Problema Front-focus Sigma 70-200/2.8

adolfo dias

Power Member
boas

comprei uma Sigma EX 70-200mm f/2,8 DG APO HSM II para a minha 350d à uma semana.
o tempo para fotografar tem sido pouco, mas ontem la consegui 1 horita para umas brincadeiras.

a modelo foi a maria, pelo que n tenho permissão de colar as fotos, mas reparei que nos 200mm f/2.8 a imagem fica pouco nitida no ponto de foco (olhos) e razoavelmente nitida no chão uns passos para a frente. sendo que foram disparos na vertical, com o ponto de foco mais à direita (neste caso no topo)

n esperava nenhuma 85mm f/1.4, mas confesso que estranhei a situação.
entretanto arranjei uma escala e ja testei problemas de front/back focus e pareceu-me estar a focar no centro, pelo menos danto o desconto de eventuais tremores.

http://s13.postimage.org/4pm2rmdyv/sigma.jpg

fiz esta foto ontem à noite
200mm
f/2.8
iso 400
1/80 handheld

o iogurte esta inclinado, tentando ao maximo um angulo de 45º entre a lente e o objecto e tentei ao maximo apontar para a escrita em PT.
está-me a fazer alguma confusão aqueles milimetros focados antes, comparando com o que esta para cima, mas parece-me nitido (ponto de foco) QB dadas as circunstancias

terei algum problema de front focus (por minimo que seja)?
será a 350d a capar a lente?
será que criei demasiadas expectativas na lente?

TIA

btw se quiserem sugerir outros testes força
 
As objectivas que não sejam da marca das máquinas podem facilmente ter esses problemas de front/back focus.
Se o problema se manifestar apenas em algumas distâncias focais o problema pode ser mais sério, se não é só mandar calibrar.
 
Também uma lente canon poder ter front/back focus, não é só por ser third party.

a 200mm e 1/80 handlheld não dá para saber grande coisa, tipo sem saberes ao clicares no botão mexes a câmera uns milímetros...
 
Também uma lente canon poder ter front/back focus, não é só por ser third party.
(...)

Sem duvida que as lentes Canon ou Nikon podem ter esse problema, o que tentei dizer é que é muito mais fácil encontrar lentes da concorrência com este problema.

Por acaso tinha pensado que tinhas tirado a foto com tripé, assim não se sabe bem se foste tu que deixaste descair um pouco a máquina quando carregaste no botão ou se focou mal. É melhor experimentares com tripé a tirar algumas fotos.
Também é normal o foco falhar de vez em quando, mesmo em objectivas da gama profissional da Canon/Nikon/Sony ...
 


ponto de foco mais à direita na mola amarela de tras

1/30
f/2.8
iso 200
200mm



ponto de foco central na mola verde

1/25
f/2.8
iso 200
154mm

ambas com monopé

ja me parecem melhores, dadas as circunstancias
parece que criei expectativas a mais na lente...
 
Naquela do iogurte parece-me que tens DOF de 2 cm, se tanto... Eu acho que monopé não chega, basta um ou dois milimetros para desfocar... Não tens uma mesa com uns livros onde pousar a máquina? :p
 
Nestas objectivas com grandes aberturas penso que seja melhor comprar as de marca, pois têm melhores performances, no que toca focus. O problema é que o focus tem de ser muito preciso. Nas objectivas com aberturas de f/3.5 para cima, penso que já não haja esse problema. Agora de 2.8 a 200mm, aí já é capaz. Essas cameras entry level, não tem o calibrador de focus para as lentes e mais vale comprar objectivas da marca para pelo menos nao ter esse problema. As camera já mais "pro" tem esse calibrador e depois ajusta-se para cada lente.
 
Então qual é o problema? :p

Eu acho é que sobreestimaste a profundidade de campo que terias a 200mm f/2.8 a curta distância... Parece-me que focar correctamente nestas condições em handheld é simplesmente impossível.
 
Última edição:
Então qual é o problema? :p

Eu acho é que sobreestimaste a profundidade de campo que terias a 200mm f/2.8 a curta distância... Parece-me que focar correctamente nestas condições em handheld é simplesmente impossível.

esperava mais qualidade e nitidez da lente
acho estranho focar um olho e ter mais nitidez na calçada 1m à frente do que na cara
 
Estas a falhar o focus, se a pessoa se está e mexer muito ou tu, já é o suficiente. Faz focus continuo e vê os resultados.
 
Estas a falhar o focus, se a pessoa se está e mexer muito ou tu, já é o suficiente. Faz focus continuo e vê os resultados.

é possivel falhar o foco por tanto?
tentar focar o olho e acertar no nariz ou no queixo ainda é naquela, mas parecer que o ponto de foco passou de cima para baixo?
 
Eu, que pouco percebo, digo que pode ter a haver com o ponto de foco. Se falhou o ponto que pretendes, acertou noutro que não tem a haver. Não conheço as specs da máquina, talvez a máquina não tenha muitos pontos de focagem e isso faça com que esta fique mais distante do pretendido.
 
a maquina tem 7 pontos de foco
estava seleccionado o ponto de foco mais à direita e o resultado é como se estivesse a focar mais à esquerda, o que me levou a levantar a questão do front focus

pelos shots que fiz na escala n me deu ideia de sofrer disso...
 
Pelo que percebi da descrição, podes ter inclinado a máquina e por consequência o plano de focagem, tendo assim ficado focado o chão à frente dos pés d'a maria (bem como algo atrás da cabeça dela).
 
Nestas objectivas com grandes aberturas penso que seja melhor comprar as de marca, pois têm melhores performances, no que toca focus. O problema é que o focus tem de ser muito preciso. Nas objectivas com aberturas de f/3.5 para cima, penso que já não haja esse problema. Agora de 2.8 a 200mm, aí já é capaz. Essas cameras entry level, não tem o calibrador de focus para as lentes e mais vale comprar objectivas da marca para pelo menos nao ter esse problema. As camera já mais "pro" tem esse calibrador e depois ajusta-se para cada lente.

Pois... mas nem toda a gente tem dinheiro para comprar algo melhor.

O calibrador de focus consegue resolver alguns problemas, mas em objetivas zoom perde eficácia e pode ser necessário fazer uma calibração da objetiva, mesmo em objetivas da marca (embora seja certo que estas normalmente precisem de menos ajustes).


aqui parecem ok

Nesses testes, embora imperfeitos, dá para ver que a objetiva está boa. Ou pelo menos quase de certeza "dentro dos parâmetros normais da marca".

Penso que é algo com o qual vais ter de viver.

Como já aqui se disse, usar o foco contínuo pode ajudar... se a máquina e objetiva conseguirem acompanhar (o que nem sempre acontece até com máquinas e objetivas de gama superior).

É possível que tenhas de melhorar a tua ténica de handheld, que com o peso de uma 70-200/2.8 não é fácil.


a maquina tem 7 pontos de foco
estava seleccionado o ponto de foco mais à direita e o resultado é como se estivesse a focar mais à esquerda, o que me levou a levantar a questão do front focus

pelos shots que fiz na escala n me deu ideia de sofrer disso...

Outra coisa que tens de perceber é que nem todos os pontos de foco são iguais e que eles precisam de algo para "se agarrar". As escalas que usaste têm detalhe adequado para que o AF "agarre facilmente" enquanto que um rostro normalmente não. Isso complica substancialmente a aquisição de foco correto. Seja em que máquina for.
 
Back
Topo