Impressora 3D Anet A8

Boa noite. Estou a pensar instalar OctoPrint, mas neste momento tenho o RPi 2 e 3 a correrem 24/7, pelo que apenas me sobra o primeiro modelo. É suficiente para tal? E necessito de atualizar o firmware da impressora ou posso simplesmente utilizar o que vem de fábrica?

Cumprimentos,
 
@xexito sim vai funcionar no rpi original , vai é estar um pouco lento no arranque mas funciona direito. nao precisas de alterar firmware nenhum da impressora para utilizar o octopi
 
Assim sendo acho que vou perder um bocado a configurar isto hoje. Quanto a alimentação, pegar nos 12V da fonte e meter um regulador de tensão é uma boa ideia?

Já agora, alguém aconselha a ter extras de peças? Se sim, quais vale a pena?
 
Utiliza um transformador à parte. É o que eu faço.
A fonte da A8 não é uma fonte de qualidade.

Os extras são porreiros de ter, mas como conseguimos comprar as peças cá em PT e mesmo que seja encomendando, de um dia para o outro as peças chegam, não sei se vale mesmo a pena ter. Mas se precisares num fim-de-semana, pelo menos não tens de ficar à espera.
O mais indicado para ter como backup são as peças de desgaste e que se podem partir:
- nozzle
- hotend (com o roscado e o pfte)
- hotend thermistor
 
Utiliza um transformador à parte. É o que eu faço.
A fonte da A8 não é uma fonte de qualidade.

Os extras são porreiros de ter, mas como conseguimos comprar as peças cá em PT e mesmo que seja encomendando, de um dia para o outro as peças chegam, não sei se vale mesmo a pena ter. Mas se precisares num fim-de-semana, pelo menos não tens de ficar à espera.
O mais indicado para ter como backup são as peças de desgaste e que se podem partir:
- nozzle
- hotend (com o roscado e o pfte)
- hotend thermistor
Compras cá, por que lojas? Reprap.pt?
Encontrei também a reprapworld, alguém tem Feedback? Ou há alguma melhor/com melhores preços?
Quanto a filamento, tenho usado o da bq, alguma sugestão?
 
Só experimentei a reprap.pt e a e3d.co.uk.
Mas eu ando nisto há pouco tempo ;)

Quanto a filamentos só experimentei Camel PLA branco (bela bosta) e várias cores da BQ (baratos e tenho tinho boa experiência com eles). Ainda não experimentei outras marcas, mas a próxima que vou experimentar é a Colorfabb. Quero ver se justifica todo o hype que roda à volta dos filamentos deles.
 
Boas pessoal...

Sou novato nestas andanças ainda, mas pelo que vejo tem muita boa gente aqui que já percebe muito da Anet...pois bem a minha de um momento para o outro o LCD deixou de corresponder aos comandos, aparece as informações todas mas não aceita nenhum comando meu...tipo como se os botões deixassem de funcionar...alguem sabe o que possa ser?

Grato pela ajuda...
 
Tenho uma questão que talvez me possam esclarecer. Já vi várias vezes que o esticador no eixo dos X estraga os varões do eixo Z pois coloca força lateral. É verdade? Se sim, que esticador devo utilizar?
 
Eu não instalei nenhum no eixo X. Só tenho no Y.
Sinceramente não faço ideia se a correia tem força para dobrar o varão liso. Duvido, mas realmente há pessoal que se queixa disso.
Coloca a questão no tópico geral. Há lá pessoal que já anda nisto há mais tempo e já devem conhecer este problema.
 
Tenho uma questão que talvez me possam esclarecer. Já vi várias vezes que o esticador no eixo dos X estraga os varões do eixo Z pois coloca força lateral. É verdade? Se sim, que esticador devo utilizar?

Isso é normal acontecer.
O que usamos é um tensor nos varões do X.
Dessa forma obriga a descarregar a força feita pela correia nos varões do X.
Por exemplo estas peças estão preparadas para isso mesmo:

http://www.thingiverse.com/thing:1315535

Repara no lado oposto ao suporte do motor X, existem 2 parafusos que tencionam nos varões do X.
A vantagem é que não terás um ligeiro empeno nos varões do Z. Cheguei a ter 2mm em cada lado ao centro dos varões, o que totalizava cerca de 4mm de diferença.
Desconheço a ANET mas é provável que dê para aplicar esses que indico.

O pessoal "do outro tópico" quase na totalidade já converteu o X para este tipo de sistema.
 
Última edição:
Isso é normal acontecer.
O que usamos é um tensor nos varões do X.
Dessa forma obriga a descarregar a força feita pela correia nos varões do X.
Por exemplo estas peças estão preparadas para isso mesmo:

http://www.thingiverse.com/thing:1315535

Repara no lado oposto ao suporte do motor X, existem 2 parafusos que tencionam nos varões do X.
A vantagem é que não terás um ligeiro empeno nos varões do Z. Cheguei a ter 2mm em cada lado ao centro dos varões, o que totalizava cerca de 4mm de diferença.
Desconheço a ANET mas é provável que dê para aplicar esses que indico.

O pessoal "do outro tópico" quase na totalidade já converteu o X para este tipo de sistema.

Então penso que algo deste estilo:
http://www.thingiverse.com/thing:1683070
Irá funcionar sem grandes problemas, estou certo?
 
Esse funciona. Não te esqueças que vais precisar de mais correia, pois esta configuração usa mais.
É previsto que a correia alargue com o tempo, a não ser que a substituas por uma correia reforçada (a não ser que a tua já seja reforçada).
 
Então penso que algo deste estilo:
http://www.thingiverse.com/thing:1683070
Irá funcionar sem grandes problemas, estou certo?

A fazer, fazia algo melhor que isso, ou seja em condições!
O que te menciono apenas faz ajuste nos varões (retira folga) e tem o parafuso central que aperta a uma peça isolada, sendo esta ultima a que dá tensão à correia.
Essa que indicas faz tudo ao mesmo tempo, o problema passa por "obrigar" a que todo o conjunto esteja em esforço... vai criar micro oscilações na tensão da correia e com o tempo acaba por estalar a peça.

Tens estas peças que de certeza terás uma para a tua impressora:
http://www.thingiverse.com/thing:1103976

As prusas (itopie, hephestos, etc..) quase todas partilham a mesma distancia central entre os varões lisos e os roscados de 17mm. A tua parece-me ter 27mm.
 
O modelo que o xexito indicou funciona perfeitamente nas Anet A8 e é bem mais simples de imprimir e instalar.
A tensão deste esticador é colocada sobre os varões lisos, assentando os parafusos sobre as bases dos varões.
É um bom upgrade sobre a configuração original da Anet A8, pois o original coloca o esforço sobre a pulley direita e sobre os varões lisos, podendo bloquear o Z.

Xexito, dá-lhe :)
 
Mais uma vez digo, a fazer é fazer bem!
Essa peça para mim é um "desenrasque" e com o tempo vai acabar por ceder.

Nunca é boa ideia "meter remendos", é preferível fazer algo que esteja mais que comprovado que funciona.

Aceito sim que essa peça dê para "safar" mas nunca encaro como um upgrade ideal.

Seja a anet ou a prusa, o conceito da tensão do X é similar, e este problema que o @xexito indica é mais que relatado.
 
Fazer bem era deitar o frame todo fora.
Não me parece é que ele queira estar a imprimir tantas peças, ainda por cima com uma impressora que nem deve estar ainda calibrada.
 
A fazer, fazia algo melhor que isso, ou seja em condições!
O que te menciono apenas faz ajuste nos varões (retira folga) e tem o parafuso central que aperta a uma peça isolada, sendo esta ultima a que dá tensão à correia.
Essa que indicas faz tudo ao mesmo tempo, o problema passa por "obrigar" a que todo o conjunto esteja em esforço... vai criar micro oscilações na tensão da correia e com o tempo acaba por estalar a peça.

Tens estas peças que de certeza terás uma para a tua impressora:
http://www.thingiverse.com/thing:1103976

As prusas (itopie, hephestos, etc..) quase todas partilham a mesma distancia central entre os varões lisos e os roscados de 17mm. A tua parece-me ter 27mm.

Eu imprimi isto: http://www.thingiverse.com/thing:1492411. Para o eixo do Y não me convence (mas ainda não imprimi outro), mas para o eixo do X acho que está bem...
Penso que é algo mais parecido com o que o @jbaiao referiu...
 
Back
Topo