Gigabyte anuncia grafica com duas Geforce 6600 GT

Axo que mesmo que funcione só em boards SLI, se vier a um bom preço, tem um óptimo futuro :)

Agora mantém-se a pergunta..podem-se usar duas destas em SLI?

AEra giro.. :001:
 
O sucesso disso depende apenas do preço.
Isso nao deve muito diferente dum SLI de 6600GT ou de uma 6800 GT. Qualquer das duas sao soluçoes sao bem mais simples que uma placa especial.
Para mim ou isso vem mesmo com um preço de combate ou entao vai entrar pro PC freak hall of fame para fazer companhia as Radeon Maxx ou as Voodoo 6000.
 
hum... isso deve de vir com um preço fixe visto que na press release vinha a falar dos preços mais baixos...

em sli duvido que funcione pois eles já usam o interface sli para os 2 gpu's comunicarem entre si... a n ser que seja uma solução do tipo xli ou alienware video array ai sim concordo que se consiga meter 2 destas a trabalhar em conjunto o que seria brutal!

so uma pequena pergunta pra quando umas double 6800 gt/ultra como esta 3D1???
 
Morpheus disse:
em sli duvido que funcione pois eles já usam o interface sli para os 2 gpu's comunicarem entre si... a n ser que seja uma solução do tipo xli ou alienware video array ai sim concordo que se consiga meter 2 destas a trabalhar em conjunto o que seria brutal!

Esta placa não tem o conector para a bridge, por isso SLi "da nVidia" não dá.
Não é um impossibilidade, já que dá para fazer SLi com mais que duas placas.

Talvez dê no sistema da Alieware ou no da Via, mas numa altura em que o SLi está limitado pelo cpu, não faz muito sentido ter duas placas destas.


Mais umas pics.
m13hs.jpg


m1benchmark9ke.jpg


http://www.ocworkbench.com/index.stm

Estou curioso para saber como é que eles conseguem ganhar alguma performance à 6600 GT SLi.
 
Nemesis11 disse:
Estou curioso para saber como é que eles conseguem ganhar alguma performance à 6600 GT SLi.

6600GT SLi = 2x 8pipelines | bus = 128bits
3D1 = 2x 8pipelines | bus = 256bits

Se estas placas derem para trabalhar em XLi acho que já sei qual vai ser o meu próximo investimento! :x2:
 
Lasac disse:
6600GT SLi = 2x 8pipelines | bus = 128bits
3D1 = 2x 8pipelines | bus = 256bits

Nope.
6600GT SLi = 2x 8pipelines | bus = 2 X 128bits
3D1 = 2x 8pipelines | bus = 256bits (Isso é o que está no PR. Veremos se não é 2 X 128 bit)
 
Nemesis11 disse:
Esta placa não tem o conector para a bridge, por isso SLi "da nVidia" não dá.
Não é um impossibilidade, já que dá para fazer SLi com mais que duas placas.

Talvez dê no sistema da Alieware ou no da Via, mas numa altura em que o SLi está limitado pelo cpu, não faz muito sentido ter duas placas destas.


Mais umas pics.
m13hs.jpg


m1benchmark9ke.jpg


http://www.ocworkbench.com/index.stm

Estou curioso para saber como é que eles conseguem ganhar alguma performance à 6600 GT SLi.

:x2: :cool: :002: :001: :004: :D

Estou mm ansioso pelo preço disto.. :x2:
 
Nemesis11 disse:
Nope.
6600GT SLi = 2x 8pipelines | bus = 2 X 128bits
3D1 = 2x 8pipelines | bus = 256bits (Isso é o que está no PR. Veremos se não é 2 X 128 bit)

Não sei se é assim. O bus das memórias está limitado a 128bits por hardware.

Se assim fosse as 6800Ultra em SLi deviam de dar mais, já que têm o dobro dos pipes e do bus, mas no entanto a maioria dos sites que vi, têm ganhos de 'apenas' 20 a 30% em relação á 6800U single nos jogos (depende da resolução e filtagens).

Se estiver errado, então peço desculpa. Pelo menos eu acho que o bus mantem-se.

Senão, talvez a largura de banda entre os 2 GPU's seja maior que o SLi.

Btw, gostava de ver a performance dela nos jogos. Secalhar nos jogos a 'conversa' já não é a mesma...
 
Última edição:
Lasac disse:
Não sei se é assim. O bus das memórias está limitado a 128bits por hardware.

Se assim fosse as 6800Ultra em SLi deviam de dar mais, já que têm o dobro dos pipes e do bus, mas no entanto a maioria dos sites que vi, têm ganhos de 'apenas' 20 a 80% em relação á 6800U single nos jogos (depende da resolução e filtagens).

Se estiver errado, então peço desculpa. Pelo menos eu acho que o bus mantem-se.

Senão, talvez a largura de banda entre os 2 GPU's seja maior que o SLi.

Btw, gostava de ver a performance dela nos jogos. Secalhar nos jogos a 'conversa' já não é a mesma...

Quando tens duas placas 6600 em SLi é 2 X 128 bit. Cada placa tem um bus de 128 bit. Aí não há duvidas.

Existe uma boa razão para pensar que nesta placa Gigabyte também são 2 X 128 bit.

Cada 6600 tem um controlador de memoria integrado no Gpu (como é normal) e esse controlador é um crossbar 2 X 64 bit. Podes ver os specs da NV43 (aka 6600) aqui.

Talvez desse para o 2º gpu ser "slave" do primeiro e esse segundo acedia à mem pelo primeiro, como em alguma boards dual opteron que só um cpu tem acesso "directo" à Ram (exemplo), mas nesse caso a 6600 "master" ia ter na mesma um bus 128 bit.

A não ser que eles inventem alguma coisa externa à 6600, ou uma versão diferente da 6600, não estou a ver como é que é possivel ter um bus unico de 256 bit para os dois gpu.

Estive a ver as pics no [H] e a diferença deve ser feita nos clocks das memorias, que vêm a 600 mhz ao contrario da 6600 GT que vem a 500 mhz.

http://www.hardocp.com/images/news/11032954806cCJpsd7Vl_1_2_l.jpg

Posso estar enganado e até espero estar, pq queria ver algo mais que duas 6600 GT "coladas"
É uma pena estes press releases, que poucos detalhes dão.

Venha ela.

P.S. - A 6800 em SLi muitas vezes está limitada pelo cpu. Os drivers nesta altura tb não devem estar perfeitos.
 
Última edição:
Obrigado pela clarificação. :)

Tipo pensei asim:

Existe uma placa que é a Master (a que liga ao monitor) e a 2ª era a Slave.

Como a Master está limitada a 128bits por Hardware o bus final seria 128bits.

Tem lógica, mas no entanto está a trabalhar os 128bits da Master + os 128bits da Slave, portanto dá os 2x128bits.... pormenores ;)

Quanto á 3D1 também ainda não percebi bem aqueles 256bits... será que eles fizeram uma espécie de ligação em paralelo?
Em vez de ter um Master e um Slave, cada GPU faz o seu trabalho independentemente.

Não tou a ver 100mhz a fazer uma diferença daquelas no score.
 
JMRR disse:
apenas por curiosidade isso vai dar para ligar em sli????

2x gigabyte dessas????

teoricamente seriam 4 x 6600gt.

Em SLi não, porque não tem a bridge para ligar uma placa á outra.

Possivelmente poderá ser ligada em XLi, mas ainda ninguém confirmou nada.
 
Eu penso que não vai dar para ligar 4 cores, pelo menos por enquanto. Eu acho até que essa possibilidade não foi contemplada no próprio chip nv4x. O que existe agora é um render que é dividido em duas partes com workload igual, para ter quatro partes era preciso dividir o workload em quatro...

E mudar isso penso que implica muito mais do que simplesmente mudar um hexa num driver xpto. Penso que se teria de mexer na parte do chip nv4x que é responsável pelo "workload balance". Será?
 
ptzs disse:
Eu penso que não vai dar para ligar 4 cores, pelo menos por enquanto. Eu acho até que essa possibilidade não foi contemplada no próprio chip nv4x. O que existe agora é um render que é dividido em duas partes com workload igual, para ter quatro partes era preciso dividir o workload em quatro...

E mudar isso penso que implica muito mais do que simplesmente mudar um hexa num driver xpto. Penso que se teria de mexer na parte do chip nv4x que é responsável pelo "workload balance". Será?

Os factos são:
- A nVidia disse que em SLi não é uma impossibilidade ter mais que dois gpu.
- Esta placa não tem o conector, logo fisicamente não dá para o SLi da nVidia.

Talvez funcione no da Alienware ou DFi.

Se na NV4x dá para mais de 2 gpu, depende muito onde está a ser feito o trabalho, mas as reviews dão a entender que os drivers têm grande importancia no "workload balance".
Alem disso o Anando tem este quote no weblog

What many don't realize is that the technology for this has actually been in NVIDIA GPUs for quite some time. It was in NV30, NV35, NV38 and obviously in the NV4x line of GPUs as well. I can't remember if it was in the NV2x line as well though; there's not much required on the silicon level.

O SLi está lá há muito tempo e duvido que tenham limitado a 2 no hardware.

É bem provavel que algumas empresas façam uma placa (ou varias em SLi) com mais que 2 gpu para simuladores ou algo do genero.
A E&S tem este brinquedo com esta placa (4 R300 numa especie de SLi). A Quantum 3d usa esta placa (8 VSA100 aka voodoo5 em SLi) num dos produtos deles.

Acho que é mais uma questão pratica e $. Nesta altura, não faz sentido lançar para o mercado consumidor uma solução SLi com 4 Gpu. Ia ficar limitado pelo cpu, preço, consumo, etc.
 
poix o problema nao deve ser meter maix gpu's... se as vsa-100 supostamente suportavam ate 64 processadores, e se essa tecnologia pertence agora a nvidia supostamente e possivel 64 6800ultra :die: heheheh
o problema e mxm o preço... (pa nao falar nos outros...)
 
Quanto a mim, esta é uma via bastante viável para qualquer marca.. Por mim,axo que todas deveriam ir por aki.Em relação ao "SLI convencional", só vejo vantagens:

- Possívelmete,bem mais barato que duas placas separadas;
- Ocupa menos espaço e mesmo as boards saíriam mais baratinhas;
- De MUITO MAIS FÁCIL refrigeração (leia-se refrigeração xtreme) que duas placas em SLI,importante para pessoal dos benches;

Gostava de ver a Ati e Nvidia a lançarem placas desta de origem.. :007:
 
Acho que só faltou referir uma coisa. Nem todos os jogos (a maioria, diga-se) funcionam correctamente em SLI. É necessário que os drivers reconheçam a aplicação e se "auto-configurem" para a mesma, para que se tire partido do SLI. Esta placa MUITO provavelmente padece do mesmo problema. É natural que com o tempo este problema vá, gradualmente, se desvanecendo, mas neste momento parece-me que esta placa, embora seja tecnologicamente e em termos de mercado, muito interessante, herda alguns "senãos" do sistema SLI.

Quanto à hipotese duma placa destas em SLI com outra semelhante é ainda cedo para grandes conclusões. Nesse aspecto concordo com o que já foi dito relativamente a esta hipótese. Presumo que só será possivel nos sistemas "paralelos" para SLI da AlienWare e da DFI, mas duvido porque já teremos um SLI implementado. Em sistemas NF4 só em boards especiais que provavelmente teriam que possuir mais q um chipset nforce para suportar mais q um SLI, penso eu, até porque teriamos limitações no número de "lanes" e nos custos de implementação/design duma board destas (uso caseiro...).
 
Back
Topo