Freepbx Vodafone.

Pois, mas eu nem se quer é isso, eu quero mesmo aprender sobre VoIP e usar na mesma casa. Ok, talvez fosse fixe tirar partido de estar fora de casa e receber a chamada à mesma estilo NOS Telefone mas nunca para usar o numero de forma permanente fora da morada de instalação.
 
Depois de correr meia internet e de mil tentativas finalmente consegui por o freepbx a funcionar com o VOIP da vodafone.

A quem interessar aqui ficam as configurações
OUTBOUND
type=peer
disallow=all
nat=yes
host=ims.vodafone.pt
fromdomain=ims.vodafone.pt
;outboundproxy=proxythomson.ims.vodafone.pt (atenção que a ; é mesmo de propósito e foi este pormenor que fez toda a diferença)
insecure=port,invite
qualify=250
username=+351XXXXXXXXX
fromuser=+351XXXXXXXXX
auth=+351XXXXXXXXX
secret="acesss id" (ir a acesso.vodafone.pt. Não esquecer de tirar as "")
canreinvite=yes
allow=ulaw,alaw
directmedia=yes
context=from-trunk

INBOUND

Register String : +351XXXXXXXXX:"access id"@ims.vodafone.pt/+351XXXXXXXX

Divirtam-se

Olá @bassopt! Estou a aventurar-me nisto do FreePBX mas ainda não encontrei onde posso colocar estas informações... Será que me consegues ajudar nisto? Desde já obrigado!
 
Olá @bassopt! Estou a aventurar-me nisto do FreePBX mas ainda não encontrei onde posso colocar estas informações... Será que me consegues ajudar nisto? Desde já obrigado!
Na zona de criar trunk chan_sip

XtfvaG8.png

De qualquer forma eu nesta altura não usaria chan_sip mas sim pjsip. Chan_sip funciona mal nas últimas versões de freepbx e em breve será descontinuado.

Ate é mais fácil de configurar. É só seguir os parametros de login etc. escolher outbound only na parte de autentificação. Eu neste momento já não estou a usar freepbx nem tenho a máquina virutal onde o mesmo corria activa , pois já não sou cliente VDF e para a config que tenho na MEO o 3cx funciona melhor Senão punha os screenshots.
 
Tenho vodafone, e estou a começar a usar o FreePBX num docker containers no meu servidor.
Isto funciona bem de modo a conseguir ser usado diáriamente. Obrigado
 
Tenho vodafone, e estou a começar a usar o FreePBX num docker containers no meu servidor.
Isto funciona bem de modo a conseguir ser usado diáriamente. Obrigado
Eu não aconselho a usar freepx em docker. SIP é muito picuinhas com IPs e rotas etc ... Fora que há grande probabilidade de muitos plugins não fucionarem ( imagino que sejam versões não oficiais em cima de imagens Debian ou Ubuntu. ). É testar. Se funcionar … ótimo. Se é para uma empresa de todo não.
 
É para uso em casa no telefone de casa e brincar, mas queria que fosse uma solução minimamente estável, no futuro quero ligar tb o video porteiro Dahua, Hvision ao mesmo SIP server para ter tudo centralizado.
 
Eu não aconselho a usar freepx em docker. SIP é muito picuinhas com IPs e rotas etc ... Fora que há grande probabilidade de muitos plugins não fucionarem ( imagino que sejam versões não oficiais em cima de imagens Debian ou Ubuntu. ). É testar. Se funcionar … ótimo. Se é para uma empresa de todo não.
Mas não cheguei a perceber caso instale numa vm, ou servidor dedicado, funciona bem o SIP da vodafone residencial? Obrigado
 
Depois de correr meia internet e de mil tentativas finalmente consegui por o freepbx a funcionar com o VOIP da vodafone.

A quem interessar aqui ficam as configurações
OUTBOUND
type=peer
disallow=all
nat=yes
host=ims.vodafone.pt
fromdomain=ims.vodafone.pt
;outboundproxy=proxythomson.ims.vodafone.pt (atenção que a ; é mesmo de propósito e foi este pormenor que fez toda a diferença)
insecure=port,invite
qualify=250
username=+351XXXXXXXXX
fromuser=+351XXXXXXXXX
auth=+351XXXXXXXXX
secret="acesss id" (ir a acesso.vodafone.pt. Não esquecer de tirar as "")
canreinvite=yes
allow=ulaw,alaw
directmedia=yes
context=from-trunk

INBOUND

Register String : +351XXXXXXXXX:"access id"@ims.vodafone.pt/+351XXXXXXXX

Divirtam-se
Boas,

Malta, venho despertar este tópico antigo mas eu estou a tentar configurar a Vodafone no freepbx e não sei como fazer.
acesso.vodafone.pt
já não existe, redirecciona para a página principal da Vodafone portanto onde é que vou buscar o secret?
Conseguem dar-me a info completa mas para as condições atuais?

E dá para fazer isto tudo pelo GUI do FreePBX?
Estou a usar FreePBX 16.0.40.7 com Asterisk 18.20.0

Notem que não tenho routers nem material nenhum da vodafone a não ser o meu número móvel 91xxx

Se por acaso souberem como fazer para números fixos e móveis na NOS, também me dava jeito.
Têm conhecimento de alguma empresa/operadora que forneça SIP Trunking com números portugueses a preços acessíveis? Conheço a G9Telecom, talvez a letscall.pt mas de resto não sei mais, ainda esstou a pesquisar no Google.

@bassopt @Ribatexano @Furby

Obrigado e boas festas!
 
Última edição:
Boas,

Malta, venho despertar este tópico antigo mas eu estou a tentar configurar a Vodafone no freepbx e não sei como fazer.

já não existe, redirecciona para a página principal da Vodafone portanto onde é que vou buscar o secret?
Conseguem dar-me a info completa mas para as condições atuais?

E dá para fazer isto tudo pelo GUI do FreePBX?
Estou a usar FreePBX 16.0.40.7 com Asterisk 18.20.0

@bassopt @Ribatexano @Furby

Obrigado e boas festas!
Viva.
infelizmente não posso ajudar. Já não sou cliente Vodafone vai para dois anos…. Não estou a par das mudanças na rede
Boas Festad
 
Back
Topo