Huawei Mate 30, Mate30 Pro e Mate30 RS (sem Google apps de origem)

Continua a ser fácil instalar as GApps? Não há nenhuma restrição depois a instalar aplicações em relação a um Android "normal"?

Como funciona em termos de garantia por cá?
 
Continua a ser fácil instalar as GApps? Não há nenhuma restrição depois a instalar aplicações em relação a um Android "normal"?

Como funciona em termos de garantia por cá?
Tudo impecável e a funcionar normalmente. Não tenho nenhum stress com nada e a instalação foi super fácil.

Quanto a garantia, é sempre a mesma coisa . Se comprares na UE, aplica -se o mesmo de sempre. Os Google services nada têm a ver com a garantia ...
 
Tudo impecável e a funcionar normalmente. Não tenho nenhum stress com nada e a instalação foi super fácil.

Quanto a garantia, é sempre a mesma coisa . Se comprares na UE, aplica -se o mesmo de sempre. Os Google services nada têm a ver com a garantia ...
Ou seja, posso chegar ao centro de assistência da Huawei e tratar disso com eles, certo?

A Amazon Espanha tem-no para venda mas vem num pack com um tablet que se manda para mais de 1000€.
 
Ou seja, posso chegar ao centro de assistência da Huawei e tratar disso com eles, certo?

A Amazon Espanha tem-no para venda mas vem num pack com um tablet que se manda para mais de 1000€.
Tratares do quê com eles? De coisas relacionadas com garantia do produto? Ou de Google services? Tens de saber separar as coisas... Software Google nada tem a ver com a garantia do produto.

Sim. Já encaminhei um conhecido meu a comprar por lá e veio tudo impecável. Os 1100 é o preço do mate 30 pro, só que de forma a captar a atenção e fazer com que as pessoas comprem na mesma, meteram esse tablet na compra.

De qualquer das formas, na próxima semana já o deves ter cá disponível para compra
 
Tratares do quê com eles? De coisas relacionadas com garantia do produto? Ou de Google services? Tens de saber separar as coisas... Software Google nada tem a ver com a garantia do produto.

Sim. Já encaminhei um conhecido meu a comprar por lá e veio tudo impecável. Os 1100 é o preço do mate 30 pro, só que de forma a captar a atenção e fazer com que as pessoas comprem na mesma, meteram esse tablet na compra.

De qualquer das formas, na próxima semana já o deves ter cá disponível para compra
Sim, referia-me a coisas relacionadas com a garantia do produto. Como não é vendido oficialmente em PT não sei como funciona nestes casos.

Já agora, pelo que percebi dos comentários anteriores também tens ou tivestes um P30 Pro. Como comparas os dois?
 
Sim, referia-me a coisas relacionadas com a garantia do produto. Como não é vendido oficialmente em PT não sei como funciona nestes casos.

Já agora, pelo que percebi dos comentários anteriores também tens ou tivestes um P30 Pro. Como comparas os dois?
Comprares na Amazon es mantens a política de garantia praticada na UE (portanto, 2 anos no telemóvel, etc etc). Podes estar descansado nesse aspecto, porque tens a mesma cobertura do que comprares numa loja PT.

Mas como te disse, se tens interesse e estás a pensar comprar, aguarda mais uns dias e terás novidades nesse aspecto.

Há um grupo no FB (não oficial) da Huawei Portugal e muitas cosias do gênero são faladas.


Relativamente à comparação entre o p30 pro, ainda o tenho, apesar de já nem dar uso.
O que posso dizer é que de facto notas uma clara diferença no ecrã, é muito mas muito melhor e dá mais prazer ver videos neste.
Gravação de vídeo também é da água para o vinho , o mate é um grande upgrade nesse aspecto.
Em fotografia, já me tinha habituado a usar e abusar do zoom em algumas situações, no entanto a câmera principal é bastante mais equilibrada, mesmo com o AI ligado.
O som é ligeiramente melhor (o que não era difícil).
O processamento também é mais rápido, mas também não me podia queixar do que o p30 pro tem .

Talvez o ponto mais negativo que tenha a apontar seja o ângulo da curvatura do ecrã, porque este de facto é muito curvo e às vezes não dá jeito para teclar só com uma mão.
A cena de não teres botão físico de volume é engraçada e para o volume realmente funciona muito bem. Mas se usas para tirares fotos, as vezes a mão não alcança a curvatura do ecrã para clicar no botão virtual de fotografia.


Resumindo: tem o hardware que é uma maravilha. Se vier para cá com oferta de voucher ou tablet como estão a fazer noutros países, é de aproveitar . Os Google services instalam-se em menos de 15 minutos :)
 
Excelente, obrigado pelas informações.

Ando a pensar fazer um upgrade ao meu P20 Pro (até abri um tópico na sessão das aquisições sobre isso) e, apesar de um dos motivos iniciais ter sido o estar farto do software da Huawei, analisados todos os factores que valorizo vim cá ter outra vez.

Agora, o Mate 30 Pro parece ser de facto aquele que faz check em todos os pontos que me interessam.

Apesar disso, ainda tenho muita dificuldade em justificar os 400€ a mais que ele custa em relação ao P30 Pro 256GB na Amazon espanhola. Alguns vendedores já o oferecem a 870€ que é um valor muito mais razoável, a meu ver. Por 1100€ já trazemos o Note 10+ com 512GB, por exemplo, que já traz Google Play out of the box.

De qualquer forma agradeço a informação e vou estar atento então a ver que novidades teremos na próxima semana.

Se vier para PT a 850€ assino já para um Space Grey :D
 
Excelente, obrigado pelas informações.

Ando a pensar fazer um upgrade ao meu P20 Pro (até abri um tópico na sessão das aquisições sobre isso) e, apesar de um dos motivos iniciais ter sido o estar farto do software da Huawei, analisados todos os factores que valorizo vim cá ter outra vez.

Agora, o Mate 30 Pro parece ser de facto aquele que faz check em todos os pontos que me interessam.

Apesar disso, ainda tenho muita dificuldade em justificar os 400€ a mais que ele custa em relação ao P30 Pro 256GB na Amazon espanhola. Alguns vendedores já o oferecem a 870€ que é um valor muito mais razoável, a meu ver. Por 1100€ já trazemos o Note 10+ com 512GB, por exemplo, que já traz Google Play out of the box.

De qualquer forma agradeço a informação e vou estar atento então a ver que novidades teremos na próxima semana.

Se vier para PT a 850€ assino já para um Space Grey :D
https://consumer.huawei.com/pt/promo/mate30-pro/

Novidades fresquinhas
 
Boas notícias, finalmente por cá. Vi também há momentos a notícia e fiz o pré-registo mas fiquei um pouco desapontado.

Tive esperança que com o anúncio viesse também uma queda no preço mas em vez disso veio uma campanha que, pelo menos para mim, é inferior à que a Amazon Espanha oferece.

Vamos então por partes, vou deixar a minha opinião sobre a situação do modelo e enquadramento no mercado tentando não entrar em off-topic.

Começando pelo terminal em si: como falávamos ontem, depois de ler e voltar a ler muita coisa, chego às conclusão que é o meu aparelho favorito no mercado.

O preço: 1100€ é muito. É o preço das estrelas neste segmento. É o preço do iPhone 11 Pro e do Note 10+. Como a escolha do iPhone é, antes de mais, uma escolha entre iOS e Android, olho para o concorrente no Android, o Note. A este preço oferece mais armazenamento 512GB vs 256GB, mais RAM (12GB vs 8GB) e, mais importante que isto tudo, *****. Ambos são gamas com tempos de vida idênticos no mercado (mesmo só tendo chegado cá agora) mas acho no mínimo corajoso que a Huawei mantenha o preço nesta ordem de grandeza.

Depois, o Mate 30 Pro tem ainda outro concorrente de peso dentro de casa: o P30 Pro. Hoje na mesma ***** voltou a descer de preço e estava a 675€ na versão de 256GB. Não o comprei hoje mesmo porque não é uma urgência, tenho um P20 Pro e é basicamente um upgrade, gostava de dar um salto um bocadinho maior do que o P20/30 e o Mate já tem aquele extrazinho que me convence a pagar mais por ele. Mas não tanto mais. Como não é urgente, devo suspender a compra até à próxima viagem que faça em lazer, talvez em Abril. Se estiver com preços mais amigos, Mate será. Senão, o P30 vai cumprir.

Quanto ao brinde que dão, o vale é um não-assunto para mim. Todo o dinheiro que gastei com a Huawei até hoje foi com telemóveis. Comprando o telemóvel, fico com 300€ que não me servem para nada. O tablet ainda me permitiria vendê-lo ou vender o meu e fazer um upgrade amortizado.

Bem, vou continuar a aguardar serenamente e sempre atento a este tópico.
 
Huawei Mate 30 Pro chega a Portugal com oferta de €300

Já estamos a testar o novo topo de gama da Huawei e, apesar de não incluir serviços Google de origem, não tivemos qualquer problema em instalar as apps que mais usamos.

O Mate 30 Pro é um dos smartphones mais aguardados de sempre. Não só por ser um topo de gama da Huawei e, como tal, um natural candidato a melhor smartphone do mercado, mas por ser o primeiro smartphone Android da marca chinesa a chegar a Portugal sem incluir, de origem, os serviços Google. Uma consequência da guerra comercial que Trump iniciou com a China e que proíbe uma série de empresas norte-americanas, incluindo a Google, de prestar serviços a empresas chinesas. Mas comecemos pela notícia da chegada oficial do Mate 30 Pro ao nosso país.

Só para fãs

A falta de serviços Google, que foram substituídos por serviços da própria Huawei, faz do Mate 30 Pro um smartphone especial. E é por isto mesmo que este novo topo de gama não vai estar disponível na maioria das lojas. As reservas começam hoje, 3 de janeiro, e as vendas são iniciadas a 8 de janeiro. A Huawei não indicou quantos smartphones Mate 30 Pro vão estar disponíveis para Portugal, mas confirmou que será um número limitado que deverá ficar esgotado no primeiro mês de comercialização. No que a lojas físicas diz respeito, o Mate 30 Pro vai estar disponível exclusivamente na loja da Huawei no Centro Comercial do Colombo, em Lisboa. Mas poderá também ser adquirido online, através da *****, e os seguidores da Huawei no Facebook vão ser informados de como podem proceder à reserva. Atenção que a reserva não garante um terminal, já que as entregas vão ser feitas por ordem da compra efetiva. Como a Exame Informática já tinha indicado, o Mate 30 Pro custa €1099. Mas há uma novidade importante: a Huawei vai oferecer um voucher de €300 em compras de produtos da marca por cada Mate 30 Pro. Ou seja, na prática o Mate 30 Por pode “ficar” por €799, um preço extremamente concorrencial para um smartphone com características técnicas de topo.

Sem Google, mas com Android

O bloqueio mencionado também significa que a Huawei não pode usar o “Android da Google”. No entanto, como este sistema operativo tem por base código aberto e livre, a Huawei pode continuar a usar o código nuclear do Android, o mesmo que a Google usou para criar o Android 10. Para garantir uma experiência de utilização ao nível do que conhecemos, a Huawei desenvolveu uma nova versão da interface EMUI, a interface personalizada da marca que chega agora à versão 10.

Resultado, sentimo-nos “em casa” quando utilizamos o Mate 30 Pro. Uma experiência de utilização muito similar a de um smartphone Android de última geração e praticamente idêntica à que já conhecíamos do P30 Pro com EMUI 10.

E as Apps?

Como referido, os Mate 30 e 30 Pro não vão poder usar quaisquer serviços Google. O que, na prática, significa que os aparelhos não trazem de origem apps populares como o G-Mail, o Google Maps, o Google Photos, o Android Auto ou o Assistente Google. Pior ainda, nada de Play Store (a loja de apps da Google e a mais popular para Android). Mas isto não significa que os utilizadores ficam impedidos de instalar apps Android. Para começar, no ecrã dos smartphones encontra-se um novo botão, o AppGallery que dá acesso à loja de aplicações da própria marca. A Huawei está a fazer um esforço meritório para disponibilizar nesta loja muitas das apps mais populares, incluindo portuguesas. Segundo a Huawei, as 100 apps portuguesas mais populares disponíveis no Google Play já estão na AppGallery. Não sabemos exatamente como a Huawei fez esta seleção, mas quando ordenámos, na Play Store, as apps por popularidade, verificámos que no top cinco das apps portuguesa estavam: OLX, Cartão Continente, NOS App, My Vodafone e Caixadirecta. Destas, só encontrámos a app OLX na loja da Huawei. Se analisarmos todas as apps populares e não apenas as portuguesas, a situação não é melhor. Por exemplo, apps extremamente populares como o Facebook, o WhatsApp, o Netflix ou o Twitter não estão na loja de apps da Huawei. Há um manancial de ausências importantes na loja da Huawei, o que é natural considerando que é relativamente nova. Teremos de esperar para ver até que ponto a marca chinesa consegue atrair as produtoras de software.

Mas, como o sistema operativo é o mesmo, há outras formas de instalar as apps. A mais imediata é através da migração do software de um smartphone para o outro. Foi o primeiro passo que fizemos. Usando a app da Huawei para transferência, a grande maioria das apps que tínhamos instalado num P30 Pro passou para o Mate 30 Pro. Simples e eficiente. Mas não todas, com destaque para as aplicações da Google.

Instalámos os serviços e as apps da Google

Até que ponto estamos dependentes da Google? A resposta depende muito de cada utilizador. Felizmente, há alternativas a muitos serviços da Google – por exemplo, é possível usar outra app cliente de e-mail que não o G-Mail para aceder a este serviço. Mas há outros serviços Google sem verdadeiras alternativas, pelo menos por enquanto. Por exemplo, agora que o Assistente Digital está disponível em Português, torna-se difícil voltar a utilizar um smartphone sem esta funcionalidade.

A boa notícia, pelo menos para os utilizadores mais avançados, é que continua a ser possível instalar os serviços Google e, consequentemente, as apps Google no Mate 30 Pro. Conseguimos fazê-lo sem qualquer dificuldade recorrendo a técnica conhecida por «HiSuite Restore», que consiste em usar a aplicação HiSuite da Huawei para “restaurar” o smartphone incluindo ficheiros que permitem a instalação de serviços da Google. Um processo de legalidade duvidosa mas que, na prática, permitiu-nos usar todas as apps Google sem restrições, incluindo o Assistente, o Android Auto, o Maps, o Home e o G-Mail. Curiosamente, até o método de “chamar” o Assistente com o movimento do dedo é idêntico ao usado no P30 Pro: um movimento rápido de um dos cantos para o centro do ecrã.

Em pouco minutos tínhamos tudo a funcionar. Até as atualizações automáticas das apps via Play Store. Entre as apps que experimentámos, só não conseguimos usar o Netflix devido ao sistema de gestão de direitos (DRM) deste serviço. Ou melhor, até conseguimos utilizar, mas só quando instalámos uma versão da app mais antiga, que descarregámos a partir de um repositório de ficheiros APK (ficheiros de instalação das apps Android). Uma app limitada porque não permite streaming de alta definição nem a transferência de conteúdo.

Inovador

No Mate 30 Pro, nova versão da EMUI até tem mais alguns truques e funcionalidades, algumas delas muito práticas. Por exemplo, a orientação do ecrã funciona de modo inteligente ao seguir o olhar do utilizador, o que significa que não temos de andar a rodar o smartphone para garantir a orientação correta do ecrã quando nos deitámos ou inclinámos um pouco mais o telemóvel.

A Huawei vai ficar na história pode ter ido mais longe na remoção dos botões físicos. No Mate 30 Pro só há um, o do ativar/desativar ecrã ou ligar/desligar o aparelho. Os botões de volume desapareceram porque basta dar um duplo toque sobre as margens do ecrã para surgir a corrediça de volume, que é controlada pelo movimento do dedo nos painéis laterais do ecrã. Funciona? Sim, quase sempre, embora não seja tão imediato quanto usar um botão físico e, por vezes, a corrediça de volume não aparece imediatamente o que pode levar a embaraços se, por exemplo, reproduzimos um vídeo recebido no Whatsapp e o volume estiver no máximo. Felizmente, há a opção de silenciar por completo o som se rodarmos o telemóvel rapidamente.

Um outro “truque” que gostámos: na app de fotografia o utilizador pode arrastar o botão de disparo para qualquer zona nas margens do ecrã ganhando assim um botão virtual de controlo do obturador. Prático porque sabemos bem que nem sempre este botão está no sítio mais adequado às mãos ou posição do fotógrafo. E importante porque o Mate 30 Pro sem capa revelou-se extremamente escorregadio.

Outra forma de controlar a câmara é à distância graças à deteção de movimentos, funcionalidade que também é usada para outras operações, como mover páginas web no browser ou controlar a reprodução de vídeos.

Câmara recordista e aquele ecrã…

As câmaras traseiras são quatro, embora uma delas seja para medição de profundidade. A Huawei encontrou um design inovador para apresentar estas câmaras: dispostas em quadrado dentro de um círculo. Relativamente às três câmaras que são efetivamente usadas para capturar imagem, a Huawei não tem qualquer pejo em garantir que são as melhores de sempre num smartphone. Uma pretensão secundada pela famosa organização de testes DXOMark, que colocou o Mate 30 Pro no primeiro lugar no que à qualidade da câmara diz respeito.

Como a Leica não é americana, mas sim alemã, esta assinatura continua a estar presente, o que dará garantias extra de qualidade, sobretudo das lentes. Duas das câmaras são de 40 megapíxeis, a principal, com estabilizador ótico, e a de grande angular. Ambas têm lentes com aberturas muito generosas, de F1.6 e F1.8 respetivamente. A câmara de zoom (3x relativamente à câmara principal) também tem estabilizador ótico, mas apresenta uma resolução mais contida, de 8 MP (F2.4).

A câmara de selfies está montada ao lado de um sofisticado sensor 3D para reconhecimento facial e medições de distâncias. As características são impressionantes para uma câmara de selfies: 30 megapíxeis e abertura F2.0.

Já experimentámos fotografar em cenários particularmente difíceis como durante a noite, seguir motivos em movimento e filmar o fogo de artifício do final do ano em câmara lenta. Com base no que vimos e no que temos testado, é mesmo muito provável que o Mate 30 Pro seja o melhor cameraphone do mercado. Mas vamos continuar os testes e publicar a análise completa na próxima edição da Exame Informática.

O ecrã é o elemento mais distintivo do design do Mate 30 Pro. A curvatura é de tal que elimina as margens laterias porque o vidro cobre por completo o chassis metálico inferior. O resultado é o primeiro ecrã que pode ser verdadeiramente definido como “infinito”.

A bateria atinge a capacidade de 4500 mAh e suporta carregamento rápido até 40 watts via cabo e até 27 watts através de carregamento sem fios.
 
O tablet que oferecem na Amazon Espanhola vale 300 euros?
Isto numa óptica de o vender para amortizar aos 1100 euros. É que o preço está muito elevado. O telemóvel parece brutal em tudo mas o valor é muito caro.
 
O tablet que oferecem na Amazon Espanhola vale 300 euros?
Isto numa óptica de o vender para amortizar aos 1100 euros. É que o preço está muito elevado. O telemóvel parece brutal em tudo mas o valor é muito caro.
As poucas lojas em que o encontro tem preços entre os 325€ e os 440€.

Os preços que encontro para o M5 (versão anterior) também andam por aí.
 
Só para deixar os meus parabéns ao serviço de apoio ao cliente da Huawei.

Ontem à noite como disse fiz o meu pré-registo para o Mate 30 Pro mas, pelas razões que expliquei aqui, entretanto decidi não avançar. Hoje ligaram-me para confirmar se eu queria avançar e explicaram-me bem explicadinho a questão dos Google Services para garantir que não comprava gato por lebre.

Ainda fiquei com mais pena de não avançar mas por esta e outras situações no passado só tenho a falar bem do serviço de apoio ao cliente dos senhores.
 
Só para deixar os meus parabéns ao serviço de apoio ao cliente da Huawei.

Ontem à noite como disse fiz o meu pré-registo para o Mate 30 Pro mas, pelas razões que expliquei aqui, entretanto decidi não avançar. Hoje ligaram-me para confirmar se eu queria avançar e explicaram-me bem explicadinho a questão dos Google Services para garantir que não comprava gato por lebre.

Ainda fiquei com mais pena de não avançar mas por esta e outras situações no passado só tenho a falar bem do serviço de apoio ao cliente dos senhores.

Podes explicar mais ao pormenor o que te disseram relativamente aos serviços da Google?
 
Podes explicar mais ao pormenor o que te disseram relativamente aos serviços da Google?

Disseram o que se tem falado por aqui. Avisaram que o telefone não tinha Play Store nem Gmail e essas coisas todas mas que tem os serviços Huawei que incluía uma app de email deles, um browser, loja de aplicações, etc.

Não referiram nada sobre a possibilidade de instalação dos ***** mas quando referi que "sabia que era possível instalá-los por meios alternativos" também não me desmentiram.

Em resumo, estão a avisar um a um todos os potenciais clientes que se inscreveram na pré-compra do M30 para garantir que toda a gente está perfeitamente ciente do que está a comprar e que não vai ter uma surpresa quando ligar o telemóvel e reparar que não tem serviços Google.
 
u9kY1wa.jpg


O que encontrei agora no Fb... @WilsonRubio parabéns! ;)
 
Disseram o que se tem falado por aqui. Avisaram que o telefone não tinha Play Store nem Gmail e essas coisas todas mas que tem os serviços Huawei que incluía uma app de email deles, um browser, loja de aplicações, etc.

Não referiram nada sobre a possibilidade de instalação dos ***** mas quando referi que "sabia que era possível instalá-los por meios alternativos" também não me desmentiram.

Em resumo, estão a avisar um a um todos os potenciais clientes que se inscreveram na pré-compra do M30 para garantir que toda a gente está perfeitamente ciente do que está a comprar e que não vai ter uma surpresa quando ligar o telemóvel e reparar que não tem serviços Google.
Eles não te podem aconselhar a instalar o que quer que seja, tendo em conta todas as burocracias e leis que a empresa tem de respeitar.

Mas de facto podes instalar e fazer tudo por tua conta e risco :)

E nisso a marca é impecável, deixa tudo em pratos limpos e tem o máximo de cuidado para que os clientes saibam no que se estão a meter .

Fico feliz por esse feedback
u9kY1wa.jpg


O que encontrei agora no Fb... @WilsonRubio parabéns! ;)
Ahaha
Viram primeiro do que eu.
Obrigado
Foi uma viagem muito boa e uma experiência para toda a vida.

E o 5G ... Meu deus [emoji1433][emoji1433][emoji1433]


É por causa dessa viagem que ando com o mate 30 pro 5g comigo
 
Back
Topo