Indecisão Pana vs Samsung

É mesmo assim tão mau?
Afinal é um retrocesso em vez de um avanço.:mad:

Obviamente que iluminação por LEDs é melhor, vê o caso dos monitores para computador. A questão é que no caso das HDTVs pelo facto das pessoas andarem muito preocupadas com qual delas "lava mais preto" (curiosamente não falam nos brancos) eles resolveram aproveitar uma vantagem dos LEDs para tornar os pretos mais pretos. O problema dos LCDs é não conseguires "tapar" completamente a luz proveniente de uma fonte de luz. Há sempre alguma que passa pois fisicamente há limites para o cristal líquido. Mas se a iluminação for feita por LEDs é fácil contornar o problema variando dinamicamente a intensidade de luz emitida pelo LED. Se queres um pixel mais preto então desligas o LED que está por trás e o preto torna-se mesmo preto (ausência de luz). O problema é que ainda não é possível tecnicamente ter um LED por cada pixel. Na verdade isto é o OLED mas com uma coisa que passa a ser inutil que é o cristal líquido à frente. Logo o que eles fazem é controlar apenas zonas de leds do teu painel. São em torno dos milhares. Digamos que ficas com uma fonte de luz que pode ser controlada com uma resolução de 50 por 40. Isto não torna muito caro o painel e dá para melhorar a qualidade dos pretos e da imagem em geral. E de facto é isto que acontece. Em média e de uma forma geral, a imagem fica muito boa igualando ou sendo mesmo superior à maioria dos plasmas. Infelizmente tem um calcanhar de Aquiles. É necessário um processamento acrescido para saber como controlar a intensidade de cada zona de LEDs, aumentando o lag. Por outro lado em cenas muitos escuras se houver numa zona preta grande algo brilhante, mesmo que pequeno, então pelo menos uma zona de LEDs estará fortemente iluminada e à volta zonas de LEDs quase desligados. Mas como o cristal líquido não consegue tapar completamente a luz emitida pelos LEDs que estão iluminados, o preto nessa zona será menos preto que o preto que pode estar mesmo ao lado mas que está numa zona de LEDs que podem estar praticamente desligados. E isto nota-se bastante em cenas muito escuras. Um bom teste é ver a ficha técnica no fim de um filme. Num LCD com iluminação por LEDs verás uns macro-blocos de cor "menos preta" em torno das palavras em branco que vai saltitando. Estes blocos tem tamanhos mínimos típicos de 20x20 "pixeis", pelo menos. Nota-se perfeitamente.

Mas agora coloca-se a questão. É relevante este tipo de problemas? Para mim não porque não passo horas a ver fichas técnicas ou filmes com cenas escuras. O ideal é poder desligar este controlo dinâmico da intensidade dos LEDS e isto de facto é possível sendo útil se estiveres a jogar, por exemplo. É como tudo, cada um deverá pesar cada tecnologia e decidir qual a melhor que satisfaz as necessidades de cada um. Se calhar prefiro ter estes macro-blocos saltitantes em cenas escuras do que o "trail do fósforo verde", típico dos plasmas ou CRTs.
 
Última edição:
eu sempre joguei ps2 no meu crt e nem sabia que havia esses problemas.....eu estava no inicio inclinado para os lcd, porque o que se houve nas grandes superficies pelos 'tecnicos', é que os lcd sao muito superiores em relaçao aos plasmas....puro marketing,eles so querem ganhar dinheiro.o unico problema com os novos plasmas pelo que pode perceber e o problema do trail verde...e quase mas mesmo quase ninguem e sensivel a isso.
 
LCD´s são 2. Um Grundig Vaio, e um Sony série W. O plasma está na sala no (cinema)...lol

O Grundig é para esquecer. Não me digas que o Sony é o W3000 ?

Eu cá prefiro o trail verde, dado que este não existe no meu plasma :x2:

Todos os plasmas tem, há é pessoas menos sensíveis que outras. Por outro lado é algo que só aparece quando há muito movimento e zonas de muito contraste. Também havia pessoas que entre um CRT de 50Hz ou 100Hz não notavam qualquer diferença. Para outras era como o dia para a noite.
 
Última edição:
Continuo a dizer,

Nem tudo são rosas para os plasmas a compara com um LCD Sony x-3500 ou o novo x-4500. Só plasmas de topo tipo Pioneer ou PZ800 se conseguem superiorizar. Mas para o uso que vais dar aconselho um PZ 81 ou o PZ800 se tiveres euros. E atenção se tiveres uma sala com muita luminosidade o ecrã vai ficar um bocado brilhante.

Cmps


Já existem reviews e comparaçoes que te levem a dizer que so os Pionner e o PZ800 consigam ser superiores aos Sony x-3500 e o x-4500??

Pois olha que os Samsung de Leds tambem vinham para destronar os plasmas e é o que se ve...
 
O Grundig é para esquecer. Não me digas que o Sony é o W3000 ?



Todos os plasmas tem, há é pessoas menos sensíveis que outras. Por outro lado é algo que só aparece quando há muito movimento e zonas de muito contraste. Também havia pessoas que entre um CRT de 50Hz ou 100Hz não notavam qualquer diferença. Para outras era como o dia para a noite.


TODOS os Plasmas tem?? Tens a certeza?? Podes comprovar isso?? Porque nunca vi nada disso nem em Plasmas nem em crts...e olha que ja tenho crts ha 29 anos... (minha idade)

Ha quem jure que existem fantasmas so porque eles os veem... mas so mesmo eles é que os veem...
 
TODOS os Plasmas tem?? Tens a certeza?? Podes comprovar isso?? Porque nunca vi nada disso nem em Plasmas nem em crts...e olha que ja tenho crts ha 29 anos... (minha idade)

Ha quem jure que existem fantasmas so porque eles os veem... mas so mesmo eles é que os veem...



acredita que tem, eu mandei o meu para tras por causa disso e por causa da imagem ficar toda verde,principalmente a jogar cod 4 era o degredo....
 
Comprei o PZ 81 de 42" por 1090 euros e o x-3500 de 40" por 1250 euros. Pode ser um pouco mais caro mas no sitio que o montei (escritóri) não podia ser maior. E quanto aos tamanhos de 37" e 40" polegadas que é o que muito pessoal compra devido ao tamanho das casas em plasmas não existe grande oferta.
 
TODOS os Plasmas tem?? Tens a certeza?? Podes comprovar isso?? Porque nunca vi nada disso nem em Plasmas nem em crts...e olha que ja tenho crts ha 29 anos... (minha idade)

Ha quem jure que existem fantasmas so porque eles os veem... mas so mesmo eles é que os veem...

Será que é difícil de compreender? Já meti um link numa thread qualquer onde isso é explicado. É simples de perceber. Para produzir o branco tens de bombardear os fósforos vermelhos, azuis e verdes com electrões para ficarem a "brilhar". O branco é "gerado" porque tens "todas" as cores. Agora imagina que queres passar para o preto, ou seja, deixas de atirar electrões para o fósforo. É aqui que os plasmas são superiores aos LCDs. Conseguem pretos perfeitos porque conseguem eliminar "praticamente" a emissão de luz. Infelizmente o tempo de resposta não é igual para o verde, vermelho e azul, sendo mais lento para o verde. Existe um momento em que o verde ainda está "aceso" e os outros apagados. É nesta altura que vês o verde em vez de veres uma transição de branco para preto. Claro que isto é minorado pela electrónica corrigindo estes atrasos distintos para cada cor. Infelizmente quando há muito movimento não há milagres. Tecnicamente não sei se é possível corrigir quase totalmente este problema. É necessário saber coisas como tempos de resposta dos fósforos, da electrónica comum, da sensibilidade dos nossos olhos, etc.

Mas convém salientar que este problema existe em qualquer tecnologia que use fósforo. Seja ela CRT, Plasmas ou SEDs (se vier a existir para o consumo de massas).

Pode eventualmente existir um problema semelhante no caso dos OLEDs se os tempos de resposta da várias cores for diferente. Sinceramente já há muito tempo que ando afastado da física de estado sólido.
 
Última edição:
Será que é difícil de compreender? Já meti um link numa thread qualquer onde isso é explicado. É simples de perceber. Para produzir o branco tens de bombardear os fósforos vermelhos, azuis e verdes com electrões para ficarem a "brilhar". O branco é "gerado" porque tens "todas" as cores. Agora imagina que queres passar para o preto, ou seja, deixas de atirar electrões para o fósforo. É aqui que os plasmas são superiores aos LCDs. Conseguem pretos perfeitos porque conseguem eliminar "praticamente" a emissão de luz. Infelizmente o tempo de resposta não é igual para o verde, vermelho e azul, sendo mais lento para o verde. Existe um momento em que o verde ainda está "aceso" e os outros apagados. É nesta altura que vês o verde em vez de veres uma transição de branco para preto. Claro que isto é minorado pela electrónica corrigindo estes atrasos distintos para cada cor. Infelizmente quando há muito movimento não há milagres. Tecnicamente não sei se é possível corrigir quase totalmente este problema. É necessário saber coisas como tempos de resposta dos fósforos, da electrónica comum, da sensibilidade dos nossos olhos, etc.

Mas convém salientar que este problema existe em qualquer tecnologia que use fósforo. Seja ela CRT, Plasmas ou SEDs (se vier a existir para o consumo de massas)


nao vale a pena,quando eles so conseguem ver aquilo nao ha nada a fazer, ja como dizia o outro,o meu é melhor que o do outro,porque é meu!:lol:
 
Uma coisa é certa e isso é que conta..... O meu Plasma nao tem esse problema porque EU nao vejo :P

Quem consegue ver... azar o deles!

Por isso é que insisto para que as pessoas não se fiem em reviews. Vejam as TVs em lojas onde possam experimentar vários sinais e em ambientes parecidos com os que existem numa casa. Ainda existem lojas destas em Lisboa, pelo menos.
 
Não é querer convencer-me a mim próprio, mas estive o dia todo de volta do meu PZ800 e não consigo visualizar os defeitos apontados aos plasmas. Pelo contrário só lhe encontro virtudes.

off topic. O meu vizinho entra em minha casa, e repara na minha televisão, e exclama: "o teu LCD tem boa imagem".... tive que lhe dizer...ohh chefe não ofenda o televisor que isto é um plasma...
 
Back
Topo