Grande zoom - Não slr

Medidas:
86-60-86...lol
Queria um zoom potente, gosto de fotografar aves e natureza
Macro, tb é dos meus temas perdilectos.
Não queria gastar muito mais de 250 €
Não importo de comprar pelo ebay, desde que compense... se forem 30 ou 40 euros...esquece la isso.
Pelo que tenho visto as minhas ultimas duas hipoteses enquadram-se

Para isso não precisas de um zoom potente. Precisas é distâncias focais elevadas. E nisso a FZ18 não tem uma distância focal muito mais elevada que a FZ8.
 
tens de ver que grande-angular e profundidade de campo são coisas diferentes, o que se reflecte na variação do zoom, enquanto na FZ8 multiplicas 12 por 36 mm, na FZ18 e companhia multiplicas 18 por 27 mm, são coisas diferentes?
 
Certo, certo... Eu sei que macro e zoom são diferente... Mas neste caso o zoom parece-me mais importante.

A diferença entre os 36mm e os 27mm não me parece muita. Ja testei as duas coisas na *****, e não verifiquei grandes diferenças.
 
Certo, certo... Eu sei que macro e zoom são diferente... Mas neste caso o zoom parece-me mais importante.

A diferença entre os 36mm e os 27mm não me parece muita. Ja testei as duas coisas na *****, e não verifiquei grandes diferenças.

Estás a baralhar tudo!

Zoom - Factor de multiplicação da lente
Macro - Fotografias de ampliação
Distância focal - Alcance da lente

Para fotografares coisas ao longe o que precisas são distâncias focais altas, mais nada!

Para macro o que precisas é uma máquina que faça boas ampliações, que se não me engano neste caso a que mais amplia é a FZ8.

Uma lente com muito zoom, significa que a distância focal mais alta é muito maior que a mais baixa, mas se a distância focal mais baixa for muito baixa, a mais alta pode não ser assim tão alta.
 
A FZ8. É mais barata e a diferença na distância focal mais alta não é assim tanta. Ou a FZ18 se não te importares com o preço, é a que tem a distãncia focal maior e sempre tem mais qualidade que a Fuji.

FZ8 - 432mm
Fuji S8000/8100 - 486mm
FZ18 - 504mm
 
Alguem por aqui tem opinião formada da Kodak Z1012???

Esqueçam... reparei agora na lente: 12x (33-396mm) Schneider-Kreuznach Variogon, f/2.8-4.8

Ou seja, mesmo sendo 12X, acaba por ter uma ampliação menor do que eu pretendo.
 
Última edição:
Mas em termos de abertura angular, ao longe, a diferença é mais notória, não?

Não, nem por isso. Como disse o jmmsmm, notas mais diferença ao perto. É que ao longe, dê por onde der, está tudo longe. Mais um bocado, menos um bocado... Agora ao perto, uma coisa que estavas a ver a uns 3m, passar a estar a uns 5m, notas logo.

Aliás, se tirares um retrato a uma pessoa, ligeiramente de cima para baixo, de forma a que se veja o corpo, vais ver que com 28mm a pessoa parece bastante mais alta, visto que vais ser obrigado a estar colado à cara da pessoa e perspectiva dos 28mm vão fazer os pés ficar muito mais distantes.
 
é incrível a diferença que se nota ao tirar uma foto com uma 11-18 num espaço fechado, entre precisamente, os 11 e os 18...
 
Não, nem por isso. Como disse o jmmsmm, notas mais diferença ao perto. É que ao longe, dê por onde der, está tudo longe. Mais um bocado, menos um bocado... Agora ao perto, uma coisa que estavas a ver a uns 3m, passar a estar a uns 5m, notas logo.

Aliás, se tirares um retrato a uma pessoa, ligeiramente de cima para baixo, de forma a que se veja o corpo, vais ver que com 28mm a pessoa parece bastante mais alta, visto que vais ser obrigado a estar colado à cara da pessoa e perspectiva dos 28mm vão fazer os pés ficar muito mais distantes.

é incrível a diferença que se nota ao tirar uma foto com uma 11-18 num espaço fechado, entre precisamente, os 11 e os 18...

Tinha uma perspectiva completamente diferente...então porque se diz que os 28mm dão muito jeito para paisagens?
 
Parece-me que vou ficar pelo panasonic fz18...
Arranjo no ebay, ou em 2ª mão, à volta de 240 euros. Acho que é um bom preço para a maquina. Digam de vossa justiça.

Ja agora, oq acham da Fuji S8100, por 240 euros?

Descobri agora que vai sair em Setembro deste ano a FZ28!!! Isso não vai levar a que a FX18 desvalorize? Deveria eu esperar mais um mês???
 
Última edição:
Eu esperava...mas para comprar a FZ28 é que, parecendo que não, o processador novo pode ser uma mais valia! E claro que a FZ18 vai desvalorizar, aliás, na ***** já a compras por cerca de 280€ sempre é melhor que uma usada (e talvez abusada!) por 240€.
 
Eu esperava...mas para comprar a FZ28 é que, parecendo que não, o processador novo pode ser uma mais valia! E claro que a FZ18 vai desvalorizar, aliás, na ***** já a compras por cerca de 280€ sempre é melhor que uma usada (e talvez abusada!) por 240€.

Mas talvez essa nova venha por valores acima dos 300 €! Acima das minhas possibilidades. A minha opção deve ser mesmo a FZ18. A duvida é se será agora ou no proximo mês.
 
Back
Topo