Impressora 3D RepRap Prusa

Assim ficas com uma noção do 123D, caso queiras experimentar e alterar.
Quando eu puder remover o objecto do thingiverse, avisa.


No último vídeo do thomas:
http://www.ali____express.com/item/...t-Coupler-Encoder-CNC-Stepper/1603848198.html

Pelo que percebi, usando este formato, em vez da espiral em alumínio, fica flexível apenas na vertical, não deixando o varão inclinar, melhorando o "abanar" do Z.
Obrigado pelo vídeo e pelo objecto. Já descarreguei pelo que se entenderes podes retirar.
Cumps
 
@jbaiao essa print esta de se lhe tirar o chapéu! parabens!


eu tenho andado desligado, tenho ali a geringonça parada. estou com problemas de jams penso que na zona do heat break

ando sem ideias, ja tentei diferentes velocidades (a velocidades estupidamente altas acontece menos vezes mas a qualidade é baixa), temperaturas a todo o gosto 180-225 (ainda a melhor é aos 220) por isso anda por ali parada... também deixei o PLA ao ar alguns dias, nao sei se fará diferença neste problema.
mesa quente ainda esta na alfandega (desde maio lool)

mas ainda assim, com umas 20 paragens para desentupir há dias la saiu uma peça de jeito!
 
Última edição:
Qual é a tua extrusora?
Isso acontecia-me no início com o heatbreak clone da e3d.
Troquei pelo original e nunca mais tive problemas.
 
Faz uma coisa.
Primeiro aqueces até aos 245 e depois reaperta o nozzle.
Por fim mete uma gotinha de óleo das máquinas na ponta do filamento e testa.
A gotinha é mesmo pequena....
 
Por acaso o último clone que recebi da e3d tb traz esse ptfe. ...... mas como já estou a fazer umas alterações na itopie o e3d vai ficar de parte...... hehe

Mas o teu mal é mesmo esse, mesmo clone devias ter pedido full metal.

Pondera comorar o original.
É caro mas vale todos os tostões.....
 
o que tenho montado é todo metal, o suplente (tinha medo de partir o meu nas primeiras porradas) é que tem essa porra, nem sei se vale algo...
nao me digas que vais para o triplo para varias cores XD
um original vai para que preço com envios?
 
Parq quem quiser aprofundar o porquê de diferentes hotend, vantagens e desvantagens, ptfe vs fullmetal, etc, este artigo, apesar de extenso é muito bom: ( se bem que no fim, vou continuar a defender a dama chinesa hehehe, pelo menos para o uso que lhe dou)

Efectivamente, quem optar por um modelo full metal, de facto é melhor optar por algo "bom" porque a maquinação é importantíssima, principalmente com pla, que tem alguma tendencia a agarrar ás paredes do hotend se este não estiverem devidamente maquinado. ( para alem dos aspectos relacionados com o calor e a transferencia do mesmo, que nem vou abordar aqui, vejam no link)

Os modelos com ptfe, são mais permissivos, separam "melhor" as diferentes fases de calor, e o filamento desliza com outra facilidade, e a unica desvantagem que encontro é não permitir ir a temps mais elevadas, para filamentos mais exoticos. Com os preços a que mando vir da china, desde que o ptfe esteja bem flushed com a cabeça da nozzle, funciona perfeitamente. E para ser honesto, se tiver algum jam serio ou queimar a ponta do ptfe ( acontece ) é mais facil trocar trocar por um set novo e toca a andar.
Pelo preço dos hotends e3d compro um monte de chineses... Mas também nao imprimo materiais que precisem mais de 220/230°
Lá está, tudo depende do uso que lhe vamos dar!

http://toms3d.org/2016/05/12/build-your-own-3d-printer-which-hotend-to-pick/
 
Última edição:
O pla é um açúcar logo vai agarrar sempre ao inox, esteja bem ou mal maquinado, uma boa analogia é tentarem estrelar um ovo numa frigideira sem anti-aderência.

A melhor forma de minimizar o problema é polir o interior do tubo e "molhar" +\- 1cm do filamento em óleo vegetal, colocar no hotend com ele à temperatura de funcionamento e ir empurrando até deixar de sair fumo pelo bico.

Opcionalmente pode-se aumentar ligeiramente o tamanho do tubo para compensar a dilatação do filamento quando aquece, na minha antiga impressora estava com 3,5mm para filamento de ~3mm

Com estas 3 modificações deixei de ter problemas no meu hotend "feito em casa"
 
Demasiado cara para as minhas possibilidades, e parece-me que no máximo são 5 steppers......
A rumba arranja-se a 50€, 1/3 da smoothieboard 5xc, e permite 6 steppers.
 
Última edição:
Obrigado pela informação Miguel.
Mas continuo limitado a 5 steppers....
A RUMBA possibilita 6 steppers e os drives podem ser A4988 ou os DRV8825, o que me facilita a vida para o meu projecto.

Essas boards com Ethernet são porreiras mais é pena não ter os 6 steppers.....
 
É um bom preço face aos 499€ a que estava a ser vendida.
Mas tendo em conta que fui um dos que construiu uma peça a peça continuo a achar que por esse preço fazes uma bem mais completa e por menos valor.
Mas claro que requer tempo e paciência........
 
é possível meter mais um stepper ligado a ramps ;)

descobri o problema da minha, o heat break esta um pouco empenado, alguma marrada que deu a mesa...
troquei por o tal que tem uma ponta de tubo e parece que esta fino, já nao encrava a velocidades baixas e consigo imprimir a 190º em vez dos 220º.

PLA na pccomponente é seguro de comprar certo?
 
Back
Topo