GiGA Router (5.0) - Versão FTTH

tomas_loeps

Power Member
NOTA PRÉVIA
Recomenda-se, na(s) primeira(s) consulta(s) deste tópico, a leitura deste 1.º Post que contém uma compilação resumida das linhas gerais do equipamento bem como as últimas atualizações quanto ao estado/evolução do mesmo, tão recentes quanto possível. Alternativa e complementarmente, sugere-se também a leitura de algumas das últimas páginas do tópico de modo a estar a par da informação mais recente sobre o equipamento, pois alguns dos primeiros posts poderão, por falta de informação ao momento da sua publicação ou devido a atualizações de firmware do equipamento, conter informação desatualizada. Em todo o caso, no que toca às alterações mais importantes, estas vão sendo atualizadas neste 1º post ao longo do tempo e à medida que formos recolhendo mais informação.

*****

Boas, malta

Por acaso já me tinha passado pela cabeça e, após sugestão igual dada ontem pelo @troner na thread já existente para o router 5.0, acho que faz sentido criar um novo tópico para a nova versão do GiGA Router para FTTH, que estará para breve (graças a Deus... já não era sem tempo). Até do ponto de vista da organização de conteúdos do próprio fórum parece-me que será melhor fazer uma divisão em dois tópicos para o mesmo router, dado tratarem-se de duas versões muito diferentes do mesmo, a começar na tecnologia da rede de acesso e a acabar no fabricante. Não obstante estarmos, do ponto de vista da oferta comercial, perante a mesma coisa, o que é facto é que são equipamentos distintos e, por isso, devem merecer uma discussão separada, evitando assim confusões que podem surgir se estiver "tudo no mesmo saco".

Assim sendo, deixemos aqui já as primeiras informações que existem relativamente ao novo equipamento:

Página do produto original no site do fabricante: https://www.sagemcom.com/old/broadband/broadband-solutions/fibre-gateways/fst-5657-gpon-gateway/

Fotos do Router na versão NOS
https://forum.zwame.pt/threads/nos-...oes-ler-1-post.861301/page-1988#post-16277077

Manual do Equipamento disponível aqui: https://www.nos.pt/particulares/aju...-fixa/Documents/GuiaRapido_GiGA_Router_v3.pdf

+INFO
  • Trata-se do primeiro router AIO da NOS (isto é, router + ONT integrado), algo que a MEO e a Vodafone já têm há séculos, mas mais vale tarde que nunca.
  • Estará, como é óbvio, disponível apenas para clientes em rede FTTH (à exceção da rede da DST).
  • Pelo menos por enquanto, dá para aceder ao router internamente, pelo endereço local 192.168.1.1
  • Passou a ser possível, com a última atualização ao firmware, "aceder" ao módulo do ONT e consultar os valores ópticos da ligação (capacidade óptica TX e RX, assim como Potência de Saída CATV RX) - atualizado a 13/04/2020
  • Porta USB: para já, de acordo com informação interna da NOS, a porta USB está "em desenvolvimento, sem data prevista". (No entanto, e apesar disso, através da página local do router (192.168.1.1), para já, a porta parece estar oficiosamente ativada e com as funções de DLNA Server e File Sharing a funcionar - atualizado a 24/04/2020)
BUGS
  • Quando ligado à UMA v1, as capas dos conteúdos demoram cerca de 30seg a carregar ou chegam mesmo a não carregar de todo (com a v2 está tudo OK) .
  • Parece que as funcionalidades de DMZ / Portforwarding estão a dar problemas com PlayStation / Xbox.
  • Problemas com o modo Bridge, estando, por isso, desativado (ENTRETANTO O PROBLEMA JÁ FOI CORRIGIDO NA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DE FIRMWARE, já estando ativado e a funcionar sem problemas até ao momento - atualizado a 13/04/2020)
  • Bug com o telefone fixo: ao receber chamadas não aparece no visor do telefone o número de quem chama (JÁ CORRIGIDO NA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DE FIRMWARE - atualizado a 13/04/2020)
  • Bug com Miracast: problemas com o envio de conteúdos para reprodução noutros dispositivos, estando o Miracast a funcionar de momento apenas com equipamentos ligados por cabo de rede (por exemplo, se quisermos enviar um vídeo do smartphone para ser reproduzido na TV, apenas é possível se a TV estiver ligada por cabo LAN. Se a TV estiver ligada por WiFi, nao funciona)
SPECS
  • Wi-Fi Dual band, 2,4 GHz (802.11 b/g/n com MIMO 3x3) e 5 GHz (802.11 a/n/ac Wave2 com MU-MIMO 4x4)
  • 4x portas LAN (Ethernet) gigabit
  • 2x portas telefone fixo
  • 1x USB
  • Botão emparelhamento WiFi (WPS)
  • Botão reset
  • Porta CATV para RF
  • Conector óptico SFP para ligação do patchcord

Cumprimentos,
 
Última edição:
Nah que crente xD. Ligas pa swat mas n sei se têm permissão pa te dizer.

Mais 2 bugs: Na v1 as capas dos conteudos demoram 30s a aparecer.
Pode dar stress em playstations/xbox, ativar o dmz/portforwarding
 
Nah que crente xD. Ligas pa swat mas n sei se têm permissão pa te dizer.

Mais 2 bugs: Na v1 as capas dos conteudos demoram 30s a aparecer.
Pode dar stress em playstations/xbox, ativar o dmz/portforwarding
ahah... como é algo que dá para ver nas outras operadoras, pensei que a NOS se decidi-se a fazer o mesmo.
E na v2 verifica-se o mesmo bug?
E aquele bug do atual 5.0 (para HFC) de alegadamente não permitir a partilha de conteúdos / envio de vídeos para Smart TV, por exemplo, ou ligação de domótica, também aparece neste?
 
@SPirata já disseste na outra thread que sentes maior cobertura nos 5Ghz, e na banda dos 2,4GHz? Sentes também uma melhoria da cobertura? Eu no 4.0 noto alguma instabilidade nos speedtests... Este como se comporta? É mais estável?

Obrigado pela partilha
Abraco
 
@SPirata já disseste na outra thread que sentes maior cobertura nos 5Ghz, e na banda dos 2,4GHz? Sentes também uma melhoria da cobertura? Eu no 4.0 noto alguma instabilidade nos speedtests... Este como se comporta? É mais estável?

Obrigado pela partilha
Abraco
Irei fazer alguns testes de velocidade brevemente para colocar aqui. Testes efectuados no dia da instalação indicavam 220/111 (contratado 200/100), de facto o alcance dele na banda de 5GHz é ainda considerável quando comparado com o router 4.0.
A banda 2.4GHz já era com um alcance enorme no router 4.0, mas neste ela dobrou, tem um alcance monstro. Ao ponto do repetidor no sitio onde estava quando tinha o router 4,ele agora dá sempre como ligação muito perto.

Confirmo o bug das capas na V1, de facto isso acontece. Na v2 não tenho tido qualquer impacto.

PS: Depois vou tirar umas fotos mais jeitosas para colocares no teu tópico principal se quiseres.
 
@SPirata depois ao fazeres speedtest em wifi, vê o ping também, router 5 hfc tem problemas nesse aspecto, além dos dispositivos smart home.

5 hfc tem o dobro do ping em wifi que é o habitual nos outros routers
 
Parece que finalmente a NOS se esmerou e lançou um bom router para o mercado... Estava difícil. Mas pelo que vou vendo, parece-me que a Sagemcom também é uma boa marca e fornece muitos ISP, sobretudo de na Europa e FTTH
 
@SPirata depois ao fazeres speedtest em wifi, vê o ping também, router 5 hfc tem problemas nesse aspecto, além dos dispositivos smart home.

5 hfc tem o dobro do ping em wifi que é o habitual nos outros routers
Fiz vários testes na banda de 2.4 e na de 5GHz para vários servidores, NOS é MEO para Porto, Lisboa e Gaia e os resultados foram basicamente os mesmos com pequenas diferenças apenas. Os meus testes foram todos realizados apenas via Wi-Fi, não testei por cabo, pois os pcs que disponho apenas têm placa de rede 100/10.

Na banda de 2.4GHz obtive basicamente entre 40 e 45Mb de download, e entre 40 e 43Mb de upload.

Na banda de 5GHz obtive entre 170 e 185Mb de download e entre 90 e 110Mb de upload.

Em ambas as bandas obtive sempre Ping de 0 (zero). Não sei se é ou não um resultado normal.

Deixo algumas fotos tiradas em mais pormenor ao router.

rARQYh5.jpg

GS8CU7a.jpg

iLW9FLC.jpg

t1eMW3r.jpg

IMG-20200220-160945.jpg


Edit: Em relação ao Bug na v1, chega a não carregar as capas nunca, as vezes sendo necessário desligar a box da corrente eléctrica é voltar a ligar para resolver.

Após apertar com a NOS acerca dos bugs e ter dado este como mais um bug na v1, o apoio técnico especializado aceitou a substituição da v1 por uma v2 igual à que tenho pelo projecto piloto.
Ficando assim com duas boxs v2. Aguardo contacto para o agendamento técnico para a substituição.
 
Última edição:
Fiz vários testes na banda de 2.4 e na de 5GHz para vários servidores, NOS é MEO para Porto, Lisboa e Gaia e os resultados foram basicamente os mesmos com pequenas diferenças apenas. Os meus testes foram todos realizados apenas via Wi-Fi, não testei por cabo, pois os pcs que disponho apenas têm placa de rede 100/10.

Na banda de 2.4GHz obtive basicamente entre 40 e 45Mb de download, e entre 40 e 43Mb de upload.

Na banda de 5GHz obtive entre 170 e 185Mb de download e entre 90 e 110Mb de upload.

Em ambas as bandas obtive sempre Ping de 0 (zero). Não sei se é ou não um resultado normal.

Deixo algumas fotos tiradas em mais pormenor ao router.

rARQYh5.jpg

GS8CU7a.jpg

iLW9FLC.jpg

t1eMW3r.jpg

IMG-20200220-160945.jpg


Edit: Em relação ao Bug na v1, chega a não carregar as capas nunca, as vezes sendo necessário desligar a box da corrente eléctrica é voltar a ligar para resolver.

Após apertar com a NOS acerca dos bugs e ter dado este como mais um bug na v1, o apoio técnico especializado aceitou a substituição da v1 por uma v2 igual à que tenho pelo projecto piloto.
Ficando assim com duas boxs v2. Aguardo contacto para o agendamento técnico para a substituição.
Esses testes que fizeste foram junto ao router ou mais afastado?
 
Esses testes que fizeste foram junto ao router ou mais afastado?
Foi colado ao router praticamente. Um ao lado do outro.

Estranho as velocidades em 2,4ghz , parece baixo.
No teste na 2.4GHz eleu sempre tive essas velocidades. Também porque usei a placa wireless do PC, coisa que não fiz no teste de 5GHz. No de 5 eu usei um adaptador USB com norma AC. Não sei se tem alguma relação para as velocidades do teste de 2.4 estar pior do que o que tu esperavas.

Em relação ao bug na v1, marcado agendamento técnico para dia 24 às 14h para substituição por outra v2.
 
Estranho as velocidades em 2,4ghz , parece baixo.

Foi colado ao router praticamente. Um ao lado do outro.


No teste na 2.4GHz eleu sempre tive essas velocidades. Também porque usei a placa wireless do PC, coisa que não fiz no teste de 5GHz. No de 5 eu usei um adaptador USB com norma AC. Não sei se tem alguma relação para as velocidades do teste de 2.4 estar pior do que o que tu esperavas.

Em relação ao bug na v1, marcado agendamento técnico para dia 24 às 14h para substituição por outra v2.
Epah, realmente eu também estava à espera de mais. Essas velocidades em 2,4GHz são iguais às que tenho agora no 4.0
E durante o teste as velocidades oscilavam muito ou era estável?
Para te trocarem a V1 por uma v2 tiveste de chorar muito ou foi simples? Foi através do SAC?
É que eu se trocar para o 5.0 se calhar pedia também para trocar para a v2, mas estou um bocado reticente com os bugs... Apesar de ter ouvido que é mais rápida, disseram que ainda não é estável.
 
Epah, realmente eu também estava à espera de mais. Essas velocidades em 2,4GHz são iguais às que tenho agora no 4.0
E durante o teste as velocidades oscilavam muito ou era estável?
As velocidades oscilava muito pouco, estava muito estável. O Ping é que estava sempre a zero.

Para te trocarem a V1 por uma v2 tiveste de chorar muito ou foi simples? Foi através do SAC
Eu já tenho uma v2 de testes, eu reportei dificuldades e bugs, que já tinha reportado também antes, e disse que caso não me resolvessem o problema que iria fazer a rescisão (não tenho fidelização). Eu comecei apertar pela retenção, que depois passou a um gestor técnico especializado. E eu disse também que da última vez que falei com a provedoria e que expus a situação e me disseram que era o apoio técnico que tinha que resolver a situação para ficar tudo a 100% e não eles, embora o pudessem fazer. O homem fixou atrapalhado e foi em busca da permissão para a substituição e conseguiu.
Único pormenor é que a box não pode ser atribuída como gratuita na venda, não é possível, ela é colocada a pagar, o técnico reporta ao backoffice para aplicar a promoção de oferta.

Apesar de ter ouvido que é mais rápida, disseram que ainda não é estável.
Ela não era, até se lembrarem de actualizar a v1 para o mesmo firmware da v2, aí lascou. A v1 liga sozinha todas as noites.

Entretanto fui contactado à pouco pela equipa técnica a informar que a instalação da v2 para o dia 24 pode ser antecipada para amanhã às 14h, há uma vaga, aceitei
 
Última edição:
Back
Topo