HP dv6-1330ep Temperaturas (Temps dv6 2009 em geral)

Pois, eu tive a ver um video no youtube a desmontar um dv9 por um profissional e são 6 partes, ou seja uma hora. Já para não falar montes de parafusos e tudo mais. Como seria a primeira vez a desmontar um portatil, é obvio que nem me atrevo. Alguém sabe uma boa loja onde me façam isto em Lisboa. Não sou de cá por isso...

Conta com 50€ minimo
 
A minha garantia já acabou, não há para aí instruçoes para o abrir e tentar limpar a ventoinha. Não gosto muito da ideia do ar comprimido.

Também nao gostei muito da ideia do ar comprimido, e o pó soltar-se dos heatsinks e provavelmente ficar preso na ventoinha. Meteu-me confusão essa ideia.

Quanto a tutoriais sobre desmontar HP's, estes ajudaram-me:
http://www.insidemylaptop.com/category/3-compaq-hp-laptops/
http://www.youtube.com/watch?v=onFr7iumxX8
http://www.youtube.com/watch?v=1lNUfuTE95k

Pois, eu tive a ver um video no youtube a desmontar um dv9 por um profissional e são 6 partes, ou seja uma hora. Já para não falar montes de parafusos e tudo mais. Como seria a primeira vez a desmontar um portatil, é obvio que nem me atrevo. Alguém sabe uma boa loja onde me façam isto em Lisboa. Não sou de cá por isso...

Não recomendo mesmo começar por um HP. Mas para quem se aventure, é preciso é ter bastante calma, ver com atenção alguns tutoriais, se tremem das mão quando vão desapertar um parafuso já dentro do portátil, nada como ter bebido uma cervejinha enquanto viram os tutoriais :p
Sobretudo se "bloquearem" nalguma parte, não usem força bruta, porque é tudo uma questão de jeito a desencaixar certas partes. Nada como fazer uma pausa, e ver de novo os tutoriais.
E por ultimo é apenas ter uma boa organização em relação às peças e parafusos.

Mas é preparar para umas boas horas a desmontar atrás, à frente, retirar monitor, etc

Alguém sabe uma boa loja onde me façam isto em Lisboa.

Eu também não estou neste momento em Lisboa, mas assim loja em Lisboa, conheço a *****, mas não faço ideia se fazem limpezas, ou quanto custa. Mas informa-te no fórum dessa loja.
 
COPIA DO MEU COMENTARIO NO TOPICO DOS HPs feito a 10 dias: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=310470&p=6418070#post6418070
divirtam-se a ler a minha saga com o aquecimento dum hp com ano e meio...

Boas malta, sou um dos q comprou o mitico HP dv5 1165ep a preço de saldo em finais de 2008.

Passado cerca de ano e meio e depois de ler a porrada de paginas deste topico desde a ultima vez q meti cá os pés vou relatar a minha experiencia com ele.
De um modo geral tou bastante satisfeito com ele principalmente devido ao q custou e ainda hoje ver ai portateis equivalentes quase ao mesmo preço o q me leva a pensar q foi um excelente negocio. Só tem um grande defeito q penso ser crónico que é o aquecimento geral dos componentes. A qualidade dos materiais parece ser boa mas
provavelmente quiseram poupar espaço e montaram tudo tipo montra duma drogaria (tudo a sorte e umas coisas em cima das outras).
As colunas altec lasing dao um som bastante razoavel comparado a outros portateis equivalentes.
Nao gosto do botao da drive de dvds. Nao sao raras as vezes em q tenho q olhar pa la pa acertar no dito cujo.
Gosto do toutchpad mas se tiver a pele mt seca tou fdd pq o dedo nao desliza.
Nota-se com facilidade a sujiidade. (nao me importo mt com isso). A webcam é boa.
Deve-se acompanhar com a mao ate ao fim ao fechar a tampa senao faz um barulho desagradavel que nao deve fazer la mt bem.
Ainda nao arranjei maneira de desligar a luzinha traseira! grrrr! A duraçao da bateria ou metem em modo poupança de energia ou em 1h30 ou menos vai á vida mas é o preço por ter a 9600 gt (deve ser isso q suga uma boa parte).
O episodio mais recente q posso relatar e tirar as duvidas a muitos é com a assistencia em q fiquei impressionado.
Tal como disse atrás o pc sempre me aqueceu imenso desde o 1º dia.

Pré-assistencia:
- GPU: 55º em idle. em carga facilmente salta para os 90º indo mesmo em alguns casos a 100º. Sabendo que o maximo é 105º posso dizer que nao fico mt feliz com isso.
- HDD: Até a bem pouco tempo nao ligava mt ao disco. so de vez em quando olhava mas anda plos 50º.
- CPU: 45/50º em idle. o normal situa-se nos 75º e tambem com alguma frequencia vai aos 90º tendo o max sido os 104º e porque parei logo com o q tava a fazer. o maximo pra o cpu P8400 sao 105º.
Nao esquecer que isto é usando esta base refrigeradora: http://loja.socria.net/images/COOLER00366_g.jpg o que sempre retira entre 5/7º. Por 7.5€ nos chineses ja é bem bom. Curiosamente o transformador nao aquece como nos toshibas que tao sempre a escaldar no transformador enquanto que no resto dos componentes raramente aquecem.

Tendo em conta as temps maximas e falado com alguns colegas decidi mandar pa assistencia antes que a garantia acabasse. Nao tive mt esperança que fizessem alguma coisa tirando limpar as entradas de ar porque o problema é mesmo de construçao. Ja me tinham falado que a serie anterior era a mm coisa. Imagino os AMD com a fama q tem...
Liguei pra HP a uma 4a, eles ja queriam vir buscar o pc na 6a mas como tinha que tratar dos backups disse pa virem na 2a. Mas aqui ha uma certa desorganizaçao deles com a empresa transportadora pois nao dá pra marcar hora e se der é algo do tipo ou de manha ou de tarde. Plo que o assistente me disse, eles vem 3 dias seguidos mesmo que avises que nao vais estar em casa a maioria do tempo desses dias e depois ligas se se desencontrarem. A transportadora é a ASM que na minha zona subcontrata á "A novo dell". O gajo veio ca uma vez ao engano, isto foi 2a, e deixa uma cena no correio pra tu depois ligares pa la. La liguei e veio na 4a. 5a recebi uma sms a dizer que ja tinha chegado a espanha. 6a, recebo outra a dizer que ja ta arranjado e 2a eles mandam. Na 2a a hora do almoço ja ca tava. O gajo tinhame dito que o tempo medio eram 12d. tendo em conta que demorou apenas 3 dias uteis axo q foi extremamente rapido. Eles mandam uma folha junto com os detalhes do arranjo:
SINTOMAS:
- blues screen errors [a mim nunca me apareceu mas eles devem ter feito testes de stress e deve ter sido ai]
- system reported temperature in bios higher than normal
DEFEITO: - Fan
ACCÇAO/REPARAÇAO: - replaced noisy/failed cpu or chassis fan
PEÇA USADA: sps-module thermal heatsink d
E tambem formataram. deve ser da praxe. Plo que percebi foi apenas mudado o cooler do cpu certo?

Pós-assistencia:
- GPU: parece-me igual tirando o facto de o maximo ser sempre 97º ja por 5ou6x. Instalei o GRID que era o jogo que levava as temps a loucura.
- HDD: 35/40º em idle e 50º o normal. Usando o speedfan e fazendo a analise online aparece: "The average temperature for this hard disk is 45C (MIN=31C MAX=58C) and yours is 50C". Isto agora em que apenas tou a escrever e com umas pags na net abertas. Ele vai com mt frequencia aos 60º. Usando o CrystalDiskinfo a "Airflow temperature" ás vezes ultrapassa o limiar que sao os 60º mas tambem ha lá uma componente que se chama mesmo "temperature" e esse ta bom pra já por isso nao sei bem qual a importancia do "airflow". O maximo anunciado pla western digital sao 60º. O airflow deve ser tipo a circulaçao de ar ou a temp do ar junto ao disco.
- CPU: aqui é que ta a grande diferença. Uns 20º a menos. em idle fica nos 35/40º e nao consigo que ultrapasse os 75º e tou mesmo a tentar! e ja sem a base. Nota-se claramente que a ventoinha entra em acçao mais cedo mas dum modo silencioso.

Passaram 10 dias desde que ele veio. Ja telefonaram da hp pra saber se concluem o processo. O que axam? Tanto a grafica como o disco continuam com temps perto do limite. Por enquanto o pc ainda nao crashou devido as temps mas nao quero que o pc me dure apenas 3 anos enquanto pode durar 6. O gpu deve ter algum cooler pa substituir mas o disco n faço ideia. plo nos desktops nao costumavam vir de raiz. De 3 problemas tenho apenas 1 resolvido. Mando outra vez de volta? Suponho que eles ja tenham feito testes de stress plo menos ao gpu. Originalmente so me tinha queixado do cpu e gpu mas axo que vou mandar outra x pa assistencia por causa do disco que nao sabia estar tambem no limiar da temp.
Outra coisa, reparei tambem e isto foi ja depois de vir da assistencia, usando o battery care, que a capacidade desenhada mudou de 80 ou 88Wh (ja n me recordo bem) para 55 Wh. A umas dezenas de pags atras vi alguem a queixar-se disso mas nao lhe deram resposta. Nao consegui encontrar essa info em lado nenhum. Ate pensei que tivessem sido la os gajos que trocaram a bateria por engano mas como mais alguem se queixou disso suponho que nao. deve ser algum bug mas pedia aos que tem este modelo: dv5 1165ep que pudessem instalar esse programinha e me dissessem qual a capacidade desenhada que vos aparece.

Bem.. termino aqui o meu testamento. Espero ter dado uma ajuda na decisao aos novos candidatos a HPs e peço tambem uma opiniao aos mais experientes sobre se devo mandar outra vez de volta pa assistencia e se voces tambem andam com temps deste tipo.




UPDATE fresquinho: depois de ter tado 25m ao telefone na 2af com eles a lhes dizes q as temps do GPU e HDD continuavam excessivas e o gajo dizer que ia pedir opiniao aos tecnicos pa ver se era pa mandar de volta pa garantia, hoje ja me telefonou a dizer que ta aprovada a ida pa assistencia. agora é tratar do pouco que tenho pa backup e 2a la vai ele
 
como ficou esse caso?

eu penso que em relação ao HDD nao te irão fazer grande coisa, a não ser no máximo substituir por um outro HDD mais fresco de outra marca. O meu é um Toshiba MK5055GSX e também aquece bastante, mas o máximo que atingiu foi 55ºC.
Em Idle costuma estar pelos 41ºC.
 
como ficou esse caso?

eu penso que em relação ao HDD nao te irão fazer grande coisa, a não ser no máximo substituir por um outro HDD mais fresco de outra marca. O meu é um Toshiba MK5055GSX e também aquece bastante, mas o máximo que atingiu foi 55ºC.
Em Idle costuma estar pelos 41ºC.

o update era mm de ontem ou seja é na 2a q ca vem buscalo. Pois é o q penso tmb. o hdd n tem fan propria penso eu logo eles n podem fazer grande coisa. é um western digital de 320gb com 60º limite dado plo fabricante e é precisamente a essa temp max a q ele xega e com frequencia e agora com o tempo quente pior e tou abeira mar (clima temperado) se fosse no interior tava fdd
 
Tive um Core Duo T2400 1,83GHz que também atingia essas temperaturas. Foi para a garantia e ficou bom, mas nunca mais voltei a jogar nele. Agora é o meu irmão que anda com ele e anda a aquecer mais, principalmente o disco rígido, que atinge os 47ºC.

Agora tenho um Asus UL30A, com um ULV, que em idle está nos 36ºC e em carga total chega aos 43ºC :P
 
eu tenho extamente esse pc...o hp dv6-1330ep comprado em 2009 e devo dizer que desde o início ele esteve muito quente.
Agora apenas a navegar na internet a CPU anda nos 70-75 e a jogar resident evil 6(que é mais que os requisitos minimos) o intel 1 vai aos 95 e o outro fica nos 93...
é muito mas não me posso queixar, ele continua a funcionar lindamente
 
limpeza alguma vez ? e troca de massa termica (uma de qualidade) ?

nunca...eu no máximo aspiro
Já me falaram da massa térmica mas depois eu nao sei meter nunca me preocupei.
Eu sei que algo aqui está mal (até pode ser da superfície) mas enquanto continuar a dar xD.
mas para limpar é melhor o que? ar comprimido?
 
se já é de 2009 e nunca levou uma limpeza a serio o melhor é mesmo desmonta-lo todo e limpar a ventoinha e o dissipador de calor.. Aproveitas e mudas a massa termica.
Se não te sentires á vontade para o fazer leva-o a uma loja de informática

http://h10032.www1.hp.com/ctg/Manual/c01758220.pdf , pag 105

Mesmo que troque de pc quero manter este a funcionar...levando a uma loja quanto custa o processo todo (+-)?
 
Uma vez que estavam a falar de um HP DV6-1330ep, gostaria de fazer uma pergunta.

Um amigo meu tem um deles, e comprou uma bateria nova, no entanto não consegue que a bateria nova carregue com o portátil ligado, só quando ele é desligado e mantem a ficha nos 220v. Alguém me pode explicar porque é que isto acontece?

O portátil trabalha bem só com a bateria, só ligado aos 220v e com ambos ligados.

Mas a bateria não carrega. Só quando faz o shutdown ao Windows e deixa a tomada dos 220v é que ele vai carregando a bateria.

Alguém me pode dizer alguma coisa sobre isto? Obrigado.
 
Back
Topo