GPS nas máquinas

Eu comprei um gps q faz log e depois grava no exif.

Log durante 5 dias sem parar, em termos de memoria, e a bateria dura cerca de 72h.

:P
 
Continuo a n compreender como é q isto nao vem ja inbuilt nas mais recentes cameras dslr, à excepção de umas qtas Sony... os chips actualmente são minusculos, qq smartphone por ex tras gps... as vezes da muito jeito...
 
Do modo que deverá 'chupar' bateria e alteração de fw, poderá complicar mais que simplesmente meter-lhe 1 chip.
Além que a capacidade de recepção, tal como nos telemóveis, ficará sempre aquém de um gps dedicado.
 
Do modo que deverá 'chupar' bateria e alteração de fw, poderá complicar mais que simplesmente meter-lhe 1 chip.
Além que a capacidade de recepção, tal como nos telemóveis, ficará sempre aquém de um gps dedicado.
hmm?!?! Capacidade de recepção?!?! Tenho tlmvs com gps desde 2008, e a recepção sempre foi imediata, tipo em menos de 5 seg sempre com muitos satelites fixos e precisao igual a um receptor de gps...
É claro que chupa bateria, mas cada vez menos, mas nao é preciso que aquilo esteja sempre ligado...para isso basta q haja no menu uma opção pra ligar/desligar o GPS... na maiorparte das situaçoes e dependendo sempre da pessoa, n faz sentido ter o gps ligado...

La está, essa conversa, parece conversa de velho do restelo (n leves a mal), qd as coisas são estranhas ao principio ha sempre resistencia à introdução e uso delas... mas se fosse assim ainda andariamos por esta altura a usar slr analogicas e afins, nao???
Eu sei pq é q eles n metem inbuilt, querem é q a malta compre o acessorio gps...
 
A função do GPS faz parte do chip de rede dos telemóveis. Por isso é que é tão banal.

De resto também acho uma função muito interessante. O local é uma característica tão importante como a hora, a data (alguém quer a câmara sem relógio, afinal é só para fotos) ou as pessoas que compõe a foto.
 
hmm?!?! Capacidade de recepção?!?! Tenho tlmvs com gps desde 2008, e a recepção sempre foi imediata, tipo em menos de 5 seg sempre com muitos satelites fixos e precisao igual a um receptor de gps..

Se formos por aí até antes dos tlms já eu tinha PDAs com gps e bla bla bla e na verdade se eu tiver durante 1 dia a correr gps a bateria... não chega a 1 dia, seja no telemovel ou PDA (isto se formos a falar em tlms com gps built-in). Ou tens um telemovel que te dá para 24h ou mais de gps 100%?
O gps que uso para a camara levo-o ligado comigo e nunca o desligo. Apenas desligo quando termino o dia de fotos. Não perco sinal dentro duma paragem de metro (nunca reparei durante o uso do metro) e não perco sinal dentro da casas, já com um telemovel, apanhar sinal (quanto mais ter) dentro de um edifício é preciso lutar muito.
Apanhar sinal em 5s? Vais ter que me dizer qual é o teu telemovel pois nem gps de 'raiz' vi a fazer isso. Apanham em 5s se for uma posição 'nova'. Nem é preciso sair do pais. Liga o GPS no algarve, desliga e vai para trás-os-montes e depois diz-me esses 5s(egundos).

Quanto ao gasto de bateria, foi como disse em cima. Na minha câmara o gps nem seria um problema em termos de bateria (uma carga dá-me para +/- 4 mil disparos) mas para uma dSlr de entrada de gama ou uma compacta era sinal de andar sempre com uma bateria extra atrás.
Eu quando vou de viagem não gosto de levar carregadores (na compacta levo 3bat extras e na reflex simplesmente não necessito). Este tipo de opção já faria, com certeza, ter que levar mais 1 peça atrás, o carregador.

Não digo que seja impossível ou de loucos mas parece-me ainda uma tecnologia que ainda terá que evoluir 1 pouco para ser 'perfeita' mas sem dúvida algo bastante útil, pelo menos para mim e o meu estilo de fotografia mais comum.
 
estou mesmo estupefacto com a resistencia de alguns de vos...
Qual é o mal uma Dslr ter GPS e ter uma opção pra ligar/desligar o GPS?????
Quem precisa e n se importa de perder um bocado de bateria liga, quem nao precisa e quer manter a bateria desliga... hello?!?

Quanto ao fix no GPS acredita o q quiseres, desde 2008 tive, um HTC Touch Pro, um Desire Touch HD, tenho agora um Desire HD e mexo regularmente tb num SE X10i, e em todos, especialmente nos ultimos 2 que referi, o fix dos satelites é quase instantaneo...
Tb tive um Qtek S200 com um gps externo (com o famoso chip SirfIII) e apanhava em bom tempo o sinal de gps...
É obvio q a 1ª vez demora sempre mais tempo... e se nao voltares a ligar o gps durante algum tempo ele depois volta a demorar mais um pouco a apanhar o fix... mas isso até é peanuts... quem gosta/precisa desta feature, nao se importará de perder o tempo q for necessario para apanhar o tal 1º fix dos satelites... o importante é q ele depois funcione...

Resumindo, se por ex a Sony ja tem dslr com GPS inbuilt, pq nao, nos outros fabricantes?!?
 
Mas eu nunca disse que sou contra GPS em camaras, pelo contrário, até há aqui users que podem dizer que há anos que peço por tal coisa.
Existe o problema, repito, da bateria, funcionalidade e engenho para que tudo funcione como 'se nada fosse'.

Os minutos que falas ou segundos que referes são correctos. Agora vamos ter em atenção: se eu tiver num local que quero fotografar com gps mas naquele momento tinha desligado (porque quero poupar bateria), o tempo que demoro a ir a um menu (ou mesmo tendo uma tecla directa no corpo) mais a captura de sinal já posso ter perdido o momento.
Eu quando vou de viagem para fotografar a minha máquina só desligar quando eu 'vou dormir'. O resto do dia não desliga, apenas entra no seu standby e enquanto isso, o gps que trago no bolso (ou mochila) grava todo o meu percurso (outra coisa que é boa, em termos de log num mapa).
O problema aqui está, essa demora entre um desligar e ligar pode fazer perder várias fotos por causa dos segundos, ou até mesmo segundo, perdido.

Onde quero chegar é, enquanto a tecnologia não chegar a 1 ponto em que o consumo do gps seja bastante reduzido, face ao consumo actual, (ainda de relembrar a situação de incorporar um chip e antena.. e ao entrar aqui penso que muitas mais dezenas de fotógrafos de dSLR preferiram um sistema Wifi para o pc ou flash incorporado que antena gps) não vejo que possa vingar numa slr. Numa compacta em que a malta gosta de andar com tudo atrás e o utilizador pode ser leigo (onde uma bateria custam trocos) é onde podem evoluir a tecnologia para mais tarde embutir numa reflex.
 
É uma coisa que preciso de comprar também.
Os gps que se ligam às máquinas (D90, neste caso) gastam energia de onde? E está sempre ligado? Isto é, a máquina vem do standby e disparo poucos segundos depois. Vou correr o risco de ficar sem informação, não é? Seja como for tanto pelo preço como o desenhar o percurso estou a gostar desse iBlue.
 
Noeljunior se fores à minha galeria do flickr as fotos que lá tenho, nas últimas páginas estão todas geotaged por o iBlue. Até agora sem razões de queixa.
 
Fazendo tudo à última da hora comprei, na amazon.co.uk, um "gps tracker" de marca blumax para fazer companhia à minha canon g9, num "raid" de 10 dias.

Não tive tempo de experimentar e coloquei a amostrar sempre que, desde a última amostra, se tenha movido 5 ou mais metros E decorrido 10 ou mais segundos.

Teoricamente correu tudo bem, na prátrica não sei. Mas assim que obtiver resultados posto aqui. Estou um pouco apreensivo, porque não tive oportunidade de fazer um único teste, foi uma fézada na minha capacidade de perceber o manual que felizmente estava em inglês.
 
O meu sincronizei com a hora do computador na altura que o recebi.
Se estás a usar o mesmo gps que eu uso, aconselho a não usar o software que vem com ele.
Eu uso 2 programas.
O BT747 que serve para ler todos os dados que estão no gps e descarregar no tipo de ficheiro que desejas (gpx, kml, etc.) e também configurar como queres que ele faça o log, se queres 5s em 5s ou 1h em 1h, esse tipo de configuração.
Depois uso o GPicSync para meter os dados gpx no exif das fotos.
Gosto deste modo também pelo pormenor que guardo o file .gpx na pasta das fotos que tirei, assim, sempre que quiser tenho lá o log possivel também de usar no maps google ou earth.
 
O meu sincronizei com a hora do computador na altura que o recebi.
Se estás a usar o mesmo gps que eu uso, aconselho a não usar o software que vem com ele.
Eu uso 2 programas.
O BT747 que serve para ler todos os dados que estão no gps e descarregar no tipo de ficheiro que desejas (gpx, kml, etc.) e também configurar como queres que ele faça o log, se queres 5s em 5s ou 1h em 1h, esse tipo de configuração.
Depois uso o GPicSync para meter os dados gpx no exif das fotos.
Gosto deste modo também pelo pormenor que guardo o file .gpx na pasta das fotos que tirei, assim, sempre que quiser tenho lá o log possivel também de usar no maps google ou earth.

Sim, é o mesmo.
Eu uso o BT747, mas não vejo a opção de ajustar a hora com o PC.
 
Back
Topo