Guia Guia para Comprar NAS

Boa tarde,

Passa-se o seguinte, tenho uma data de discos externos e internos com várias capacidades e tralhas variadas e às tantas já devo ter os mesmos ficheiros repetidos por alguns deles.
Então estava a pensar se uma NAS ou DAS poderia ser um sistema proveitoso para organizar e em que medidas poderia beneficiar destas opções.
Os discos seriam basicamente para guardar/retirar ficheiros de vez em quando e sem necessidade de estar ligado 24/7.
Pesquisando opções, deparei-me com o ORICO 9558RU3 com um sistema de 5 baias por cerca de 225€, com capacidade total de até 80TB e suporte a RAID. Já o QNAP TS-462-4G, tem 4 baias e mesmo recondicionado custa quase 500€. Os modelos da Synology, por sua vez, apresentam preços ainda mais elevados, embora justifiquem a qualidade.

Com isto fico na dúvida entre investir num desses sistemas ou manter meus discos empilhados em caixas :D
Pergunta essencial que precisas de esclarecer para ti próprio:

Qual é o volume de dados e o quão importante é essa informação para ti?
 
Pergunta essencial que precisas de esclarecer para ti próprio:

Qual é o volume de dados e o quão importante é essa informação para ti?
O volume de dados actualmente ronda os 20TB sendo que seria numa óptica de armazenamento e não tanto para streaming ou uso intensivo de dados.
A informação é algo importante, mas não será caso de vida ou morte se perder alguma. A mais crucial está com backup noutro disco fisico. Tinha pensado em algum tipo de RAID que pudesse prevenir a falha de pelo menos 1 disco (dependendo do nº de baias disponiveis na máquina).
 
É desnecessário um NAS para esse tipo de uso (sem serviços e com acessos pontuais), especialmente se é para armazenamento e acesso local, sem grandes necessidades de acesso em rede e remoto.

Um DAS com raid por HW funciona, mas para usar algo como raid 5 vai exigir que coloques inicialmente todas as drives que vais usar, e dependendo do que escolhas vai ter tarde-offs em termos de suporte/fiabilidade.

Conta com cerca de 250eur para o DAS, mais 4 discos Rígidos para este tipo de solução.

Quando o equipamento “estourar” um dia (vai acontecer, com qualquer que seja) normalmente só mesmo substituindo por um igual é que vais ter acesso à informação/rebuild.

Aproveitar discos que tens com diferentes características e capacidades é também um No-go com este tipo de solução/Raid.

Em Nas Pré feito, discos diferentes (capacidade/tipologia) só usando com os sistemas de raid híbrido (QNAP, Synology, terramaster têm equipamentos que os suportam), podem ser sistemas flexíveis mas honestamente não primam por ser extremamente fiáveis ou performantes, e os equipamentos são caros (para 4 baias sempre acima de 400eur).

Honestamente, e como opinião pessoal, aposta em backup, e se o sistema que usas funciona para ti, mantém.

Penso que ainda não tenhas bem definidas quais são realmente as tuas necessidades a médio prazo (importante), para um volume de 20tb inicial e para ter margem de crescimento, com redundância estamos a falar de investimento sempre acima de 1keur, incluindo discos, e partindo do pressuposto que manténs o que eventualmente tens para backup.
 
Última edição:
O volume de dados actualmente ronda os 20TB sendo que seria numa óptica de armazenamento e não tanto para streaming ou uso intensivo de dados.
A informação é algo importante, mas não será caso de vida ou morte se perder alguma. A mais crucial está com backup noutro disco fisico. Tinha pensado em algum tipo de RAID que pudesse prevenir a falha de pelo menos 1 disco (dependendo do nº de baias disponiveis na máquina).
estou exactamente no mesmo barco que tu. nao tenho necessidade de acesso constante aos dados e volume é cerca de 20TB tambem, com redundancia. Acho que DAS é o mais indicado para nos, mas sempre em conjunto com uma solucao de backup na cloud (blackblaze pode ser interessante para fazer backup ilimitado de tudo, ou entao uma conta Onedrive 1TB so para o essencial, o "imperdivel")

mas para DAS orcamento ja são uns 1000€, mais blackblaze anual (100€) ou Onedrive (~50€). Resta saber se vale a pena o investimento. Estou inclinado para pensar que sim, que sempre sonhei juntar tudo o que tenho (uns 12 discos, mais uns 800 dvds) num unico sitio
 
Honestamente, e como opinião pessoal, aposta em backup, e se o sistema que usas funciona para ti, mantém.
Provalvelmente sim.
Ficarei a pensar sobre o assunto. Também acho que para o investimento que tenho de fazer não compensará. Era uma questão mais de ter os ficheiros e documentos "visiveis" ao mesmo tempo e concentrados de modo a não existir repetição dos mesmos em vários HDD.

mas para DAS orcamento ja são uns 1000€, mais blackblaze anual (100€) ou Onedrive (~50€). Resta saber se vale a pena o investimento. Estou inclinado para pensar que sim, que sempre sonhei juntar tudo o que tenho (uns 12 discos, mais uns 800 dvds) num unico sitio
Em relação às clouds online, fico-me sempre a questionar se valerá a pena estar a gastar esse dinheiro mensal ou anualmente. Para não falar da privacidade de documentos, trabalhos, de fotos de familia e coisas do género... E de um dia essa empresa fechar o serviço e ter de deslocar tudo para outro lugar (não sei se já aconteceu). Hábito profissional tentar prever tudo o que pode acontecer no curto e médio prazo e desato a pensar demasiado. 😩
 
Olá malta, Quero ter uma NAS para essencialmente guardar fotos/videos, e poder aceder remotamente quando o desejar (e descontinuar o Google photos). Se tivesse pesquisa inteligente como o Google photos era óptimo.

Em termos de orçamento não tenho muita noção, talvez 250 euros para a NAS e depois mais uns 150 euros para o disco de 4TB (não tenho noção muito bem se os valores são realistas)

Que NAS aconselham para estas caracteristicas?
 
Com esse orçamento, para esse uso:

- NAS de 2 baias com CPU ARM (é material de entrada de gama, mas com esse orçamento é o que vais arranjar), ~2GB Ram (equipamentos vê QNAP, Synology, Terramaster ou Asustor).
Nestes valores é andar à procura do que esteja mais em conta/promoção.

- Disco algo como um Ironwolf 4TB.

Se a informação é importante, subscreve um serviço de backup online (Backblaze ou algo do género) assim que possível, depois acrescentas outro HDD em RAID1 no NAS .
 
Última edição:
Pesquisa inteligente tens agora no qnap o qsirch, a app moments da synology acho bem mais limitada
 
Última edição:
Para pesquisa "inteligente" de fotos a app já não é essa, é a Synology Photos, mas não tem a potência do Google fotos, claro.
 
Boas,

Olá malta, Quero ter uma NAS para essencialmente guardar fotos/videos, e poder aceder remotamente quando o desejar (e descontinuar o Google photos). Se tivesse pesquisa inteligente como o Google photos era óptimo.

Em termos de orçamento não tenho muita noção, talvez 250 euros para a NAS e depois mais uns 150 euros para o disco de 4TB (não tenho noção muito bem se os valores são realistas)

Que NAS aconselham para estas caracteristicas?

Procura num QNAP TS-25x (CPU intel) nos usados.
Discos nunca compras usados, a não ser casos raros em que mostrem print-screens de discos com pouco uso, em horas e TBW.

Cumps.
 
Qualquer coisa serve para o que listaste acima. Só olhando para a partilha de fotos e vídeos:

Novo, até 250eur, algo de 2 baías das marcas que referi com CPU ARM, 2Gb RAM, e de preferência em promoção.

Se a questão da pesquisa é muito importante, para usufruir de algo mais avançado quanto à questão das fotos, novo, até 400eur, modelos de 2 baias com processador x86 da Synology ou QNAP (são as marcas que têm software mais polido para isso, depreendo que vás usar os softwares proprietários).

A sugestão de adquirir algo usado é que por metade do preço de um novo compras algo que permite o uso do mesmo software, sem pagar o preço extremamente inflacionado que as marcas pedem por estes equipamentos desta gama.
 
Boas malta,
Queria avançar para uma NAS e trocar o serviço Icloud e GoogleDrive.

Servia apenas para fazer backup de fotos, telemoveis e pc (parte minima).

1º 1 baia ou 2 baias?
sendo que tenho um disco externo de 1.5tb parado, podendo aproveitar o mesmo para fazer backups semanais. (isto se for possível)

2º estive a ver o Synology DS223j, mas reparei no Asustor Drivestor 2 Lite AS1102TL. qual deles o melhor e mais seguro, sendo que o objectivo é ter acesso remoto ao mesmo, exactamente como o icloud e google drive.

3º Discos: WD red ainda continua a ser bom?

Agradeço a ajuda, ver se fecho este tema de vez :)
 
Boas,

Não queria comprar usado. Que para isso prefiro aumentar o orçamento.
NAS não são equiparáveis a PC's ou smartphones em termos de desgaste ou longevidade, estão mais perto de servidores ou equipamentos de rede.
Tenho Nas com + de 10 anos ainda atuais, sem problemas e a receber atualizações de software. o TS-25x que te falei creio ter um com 8 anos, a trabalhar 24/7/365 e está impecável.
Ou compras algo usado para esse orçamento, ou então duplica-o para comprares algo actual e que já suporte discos nvme então.

Para que valores já se compra uma NAS?
500 euritos para um QNAP TS-364... Lá se foi o teu orçamento total só no NAS, certo?

Eu não compro NAS com Chipset ARM, tenho dois com Intel e 1 com AMD.

Cumps.
 
Boas,

Boas malta,
Queria avançar para uma NAS e trocar o serviço Icloud e GoogleDrive.

Servia apenas para fazer backup de fotos, telemoveis e pc (parte minima).

1º 1 baia ou 2 baias?
sendo que tenho um disco externo de 1.5tb parado, podendo aproveitar o mesmo para fazer backups semanais. (isto se for possível)
2 baías, discos em RAID.

2º estive a ver o Synology DS223j, mas reparei no Asustor Drivestor 2 Lite AS1102TL. qual deles o melhor e mais seguro, sendo que o objectivo é ter acesso remoto ao mesmo, exactamente como o icloud e google drive.
Da mesma maneira que recomendei ao utilizador anterior comprar um usado, recomendo o mesmo: ambos são maus.

3º Discos: WD red ainda continua a ser bom?
Não, ou vais para os HGST (Que pertencem à WD), ou vai para os Seagate IronWolf e sempre 2 discos em RAID.
Agradeço a ajuda, ver se fecho este tema de vez :)

Cumps.
 
Back
Topo