Equipamento Fuji X100S

O preâmbulo está excelente, na mouche mesmo!

É uma história muito boa. Sem dúvida que o ZA é um grande comunicador.

Só não concordo com a parte sobre a Sony: "Ugly as hell. Clunky. Clumsy. Out of balance…" Isto porque de momento a RX1 é a minha máquina de sonho (e aí sim estamos a falar de preços "proibitivos".

Mas o preço coloca-a a um nível que a escolha é dificil.

Porquê? Há alguma concorrente mais barata à altura?
 
Última edição:
A X100s pelo que tenho lido é fantástica, muito acima da X100 e em termos de rapidez de focagem está tb acima da X-pro1. É claro que quando sair a sucessora da X-pro1 tb será incluída a mesma tecnologia.
 
Porquê? Há alguma concorrente mais barata à altura?

Onde queria chegar com o meu comentário era que aquele preço dá para avançar para uma DSLR. Dá para as NEX, dá para aa Olympus OM-D. Todas com vantagens e desvantagens. Mas eu também gostei do que vi. Apenas é difícil a decisão. A RX1 como dizes o preço resolve o problema por si. A este preço ai os caminhos já podem ser vários e é difícil escolher uma câmara com lente fixa.
 
Se só precisas de 35mm ou flash a 1/1000 não é escolha dificil... Quando um produto é o melhor naquilo que faz, a escolha só é dificil para quem o quiser utilizar para outros propósitos.
 
Se só precisas de 35mm ou flash a 1/1000 não é escolha dificil... Quando um produto é o melhor naquilo que faz, a escolha só é dificil para quem o quiser utilizar para outros propósitos.

Nem mais.


aquele preço dá para avançar para uma DSLR.

DSLR nem sempre implica um "avanço" ;) Antes pelo contrário, cada vez mais é um "retrocesso" para muita gente.


é difícil escolher uma câmara com lente fixa.

Não sei se por fixa entendes "não intermutáve" ou "sem zoom". Em ambos casos talvez seja "uma escolha difícil" para muita gente, mas é uma opção totalmente válida:

- Se por "fixa" entendes "não intermutável": Demasiada gente compra máquinas com objetivas intermutáveis e depois anda com única objetiva, tendo de carregar com o peso adicional do sistema de encaixe. No fundo, os fabricantes usam a "feature" de "dar para trocar de objetiva" como um argumento de marketing que na realidade não vai trazer benefício nenhum a essas pessoas porque nunca se irá concretizar a tal "troca de objetiva".

- Se por "fixa" entendes "sem zoom": Muitas vezes as objetivas zoom limitam mais do que objetivas fixas (pela sua fraca qualidade e/ou pouca luminosidade). Pessoalmente, só depois de ter uma prime f/1.4 é que comecei a tirar as fotografias que queria. O zoom de kit que tinha, embora fosse uma objetiva competente, simplesmente não me permitia obter o look que procurava. Se na altura que comprei a DSLR existisse algo similar a X100 (e soubesse o que sei agora) tinha comprado essa "X100" e ainda tinha poupado dinheiro.
 
Eu estou convencido.
O estilo de fotografia que mais faço é Fotografia de Rua, e ando com uma DSLR com a objectiva 35 sempre colocada. Para mim esta é a maquina ideal.
 
Só me falta mesmo o dinheiro :| até ando a namorar a x100 em segunda mão que já começam a aparecer preços bem jeitosos... Mas ser paciente e juntar uns trocos ou para uma x100s ou uma XE-1 com a 35mm f1.4 (se bem me lembro ambas as cameras partilham o mesmo sensor) até é capaz de ser uma melhor opção que já é tecnologia mais matura.
 
Um dos grandes "defeitos" da X100S é ter "demasiado estilo." Mas isso tem solução:

X100s-lede.jpg


I have purposely gaffed mine up and trashed the shade to make it look not worth stealing (and otherwise less noticeable) when I travel with it.

Fonte: http://strobist.blogspot.pt/2013/03/in-depth-new-fujifilm-x100s.html
 
Reza a lenda que o Bresson pintou a sua Leica de preto precisamente para não ser notada (alas posso confirmar que esta técnica não funciona com uma 70-300VC :-D).
 
Eu após muita leitura e muito video, ando mesmo pensativo nesta camera.
andava ainda a ponderar a fuji x e1, mas não sei se faria sentido (tendo já a d300 com várias lentes).

Final de Maio vou visitar um casal amigo noutro país, eles tem já a x100s (a par de d700 e d800) e estão bastante satisfeitos. Vou nessa altura fazer o teste em mão, pois comprar sem experimentar não faz sentido para mim.

Se gostar, acho que também vou ter que arranjar uma para cá, que viajar regularmente com uma d300 (+grip e bat d3) não facilita a vida :P
 
Este fim de semana passado, como disse no post acima, tive o prazer de usar tanto a D800 como a X100s (que andava em dúvidas se comprar ou não).

Quando cheguei a casa dos meus amigos, basicamente, foi o mesmo que dizer, a minha d300 mal saiu do saco durante a viagem.

2mx3jvo.jpg


A x100s como se lê por aí, é realmente bastante sharp nas fotos. Usei quase sempre em automático, pois o tempo de habituar ao manual iria levar algum tempo e isto a passear por uma cidade com 2 cameras no torço, tirar 2 fotos em manual iria levar ainda mais tempo :P

Fiz testes a ambas (d800 e x100s) nos iso's máximo das ambas e realmente, está lá o detalhe todo, no entanto a fuji tem tendência para suavizar bastante a imagem para ocultar o ruido.

A ver se tenho tempo de partilhar algumas imagens com voces, caso desejem.
 
Back
Topo