[Home-Cinema] Som para sala - Cinema em casa - O meu projecto, novidades!

nunocp

Power Member
Boas malta,

Já dei aqui umas voltas boas com a pesquisa mas não encontrei o que queria, logo vou ter de vos pedir ajuda e colocar umas questões.

Chegou a altura de começar a fazer um estudo de som para a sala, a maria já não diz que não, e desde que viu um filme na casa de uns amigos com som à maneira, ficou convencida.

A sala tem cerca de 30m2 (apartamento), no entanto, o sofá fica a meio da sala, logo pondero uns satélites para ficar encostados atras do sofá, pois atrás do sofá temos a mesa e é local de passagem para varanda.

Vou ver se tiro umas fotos para me darem uma opinião também.

O uso que vou dar será para ver filmes com boa qualidade sonora, não há muito o hábito de ouvir música na sala.

Acerca de equipamento actual, tenho um LCD Philips 9705 de 46 polegadas, a PS3, um player Asus R1 e a big box da Zon que grava e faz montes de barulho, lol.

Ontem passei pelo ***** de Alfragide e na "sala de som" estava ligado um conjunto, que gostei de ouvir e a maria gostou da estética e diz que aquele conjunto aceita. E por acaso é um conjunto que está em promoção, Harman Kardon, 5 colunas, 1 sub e Amplificador, tudo por 899eur.

As colunas são pequenas, e as traseiras estavam montadas em suportes da marca. Achei o preço fixe, agora não sei é se era actual ou modelos mais ultrapassados e não verifiquei os modelos. (vou verificar, de novo no *****, pois no site parece tudo igual)


Reparei que se comprasse o pack das colunas era cerca de 500eur, tal como o amplificador em separado.

Gostava de pedir a vossa opinião, nao preciso de potência, mas sim qualidade e envolvência.

No máximo ia até 1000eur, já a contar com cabos e suportes (2 pelo menos). No entanto se puder gastar menos menos, até porque tenho visto a malta a recomendar um kit Pioneer por cerca de 300eur que se calhar até chegava.

Desculpem se é mais um tópico repetitivo.

Obrigado.

Cumps
 
Última edição:
No máximo ia até 1000eur, já a contar com cabos e suportes (2 pelo menos). No entanto se puder gastar menos menos, até porque tenho visto a malta a recomendar um kit Pioneer por cerca de 300eur que se calhar até chegava.
Há uma diferença considerável entre um sistema de som de 300€ e um sistema de som de 1000€. Com 300€ provavelmente consegues um sistema tudo-em-um que te resolve o problema no imediato mas que te deixa muito pouco espaço para melhorias; com 1000€ já podes começar em outros voos.

Julgo que te tens que decidir em relação ao orçamento antes de os membros te darem uma opinião mais concreta.
 
Boas!

Obrigado pela resposta. Bom, eu falei nesse sistema mais em conta porque vi o pessoal falar e recomendar, e dado os meus requisitos (baixos) poderia ser o mais indicado.

Mas sendo assim, o meu tecto seria os 1000eur, a contar com cabos e suportes (pelo menos 2 para traseiras). Nisto estou a incluir Amplificador, 5 colunas e sub.

Gostaria de uns comentários a esse sistema que vi, do harmando Kardoso (lol) e também algumas sugestões do pessoal mais entendido.

Também tenciono ir a uma loja tipo, que também gostaria de obter algumas recomendações.

Thanks!

Cumps
 
A esse preço parece-me ser uma boa escolha, mas, qual o receiver A/V? Não compares com sistemas "all-in one", não tem mesmo nada a ver...
Podes no entanto verificar o preço no Belmiro Ribeiro que provavelmente terá um preço melhor, foi onde comprei o meu. Liga para lá e pergunta.

Eu tenho o sistema que podes ver na minha assinatura (HK + Denon) e estou mesmo muito satisfeito com ele.
 
Boas!

Obrigado pela resposta. Bom, eu falei nesse sistema mais em conta porque vi o pessoal falar e recomendar, e dado os meus requisitos (baixos) poderia ser o mais indicado.

Mas sendo assim, o meu tecto seria os 1000eur, a contar com cabos e suportes (pelo menos 2 para traseiras). Nisto estou a incluir Amplificador, 5 colunas e sub.

Gostaria de uns comentários a esse sistema que vi, do harmando Kardoso (lol) e também algumas sugestões do pessoal mais entendido.

Também tenciono ir a uma loja tipo, que também gostaria de obter algumas recomendações.

Thanks!

Cumps

Mostra ai um parecido com o que viste, um sistema da HK é muito vago...

Se viste, ouviste e gostaste do resultado das colunas tipo satelite, então podes optar por algo do genero. Os sistemas de satelites têm 3 problemas:

- O som da coluna central normalmente é fraco e as vozes nos filmes ficam prejudicados.
- Som pouco encorpado
- O Sub é muito solicitado, logo está sujeito a um tempo de vida inferior a um componente que faz apenas o papel de sub (reproduzir frequencias abaixo de 100-80HZ).

Eu na minha sala também não tinha o habito de ouvir musica, agora que tenho um sistema aceitavel já uso e abuso :).
 
Boas!

Obrigado pelas respostas!

Capitaomorsa, não me pareceu um sistema all-in-one, e o conjunto de colunas, esteticamente, é igual ao teu. As colunas traseiras estavam em suportes da marca também.

Acerca do receiver, não me lembro da referencia, mas é igual a todos os que vejo, parece-me ser tudo igual.

Tenho de ler um pouco sobre isto, e depois colocar questões mais específicas. Também comprei a TV no Belmiro, mas queria lá ir perguntar preços, já com uma ideia do que quero.

A maria gostou das colunas (iguais às tuas) e do receiver, também da marca.


Lseven, é tipo isto Harman Kardon HKTS-11. Depois com os suportes para as colunas, ficava porreiro. Mas agora também dei com umas Jamo, cinza, que ficava a matar com a TV, mas já são colunas muito grandes para a maria certamente. Este conjunto HK parecia-me fixe.

Gostei das tuas dicas e vou ter isso em mente quando for ouvir mais uns sistemas.

Acerca do que dizes, de ouvir música, também é possível que vá pelo mesmo caminho, e passe a ouvir mais música em casa (agora é mais no carro).

Também dei com isto, na *****, em promoção:

PIONEER SISTEMA S-HS100 + RECEIVER VSX-922-K

652.80€

Esteticamente agrada-me o HK, mas tem bom aspecto as especificações. E se puder gastar menos melhor, pois ainda tenho de meter cabos e suportes na factura.

Bom, vou fazer um levantamento e ler umas coisas, para não ser só perguntas para o ar, e voltarei com questões mais específicas.
 
(...)
Também dei com isto, na *****, em promoção:

PIONEER SISTEMA S-HS100 + RECEIVER VSX-922-K

652.80€

Esteticamente agrada-me o HK, mas tem bom aspecto as especificações. E se puder gastar menos melhor, pois ainda tenho de meter cabos e suportes na factura.

Bom, vou fazer um levantamento e ler umas coisas, para não ser só perguntas para o ar, e voltarei com questões mais específicas.

Boas

Esse sistema é muito desequilibrado dado que tem um bom amplificador (gama mais actual da pioneer 322, 422, 527, 827, 922) e as colunas são 5 satélites + um sub (pouca potência e woofer de 6,5").
- "Concordo" com o pack Pio 527+S-HS100 (475 euros)......amplificadores acima disso é desperdício usando essas colunas.
(esta opção, tirando algumas bell&wistles do 922, iria soar da mesma maneira com o pio527)

Deixo uma sugestão melhor do que esta anterior:
- Yamaha rx-v373 (equivalente em tudo ao pioneer 527) (*****)+ Jamo A 102 HCS6 (satélites "iguais" aos do pioneer mas com sub muito melhor) (*****)
ficando em 235+348= 583 euros

Pessoalmente iria sempre para uma solução tipo 2.1 para começar, com duas colunas granditas (monitoras) mais um subwoofer (para desenrascar o efeito home-cinema por uns tempos), e depois, em função do que gosta-se das colunas escolhidas e do tamanho da sala, compraria as traseiras ou passavas as primeiras para trás e comprava uma colunas de chão para a frente.

My two cents.
 
Boas malta!

Voltei à carga, agora com disponibilidade e mais tempo para avançar já para a compra.

Ainda irei a 1 ou 2 lojas para falar com quem percebe mais do que eu e tentar ouvir algo. Se bem que a estética tem de ser ao gosto da maria, senão torna-se complicado.

Vi no ***** o conjunto Harman Kardon AVR158+ HKTS5 BK (acho que é isto) por 444eur, será que vale a pena? Ou já está obsoleto e ultrapassado?

É que apesar de ter um orçamento maior, ponderava esta marca e por este preço....

Dou a prioridade aos filmes (MKVs a partir do Asus Player R1) e séries em HD. Os filmes que tenho é tudo em 1080p e DTS.

Depois, e já agora que tenho (vou ter) um som porreiro, também se liga de vez em quando um ipod. Também há PS3, mas raramente é ligada.

Que me dizem desta opção acima?

Grato deste já pela atenção e paciência, mas prometo que este mÊs ainda cá meto fotos do material já montado.

Cumps
 
Boas malta!


Vi no ***** o conjunto Harman Kardon AVR158+ HKTS5 BK (acho que é isto) por 444eur, será que vale a pena? Ou já está obsoleto e ultrapassado?


Cumps

Boas, just my 2cents , se estas a falar do AMP, é um AMP equivalente ao que custa para essas colunas é o suficiente, mas pelo ter orçamento mantinha esse "kit" de amp+speakers e com tempo actualizava as colunas frontais depois a central sub e entao por fim as traseiras!
 
Sim estava mais a referir ao AMP. O meu orçamento é superior, o dobro, mas se este pack for porreiro, e como a maria gosta da estetica marca, até me mandava para isto e ficava despachado.

Depois no futuro iria fazendo upgrades conforme a disponibilidade e também o meu apurar de audiófilo for crescendo. Além de que preciso de cabos e 4 suportes de pé para estas colunas, ainda se gasta mais algum.

Será boa oportunidade então?

Grato desde já pelos vossos comentários.
 
Obrigado.

Se calhar vou-me mandar para isto. No entanto ainda assim vou visitar umas lojas.

Uma questão (Se calhar muito parva) que tenho. De momento tenho tudo ligado à TV directamente, a PS3, a box da zon, o player, uma entrada HMDI para cada dispositivo.

Agora com o AMP, vou lá ligar tudo e do AMP só sai um HDMI para a TV certo? não irei perder qualidade ou ter algum tipo de atraso, como um desfasamento no som? não devia mas...tenho esta dúvida
 
Obrigado.

Se calhar vou-me mandar para isto. No entanto ainda assim vou visitar umas lojas.

Uma questão (Se calhar muito parva) que tenho. De momento tenho tudo ligado à TV directamente, a PS3, a box da zon, o player, uma entrada HMDI para cada dispositivo.

Agora com o AMP, vou lá ligar tudo e do AMP só sai um HDMI para a TV certo? não irei perder qualidade ou ter algum tipo de atraso, como um desfasamento no som? não devia mas...tenho esta dúvida
sim ligas um cabo do Amp-> tv e depois é tudo ligado ao AMP (ps3, box, player), qualidade nao perdes porque o amp nao faz nada há imagem simplesmente a reencaminha, quanto ao delay (desfasamento) do som, é possivel ganhares algum, eu no meu pio 421 tenho de meter todas as entradas com um delay de 30ms para estar sincronizado. mas é um coisa resolves em 10 segundos :)
 
Obrigado.

Se calhar vou-me mandar para isto. No entanto ainda assim vou visitar umas lojas.

Uma questão (Se calhar muito parva) que tenho. De momento tenho tudo ligado à TV directamente, a PS3, a box da zon, o player, uma entrada HMDI para cada dispositivo.

Agora com o AMP, vou lá ligar tudo e do AMP só sai um HDMI para a TV certo? não irei perder qualidade ou ter algum tipo de atraso, como um desfasamento no som? não devia mas...tenho esta dúvida

No teu caso ia ouvir para ver se o som agrada, devido às limitações do design comprava umas colunas com o melhor som possivel dentro da estética que agrade à Maria. Visto que tens essa limitação, penso que depois será dificil trocar por umas melhores com menos estética.

Dentro das colunas de design os OVOS da KEF costumam ser uma referência.

Eu tentava mostrar umas MR1, outras possiveis QAcoustics 2010/2020, Cambridge Audio S30/S20, pode ser que alguma agrade à Maria...

Tomando como exemplo as MR1 que tenho como surround, são umas colunas formato normal mas pequenas, na minha opinião não são feias. Nesse caso o grande problema seria a coluna central que é grande (no conjunto CA a S50 é menor).

Ao ligares tudo ao AV não vais perder nada, pelo menos no meu caso, não noto qualquer delay :D.
 
Eu (que não percebo nada disto) indo para um sistema 5.1 com um custo/qualidade porreiro, dentro desses valores, se os tivesse pra gastar, seria a minha escolha:

Conjunto 5.1 Wharfedale DX-1 HCP
AV Yamaha RX-V473
Cabos com boa qualidade

E o resto, dava para umas bejecas e curtir uns bons filmes ;)
 
Olá malta,

Depois de ler as vossas opiniões, ler umas coisas, fui à *****, tive lá um par de horas, a ouvir e trocar impressões.

Felizmente mostrei a minha sala e disposição actual, que ajudou a tirar algumas dúvidas. Fizemos algumas experiências e audições e resumindo, saí de lá com a compra feita.

Amp Pioneer VSX 1122
Colunas Tannoy Mercury V4, em cor Wengué (parece que fazem parte da mobília)

Para já, e como alguns disseram, vou ficar com este setup, 2.0. Mais tarde compro o SUB e as traseiras, ainda que vá testar, não penso nisso a curto/médio prazo.

Não me dá muito jeito ter colunas atrás do sofá, e como a sala é pequena na zona da TV, iria ficar um amontoado de colunas (caso meta lá um 5.1) e se calhar a diferença não seria muita.

Mas agora vou começar a descobrir este material e depois vamos evoluindo. Vou tratar de meter aqui umas fotos.

Se tiverem dicas, sugestões ou comentários, estejam à vontade.

Cumps
 
Foi uma boa escolha, venceste a Maria pelo cansaço?

Boas!

Ehehe, amigo, não há quem entenda o que vai na cabeça delas. Pois ela só me falava em Harman Kardon e tal, pequenino, bonito...

Depois de algumas explicações, demonstrações do senhor da loja (espectacular) começou a entender que se calhar 2.1 bastava para as nossas ambições de momento.

Pensamento dela interior: "2 colunas só, que maravilha, menos coisas penduradas na sala, vamos lá ver se ele vai nessa"

Então naquela onda das 2 colunas, foi-nos recomendado as Tannoy, e eu já pensava, tá tudo estragado, 2 pilares na sala...

Bem, as colunas da cor da mobilia da sala, sem a rede frontal tem cinza nos woofers, condiz com a TV e alguma decoração e ainda o facto de serem só duas e mais, gostámos de ouvir (se bem que para ela era mais do mesmo).
A mulher disse que adorava aquelas.... e eu aproveitei, eheh. Ainda tive a reflectir as coisas mas acabámos por trazer isto.

E agora até já me fala no sub para apoio aos filmes a curto prazo. O senhor da loja foi impecável e mesmo para quem não percebe nada disto, depois de toda a explicação e aconselhamento até as mulheres entendem!

REsumindamente foi isto. Ainda só testei com um concerto da Adele 1080p e ontem vimos um filme, para já, gostei. Boa qualidade com baixo volume, e se puxar (só de dia, apartamento) está lá.

Vou começar a sondar os subs e vou novamente pedir a vossa ajuda. Mas para já vou tratar de colocar aqui umas fotos, não pode ser só pedir pedir :)
 
Eu acho que foi uma boa combo, o caracter mais "brilhante" dos pioneer combina muito bem com o caracter mais calmo das tannoy. Penso que em termos de musica ficaste muito bem servido.

Agora que a experiencia funcionou e já estão no sentados na montanha russa, eu agarrava na Maria e voltava lá, pedia para testar um filme com Sub e depois como quem não quer a coisa dizia ao senhor da loja "e nota-se grande diferença nos dialogos com a central? Podemos testar? ;)".

Para mim o Sub tem a vantagem quando se houve a volumes baixos de aumentar a pressão sonora / impacto.

Agora é desfrutar e tirar umas fotos :D.

PS. Espero que a Maria não venha ao Forum :D.
 
Back
Topo