Google Pixel 5 (2020)

Estou na dúvida se faço a troca do Pixel 4 XL para este Pixel 5. As vantagens neste caso, para mim, seriam: tamanho, bateria e armazenamento. Desvantagens é que posso vir a sentir falta das funcionalidades eliminadas nesta iteração: face unlock, soli gestures e active edge.
 
Estou na dúvida se faço a troca do Pixel 4 XL para este Pixel 5. As vantagens neste caso, para mim, seriam: tamanho, bateria e armazenamento. Desvantagens é que posso vir a sentir falta das funcionalidades eliminadas nesta iteração: face unlock, soli gestures e active edge.

acho que só tu sabes se vais sentir falta ou não. Efetivamente o pixel 5 não têm essas funcionalidades.
 
Eu tenho um Pixel 5. Pergunta o que quiseres, ajudo a tirar dúvidas se conseguir.

Sobre o motor háptico o que tens a dizer? Consegues estabelecer comparações? Há reviews que dizem ser um pouco mais fraco do que no Pixel 4.

acho que só tu sabes se vais sentir falta ou não. Efetivamente o pixel 5 não têm essas funcionalidades.

Julgo que só experimentando no dia a dia é que poderia chegar a uma conclusão.

Tenho o Pixel 3 como referência, foi o telefone anterior.
Gostava do tamanho, não gostava da bateria. Tinha sentimentos mistos sobre o leitor ID, por vezes muito prático, outras vezes nem por isso, com as mãos ligeiramente molhadas falhava 90% das vezes.
Face unlock no contexto actual também produz alguns sentimentos mistos. O ideal seria os dois métodos em conjunto, talvez no Pixel 6.
Active edge uso para silenciar chamadas e activar o Goggle Assistant mas julgo que passaria bem sem isso.
Soli uso para silenciar chamadas, controlar Spotify e activar o ecrã à distância.
 
Sobre o motor háptico o que tens a dizer? Consegues estabelecer comparações? Há reviews que dizem ser um pouco mais fraco do que no Pixel 4.



Julgo que só experimentando no dia a dia é que poderia chegar a uma conclusão.

Tenho o Pixel 3 como referência, foi o telefone anterior.
Gostava do tamanho, não gostava da bateria. Tinha sentimentos mistos sobre o leitor ID, por vezes muito prático, outras vezes nem por isso, com as mãos ligeiramente molhadas falhava 90% das vezes.
Face unlock no contexto actual também produz alguns sentimentos mistos. O ideal seria os dois métodos em conjunto, talvez no Pixel 6.
Active edge uso para silenciar chamadas e activar o Goggle Assistant mas julgo que passaria bem sem isso.
Soli uso para silenciar chamadas, controlar Spotify e activar o ecrã à distância.
Relativamente ao motor háptico: não tenho queixas quando testei mas na verdade eu desativo sempre a vibração nos telefones que tenho. Faço isso em todos há muito.
 
Sobre o motor háptico o que tens a dizer? Consegues estabelecer comparações? Há reviews que dizem ser um pouco mais fraco do que no Pixel 4.



Julgo que só experimentando no dia a dia é que poderia chegar a uma conclusão.

Tenho o Pixel 3 como referência, foi o telefone anterior.
Gostava do tamanho, não gostava da bateria. Tinha sentimentos mistos sobre o leitor ID, por vezes muito prático, outras vezes nem por isso, com as mãos ligeiramente molhadas falhava 90% das vezes.
Face unlock no contexto actual também produz alguns sentimentos mistos. O ideal seria os dois métodos em conjunto, talvez no Pixel 6.
Active edge uso para silenciar chamadas e activar o Goggle Assistant mas julgo que passaria bem sem isso.
Soli uso para silenciar chamadas, controlar Spotify e activar o ecrã à distância.

o face id no pixel 4 foi algo que as aplicações julgo não terem acompanhado, ate porque apenas o pixel usava a api do face id, e a grande maioria das apps não sentiu necessidade de desenvolver essa feature apenas para um telefone, por isso serve maioritariamente para desbloquear o telefone o que o torna bastante limitado. No entanto em contexto de pandemia, quando estamos de mascara realmente não é a melhor solução, por isso diria que não te vai fazer grande diferença para pior.
 
o face id no pixel 4 foi algo que as aplicações julgo não terem acompanhado, ate porque apenas o pixel usava a api do face id, e a grande maioria das apps não sentiu necessidade de desenvolver essa feature apenas para um telefone, por isso serve maioritariamente para desbloquear o telefone o que o torna bastante limitado. No entanto em contexto de pandemia, quando estamos de mascara realmente não é a melhor solução, por isso diria que não te vai fazer grande diferença para pior.

É verdade, das apps que uso apenas MBway e Revolut permitem acesso com esse método. Para além disso só para desbloqueio de equipamento e Play Store.

Irei ver algumas reviews com comparativos entre ambos, para tomar uma decisão.
 
É verdade, das apps que uso apenas MBway e Revolut permitem acesso com esse método. Para além disso só para desbloqueio de equipamento e Play Store.

Irei ver algumas reviews com comparativos entre ambos, para tomar uma decisão.
Na minha opinião o Pixel 5 é melhor em pontos importantes mas principalmente no facto de teres mais memória interna de origem (128) e mais RAM (8GB) e devido ao processador mais eficiente terás certamente mais autonomia de bateria.
Tudo o resto será igual ou equivalente, mesmo ao nível fotográfico, apesar de agora teres uma ultra wide para maior flexibilidade, o software e o algoritmo de processamento de imagem deve ter resultados muito parecidos.
Ganhas em flexibilidade mas depende do quanto uma ultra wide é importante para ti.

No entanto se pretendes, um equipamento com melhor processador o Pixel 4 XL ainda é melhor, pelo menos nesse aspeto. Têm por exemplo o Pixel Neural Core que processa o HDR muito mais rápido após tirar as fotos.

Não me parece justificação para trocar já a não ser que a memória interna do 4 XL não seja suficiente ou que tenhas problemas no equipamento.

Salvaguardo no entanto que a a substituir um Pixel só por outro Pixel e o 5 seria para mim a única solução equivalente e/ou melhor.
 
Na minha opinião o Pixel 5 é melhor em pontos importantes mas principalmente no facto de teres mais memória interna de origem (128) e mais RAM (8GB) e devido ao processador mais eficiente terás certamente mais autonomia de bateria.
Tudo o resto será igual ou equivalente, mesmo ao nível fotográfico, apesar de agora teres uma ultra wide para maior flexibilidade, o software e o algoritmo de processamento de imagem deve ter resultados muito parecidos.
Ganhas em flexibilidade mas depende do quanto uma ultra wide é importante para ti.

No entanto se pretendes, um equipamento com melhor processador o Pixel 4 XL ainda é melhor, pelo menos nesse aspeto. Têm por exemplo o Pixel Neural Core que processa o HDR muito mais rápido após tirar as fotos.

Não me parece justificação para trocar já a não ser que a memória interna do 4 XL não seja suficiente ou que tenhas problemas no equipamento.

Salvaguardo no entanto que a a substituir um Pixel só por outro Pixel e o 5 seria para mim a única solução equivalente e/ou melhor.

Partilho plenamente da mesma opinião em relação à ultima frase.
A troca seria apenas pelo form factor mais pequeno, maior autonomia e porque consegui um excelente negócio. O que também me parece fazer mais difícil justificar a troca neste momento.
 
Partilho plenamente da mesma opinião em relação à ultima frase.
A troca seria apenas pelo form factor mais pequeno, maior autonomia e porque consegui um excelente negócio. O que também me parece fazer mais difícil justificar a troca neste momento.
Por acaso esqueci-me de referir o 5G que já está presente no Pixel 5. No entanto a tecnologia ainda está tão pouco integrada que talvez seria até melhor aguardar por futuros equipamentos que tragam essa e outras melhorias.
Assim espero do futuro Pixel.
 
Por acaso esqueci-me de referir o 5G que já está presente no Pixel 5. No entanto a tecnologia ainda está tão pouco integrada que talvez seria até melhor aguardar por futuros equipamentos que tragam essa e outras melhorias.
Assim espero do futuro Pixel.

É algo que nem tenho em consideração visto que nem tão cedo teremos acesso a essa tecnologia. Pelo menos em Portugal.
 
Primeira semana com ele, impressões rápidas:

BOM
- o ecrã é ótimo, os 90hz são tão bem-vindos (nota-se mesmo quando se pega noutros telefones)
- o software está particularmente bem otimizado, o telefone é muit rápido (digo isto porque tinha receio da performance devido ao 765G)
- edito vídeo com frequência no iPhone e testei no Pixel 5 com o PowerDirector (que conhecia mal) e o Kinemaster (esse conhelo bem): é impecável, tinha também receio do processador aqui mas não tenho queixas
- as fotografias são mesmo muito boas (o melhor que tinha tido até aqui foi o iPhone 11 Pro), gosto muito do modo noite (melhor que no iPhone), apesar de terem um tom mais frio que no iPhone (o que é bom para quem quer algo mais próximo da realidade e menos bom para quem aprecia a intensidade de cores do iOS)
- uso uns Beats X e uns AirPods Pro para ouvir música e o som do telefone por bluetooth é ótimo, nenhuma queixa
- adoro o always on screen, o controlo de notificações (muito, muito superior para quem vem de iOS), a deteção automática de canções
- a experiência de utilização genérica é excelente, é o meu primeiro Pixel (já tive um Oneplus 7 Pro) e em android já não saio daqui
- gosto muito do modelo preto, que é o meu - acho o Sorta Sage lindo, nunca o vi ao vivo mas acho isso - mas depois de ver este preto ao vivo é perfeito
- a traseira do telefone tem um toque excelente, excelente - gosto muito desta textura
- a ligação ao Nest Mini que comprei em desconto com o Pixel 5 é impecável
- a bateria é excelente
- a opção de o ecrã não se desligar enquanto estivermos a olhar para ele

MENOS BOM
- o assistente Google nem sempre deteta a voz
- o brilho automático pode e deve melhorar muito
- sempre que reinicio o telefone ele desativa sempre o modo escuro automático (pôr/nascer do sol), tenho de ativá-lo sempre
- as colunas por vezes funcionam perfeitamente, bem alto, e por vezes não, o adaptive sound precisa de retoques
- quando se liga phones bluetooth por vezes o volume máximo não funciona logo, é preciso desligar e voltar a ligar o bluetooth para ir ao sítio
- o volume de notificações e de chamadas podia e devia estar separado
- Netflix e Youtube funcionam sem latência de som via bluetooth, HBO é um desastre
- filmar vídeo é pior que no iPhone, mas isso já sabia

RESUMO
- comparando os 656 euros que dei por este com os 1149 que dei outrora por um iPhone 11 Pro (entretanto vendido), a diferença entre eles não justifica os 493 euros a mais do iPhone. E já acho 656 muito puxado para os tempos que vivemos, foi um dos motivos que me levaram a abandonar a Apple. É exorbitante o que eles pedem e a concorrência oferece qualidade, mas qualidade a sério, por bem menos. Gosto muito deste Pixel.

Assim de repente é isto. Se tiverem mais dúvidas, digam.
 
Última edição:
MENOS BOM

- o brilho automático pode e deve melhorar muito
- as colunas por vezes funcionam perfeitamente, bem alto, e por vezes não, o adaptive sound precisa de retoques
- quando se liga phones bluetooth por vezes o volume máximo não funciona logo, é preciso desligar e voltar a ligar o bluetooth para ir ao sítio

na ultima actualização supostamente esses pontos foram retificados, no meu não tenho essas queixas, porém a questão do brilho também é algo subjectivo. para mim está bom, para outra pessoa pode não estar.

Algo que saliento também neste pixel é o peso dele e a facilidade de utilizar com uma mão.

em falta? por vezes o face unlock.. mas são opções.

cumps.
 
Vou permanecer com o Pixel 4 XL após decisão ponderada. Este ano é mais difícil justificar o upgrade tendo em conta as alterações feitas na linha.
Menos ponderada foi a aquisição do Pixel 5, do qual me vou desfazer, se alguém estiver interessado...
Agradeço os vossos comentários que ajudaram na tomada de decisão.
 
Vou permanecer com o Pixel 4 XL após decisão ponderada. Este ano é mais difícil justificar o upgrade tendo em conta as alterações feitas na linha.
Menos ponderada foi a aquisição do Pixel 5, do qual me vou desfazer, se alguém estiver interessado...
Agradeço os vossos comentários que ajudaram na tomada de decisão.
Acho que fazes a decisão certa.

Eu próprio estive prestes a adquiri o Pixel 5 e cancelei a encomenda após refletir melhor.

É porque tirando o armazenamento interno, que é o aspeto que mais me limita (mais psicologicamente do que na prática), não vejo grandes limitações no Pixel 4 XL.
Talvez a autonomia também poderia ser melhor mas não chega a ser problemático.
 
Back
Topo