Fujifilm FinePix X100

Bem... Hoje foi anunciado na CP+ o lançamento oficial da Fuji X100: http://goo.gl/c2u6q


Os detalhes já eram conhecidos pelo que não há novidades, excepto alguns acessórios que também foram anunciados.. Agora é esperar pelos primeiros reviews feitos com modelos de produção para saber se a câmara está ao nível do hype que gerou ou não.



BTW: esta câmara está em PRE-ORDER na Amazon por 1.199 USD... Não duvido das capacidades da câmara, mas se ela na Europa for vendida com a típica paridade Euro - Dólar, 1200 euros por uma câmara destas parece-me um total exagero.
 
Última edição:
É cara, sim. Mas não me parece um "total exagero."

As máquinas mais próximas são a Leica X1 e a Sigma DP2. A X1 custa ~1500€ e a DP2 ~700€. Nenhuma delas tem uma lente f/2 ou um EVF/OVF incorporado.


Bem sei que comparando com a Leica, o preço não é nada demais.. Embora Leica e Fuji sejam duas marcas que estão em universos diferentes... Uma Leica cara ninguém se admira e é natural.. Uma Fuji, para ser cara tem que ter argumentos MUITISSIMO fortes..


Agora, eu nem duvido que o preço seja justo tendo em conta a tecnologia envolvida, mas acaba por ser uma grande desilusão. Isto porque existe um enorme mercado de pessoas que gostam de fotografar e de ter o controlo criativo sobre o que fazem.. Que querem uma máquina com capacidade para produzir profundidades de campo apertadas, e que querem um sensor capaz de ISO's elevados sem parecer uma aguarela.. Mas que não querem andar com uma mochila e com os quilos que representam tipicamente uma SLR com 3 ou 4 lentes de qualidade... Nem querem estragar as férias da familia com o aspecto de fotografo profissional e "perigoso" que uma SLR confere a qualquer um..

Esta Fuji X100, poderia ser a resposta a esse mercado.. Infelizmente, se vier a confirmar-se um preço de 1200 euros, definitivamente será apenas um produto de nicho, tal como é a Leica X1, ou a Sigma DP2.. E nunca conseguirá ser a maquina para caber no mercado que existe entre os que querem mais do que uma compacta, mas sem as complicações de um sistema SLR..


Quer-me parecer que ofertas como a Panasonic DMC-GF1 + 20mm f/1.7, ou as Olympus Pen continuam a ser a única solução para este mercado.
 
Esta Fuji X100, poderia ser a resposta a esse mercado.. Infelizmente, se vier a confirmar-se um preço de 1200 euros, definitivamente será apenas um produto de nicho

Penso que é evidente que esta máquina é um produto de nicho. Nos dias que correm, qualquer máquina fotográfica com uma lente prime fixa tem obrigatoriamente que ser considerada como tal. Se esse nicho é grande ou pequeno isso é outra questão...

Acho que há duas justificações para o preço: (a) a Fuji não se poupou a esforços para fazer "a máquina perfeita" (dentro das restrições do conceito); (2) a Fuji não espera vender esta máquina em grandes quantidades.

Para o ponto (a) seria possível fazer uma versão "low cost", mas acho que o efeito seria contraproducente. Este nicho é muito exigente (afinal são máquinas que sacrificam muito a versatilidade). Prova disso são as Sigmas DP1 e DP2, que apesar de serem mais baratas, foram muito penalizadas por serem consideradas implementações imperfeitas do conceito.

Para o ponto (b) a esperança é que X100 seja um sucesso de vendas e que estimule a concorrência a este segmento.

Quer-me parecer que ofertas como a Panasonic DMC-GF1 + 20mm f/1.7, ou as Olympus Pen continuam a ser a única solução para este mercado.

Exacto.
 
Pelo que li esta camara foi feita com a cooperação da Nikon. A possibilidade de num futuro próximo a nikon apresentar a evil ou uma camara identica a esta por um valor um pouco mais baixo é bem possível. Logo este preço poderá ser só para o nicho de fas fuji, coisa que eu por acaso sou (fuji e nikon :P ).

Como o strobe disse, esta camara é realmente a tentativa de obter a perfeição num só único objecto, a quem gostar é sem dúvida do best !

O preço poderá ter uma quebra, após alguns meses de lançamento, como é habitual em termos de marketing, é o preço de lançamento para os mais aficionados terem o prduto primeiro que todos os outros.

Agora é esperar pelas reviews que de previews já eu estou cansado de ver !
 
Samples: http://www.finepix-x100.com/gallery/images

Ainda não vi com detalhe a qualidade de imagem que a máquina é capaz de produzir, mas as fotos em si são bastante foleiras. Para uma máquina com o epíteto "the professional choice" podiam ter arranjado um fotógrafo melhor (até o Kai da DigitalRev conseguia fotos muito mais interessantes). Ou será que a máquina está a ser orientada para ricaços sem jeito nenhum para fotografia?
 
Samples: http://www.finepix-x100.com/gallery/images

Ainda não vi com detalhe a qualidade de imagem que a máquina é capaz de produzir, mas as fotos em si são bastante foleiras. Para uma máquina com o epíteto "the professional choice" podiam ter arranjado um fotógrafo melhor (até o Kai da DigitalRev conseguia fotos muito mais interessantes). Ou será que a máquina está a ser orientada para ricaços sem jeito nenhum para fotografia?

Pois, após estas samples fico a pensar o mesmo. Podiam ter arranjado um tipo que tirasse umas fotos .... melhores.
Esta é a mostra que a máquina não faz a foto eheh
 
Pois, após estas samples fico a pensar o mesmo. Podiam ter arranjado um tipo que tirasse umas fotos .... melhores.
Esta é a mostra que a máquina não faz a foto eheh

apesar de estéticamente serem desinteressantes, servem bem como teste, visto que cobrem os diversos aspectos a ter em atenção: cores, dinâmica, profundidade de campo, a forma como lida com sombras duras e luz forte, etc..

são fotos fracas mas dá para ter uma ideia das capacidades desta câmara, que na minha opinião vai ser muito boa, certamente indo roubar quota de mercado à Leica

Vai vir uma cá para casa, vou "despachar" as 3 maquinas + lentes + sacos que cá tenho.

Já não tenho pachorra para DSLR's :P

Cheers :)

substituir não digo porque gosto de tele, mas esta é sem dúvida a máquina que mais me atrai neste momento, para complementar a dslr, pelo menos até ver como será a evil da nikon ;)

cumps
 
A mim também me parece difícil a ideia de substituir um sistema por uma maquina como a X100... Por muito boa que seja naquilo que é suposto fazer, vai ser sempre uma maquina muito especifica e com imensas lacunas em muitas áreas...


Já agora, apareceu hoje na net um site com mais samples: http://www.quesabesde.com/noticias/fuji-x100-muestras-analisis,1_7322

Estas fotos parecem demonstrar uma qualidade bem mais interessante do que os samples da propria Fujifilm.. E os resultados a ISO's elevados são muito interessantes.. Até ISO 6400 os ficheiros parecem óptimos para imprimir.
 
Estou também aguardar uma saida da evil nikon mas como foi mencionado esta camara foi produzida em conjunto com a nikon, logo, poderemos esperar algo a este nivel, ou numa compacta ou até mesmo a própria evil, o que seria qualquer coisa.
 
sem dúvida, muito boa performance em iso alto, tendo em conta que é um firmware pré-produção diria que nesse aspecto vai superar muitas dslr da gama média..

Estou também aguardar uma saida da evil nikon mas como foi mencionado esta camara foi produzida em conjunto com a nikon, logo, poderemos esperar algo a este nivel, ou numa compacta ou até mesmo a própria evil, o que seria qualquer coisa.

pois essa também é uma expectativa que eu tenho, vamos lá a ver se a nikon não nos defrauda :D de qualquer forma o preço também vai pesar na equação
 
Última edição pelo moderador:
Eu a longo prazo como objectivo tenho mesmo ter uma destas ou evil da nikon e trocar a d300 por uma ff. Mas a longo prazo. A ver que desenvolvimentos aparecem.

Até ver a x100 é uma aposta excelente para quem tiver bolso fundo e cheio :P
 
Podem ver aqui umas fotografias estilo reportagem tiradas por uma X100, que foi fornecida pela Fuji, (suponho que para testes), a um fotógrafo ali dos lados de Singapura, Cambodja.... por aí.

Vê-se que as imagens são SOBERBAS!!

Cada vez mais vai vir uma cá para casa!!

Cheers :)
 
Back
Topo