Guia Guia para Comprar NAS

Ahh, bem, realmente num pesco nada disto.

Então se for um NAS, posso ter 2 drives em raid (whatever qual), e posso acrescentar um 3º disco, e continuar por aí adiante?

Fiz confusão, pensei que seria igual e não deixaria :D
 
Estar com um DAS para mais tarde o ligar a um NAS como unidade externa (porque não vai poder ser usado no array interno) não me parece a melhor opção. É estar a gastar dinheiro a mais, ter dois dispositivos ligados e nem os poder “unir”.

Sim, o NAS é a solução ideal. Começas com dois discos e vais acrescentando depois. Não sei como funcionam os outros sistemas, mas no caso dos synology, uso o SHR e vou acrescentando discos. Durante o processo de expansão não perdes o acesso ao sistema.
 
Como já disse, agora seria para uma unidade de armazenamento para ter em casa apenas. Dificilmente os 8 ou 10TB irão encher nos próximos 5 anos. Tenho menos de 4TB neste momento, com trabalhos de mais de 3 anos, e a contar com backups pessoais também.

Quando tiver necessidade de um NAS propriamente dito, o mesmo será para ter na empresa, para facilitar acesso a trabalhos por parte de todos os colaboradores. Será comprado à parte, e em nada terá a ver com este suposto DAS, sendo que estes 10tb actuais continuam em casa, para cold storage.

Então possivelmente agora o ideal, para a minha necessidade, será mesmo o tr-002, e 2 discos de, talvez, 10TB.
 
Tenho por aqui um sistema com esse Das (TR004) ligado a um NAS de 2 Baías, com o RAID (5) de 4 discos controlado pelo Nas (não pelo hW do DAS).

O que é que não dá para unir? Array multi dispositivo ou gestão de arrays num dispositivo?

Não tenho nada contra usar apenas um NAS, mas para quê, cold storage a pensar em adicionar discos daqui a uns anos?

Quanto está actualmente a custar um Synology ou QNAP de 4 baías com um celeron de há 3 gerações atrás (era o que ofereciam à pouco tempo na linha de entrada)?

Não é possível ter sol na eira e chuva no nabal, neste caso, infelizmente.
 
Como já disse, agora seria para uma unidade de armazenamento para ter em casa apenas. Dificilmente os 8 ou 10TB irão encher nos próximos 5 anos. Tenho menos de 4TB neste momento, com trabalhos de mais de 3 anos, e a contar com backups pessoais também.

Quando tiver necessidade de um NAS propriamente dito, o mesmo será para ter na empresa, para facilitar acesso a trabalhos por parte de todos os colaboradores. Será comprado à parte, e em nada terá a ver com este suposto DAS, sendo que estes 10tb actuais continuam em casa, para cold storage.

Então possivelmente agora o ideal, para a minha necessidade, será mesmo o tr-002, e 2 discos de, talvez, 10TB.

É capaz de ser a melhor solução (tr002), se não quiseres ir já para um NAS de 4 ou mais baías.

Uma alternativa que podes também ter é (por exemplo, e minimizando custo de equipamento agora):

Fazer o inverso, compras agora um NAS de 2 baias (por exemplo até 200eur), e posteriormente um DAS de 4 baias para montar a tal expansão (vai depender do que escolheres, o OS do NAS tem que suportar isso, não tenho a certeza se por exemplo os QNAP de gama baixa suportam o incremento de discos num RAID).
Mas certamente vai ser mais complicado para ti, porque estás dependente do que o fabricante "quiser" que funcione em ambos os modelos, e vais gastar mais.

Ou

Desenrascas-te agora com o que realmente precisas a curto/médio prazo, informas-te já com outro nível de detalhe e compras depois uma solução decente para o escritório, sem olhar só para as "Caixas feitas", porque existe um mundo à volta de tecnologias de suporte e armazenamento de dados.


Bom, escolhas o que escolheres, certamente pelo menos agora tens uma noção diferente do básico nisto.
Pode-te parecer que estás baralhado, mas tens consciência de terminologia e que existem opções, e já vais atrás de dúvidas.
 
Sem dúvida! E agradeço imenso a ajuda!

O ponto nr 1 vai ser organizar os trabalhos que ainda não coloquei no hdd externo, e posteriormente organizar-me para seguir com a compra! :)
 
Alguns pontos em relação ao TR002/04:
1 - O array só pode ser lido em equipamentos QNAP, ou seja, se o TR002/4 avariar tens que comprar outro para ler os dados, ou conhecer alguém que tenha um
2 - RAID dá a conveniência de ter redundancia de hdd mas não é backup. Se o TR002 fritar em conjunto com os HDD o RAID não serve de nada
3 - O ideal é teres uma estratégia de backup 3-2-1, ou seja, os dados originais, uma cópia noutro dispositivo e uma segunda cópia numa localização diferente, por exemplo, a nuvem
4 - Se comprares agora um TR002/04 e posteriormente um NAS QNAP este pode gerir o TR004 por software, ou seja, entras no software de gestão do NAS e consegues gerir o NAS e o DAS no entanto as pools são diferentes, ou seja, se comprares um NAS de 2 baias e o TR004 consegues criar uma pool de 2 discos e outra de 4 discos, não consegues criar uma pool de 6 discos

Para a mim a grande vantagem de um DAS em relação a um NAS é o fato de ficar sempre ligado o que te permite criar automatismos. Tenho o meu NAS a fazer backups automáticos para o OneDrive 2 vezes por semana. Chegas a casa e tens logo o telemóvel a sincronizar com o NAS, fotos, contatos, ficheiros, etc. O mesmo quando abres o computador. Quando vou de férias faço backup das fotos para o NAS quando chego ao hotel, assim se perder o telemóvel ou máquina fotográfica ao menos não perco as fotos (já me acontece). Claro que podes fazer o mesmo tendo o computador onde liga o DAS sempre ligado mas normalmente este consome mais sendo que a fatura da luz fica mais cara.

Quanto ao DAS a comprar existem outras alternativas também interessantes. Por exemplo eu comprei um Terramaster D5-300C que tem 5 baias sendo que as duas primeiras baias funcionam em RAID0 ou RAID1 e as últimas 3 funcionam em JBOD. Os dados importantes tenho em RAID1 e depois o menos importante vou pondo no disco da 3ª baia, sendo que tenho mais 2 baias para poder expandir a capacidade de armazenamento. Este é um exemplo mas existem outras marcas.
 
No caso de um NAS synology, o array pode ser lido noutros dispositivos?

Ou igualmente apenas num equipamento Synology?

Sim, a minha ideia será ter o DAS/NAS como backup primário, com tudo.

Depois os dados todos duplicados em discos externos (tenho para já um de 5tb que chega bem, e depois compro mais consoante for necessário)

E ainda ter os documentos possivelmente numa cloud.

Se bem que documentos pessoais estarão sempre no pc de casa. E documentos da empresa, no pc da empresa.

Neste momento já tenho tudo em duplicado no pc da empresa, no de casa, e no hdd externo.

Mas a caixa do meu pc de casa só suporta hdd 2.5 fininhos de 7mm (porque a gráfica ocupa muito espaço), então não consigo meter um disco acima de 2TB, pois passam a 15mm :D

E como neste pc já tenho os dados espalhados em diversos sítios, daí a necessidade de ter então um backup externo mais "considerável".

:)
 
No caso de um NAS synology, o array pode ser lido noutros dispositivos?

Ou igualmente apenas num equipamento Synology?

Depende do RAID do array, e do sistema de ficheiros (ext4/BTRF), em teoria é possível em alguns casos, usando um Pc com Linux, mas geralmente não é simples.

Falando de NAS com uma versão do DSM acima da 6.2. Nas anteriores é no-go.

Noutro NAS Synology é possível, desde que seja equiparado, e suporte o mesmo número de portas em que o raid foi criado.
 
Não falam em software, apenas publicitam o HW (o que pode ser um problema).

O bootloader desses sistemas é aberto ou proprietário?

Cautela e caldos de galinha… :D

Esperem pelas reviews ao SO, ou a compatibilidade de controladores de discos no caso de ser de boot aberto.
 
Última edição:
Os vídeos desse canal tem um foco/publico diferente daquilo que se espera num deepdive dum novo SO para NAS.

É mais para dar a conhecer os traços gerais do funcionamento dos sistemas em si.

Mas hey, já será qualquer coisa.

Nos círculos de especialidade a informação ao dia de hoje é zero, o que para já não abona muito.

Até pode ser algo que faça sentido, mas só mesmo aguardando por reviews.

Até era bom isso ter sucesso, para ver se abanava um pouco o mercado dos pre-feitos, isto está estagnado e à mercê de 2 fabricantes essencialmente.
 
Sim, está estabelecida a algum tempo, o SO é um pouco mais limitado que o DSM/QTS/ADM, mas dependendo do modelo/preço e use case pode fazer sentido.
 
Alguém tem experiência no QNAP container station ?
Queria alojar uma base de dados ms-sql (software PHC) que neste momento está numa máquina virtual…
Ou outra solução estável e rápida ?
 
Boas a todos,

Com a chegada para breve de uma criança cá a casa, e pela experiência de amigos meus, milhares de fotos vão ser tiradas, e todas elas importantes :D
E para isso é necessário espaço de armazenamento.
Querendo fugir um pouco ao serviços de cloud, (amigos meus seguiram esse caminho, mas eu queria evitar), virei-me para a opção de ter um NAS.

Há coisa de um ano, por outros motivos, andei a tentar reaproveitar um computador antigo que cá tinha em casa para uma solução NAS, apesar de toda a pesquisa, e de ele ter estado a funcionar algum tempo (apenas pela rede interna de casa, nunca consegui ter acesso fora da minha rede), cheguei à conclusão que para mim não é uma solução prática muito devido à minha falta de conhecimento, e entretanto também já me desfiz dos componentes.

Feita a introdução, gostaria que me aconselhassem um NAS com a finalidade principal de servir de private cloud, com possibilidade de consulta e backup através do smartphone.
De uma forma não tão importante, que fosse possível transmitir filmes/séries para uma box android através do Plex ou semelhante.
Backup de 2 computadores e galerias de 2 telemoveis, neste caso serão 2 pessoas a aceder, cada uma acede apenas à sua informação pessoal.

A compra dos discos seria de uma forma faseada, começava apenas com um e conforme houvesse possibilidade adicionaria outro/outros.
Eu sei que há sempre o risco de perder tudo caso haja falha no disco, mas é algo com que vou ter que viver.
Orçamento 250€
 
Última edição:
O orçamento é apenas para o NAS, sem discos, correto?

Iniciar com apenas um disco é um erro enorme, principalmente se os dados são importantes. Mínimo 2, em mirror.

Existem alguns NAS dentro desse valor (sem discos), que suportam essas funções (em uso básico, até 3 ou 4 clientes).

Em resumo, e para ajudar convenientemente:

- Que topologia d rede tens (1gbe?)

- Que discos (número e capacidade) estás a prever usar nos próximos 3 anos

- estás a prever, além do que listaste acima, correr outros serviços/VMs dentro do período que referi acima?

- a cloud que referes é para ser montada em serviços já feitos ou criares tu e fazeres o host?

Faço as perguntas acima porque facilmente vais perceber que com o orçamento que apresentas vais ter que fazer compromissos, e escolhas…
 
Boas,


Respondendo por ordem:

Sim, orçamento só para o NAS sem discos.

Rede 1Gbe

Preferencia por 4 bay, para não me estar a limitar à partida, mas nao sei se há orçamento para isso, discos seriam de 4TB

Apenas Private Cloud e (talvez) streaming para box android

Será para usar o Nextcloud. Tenho domino criado e Cloudflare configurado.
Quando andei a experimentar no ano passado consegui ter tudo a funcionar dentro da minha rede, só não consegui o acesso remoto. entretanto o período experimental do unraid acabou e eu acabei por deixar morrer a ideia.
Como referi, desfiz-me dos componentes e a ideia agora seria mais chave na mão, mas sem medos de ter que configurar alguma coisa.


Obrigado
 
Não tens orçamento para um NAS novo “pre-feito”, de 4 baias, que tenha arquitetura x86.

Para o uso que queres, com o orçamento limitado, ou optas por algo com arquitetura ARM de 2 baias, ou fazes um NAS.

Se largaste o Unraid apenas pelo problema do acesso remoto, especialmente se usas Nextcloud, não fizeste as pesquisas correctas.

Procura por exemplo pelo Tailscale, para o teu caso é o ideal (é gratuito para o tipo de uso que queres).

Se estiveres disposto a voltar a tentar, testa o serviço , e se tiveres dúvidas volta cá ao tópico.

O Tailscale pode ser instalado em vários tipos de máquinas, incluindo alguns. NAS já feitos. Configurações muito simples.

Se realmente interessarem NAS proprietários de 2 baías com arquitetura ARM (são limitados nas aplicações) diz, que posso ver 2 ou 3 modelos que possam servir, embora não seja algo que ache interessante.
 
Back
Topo