HTPC/media center para video, som e tv

pepper

Membro
olá,

comecei este tópico novo para não perturbar o já demasiado complexo "Media Center - Home Made... Conselhos???". nos últimos tempos já passei da intenção de compra de um disco externo com suporte rede para um kiss vr ou tvix e assim me vi chegado aos HTPC/media centers.

basicamente o que pretendo é ter um equipamento com um hdd para guardar avi (essencialmente filmes e séries sacadas da net), mp3 e jpg, um acesso de rede que permita aceder facilmente de um pc a estes conteúdos, um tv tuner para gravar programas de tv (cabo terrestre sem powerbox por enquanto) e ter epg, tudo isto ligado à tv para aceder aos conteúdos, com um software user friendly.

não pretendia gastar mais de €500, pelo que gostaria, se possível, de aproveitar algumas componentes de um pc antigo que tenho em casa, nomeadamente um P3 600Mhz, gráfica Nvidia RIva TNT2 64, som Creative Live, dvdrw NEC dual layer, 768 Mb ram e hdd Seagate 120Gb IDE. haverá algo aproveitável nestas componentes para enfiar numa caixa atraente para a sala?

pretendo algo de qualidade, silencioso, que consiga reproduzir divx sem problemas, mas por enquanto sem necessidade de suporte para hdmi (ainda tenho uma boa tv crt), nem para home cinema, nem jogos.

obrigado
 
Depende... podes não querer sintonizar a tv pelo pc, e tem toda a lógica se tiveres uma powerbox por exemplo.

Podes usar o htpc "apenas" para divx, dvd, HD, fotos e internet.
 
portanto, tendo em conta o meu objectivo de ter também um personal video recorder, teria de adicionar uma placa tv àquela configuração, o que iria subir o preço para algo na casa dos €700.

e no cenário low cost (mas com um mínimo de qualidade) de aproveitar componentes do meu pc antigo, há algo que pudesse utilizar numa configuração a la carte?

obrigado
 
nao aproveitava nada do teu antigo pc para htpc, se tiveres a pensar em ver conteudos HD o p3 nao se vai safar...
se keres gastar dinheiro penso k a configuraçao dakele htpc k mostrei é o ideal, e penso k mais fraco k akilo nao vale a pena...
 
Nox Media Preta Imon 88,90 88,90 Eliminar
Transcend Dual Channel Kit 2GB DDR-2 PC2-5300 69,90 69,90 Eliminar
Abit Fatal1ty F-I90HD 102,85 102,85 Eliminar
Intel Pentium E2160 78,90 78,90 Eliminar
LC Power Green Power 550w Silent Giant 47,90 47,90 Eliminar
Samsung DVD-RW 20x SH-S203 27,90 27,90 Eliminar
Hitachi 7200rpm 500GB SATA II 99,90 99,90 Eliminar

PESO: 17,25Kg TOTAL: 516,25
@ *****

ja ficavas bem servido ficava so a faltar a placa de tv

e se nao usares o comando remoto tens a versao que custa menos 40E do que essa.
 
Nox Media Preta Imon 88,90 88,90 Eliminar
Transcend Dual Channel Kit 2GB DDR-2 PC2-5300 69,90 69,90 Eliminar
Abit Fatal1ty F-I90HD 102,85 102,85 Eliminar
Intel Pentium E2160 78,90 78,90 Eliminar
LC Power Green Power 550w Silent Giant 47,90 47,90 Eliminar
Samsung DVD-RW 20x SH-S203 27,90 27,90 Eliminar
Hitachi 7200rpm 500GB SATA II 99,90 99,90 Eliminar

PESO: 17,25Kg TOTAL: 516,25
@ *****

ja ficavas bem servido ficava so a faltar a placa de tv

e se nao usares o comando remoto tens a versao que custa menos 40E do que essa.



Li em qualquer lado que esse comando da Imon é óptimo no entanto não tem grande alcance... Alguém confirma?




cumps
 
Nox Media Preta Imon 88,90 88,90 Eliminar
Transcend Dual Channel Kit 2GB DDR-2 PC2-5300 69,90 69,90 Eliminar
Abit Fatal1ty F-I90HD 102,85 102,85 Eliminar
Intel Pentium E2160 78,90 78,90 Eliminar
LC Power Green Power 550w Silent Giant 47,90 47,90 Eliminar
Samsung DVD-RW 20x SH-S203 27,90 27,90 Eliminar
Hitachi 7200rpm 500GB SATA II 99,90 99,90 Eliminar

PESO: 17,25Kg TOTAL: 516,25
@ *****

ja ficavas bem servido ficava so a faltar a placa de tv

e se nao usares o comando remoto tens a versao que custa menos 40E do que essa.


Boa opçao
 
Só falta ai uma HD2600XT.

Aliás, com uma placa dessas ele consegue ver inclusive HD no P3 dele. A questão é ver os divx e querer fazer um upscale com filtros na imagem. Ai é que já vai pedir processador.

Se ele quiser apenas emitir um divx sem alterações de imagem ou HD para um lcd/plasma, o P3 com uma gráfica destas chega e sobra. Pelo menos é o que as reviews dizem.
 
Tiago@Rosetta: o objectivo era gastar menos de €500
j118: por enquanto não pretendo ver conteúdos hd, não tenho tv para isso e o que saco da net são essencialmente divx e xvid básicos
MyChmclRomance: boa opção. mas a gráfica onboard aguenta-se à bronca? e coolers, há necessidade?

pegando nas 2 opções apresentadas, e tendo em conta que hd por enquanto não é um requisito, uma config deste tipo seria inviável?

Nox Media Preta Imon 88,90
RAM 768 MB - já tenho
Board P3 - já tenho
Pentium 3 600 - já tenho
LC Power Green Power 550w Silent Giant 47,90
NEC DVD-RW DL - já tenho
Seagate 120GB IDE - já tenho
Sapphire HD2600XT - 105,00
Hauppauge WinTV PVR 500 - 160,00
TOTAL - 401,80

ou seja, ainda gasto uma pipa de massa para ficar com uma config remediada, apesar das boas gráfica e placa de tv... mas se for viável, avançaria para isto e mais tarde iria completando com as componentes em falta (essencialmente, board, proc e ram, e novo disco para mais tarde)

mais uma vez, muito obrigado pela ajuda
 
Tiago@Rosetta: o objectivo era gastar menos de €500
j118: por enquanto não pretendo ver conteúdos hd, não tenho tv para isso e o que saco da net são essencialmente divx e xvid básicos
MyChmclRomance: boa opção. mas a gráfica onboard aguenta-se à bronca? e coolers, há necessidade?

pegando nas 2 opções apresentadas, e tendo em conta que hd por enquanto não é um requisito, uma config deste tipo seria inviável?

Nox Media Preta Imon 88,90
RAM 768 MB - já tenho
Board P3 - já tenho
Pentium 3 600 - já tenho
LC Power Green Power 550w Silent Giant 47,90
NEC DVD-RW DL - já tenho
Seagate 120GB IDE - já tenho
Sapphire HD2600XT - 105,00
Hauppauge WinTV PVR 500 - 160,00
TOTAL - 401,80

ou seja, ainda gasto uma pipa de massa para ficar com uma config remediada, apesar das boas gráfica e placa de tv... mas se for viável, avançaria para isto e mais tarde iria completando com as componentes em falta (essencialmente, board, proc e ram, e novo disco para mais tarde)

mais uma vez, muito obrigado pela ajuda

por mais cem euros ficas com uma configuraçao cm deve de ser, mas é so a minha opiniao...
 
olá,
não pretendia gastar mais de €500, pelo que gostaria, se possível, de aproveitar algumas componentes de um pc antigo que tenho em casa, nomeadamente um P3 600Mhz, gráfica Nvidia RIva TNT2 64, som Creative Live, dvdrw NEC dual layer, 768 Mb ram e hdd Seagate 120Gb IDE. haverá algo aproveitável nestas componentes para enfiar numa caixa atraente para a sala?
obrigado

podes sempre aproveitar o disco e o gravador de dvd.

outra coisa que podes fazer é ligar esse pc antigo à tv e logo vês se para o que tu queres é suficiente ou não.
essa tnt2 tem alguma saída tv-out? s-video ou composto?

se te servir compras apenas a caixa catita e mais tarde fazes o upgrade, se vieres a comprar um plasma ou lcd.

porque estar a investir num HTPC para ligar a um crt não faz muito sentido, visto que ficas sempre limitado às ligações de baixa qualidade (s-video, scart ou composto) e à resolução da tv (640*480 presumo eu)
 
Última edição:
j118: é precisamente para obter as vossas opiniões que iniciei o tópico :) ainda assim para a configuração que o MyChmclRomance propôs não são 100€ de diferença, mas €260 se se adicionar o tv tuner da hauppauge
gleal2000: levantas questões que me fazem sentir um verdadeiro ignorante nestas questões (e sou mesmo :)) a tnt2 só tem saída normal para um monitor. agora com a questão do crt é que me tramas. penso que a ligação tenha mesmo de ser s video ou rca, desconhecia a perda de qualidade

isto levanta-me uma nova questão, vale a pena ter um htpc ligado a um crt, ainda que este seja um Philips com pixel plus? (penso que tenha esta referência: Philips 28pw9527 Matchline)

obrigado
 
Última edição:
para ver divx, dvds, fotos, ouvir música e jogar vale! os divx ficam iguais ao dvd, excelentes para um crt e jogar tb é giro. eu já muito antes de ter um htpc e um plasma tinha o pc do escritório ligado ao crt da sala através de um av transmiter e a ligação fazia-se por svideo-rca.

para navegar na net, ambiente windows, alta-definição, etc.. esquece. as letras são um borrão.

por isso é que eu disse que mais valia aproveitares esse pc, pq comprando agora um novo não vais poder fazer nada que esse não faça, por causa do CRT.
o problema está na saída para a tv a tua placa não tem. se tiveres algum amigo que jogue computador, decerteza que ele tem uma placa gráfica antiga com tv out para te desenrascar.
 
é exactamente para multimedia que quero o htpc, essencialmente ver videos e fotos e gravar programas de tv

qto à saída para tv, estava a considerar comprar uma hd2600. li algures neste fórum que seria uma possibilidade para não sobrecarregar o processador (mas se calhar isto só se justifica para hd). se mantivesse a gráfica antiga, não há cabos vga-scart? perde-se muita qualidade?

obr
 
após uma pesquisa rápida no google encontrei isto:

vga-scart.jpg


só não sei onde se vende cá e secalhar fica mais caro do uma 2400 pro AGP, mas que ainda não existem para comercialização cá em PT.
 
Back
Topo