Giga Router Hitron 5.0 (v2)

Boas. Mais alguem recebeu atualização da firmware para 7.2.4.7.1b1?

EU!!!

Esta semana perdi o DLNA!!! Tenho o KODI na rede há anos... tudo sempre impecável... Até que esta semana nenhum device da rede detecta o DLNA server. Andei horas feito maluco a reconfigurar a minha rede... apenas para me deparar que o router levou um upgrade de firmware: https://forum.nos.pt/internet-nos-4/giga-router-media-server-dlna-27734?postid=213391#post213391

Pelo que vejo aqui, está confirmado que os upgrades para a versão 7.2.4.7.1b1 foram sendo feitos em ABRIL... eu devo ter levado com ele dia 25 ou 26...

A minha VPN também começou a ter quebras (e não sou o único a reportar este problema: https://forum.nos.pt/internet-nos-4/giga-router-media-server-dlna-27734?postid=213480#post213480)

O Router estava tão estável... raios partam a NOS e os routers DOCSIS de nova geração com os firmwares proprietários e as páginas de gestão remotas e personalizadas :\

Passei um calvário com o Router 5v1, e resolvi quase todos os problemas com a troca para o 5v2 (excepto o malfadado Port Forwarding: https://forum.nos.pt/internet-nos-4/como-abrir-ou-encaminhar-uma-porta-no-router-13802), e agora isto!
 
Aqui embora apareça nos dispositivos que tenho rede de wifi a ligação esteve constantemente a ir abaixo. Por exemplo estar a jogar Fifa Mobile, sinal cheio e de repente vai abaixo a dizer que não tenho ligação á rede. Era capaz de me acontecer mais de 6 vezes por hora. Ultimamente já não tem acontecido
 
Eu por acaso não tenho razão de queixa, também já recebi no meu essa versão de firmware, os valores estão estáveis não tenho quebras nem quedas de ligação mesmo com a vpn ligada funciona bem, a única razão de queixa é na ligação por wifi ao router tem muito packet loss no speedtest dá 2,5% de perda não sei até que ponto isso não afeta a ligação mas consegui contornar isso ao ligar por wifi ao extender já não dá essa perda, por isso no geral até vai safando.
 
Esta semana perdi o DLNA!!! Tenho o KODI na rede há anos... tudo sempre impecável... Até que esta semana nenhum device da rede detecta o DLNA server. Andei horas feito maluco a reconfigurar a minha rede... apenas para me deparar que o router levou um upgrade de firmware: https://forum.nos.pt/internet-nos-4/giga-router-media-server-dlna-27734?postid=213391#post213391

Pelo que vejo aqui, está confirmado que os upgrades para a versão 7.2.4.7.1b1 foram sendo feitos em ABRIL... eu devo ter levado com ele dia 25 ou 26...

Já me ligaram do apoio. Problema resolvido com o DOWNGRADE de firmware para a versão anterior (7.2.4.3.1b4)
 
As dores de cabeça acho que são transversais a qualquer router de DOCSIS... Mesmo noutras operadoras lá fora, os equipamentos DOCSIS são uma dor de cabeça tremenda e estão cravados de bugs. Os routers ADSL/Fibra têm uma arquitectura muito mais simples e são por isso menos propensos a bugs. Depois quando em casos como este em que o HW é uma desgraça, as coisas só podem piorar.

Aqui está mais outra razão para descontinuar o DOCSIS o quanto antes. Só o que se poupa em debug e esforço de trabalho com os CPEs...
 
As dores de cabeça acho que são transversais a qualquer router de DOCSIS... Mesmo noutras operadoras lá fora, os equipamentos DOCSIS são uma dor de cabeça tremenda e estão cravados de bugs. Os routers ADSL/Fibra têm uma arquitectura muito mais simples e são por isso menos propensos a bugs. Depois quando em casos como este em que o HW é uma desgraça, as coisas só podem piorar.

Aqui está mais outra razão para descontinuar o DOCSIS o quanto antes. Só o que se poupa em debug e esforço de trabalho com os CPEs...

Quando se desligam funcionalidades básicas como DLNA, isso não é bem um BUG. Nem faço ideia porque o fizeram no firmware mais recente... a equipa que o fez está a tratar de analisar.
 
Quando se desligam funcionalidades básicas como DLNA, isso não é bem um BUG. Nem faço ideia porque o fizeram no firmware mais recente... a equipa que o fez está a tratar de analisar.
Mas estás a supor que foi um disable intencional (que creio não fazer muito sentido). Não acredito que tenha sido propositado. Diria que tratar-se-á de uma regressão (este bug já ocorreu antes?) ou de um bug novo que pode ter sido acidentalmente criado a tentar dar fix a outra coisa, algo que frequentemente acontece, sobretudo em equipamentos DOCSIS, que têm uma arquitectura complexa e com dependências.
 
Mas estás a supor que foi um disable intencional (que creio não fazer muito sentido). Não acredito que tenha sido propositado. Diria que tratar-se-á de uma regressão (este bug já ocorreu antes?) ou de um bug novo que pode ter sido acidentalmente criado a tentar dar fix a outra coisa, algo que frequentemente acontece, sobretudo em equipamentos DOCSIS, que têm uma arquitectura complexa e com dependências.
Eu não disse que foi "intencional" no "mau" sentido! Se insinuei tal coisa, foi no contexto de acharem que o DLNA contem alguma falha de segurança para o sistema da NOS, whatever?1?

O que eu sei é que tenho este ROUTER quase desde que foi lançado, e nunca tive tal problema... nem com este nem com qualquer outro! E tive-os, a bem dizer, todos... desde os NETGEAR! :D

Eu sou o tal q se queixou da VPN e ligaram-me também do apoio mas a sugerir trocar o router para o V1...
Tal como disse no fórum da NOS, tive alguns problemas durante a semana passada, que durante anos não tive! Coincidência? Não me parece... As alterações do firmware mais recente (no mau sentido) foram bem para além do DLNA... tive diversas quebras de ligação na VPN.

Esta semana, para já, zero problemas (após o downgrade de firmware)

Voltar para o Router 5v1 só quando tivesse a certeza absoluta que os problema (e eram uma lista enorme) estão resolvidos... e não quero arriscar.
 
Fiz troca do Router para o V2, pelo V1 e sim tinhas razão fica logo tudo resolvido.

Foi só solicitar a troca e obtive a resposta imediata ou seja no espaço de 2 horas vieram trocar

Muito satisfeito com o V1 bem melhor para mim em tudo, mas tudo mesmo.


Abraço
A nível de wi-fi a cobertura é igual? Face aos problemas do novo SW do V2, só me ofereceram a hipótese de alterar para o V1... Consegue-se as velocidades e latências do V2 assim como a cobertura do V2?
 
Felizmente apanhei 1 técnico porreiro e reverteu-me a versão do SW para a 7.2.4.3.1b4

Com a versão anterior continuava com quebras da VPN de 2 em 2 horas pelo menos
 
EU!!!

Esta semana perdi o DLNA!!! Tenho o KODI na rede há anos... tudo sempre impecável... Até que esta semana nenhum device da rede detecta o DLNA server. Andei horas feito maluco a reconfigurar a minha rede... apenas para me deparar que o router levou um upgrade de firmware: https://forum.nos.pt/internet-nos-4/giga-router-media-server-dlna-27734?postid=213391#post213391

Pelo que vejo aqui, está confirmado que os upgrades para a versão 7.2.4.7.1b1 foram sendo feitos em ABRIL... eu devo ter levado com ele dia 25 ou 26...

A minha VPN também começou a ter quebras (e não sou o único a reportar este problema: https://forum.nos.pt/internet-nos-4/giga-router-media-server-dlna-27734?postid=213480#post213480)

O Router estava tão estável... raios partam a NOS e os routers DOCSIS de nova geração com os firmwares proprietários e as páginas de gestão remotas e personalizadas :\

Passei um calvário com o Router 5v1, e resolvi quase todos os problemas com a troca para o 5v2 (excepto o malfadado Port Forwarding: https://forum.nos.pt/internet-nos-4/como-abrir-ou-encaminhar-uma-porta-no-router-13802), e agora isto!
Eu já estava a dar em maluco. Afinal não fui só eu.

Que vergonha de serviço
 
VPN e V2 não combina, queres resolver o problema de vez só mudando para V1.
Esteve super estável quase mais de 6 meses sem uma única quebra com a versão 7.2.4.3.1b4 mas depois de terem colocado a nova e mesmo revertendo para a anterior há dias que isto cai de hora a hora e mais que 1 vez... Já se avizinha novo router para a malta HFC?
 
Esteve super estável quase mais de 6 meses sem uma única quebra com a versão 7.2.4.3.1b4 mas depois de terem colocado a nova e mesmo revertendo para a anterior há dias que isto cai de hora a hora e mais que 1 vez... Já se avizinha novo router para a malta HFC?
Verifica os sinais e as portadoras quando tens as falhas. Caso tenhas os sinais marados, o v2 dá mais problemas. Quanto a novo router para hfc duvido muito, pois estao a converter tudo para FTTH, por isso não me parece muito provável investirem em novo equipamento para mais 1 ou 2 anos quando estes servem para as velocidades que estão agora a ser oferecidas (e mais até), mas nunca se sabe.
 
Última edição:
Back
Topo