Em portugal, actualmente 50% da energia electrica está a vir de fontes poluentes (carvão e gaz natural), sem contar com a co-incineração (embora poluente, o seu impacto é desprezável, quando elimina outros agentes perigosos/poluentes, como lixo, produtos perigosos e biomassa).
Cada vez mais a eólica tem maior impacto, chegando a representar quase que 50% do total do output (horas de vazio + produção elevada), alem de hídrica e outras fontes menores (solar e geotérmica)
Em Novembro tivemos
4,117 GWh total, incluindo bombagem (71 GWh), sendo que
607 hídrica convencinal
1,490 térmicas, sendo 528 + 266 carvão e 279 + 262 + 147 gás natural (o resto é fuel, desprezável)
452 saldo importador
1,640 produção especial, sendo 1,284 renovável e 1026 eólica!
Portanto foi 1891 GHw de renovável (desconsiderando a fracção renovável da importação e as térmicas produção regime especial, que são as que disse acima na sua maioria), cerca de 46% da produção de Novembro, que juntando o saldo importador + PRE térmica, dá 51%.
Acho que estamos num bom caminho

Quando tiver aquelas barragens todas que estão planeadas feitas, bem como a eólica e solar e ondas que está a ser feito, provavelmente teremos 60-70% da energia tuga a vir de renováveis (aonde podemos incluir algumas térmicas de biomassa e lixo) e a térmica a tender para gás natural, bem menos poluente que o carvão.
(Dados retirados do site da REN)
Dado que o folding tem a tendência de correr enquanto estamos a usar o PC, não estamos a aumentar o consumo propositadamente, mas apenas a diferença idle-load.
Desperdício é ter tantos PC's ligados por aí afora 24/7 a chupar energia, que o pessoal não desliga e não fazem nada.
Por fim, o folding tem uma vantagem tremenda no inverno que é o aquecimento do local onde estão as maquinas. Eu no meu caso corro mais o BOINC e digo que o meu escritório é bem mais agradável que o resto da casa a pala dos PC's ligados
Só aqui estou a poupar bastante em aquecimento. Ao menos o aquecimento gerado é por uma boa causa.
No verão, ai sim, para tudo.