i5 6600k e dores de cabeça

Status
Fechado a novas mensagens.

cyldman

Power Member
Boas pessoal,

Então é o seguinte, aqui o nabo tentou seguir um manual à là noob de overclock na Asus z170 pro gaming @ 6600K e com um thermalright truespirit 140BW


Resultado final - Tentei 4.5ghz a BCLK 100 e voltage 1.300 através dum guide no youtube na bios.
No prime a fazer o custom test 1344k, a core numero 4 leva um valente erro: "fatal error round was 0.49 when expecting 0.4"


Com isto, desisti, e fui para o Al Suite 3, onde fez uma optimização e chegou aos 4.4ghz e 40 CPU cache ratio.
(Engraçado que se meter nos 4.5hz no Suite voltamos ao erro que tive quando tentei pela Bios, mas adiante)

Agora, a parte difícil.
Que Core voltage tenho? No idea, aparece-me apenas um identificador "VID" e quando uso programas como CPUID HWMonitor e Cpu-Z, aparece-me o VID.
VID esse que é um valor com fluxo, portanto, tenho um mínimo e um máximo.

Sendo esses os seguintes: VID - 1.174V Min e 1.339V
Quanto a temperaturas, está a uma máximo de 77º.

Agora, eu para mudar o CPU voltage no Al suite 3 é um bocado confuso, e toda a gente diz-me para fugir destes programas, mas o que é certo é que com o guide de bios correu um bocado mal, e eu decidi o programa.

Sugestões que me deram foi:
Ir a Bios e meter o voltage core manual a 1.350 e ir baixando em encrementos de 5 até ficar estável.


Neste momento eu já nem peço mais de 4.4ghz porque 77º é acima do eu estava a espera, agora só queria estabilizar um pouco mais e evitar que ele aquecesse tanto, apesar que dizem que o prime95 é um extremo e nunca chegaria a estas temps.
Não tenho qualquer tipo de erros ou BSOD, apenas queria melhorar as temps.
Existe alguém que me consiga explicar se os valores que tenho no VID estão estáveis?
Devo ir a bios e mudar a voltage lá? (Tendo em conta que se meter 1.350 não vou melhorar porque o VID max que recebo é 1.339V?)
Mando também uns anexos com uns valores para terem ideia.
Obrigado desde já.

http://i.imgur.com/RVGBlYS.png

RVGBlYS.png
 
Última edição:
de cabeça não sei sei dize onde é, mas na pagina principal da aplicação da asus tens la uma parte com o controlo do vcore, dianmico ou fixo, pessoalmente tenho dinamico, mas tens lá.

Que cooler é que tens? esse vcore pareceme muito alto para, se calhar é mesmo da temperatura que ele crasha e tens de andar a subir mais que o normal.
 
Não tenho esse MENU.
Por algum motivo.

Estou a tentar manualmente, 1.300V de facto dá logo erro no prime95.
Meti agora 1.305V a 4.4ghz e está a funcionar.

Engraçado que o VID já está nos 1.334 em menos de 5min, por isso não deveria ficar preocupado, o que interessa é o valor que meti na bios.
é que 1.305 já me agrada um pouco mais, no entanto, em termos de aquecimento, continuo a estar numa media de 80º.

Alguma ideia para melhorar isto ou um Fractal S Window e Thermalright true spirit 140BW não dá mais?
(Se aumentar o poder da fan secalhar?)
Mais alguma ideia?
Queria manter os 4.4ghz mas baixar uns graus ao CPU.
Baixar a voltagem não dá que levo com erro.

edit: Cache multiplier deixei em auto
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo