Impressora 3D RepRap Prusa

@FiwiPITO, esta é para me meter contigo.
O dia está bonito e decidi fazer a foto:

O jardim é uma utilização creativa de umas sobras de print que correu mal!

JPjpM8o.jpg
3WgvD00.jpg
 
@jbaiao, vou tentar imprimir mais devagar entao, nao demorou 1h aquele barco com infil 20%
aproveito para te dizer para procurares no firmware o offset do extruder (no repetier tem), talvez resolva isso.
 
@smartdroid os teus cantos nota-se na minha opinião uma velocidade muito grande, que faz com que fiquem arredondados, querendo com isto dizer que fico na ideia que se fizeres um Cubo e medires nos cantos vai dar diferença para o meio, Não te querendo enganar porque o @yougurt e o @jbaiao são mais especialistas nisso, penso que tens aceleração a mais.

Obrigado pelas dicas, de facto ainda não experimentei mexer nos valores default do slicer.

@smartdroid tu continuas com problemas de configuração do slicer. Reduz um pouco a velocidade. Verifica se as correias estao bem esticadas. Qual é o slicer que utilizas?

Estou a utilizar o cura com perfil da hephestos, sem nenhuma tweak.
 
Bom, Eu a dizer que ia arrumar o laboratorio, mas afinal até já me deu para ir brincar com os legos a pensar neste dia maravilhoso que estamos a ter! na verdade era num sitio semelhante que me apetecia estar, a dar um mergulhinho na piscina!

Estou a finalizar algumas peças que tinha já impresso, mas faltava terminar.


X6JbeDP.jpg
zxtXjh5.jpg
rSVHO46.jpg
 
Tenho um projecto no qual preciso de placas finas (0.8 ~ 1 mm), mas não maleaveis. Experimentei PLA, mas fica quase como folha de papel.
Que material de filamento me recomendam?
 
Os meus motores já funcionam suavemente, problema de jumpers ausentes na ramps na configuração do stepper driver para 1/8.
Agora os motores so andam para um lado para o outro lado é como se tivesse o endstop ligado, alguma ajuda?
Não tenho nenhum endstop ligado na ramps.
 
Última edição:
Não quero dizer nenhuma asneira e caí aqui de pára-quedas mas acho que eles só andam em sentido positivo até fazeres home.
 
Os meus motores já funcionam suavemente, problema de jumpers ausentes na ramps na configuração do stepper driver para 1/8.
Agora os motores so andam para um lado para o outro lado é como se tivesse o endstop ligado, alguma ajuda?
Não tenho nenhum endstop ligado na ramps.

O Motor anda para que lado?Qual dos Eixos?

Se fizeres home? não anda? - Problema de Endstop, provavelmente está mal ligado, ou em contacto e não deixa o motor movimentar-se.

Não quero dizer nenhuma asneira e caí aqui de pára-quedas mas acho que eles só andam em sentido positivo até fazeres home.

Tás a dizer uma Asneira :P - Eles andam para os 2 lados.
 
@FiwiPITO, o XR nao tem endstops ligados!

@XR400 , mete o endstop que eu acho que o problema fica resolvido!

Para mim, como o endstop não está posto, a ramps assume que ou esta permanentemente open ou closed, dependendo da config , e nao permite mexer para o lado do endstop. O outro lado nao precisa porque é definido pela distancia do eixo que definiste no firmware.

Quanto a mim, é por isto, que como o @Bzaina disse ( por outras palavras hehehe, mas estavas lá perto!!!) num reset à maquina, os eixos só mexem no sentido oposto ao endstop, porque precisa primeiro do sinal do limite, definido pelo endstop, para depois, a partir daí, a maquina saber até onde pode fazer o seu travel no sentido oposto. ( com as medidas definidas no Marlin!)
É por isso que temos sempre de fazer home antes de qualquer outra funcao ( com exepcao do meter a aquecer)
Vê lá se resulta.
Depois vê nas paginas da reprap a ciencia dos endstops, para poderes configurar correctamente no marlin.
 
Última edição:
Só para acrescentar:

Se não tens os ENDSTOPS ligados à RAMPS e o resultado for TRIGGERED, deves ter que ir ao ficheiro configurations.h e alterar os valores de X_MIN_ENDSTOP_INVERTING (se estiver "true", meter "false" e vice-versa).
 
Malta, agora estou eu baralhado, e sem a maquina ao pé para testar, fiquei na duvida:

Mesmo que a config esteja certa no marlin, sem fazer o G28 ( home all) primeiro, só vai conseguirmexer numa das direcčoes do eixo, right?

E sem endstop, nao pode fazer home, right?

Ou seja os endstops tem de estar sempre ligados à Ramps?

É que agora fiquei eu na duvida.
 
Com a configuração certa só podes mexer um eixo no sentido negativo DEPOIS de o mexeres no sentido positivo! Ou seja, podes andar 20mm em sentido positivo e ele depois deixa-te andar em sentido negativo 20mm.

Sem endstop ligado na RAMPS a máquina não consegue fazer home. No entanto, se a lógica estiver invertida, é como se estivesses sempre com todos os fins de curso activados e nesse caso a máquina "faz home" (grava como sendo a posição 0,0,0) no sítio onde a máquina se encontra quando fazes G28. Também não te deixa, em nenhuma situação, movimentar os eixos no sentido negativo!
 
Back
Topo