Pergunta essencial que precisas de esclarecer para ti próprio:Boa tarde,
Passa-se o seguinte, tenho uma data de discos externos e internos com várias capacidades e tralhas variadas e às tantas já devo ter os mesmos ficheiros repetidos por alguns deles.
Então estava a pensar se uma NAS ou DAS poderia ser um sistema proveitoso para organizar e em que medidas poderia beneficiar destas opções.
Os discos seriam basicamente para guardar/retirar ficheiros de vez em quando e sem necessidade de estar ligado 24/7.
Pesquisando opções, deparei-me com o ORICO 9558RU3 com um sistema de 5 baias por cerca de 225€, com capacidade total de até 80TB e suporte a RAID. Já o QNAP TS-462-4G, tem 4 baias e mesmo recondicionado custa quase 500€. Os modelos da Synology, por sua vez, apresentam preços ainda mais elevados, embora justifiquem a qualidade.
Com isto fico na dúvida entre investir num desses sistemas ou manter meus discos empilhados em caixas
O volume de dados actualmente ronda os 20TB sendo que seria numa óptica de armazenamento e não tanto para streaming ou uso intensivo de dados.Pergunta essencial que precisas de esclarecer para ti próprio:
Qual é o volume de dados e o quão importante é essa informação para ti?
estou exactamente no mesmo barco que tu. nao tenho necessidade de acesso constante aos dados e volume é cerca de 20TB tambem, com redundancia. Acho que DAS é o mais indicado para nos, mas sempre em conjunto com uma solucao de backup na cloud (blackblaze pode ser interessante para fazer backup ilimitado de tudo, ou entao uma conta Onedrive 1TB so para o essencial, o "imperdivel")O volume de dados actualmente ronda os 20TB sendo que seria numa óptica de armazenamento e não tanto para streaming ou uso intensivo de dados.
A informação é algo importante, mas não será caso de vida ou morte se perder alguma. A mais crucial está com backup noutro disco fisico. Tinha pensado em algum tipo de RAID que pudesse prevenir a falha de pelo menos 1 disco (dependendo do nº de baias disponiveis na máquina).
Provalvelmente sim.Honestamente, e como opinião pessoal, aposta em backup, e se o sistema que usas funciona para ti, mantém.
Em relação às clouds online, fico-me sempre a questionar se valerá a pena estar a gastar esse dinheiro mensal ou anualmente. Para não falar da privacidade de documentos, trabalhos, de fotos de familia e coisas do género... E de um dia essa empresa fechar o serviço e ter de deslocar tudo para outro lugar (não sei se já aconteceu). Hábito profissional tentar prever tudo o que pode acontecer no curto e médio prazo e desato a pensar demasiado.mas para DAS orcamento ja são uns 1000€, mais blackblaze anual (100€) ou Onedrive (~50€). Resta saber se vale a pena o investimento. Estou inclinado para pensar que sim, que sempre sonhei juntar tudo o que tenho (uns 12 discos, mais uns 800 dvds) num unico sitio
Olá malta, Quero ter uma NAS para essencialmente guardar fotos/videos, e poder aceder remotamente quando o desejar (e descontinuar o Google photos). Se tivesse pesquisa inteligente como o Google photos era óptimo.
Em termos de orçamento não tenho muita noção, talvez 250 euros para a NAS e depois mais uns 150 euros para o disco de 4TB (não tenho noção muito bem se os valores são realistas)
Que NAS aconselham para estas caracteristicas?
Não queria comprar usado. Que para isso prefiro aumentar o orçamento.Boas,
Procura num QNAP TS-25x (CPU intel) nos usados.
Discos nunca compras usados, a não ser casos raros em que mostrem print-screens de discos com pouco uso, em horas e TBW.
Cumps.
NAS não são equiparáveis a PC's ou smartphones em termos de desgaste ou longevidade, estão mais perto de servidores ou equipamentos de rede.Não queria comprar usado. Que para isso prefiro aumentar o orçamento.
500 euritos para um QNAP TS-364... Lá se foi o teu orçamento total só no NAS, certo?Para que valores já se compra uma NAS?
2 baías, discos em RAID.Boas malta,
Queria avançar para uma NAS e trocar o serviço Icloud e GoogleDrive.
Servia apenas para fazer backup de fotos, telemoveis e pc (parte minima).
1º 1 baia ou 2 baias?
sendo que tenho um disco externo de 1.5tb parado, podendo aproveitar o mesmo para fazer backups semanais. (isto se for possível)
Da mesma maneira que recomendei ao utilizador anterior comprar um usado, recomendo o mesmo: ambos são maus.2º estive a ver o Synology DS223j, mas reparei no Asustor Drivestor 2 Lite AS1102TL. qual deles o melhor e mais seguro, sendo que o objectivo é ter acesso remoto ao mesmo, exactamente como o icloud e google drive.
Não, ou vais para os HGST (Que pertencem à WD), ou vai para os Seagate IronWolf e sempre 2 discos em RAID.3º Discos: WD red ainda continua a ser bom?
Agradeço a ajuda, ver se fecho este tema de vez