reduced" apenas a ISO 3200. Até em ISO 80 se nota uma grande diferença de saturação. Pelo menos para mim é gritante. Agora não sei se isso tem a ver com o JPEG ou se é mesmo uma característica do sensor.

Quem ler as conclusões da review camerlabs e não olhar para as fotos fica com ideia que os resultados são "muito semelhantes." Até podem ser no detalhe e no ruído, mas claramente a cor é prejudicada e isso não é referido.

"The image left was taken with the Panasonic Lumix DMC-GH1 at 100 ISO with the VARIO G 14-140mm kit lens at 17mm f8; the original Large Fine JPEG measured 5.44MB. The crops are taken from the area marked by the red square and presented here at 100%.", é o que está no site :P. Mas sim, não há dúvida que a D90 tem vantagem (ainda que marginal em isos baixos).

De qualquer forma, há que reconhecer que os sensores FT/mFT têm vindo a evoluir. A análise da D5000, demonstra (para surpresa de muitos, eu incluído) uma grande melhoria da Dynamic Range (marginalmente superior à D5000). Mas o melhor de tudo, e que foi agora introduzido com a EP-1, é mesmo o filtro AA mais fraco juntamente com o novo processador TruePic V. Se cumprir o que promete, as fotos vão ficar ainda mais sharp :D (seguindo assim a mesma abordagem que a Panasonic neste aspecto).

edit - as últimas imagens da galeria @ dpreview mostram uma performance com ISOs altos surpreendente :wow: (comparando com os sensores antigos)

edit2 - a página da Olympus America tem alguns demos de vídeos feitos com a EP-1

edit3 - a dpreview já tem também vários samples de vídeos
 
Última edição:
A ISO1600 borra-se toda, é só aberrações cromáticas por todo o lado (dependendo da situação). Mas hey, estão a comparar isto com a D90 por alma de que santo? Comparem-na com uma D60, no máximo ...

Para mim está óptima, quero uma, period!
 
A máquina até está engraçadita... mas os preços para já anunciados são exurbitantes (800+€ para o kit com a prime pancake).

Se fosse com o proposito de complementar uma SLR, naquela de ter uma boa compacta para andar no bolso, preferia muito mais comprar uma Sigma DP1, que se arranja por uns 290€ (a Olympus mesmo depois de ultrapassado aquele preço inicial deve ficar a custar pelo menos o dobro).
Ok, não dá para mudar as lentes, mas e então? Se vou comprar uma máquina só por ser pequena não quero andar com teles lá enfiadas obviamente.
 
Depende, a pessoas que podem nao querer usar como complemento ás SLR, mas sim como a sua máquina de dia-a-dia.

Eu apesar de gostar muito desta EP1, sinto que nao era capaz de comprar. Faz confusão nao ter Viewfinder. Podiam por como algumas leica tem ao lado.
 
A máquina até está engraçadita... mas os preços para já anunciados são exurbitantes (800+€ para o kit com a prime pancake).

Se fosse com o proposito de complementar uma SLR, naquela de ter uma boa compacta para andar no bolso, preferia muito mais comprar uma Sigma DP1, que se arranja por uns 290€ (a Olympus mesmo depois de ultrapassado aquele preço inicial deve ficar a custar pelo menos o dobro).
Compravas mesmo a DP1? É sabido que a máquina não prima pela qualidade, assim como a DP2 (é só procurar reviews no google). Para mim a única compacta no mercado neste momento que vale mesmo a pena é a Canon G10 (450€ na Pix). Fora esta, não me ocorre nenhuma máquina que seja melhor dentro do segmento das compactas (high-end). De resto, é tudo um grande vazio, e é aí que estas máquinas mFT entram (e as futuras NX da Samsung), e a nível de versatilidade e do potencial na qualidade de imagem elas levam a melhor em relação ao que já existe no mercado (de compactas high-end).

Quanto ao preço, é o esperado para um preço de lançamento... A Panasonic G1 também saiu a pouco mais de 1000€, está agora a 620€ - o kit com a lente standard (tudo preços na Pix). Daqui a uns quantos meses esta EP-1 deve estar muito mais "comprável", digo eu.

Ok, não dá para mudar as lentes, mas e então? Se vou comprar uma máquina só por ser pequena não quero andar com teles lá enfiadas obviamente.
Mas podes querer meter lá umas primes wide mais luminosas, ou lentes antigas que tenhas eventualmente ;)


Quanto a um viewfinder mais a sério, pois.. segundo o Watanabe, só mesmo no próximo modelo.
 
Última edição:
Compravas mesmo a DP1?

Sim comprava. A lente tem uma nitidez incrivel, e a maquina tem um bom alcance dinamico e aguenta-se bastante bem com o ruido. Tem problemas com os jpegs, mas eu não os uso. É obvio que cada caso é um caso, e a DP1 para grande parte da fotografia que faço encaixava que nem uma luva.

Mas pronto, eu não estou a dizer que esta olympus não seja má, pois não o parece ser. Apenas acho é que se aquele preço se vier a confirmar, está completamente inadequado para a máquina que é. O que seria o publico alvo da máquina (fotografos de slr que querem uma compacta e fotografos de compacta que querem evoluir) deixa de o ser devido ao preço dela. É um preço demasiado alto para servir um capricho.
 
Back
Topo