Problema Gráfica? memórias? o Windows 8?!?

Olá a todos.

Estive a ler muito (em PT/Br, ESP, ENG) e a fazer muita coisa mas penso ter resolvido o problema (espero!!!)

Há coincidências, mas isso não é uma. Era muita má sorte a fonte lixar-se ao instalar o Windows 8. Há muitos reports deste problema e sabendo que tudo funcionava corretamente no Windows 7, o problema é do W8 sim. Acho que tens ou de conviver com isso até a Microsoft fazer alguma coisa de jeito ( que é o que ela nunca fez, só copiou ) e arranjar isso ou metes o W7 de novo.

Há um tópico de um fórum espanhol onde culparam:

-a fonte.
-a gráfica (normalmente ATI).
-extensões e blocos de tomadas.
-o Windows 7.
-opções de energia.
-vírus/malware.
-drivers.

Mas antes desse e de outros tópicos felizmente tinha lido uma coisa que preferi testar ANTES. Adiante...

Experimenta trocar as RAM's de slot's. Tive à uns tempos um problema com o PC, em que precisamente aparecia uma mensagem de erro a dizer que o Kernel-Power tinha deixado de responder e tinha sido recuperado, fiz o memtest mas não encontrou nenhum defeito com as RAM's, quando experimentei troca-las de slots, deixei de ter problemas, estavam defeituosos. Não sei se é muito provável que seja disso, mas não custa tentar :). Boa sorte!

Sim, fiz um teste com umas memórias velhas que estão num canto e não sei se foi pela troca de slots que (espero) resolvi o problema.

isso é conflito de drivers..

Precisamente. Aquele conflito com os dispositivos de áudio tinha-me ficado no ouvido.

Como relatei mais atrás, tenho uma placa Creative para as colunas 5.1 (com drivers para Windows 8) e usava a controladora de som onboard para os headphones (porque os jacks frontais da caixa têm um ruído bastante chato). Desinstalei o driver do som onboard (ao mesmo tempo que desliguei a opção no BIOS), reiniciei o computador várias vezes, corri desde 3D Marks até Intel Burn Test e tenho estado a usar o computador durante... duas horas e até agora ZERO problemas.

Seja qual for o resultado virei cá comunicar, mas estou bastante confiante :)
 
O meu monitor não voltou a perder o sinal e o comportamento geral do computador está muito mais estável. Penso ter resolvido o problema... mas agora tenho outro, crónico e sem solução: ruído no jack frontal da caixa. Investi num Siberia V2 para nada :(

Obrigado a todos os que se disponibilizaram para ajudar.
 
Está a acontecer de novo :(

mof3c.jpg


Nesta altura duvido de todo o hardware do sistema. A BIOS está praticamente default (exceptuando o AHCI para o SSD e algumas opções da Asus desligadas) e tudo devidamente actualizado.
 
Isto está péssimo.

Como estava com auscultadores comprovei que, primeiro, o monitor perde o sinal (mas continuava a ouvir música) e segundos depois o sistema reinicia sozinho. Nos últimos 10 minutos tive três ou quatro crashes!

Repito, sistema sem overclock, tudo actualizado, etc e tal...
 
Última edição:
Os drivers da minha MoBo são antigos (2009, para Windows 7) mas estão instalados.

Vai fazer uma hora sem ter um desses restarts espontâneos.. O quê fiz? desliguei os auscultadores. Será que 8| ....?
 
Após a crise de ontem à noite e esta manhã não voltei a ter problemas. Até acabei de correr um Intel Burn Test e nada, tudo normal.

Repito, o que fiz foi desligar os Siberia V2 dos jacks do painel frontal da caixa. É possível que isto esteja a criar algum tipo de conflito?!?
 
Há mais ou menos uma hora desliguei o PC. Voltei há bocado e ele arrancou, mas ao chegar ao ecrã de Login o Windows foi abaixo com as ventoinhas da gráfica a 100%. Depois reiniciou sozinho mas com bips da BIOS.

Um pormenor: se eu tirar energia ao sistema por meio do botão da fonte tenho ideia de que a BIOS perde as definições (daqui a bocadinho vou testar. Total, quase tudo está default). Será que a pilha da MoBo está esgotada?

Será a fonte?

Memórias há pouco tempo corri o MemTest e estava tudo OK.

Como relatei mais atrás, esta tarde corri o IntelBurn Test com 15 passagens Standard e o resultado foi bom.
 
Quantas passagens/testes?

Estou a procurar outras ideias e soluções e num fórum propõem tirar a placa de som dedicada e passar a usar unicamente o controlador de som onboard. Não queria fazer isso porque sinto diferença de qualidade entre uma e outra com vantagem para a placa dedicada.
 
Muita leitura até o inicio da madrugada.

O erro Kernel-Power é uma consequência do erro/problema principal e não o problema em si. O próprio Windows indica que o sistema foi desligado de forma deficiente mas isto acontece depois do problema. E qual é o problema? está no inicio do tópico:

-o monitor perde o sinal, ficando com a luz do led (onde ligo o monitor) a piscar (solução fazer reset ao sistema). Noto que o Windows continua a funcionar (se estou a ouvir música ela continua) mas não consigo recuperar a imagem no monitor.

-o monitor fica preto, luz LED a piscar, de repente as fans da gráfica aceleram ao máximo até o sistema reiniciar por si mesmo.

-às vezes, após os problemas anteriores, tenho bips do BIOS (American Megatrends): um longo e três curtos.

Isto acontecia com o sistema em overclock (onde só aumentava o multiplicador) mas agora também com tudo em default.

Isso foi escrito a 2 de Janeiro.

Portanto, perda de sinal. As minhas pesquisas têm de ir nesta direcção.
 
Desinstalei o driver no ambiente normal, usei o Driver Sweeper no Modo de Segurança, reinstalei o driver. Vamos a ver....

PS: mais de 24 horas de uso sem problemas (excepto um provocado por um teste*) com uso variado: internet, música, video, jogos e benchmark. Penso ter resolvido o problema embora o sistema continue sem overclock.

* o problema era mesmo um conflito entre as placas de som onboard e dedicada. Tenho pena, mas até comprar a próxima caixa vou ter de aturar ruídos provocados pelo deficiente circuito do painel frontal.
 
Última edição:
Problema de novo. O comportamento é o mesmo!

O computador está há três horas a fazer MemTest e até agora nenhum problema encontrado.

Pergunto: será que a fonte (uma LC-Power Hyperion a caminho dos seis anos) está a dar berro?

Ontem corri duas vezes -sem e com OC- o IntelBurn Test em High com 20 passagens e o sistema cumpriu com sucesso. É esquisito!
 
Deixo aqui os dados do HWMonitor. Chamo a atenção para os valores da fonte que está assim com o sistema sem overclock (exceptuando a gráfica que o tem de fábrica):

9036ub.jpg


Se for mesmo a fonte já tenho algo em mente: XFX 650W XXX Edition (é demais? é, mas quero algo que fique mais que à vontade).
 
Back
Topo