Fuji S6500 - AE LOCK

Nem em estúdio... Em estúdio tens todo o tempo do mundo para tudo e mais alguma coisa, e até te convém uma exposição regular em todas as fotos. Para tal, a melhor solução é mesmo o Manual e não o AE lock. Especialmente se a máquina não tiver metering com flash ou lá como isso se chama. A olympus E-330 quando faço lock está-me sempre a mostrar o aviso de que a foto está subexposta por mais de -5Ev, e no entanto as fotos saem bem.
 
Última edição:
mesmo assim acho que para fazer 2 ou 3 fotos n há mal em usar o AE-L
na realidade apesar de saber para que serve nc o usei, daí nem ter mts certezas em que situações será realmente util
 
Mal não há, o problema é ser menos prático. Em estúdio não tiras 2 ou 3 fotos porque acho que aquilo só te tranca a exposição para a foto seguinte ou enquanto estiveres a segurar o botão, penso que varia de máquina para máquina (na minha nem faço ideia de como seja lol).
E depois tinhas que fazer os flashes dispararem todos, ao mesmo tempo que carregas no botão. Alguma máquina dispara o flash com o AE-lock? Se não o fizer, então não é mesmo utilizável.
 
Ah... Com spots é na boa... Mas também, para quê um AE-lock dedicado se vais fazer o metering e focagem à mesma coisa?

É aqueles casos mesmo muito específicos. Para mim o AE lock só é útil em Point&Shoot, porque nessas não controlas nada da exposição.
 
Eu uso bastante porque acho mais prático que ir ao menu mudar para spot metering.

2 exemplos de utilização:
-Para medir a luz na cara de uma pessoa: zoom ao máximo (ou chegar ao pé da pessoa) para preencher o ecran com a cara, AE Lock, afastar e tirar foto

-A composição final tem por exemplo um foco de luz (pode ser por exemplo o reflexo do sol na água) que não queremos que a máquina tenha em consideração ao medir a luz: desviar a composição até não ter esse foco de luz (para medir por exemplo apenas um barco e o céu azul mas não aquele foco brilhante), AE lock, fazer a composição final com o foco de luz (que como é obvio vai ficar sobre-exposto) e tirar foto.

Assim faz-se uma medição média, que não inclui partes que não queremos que sejam consideradas na medição de luz, mas que por outro lado não se limita a um ponto.
 
Mal não há, o problema é ser menos prático. Em estúdio não tiras 2 ou 3 fotos porque acho que aquilo só te tranca a exposição para a foto seguinte ou enquanto estiveres a segurar o botão, penso que varia de máquina para máquina (na minha nem faço ideia de como seja lol).
E depois tinhas que fazer os flashes dispararem todos, ao mesmo tempo que carregas no botão. Alguma máquina dispara o flash com o AE-lock? Se não o fizer, então não é mesmo utilizável.

extreei ontem o meu botão
enquanto carrego no botão ela mantem a mesma exposição vire para onde virar durante as fotos que forem.
flash é que tá escasso. ao premir o AE-L alterava-me a velocidade e passava de fill flash a slow sync
 
Eu uso bastante porque acho mais prático que ir ao menu mudar para spot metering.

2 exemplos de utilização:
-Para medir a luz na cara de uma pessoa: zoom ao máximo (ou chegar ao pé da pessoa) para preencher o ecran com a cara, AE Lock, afastar e tirar foto

Só por esse trabalho todo mais vale ir aos menus. lol E penso que qualquer máquina que tenha um botão AE-lock dedicado também deve ter um switch para o metering. Este último é muito mais comum.

-A composição final tem por exemplo um foco de luz (pode ser por exemplo o reflexo do sol na água) que não queremos que a máquina tenha em consideração ao medir a luz: desviar a composição até não ter esse foco de luz (para medir por exemplo apenas um barco e o céu azul mas não aquele foco brilhante), AE lock, fazer a composição final com o foco de luz (que como é obvio vai ficar sobre-exposto) e tirar foto.

Assim faz-se uma medição média, que não inclui partes que não queremos que sejam consideradas na medição de luz, mas que por outro lado não se limita a um ponto.

Aqui já compreendo mais a sua utilidade, mas ainda assim, se mudares, por exemplo, para Average ou Center e fizeres a medição no barco com o AE/AF-lock a máquina vai reduzir o metering à zona do barco e ignora o resto.

extreei ontem o meu botão
enquanto carrego no botão ela mantem a mesma exposição vire para onde virar durante as fotos que forem.
flash é que tá escasso. ao premir o AE-L alterava-me a velocidade e passava de fill flash a slow sync

Assim já é mais útil. É pena não funcionar com o flash, isso é que dava mesmo jeito.
 
Só por esse trabalho todo mais vale ir aos menus. lol E penso que qualquer máquina que tenha um botão AE-lock dedicado também deve ter um switch para o metering. Este último é muito mais comum.
Rodar a lente e carregar num botão é mais rápido que carregar no menu, navegar até metering, escolher o spot, tirar a foto e depois voltar para matrix.

Quanto ao ter ou não botão dedicado para o metering, as Nikon D40/x/50 não têm, achas que tinha o botão e não tinha dado conta?
 
Rodar a lente e carregar num botão é mais rápido que carregar no menu, navegar até metering, escolher o spot, tirar a foto e depois voltar para matrix.

Quanto ao ter ou não botão dedicado para o metering, as Nikon D40/x/50 não têm, achas que tinha o botão e não tinha dado conta?

Rodar a lente é mais rápido, mas ir ao pé da pessoa pode não ser. Além disso, a menos que tenhas uma lente de abertura constante isso não resulta porque a lente fecha à medida que fazes zoom, e aí os valores de exposição alteram-se.

Por acaso a Nikon D40/x/50 foram das poucas SLR que vi sem switch para o metering.
 
Eu uso bastante porque acho mais prático que ir ao menu mudar para spot metering.

2 exemplos de utilização:
-Para medir a luz na cara de uma pessoa: zoom ao máximo (ou chegar ao pé da pessoa) para preencher o ecran com a cara, AE Lock, afastar e tirar foto

-A composição final tem por exemplo um foco de luz (pode ser por exemplo o reflexo do sol na água) que não queremos que a máquina tenha em consideração ao medir a luz: desviar a composição até não ter esse foco de luz (para medir por exemplo apenas um barco e o céu azul mas não aquele foco brilhante), AE lock, fazer a composição final com o foco de luz (que como é obvio vai ficar sobre-exposto) e tirar foto.

Assim faz-se uma medição média, que não inclui partes que não queremos que sejam consideradas na medição de luz, mas que por outro lado não se limita a um ponto.
Ora exactamente. É nestas situações que acho o AE-L (botão dedicado) extremamente útil e de mais rápido acesso. Assim tenho conseguido excelentes exposições em situações em que não tenho tempo de utilizar modos manuais (point &shoot).
 
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