Instalação Fibra Vodafone - por dentro ou fora do prédio

tampaoCongelado

Power Member
Boas,

Tenho actualmente fibra VDF em minha casa, e daqui a cerca de 1 mês vou mudar de casa.

A casa nova está em obras, e vou ter uma caixa ATI para comunicações, junto à janela onde actualmente entra o cabo da ZON (que está desactivada já).

A minha dúvida é simples: já alguem teve este "problema" ? Na minha casa actual, sendo um predio mais recente, obviamente que a fibra vem pela coluna do prédio, mas na casa nova, que é um predio mais antigo, não tem essa coluna... e todos os Operadores passam pela janela.
Obviamente que eu não queria passar cabos pela janela tendo a casa toda em obras. Preferia ter a fibra a vir por dentro do prédio, e ligar directamente à caixa ATI na entrada de casa (porque se vier pela janela, a caixa ATI tem de ficar perto dessa janela...).

A questão aqui é que o instalador (electricista) diz que a caixa ATI devia ficar junto da entrada porque de acordo com as novas regras, a fibra não pode entrar pela janela.


Já alguem se deparou com esta situação com a Vodafone? Se sim, como resolveu?

NOTA: Não há nenhum cabo de operador a passar por dentro do prédio actualmente.
 
Se estás a fazer obras em casa tua casa, a colocar tubos e afins para as telecomunicações, é só o electricista passar mais um tubo até à janela (ao furo), onde estão/vão entrar os operadores.
Nada no regulamento de ITED proíbe esta situação, nem sequer tinha lógica ser de outra maneira.
Quanto ao ATI (+ CATI, um espaço para equipamentos como o ont por exemplo), este deve ficar junto á entrada da habitação conforme o electricista te indicou. ;)
 
Se estás a fazer obras em casa tua casa, a colocar tubos e afins para as telecomunicações, é só o electricista passar mais um tubo até à janela (ao furo), onde estão/vão entrar os operadores.
Nada no regulamento de ITED proíbe esta situação, nem sequer tinha lógica ser de outra maneira.
Quanto ao ATI (+ CATI, um espaço para equipamentos como o ont por exemplo), este deve ficar junto á entrada da habitação conforme o electricista te indicou. ;)

Ah, o que sugeres é o ATI ficar na entrada da casa, mas depois haver uma passagem (tubos) do furo da janela até à entrada da casa onde fica o ATI...

Isso seria boa ideia, mas o problema é que assim quando o Operador me for instalar a fibra da Vodafone, vai ter que passar a fibra desde esse furo (janela) até à entrada da casa. Isso seria uma granda complicação, subir paredes, passar por cima (pelo tecto falso), e descer até à entrada da casa. Demorava mais tempo que uma instalação normal...

Sendo assim, não havendo mais sugestoes, acho que só me resta colocar o ATI perto da janela onde está o furo :(
 
Desde que o tubo não tenha obstruções (um de diametro de 25 ou 32 chega e sobra) eles passam na boa e só tem é de passar mesmo.

Dou o exemplo do que fizeram em minha casa sempre a usar os tubos existentes (de diametro de 25 em que já continha dois cabos de rede), neste caso a meo, que da coluna do prédio passaram a fibra pelas seguintes divisões para onde quis o ont, hall, quarto, cozinha e sala, para chegar ao destinho foi cerca de 20m de fibra ou mais.

EDIT: O tubo da janela até ao ATI deves ser tu/electricista a colocar. O operador só vai passar o cabo.

EDIT2: Coloca o ATI no sítio correcto. ;) Até porque deve ser a zona mais central da casa. ;)
 
Desde que o tubo não tenha obstruções (um de diametro de 25 ou 32 chega e sobra) eles passam na boa e só tem é de passar mesmo.

Dou o exemplo do que fizeram em minha casa sempre a usar os tubos existentes (de diametro de 25 em que já continha dois cabos de rede), neste caso a meo, que da coluna do prédio passaram a fibra pelas seguintes divisões para onde quis o ont, hall, quarto, cozinha e sala, para chegar ao destinho foi cerca de 20m de fibra ou mais.

EDIT: O tubo da janela até ao ATI deves ser tu/electricista a colocar. O operador só vai passar o cabo.

EDIT2: Coloca o ATI no sítio correcto. ;) Até porque deve ser a zona mais central da casa. ;)


Realmente tens razao quando dizes para ficar o mais central possivel... vou ver com eles a hipotese de colocarem um tubo vazio desde a entrada da casa até essa zona da janela.
Tenho receio que depois seja dificil passar a fibra, mas realmente é a melhor hipotese.

EDIT: o meu receio é não conseguirem fazer a fibra subir (no corredor vai ter tectos falsos e os tubos passam por aí), porque não têm outros cabos para fazer de "guia".
 
Última edição:
Eles passam na boa, com a ajuda de uma guia... Além fo mais o cabo de fibra é bem mais fino que um coaxial ou par de cobre.
Basta o electricista ter um pouco atenção ás curvaturas do tubo (evitar ângulos rectos), fazer curvas em "arco" é o ideal.
Espero ter ajudado.
 
Eles passam na boa, com a ajuda de uma guia... Além fo mais o cabo de fibra é bem mais fino que um coaxial ou par de cobre.
Basta o electricista ter um pouco atenção ás curvaturas do tubo (evitar ângulos rectos), fazer curvas em "arco" é o ideal.
Espero ter ajudado.

Editei o meu comentario anterior antes de ler o teu.

Ajudaste claro, mas o meu receio é o que digo anteriormente, eles nao conseguirem fazer o cabo da fibra subir, exactamente porque não têm outro cabo a fazer de guia. Se fosse pelo chao era mais facil, mas aqui vai por cima, pelos tectos falsos.
 
Não precisa de ter um cabo a fazer de guia, eles primeiro passam uma guia e depois é puxam o cabo, a guia normalmente passa bem no tubo, ainda mais sendo um de diametro 25 ou 32.

Em ultimo caso, para ficares mais descansado pedes ao electricista para colocar lá apenas um condutor de 1,5mm² ou 2,5mm², para depois a operadora usá-lo para puxar a fibra. Mas não acho que seja necessário, seja por tecto falso ou pelo chão tenho a certeza que num tubo daqueles que te indiquei não vais ter qualquer problema.

EDIT: À situações bem piores que a tua, acredita. ;)
 
Não precisa de ter um cabo a fazer de guia, eles primeiro passam uma guia e depois é puxam o cabo, a guia normalmente passa bem no tubo, ainda mais sendo um de diametro 25 ou 32.

Em ultimo caso, para ficares mais descansado pedes ao electricista para colocar lá apenas um condutor de 1,5mm² ou 2,5mm², para depois a operadora usá-lo para puxar a fibra. Mas não acho que seja necessário, seja por tecto falso ou pelo chão tenho a certeza que num tubo daqueles que te indiquei não vais ter qualquer problema.


Ok, obrigado. Ja enviei sms ao responsavel da obra a pedir isso. Não me tinha lembrado que eles usam uma guia primeiro.

Realmente é a melhor solução e fica mais central. E caso um dia metam coluna no meu predio fico logo ali com as coisas ao pé da porta.
 
O teu caso é bem simples e fácil.
O quando instalei a meo fibra, à coisa de 5 ou 6 anos, fiz 3 pessoas suarem e passarem lá o dia inteiro de sábado, excepto o almoço) para ficar como eu queria, ter tido a felicidade de me aparecerem pessoas conhecidas para colocar o serviço também deve ter ajudado.

Devido ao tubo de diametro 25 já ter dois cabos de 4 pares de cobre, havia alguma dificuldade em a fibra usuada para instalações interiores passar, partia sempre, então optaram por usar um cabo que normalmente utilizam nas instalações apartir da fachada, que são bem mais resistentes.
 
O teu caso é bem simples e fácil.
O quando instalei a meo fibra, à coisa de 5 ou 6 anos, fiz 3 pessoas suarem e passarem lá o dia inteiro de sábado, excepto o almoço) para ficar como eu queria, ter tido a felicidade de me aparecerem pessoas conhecidas para colocar o serviço também deve ter ajudado.

Devido ao tubo de diametro 25 já ter dois cabos de 4 pares de cobre, havia alguma dificuldade em a fibra usuada para instalações interiores passar, partia sempre, então optaram por usar um cabo que normalmente utilizam nas instalações apartir da fachada, que são bem mais resistentes.

Ok, deixa la ver se o gajo me mete um tubo sem mais nada, ou se vai tentar aproveitar o tubo que ja leva o cabo de rede e o coaxial..
 
É preferível ficar á parte, menos complicações.
É só mais um tubo, não deve dar grande trabalho, a menos que já tenhas os tectos fechados e paredes acabadas...
 
É preferível ficar á parte, menos complicações.
É só mais um tubo, não deve dar grande trabalho, a menos que já tenhas os tectos fechados e paredes acabadas...

Não, nada disso, ainda nem puseram os tectos falsos e ainda nao abriram todos os roços. Mas como tem de passar um tubo de eletricidade + 1 tubo com cabo de rede e coaxial, os gajos podem não querer passar mais um. Deixa la ver.
 
Fica só o reparo que no ITED2/3 não é permitida qualquer entrada aérea por parte do operador (a exceção clara pelo operador SAT via PAT).
 
Basicamente o manual ITED proíbe esse tubo até a fachada do prédio, (não quer dizer que não desse jeito ao operador e aproveitasse essa entrada, mas em caso de inspeção da instalação poderá haver stress´s para o instalador bem como para o dono de obra)
 
Basicamente o manual ITED proíbe esse tubo até a fachada do prédio, (não quer dizer que não desse jeito ao operador e aproveitasse essa entrada, mas em caso de inspeção da instalação poderá haver stress´s para o instalador bem como para o dono de obra)

Entao qual é a alternativa? Visto que dentro do predio nao ha coluna de cabos.
 
Back
Topo