Mega Drive Imagem fica toda marada!

Boas pessoal.

comprei recentemente uma Sega Mega Drive modelo 1 (se interessar com vdp VA6)
Só tenho (por enquanto o cabo RF)

1) Num CRT (daquelas tv's pequenas) por surpresa minha não sintoniza!!
estranho porque num lcd sintoniza.

2) a imagem no lcd (que é a única que sintoniza e que posso testar), fica toda marada, mas quando digo marada, digo, tiles e sprites por todo o lado !!!
parece o windows quando crasha e mexemos a janela e ficam 10.000 janelas desenhadas. é igual..
Tenho 3 jogos para testar. 1 arranca e crasha (sonic 1), outro fica tudo preto (fifa95), outra arranca e é inferno à solta, com o background cheio de artefatos, tiles, sprites, etc..)


Questão: Eu sei que os lcd's dâo problemas mas deste género ?
Porque é que o crt não sintoniza ?
a consola TEM O VDP ***** não é verdade ? digam lá a verdade que eu aguento ! fui enganado
 
Não dá para tirar conclusões. O meu conselho é comprar um cabo melhor que mesmo que a consola esteja estragada não é lixo.

Referente ao truncado, pode ser do adaptador RF e o modo em que esteja? já mexeste no switch? Se puderes tira fotografias para ver se é truncado de sinal de video truncado, ou truncado de crash a nivel de RAM. Um video ajudava suponho.
 
o RF é oficial sega. já mndei vir um cabo AV, tenho de esperar uns dias.. mas:

1) mesmo num lcd o RF deveria dar ! (penso eu)

2) dar a imagem distorcida e tal, eu até achava normal, mas uns não dão, outros ficam marados. (imagina a mesma sprite repetida 100 vezes no ecrã a ocupar o ecrã todo), e a crashar sempre..

3) porque é que o meu crt não dá porra !!!
 
Pois, pela descrição é mesmo video truncado e não algo relativo ao RF.

A ser assim a mega drive tem o leitor de cartuchos bastante comprometido ou a RAM lixada e está para todos os fins e propósitos a crashar.

É dificil despistar isso por texto mas diria que há alguma probabilidade da consola em si estar estragada.
 
chamas "truncado" a tiles e sprites aleatórias ou a ocupar o ecrã todo ? por exemplo no fifa 95 o ecrã tá preto e aparecem uns quadrados brancos espalhados..

A consola tá *****.. eu sabia... vou mas é falar com o vendedor e forçar o devolução da mega drive... já gastei dinehiro num cabo extra, mais dinheiro de gasolina em mais viagens.... *****... porque é que vendem as maravilhas sem testar ?
 
é isto que acontece....
134859796586.gif
 
... Isso não é um problema de cabos.

Tenta limpar o conectores dos cartuchos na consola, procura por algum que esteja com verdete ou ferrugem. Pode ser a origem do problema.
 
Bom.. vamos lá às novidades... depois do comentário do nosso guru, o I_Eat_All, resolvi abrir a consola, limpar tudo, os conetores, os cartuchos.., inclusive fui a casa dos pais experimentar noutra TV (uma samsumg 81 cm 16:9 CRT 100hrz), usando os mesmos jogos, e o mesmo cabo RF. (o cabo Av só deve chegar na Terça).

Aqui vão os resultados:

A consola sintoniza (a imagem não é brilhante mas é um cabo RF). multiplos reset's a consola lá vai sempre arrancando.( já agora tem TMSS)

o sonic 1 arranca e dá bem.
o fifa 95 (que dantes só aparecia ecrã preto) agora dá bem..
o cool spot (que dantes dava mas tudo marado, tal como se vê na imagem acima) deixou de dar. só dá ecrã preto. e o reset não funciona


no entanto, não estou totalmente convencido com a consola... Trouxe outra TV (pequenita - é verdade, o meu pai tinha umas 4 dessas, sorte a minha) e vou testar nessa... Na Sanyo não dá, vou ver na Clayton.

Depois dou notícias.
 
Tenho aqui uma pergunta.

Estive a experimentar um jogo (o global gladiators) e acontece que os backgrounds e musica dão bem.. os sprites é que ficam todos riscados.. quase imperceptíveis..

Esta é uma pergunta para o I_Eat_all: será que tenho de substiutir os capacitores dos cartuchos desse jogo?
 
Não há capacitadores nos cartuchos. Só a rom e possivelmente o save state, que pode estar corrompido. (Não conheço eses jogos) podes despistar com outra MD?
 
tem 2 resistências e um capacitor... no fundo é outra resistência..
MtNIF.jpg

esta é tirada da net mas é semelhante

Se não é problema de perda de capacidade das resistências que porra é.. já tou a dar em doido
 
Cheira-me mais a contactos/verdete algures, mas posso estar errado. Se tiveres um multimetro consegues testar se estão a fazer a passagem correcta.

Mas cá para mim isso teve foi anos num sitio humido.
 
Uma borracha de lápis passa nos contactos, se for mau contacto a borracha resolve, as resistências não têm capacidade, o que tem capacidade são os condensadores "capacitor é Americanismo Brasileiro", se tiveres um multímetro que meça capacidade, retira o condensador do pcb e mede, se for um electrolítico "tipo esse grande da foto", verifica se está inchado ou babado..
 
Bom.. tal como tinha dito. mandei vir uma consola nova.. (versão HD)...VA4..verdadeira. com porta de expansão... por 7 euros.

meti os jogos. pumba. dá tudo. acabou-se os erros de sprites no global gladiators, as sprites no winbledom. o cool spot funciona 100%..

a outra consola é que aparentemente ou tá marada ou tem incompatibilidades com alguns títulos.(é uma mb5 pal)..

Vá-se lá explicar.
 
Bom.. tal como tinha dito. mandei vir uma consola nova.. (versão HD)...VA4..verdadeira. com porta de expansão... por 7 euros.

meti os jogos. pumba. dá tudo. acabou-se os erros de sprites no global gladiators, as sprites no winbledom. o cool spot funciona 100%..

a outra consola é que aparentemente ou tá marada ou tem incompatibilidades com alguns títulos.(é uma mb5 pal)..

Vá-se lá explicar.

Parabéns, chefe! Agora estima essa preciosidade! ;)
 
Deve estar a pedir uma revisão, coisa que mesmo essa que compraste tambem fazia, tudo o que é eletroliticos com essa idade estão a pedir para serem substituidos.
 
Este tópico não será o mais indicado para escrever este post, no entanto sei que aqui me podem ajudar.

Hoje fui procurar a minha Mega Drive II para reviver a infância. Tive a jogar os meus jogos de antigamente durante muito tempo.

Entretanto deixei de ter imagem na TV devido ao cabo que liga a consola à TV não estar a funcionar bem aparentemente.

Alguém me sabe dizer onde posso arranjar um cabo que me permita ligar a Mega Drive à TV? Se for um cabo que me permita usar uma TV moderna melhor ainda.

Obrigado
 
Este tópico não será o mais indicado para escrever este post, no entanto sei que aqui me podem ajudar.

Hoje fui procurar a minha Mega Drive II para reviver a infância. Tive a jogar os meus jogos de antigamente durante muito tempo.

Entretanto deixei de ter imagem na TV devido ao cabo que liga a consola à TV não estar a funcionar bem aparentemente.

Alguém me sabe dizer onde posso arranjar um cabo que me permita ligar a Mega Drive à TV? Se for um cabo que me permita usar uma TV moderna melhor ainda.

Obrigado

A melhor opção é um cabo com saida RGB com aqueles fichas de 21 pinos (Ficha SCART)

deve conseguir no OLX e ebay, em venda nas lojas desconheço, pelo menos a nível nacional
 
Back
Topo