Instalação só com policiamento!

Por incrível que pareça para fazer uma instalação FTTH é preciso policiamento, mas para construção civil não é. Se calhar é mais perigoso cair um fio de fibra na cabeça de uma pessoa que um martelo... Não sei, talvez.

E não, não é má vontade dos técnicos. Até porque as ruas que precisam de policiamento estão assinaladas pela Vodafone.

Eu neste caso tentava a concorrência. Talvez a Meo ou NOS como são ISPs maiores consigam de alguma forma acelerar o processo. Boa sorte!
 
PWP

Não é preciso policiamento nenhum a não ser que seja uma situação complicada que se tenha de ocupar a via publica e interromper o transito, o que não é claramente ali o caso, não houve mesmo vontade, então eles andam ai a fazer instalações em zonas bem piores que requerem policiamento e fazem-nas sem problemas nenhuns e não tem lá autoridade nenhuma a vigiar.
 
@MOUSETM once again... Quem decide isso é o ISP. Não a equipa técnica. Eles têm assinalados os PDOs onde é preciso requisitar policiamento. Se alguns fazem a instalação sem essa requisição estão a fazê-lo por conta e risco e se correr mal quem paga são eles.

Agora a maior parte das equipas técnicas não ganha à instalação. Por isso é totalmente indiferente para a equipa técnica se a instalação é realizada ou não. E por isso obviamente muito dificilmente alguém se arrisca neste momento.
 
Refleti um pouco sobre os acontecimentos e tenho uma nova hipótese: os técnicos não estavam com pachorra para realizar a instalação.
Vou tentar explicar melhor: quando chegaram, foram correr com o router e o telefone da Vodafone até à televisão, apesar de ter avisado repetidamente que em casa não havia cabos de fibra até aquela posição, pois nunca tive pacote com TV.
Até mexeram no móvel da televisão para afastá-lo da parede e só neste momento entenderam que o trabalho de 5 minutos necessário para substituir um router se tinha transformado num de, pelo menos, uma hora, pois teria sido necessário realizar uma instalação de raíz.
Afinal, e segundo o que eles próprios contaram, o valor que iriam receber seria exactamente o mesmo, pois a diferença de valores pagos pela operadora é só entre "instalação" e "assistência", e é independente do tempo necessário para os realizar.

De qualquer forma, e para que se entenda melhor a situação, deixo aqui as imagens do local da instalação que precisa de policiamento, para que cada um possa ter uma ideia.

https://i.imgur.com/kczaEOI.jpg

https://i.imgur.com/0LxFr8l.jpg

Entretanto não há dia em que não tenha reparado em escadotes encostados às fachadas dos edifícios, não só na minha rua, mas em muitas outras mais frequentadas.

A fotografia que deixo de seguida foi tirada hoje às 9h30 de manhã na minha rua, a poucas dezenas de metros da minha casa. Vejam lá o que é que estavam a acabar de montar sem qualquer polícia nas proximidades!

https://i.imgur.com/pAWZucw.jpg

Hehehe, incrível!

Épa, eu acho se me esticar um bocadinho até te consigo fazer a instalação sem escadote :lol:
Vai a uma loja "oficial" e fala com alguém, mostra as imagens e tenta agendar
 
Por incrível que pareça para fazer uma instalação FTTH é preciso policiamento, mas para construção civil não é. Se calhar é mais perigoso cair um fio de fibra na cabeça de uma pessoa que um martelo... Não sei, talvez.

E não, não é má vontade dos técnicos. Até porque as ruas que precisam de policiamento estão assinaladas pela Vodafone.

Eu neste caso tentava a concorrência. Talvez a Meo ou NOS como são ISPs maiores consigam de alguma forma acelerar o processo. Boa sorte!

A MEO e a NOS são piores com isso... Moro numa rua pouco movimentada e que tem um passeio largo, todos os meus vizinho necessitaram de policiamento para fazer as suas instalações tanto da MEO como na NOS, tanto que os técnicos disseram que não era necessário policiamento e que o próprio policia não sabia ao certo o porque de ele ter sido chamado... Devo ainda dizer que eles tiveram as suas instalações adiadas cerca de 1 mês devido a essas tontices :lol:
E quem tem NOWO e Vodafone não teve esses problemas...
 
Boa tarde,
só para um pequeno update:
tudo como estava, ainda estou à espera que a Vodafone me ligue para marcar o dia da instalação. Já passaram 45 dias (realizei a adesão online no dia 24 de julho).
Hoje fiz queixa formal no livro de reclamações atraves da Anacom. Sei que não vai adiantar muito, mas acho que se ninguem se queixar a ideia que passa éque está tudo bem.

Não consigo mesmo entender como isso seja possível....
 
Então vais lá ter com ele e pedes para fazer a tua também.

É exactamente o que também pensei! Disseram que não podem. Eles também não têm qualquer culpa, estão só a trabalhar.


Faz por conta e risco sabendo que pode ser autuado (o tecnico), contudo neste caso em concreto a vodafone só tem que fazer uma coisa solicitar o remunerado / policiamento.

Eu não sou por princípio contra o policiamento, só queria que me fosse comunicado um prazo. Tudo tem prazo. Antes de fazer o pedido online, liguei para a Vodafone e disseram que em 3 dias iriam fazer a ligação porque, onde vivo, há infraestrutura. Poderiam ter avisado sobre todas as possibilidades. Poderiam ter dito, por exemplo, "90 dias úteis em caso da necessidade de policiamento", e eu teria agido consoante esta informação.
De qualquer forma, num país civilizado, as regras deveriam valer para todos, e não mudar conforme o risco que um trabalhador sub-sub-subcontratado decide ou, pior, é obrigado a assumir para ganhar o pão.
 
Seguindo este raciocínio qualquer injustiça, ou até crimes, estarão sempre justificados. Então, nem sequer faz sentido estar a conversar sobre o assunto...
Não faz sentido é julgar a civilidade, ou falta dela, de um país porque se está descontente com um determinado serviço. Está descontente e estando no centro da segunda maior cidade do país terá certamente outras opções que não a Vodafone.

Aliás a foto que colocou previamente do PDO até parece ser um PDO da MEO e não da vodafone.
 
Última edição:
Aliás a foto que colocou previamente do PDO até parece ser um PDO da MEO e não da vodafone.

Não sei o que é um PDO. Imagine o interesse que tenho em saber quem é o dono dele. Pedi um serviço, disseram-me que em 3 dias o teria em funcionamento. Não aconteceu e a motivação aduzida parece que só vale para mim.
Todos os dias vejo escadotes instáveis, andaimes desequilibrados, malabaristas das obras pendurados como tantos homens aranha. Tenho andado a fotografa-los, mais por diversão do que por outra razão. Mas se quiser dar umas gargalhadas posso enviar-lhe as imagens.
Você tem razão, poderia desistir e mudar de operadora. Como poderia ter desistido tantas outras vezes na vida. (In)Felizmente não sou assim. Com o risco de parecer estúpido, vou insistir porque sejam reconhecidos os meus direitos.
Agradeço sinceramente as sugestões de todos, alguns até enviaram mensagens privadas para tentar ajudar a resolver o problema.
E peço desculpa se aborreci ou ofendi alguém.
 
Recentemente mudei para a Meo e o tecnico confirmou o mesmo.
Desde cerca de dois anos para cá que são obrigados a comunicar à policia e estarem acompanhados. inclusive para subirem aos postes onde estaõ os pdo's.

Por acaso eu ja tinha os cabos passados pois ele alertou-me logo no inicio que se tivese que passar cabos (meo), ia embora.

e não são só policias que passam as multas. ele disse me que numa rua proxima da minha casa, um colega subiu ao pdo do talho para ligar o sinal para esse talho (nao teve que atravessar ruas nem postes a x metros). Passou um fiscal da camara (tirou foto) e o tecnico levou com uma multa pesadissima! As multas vão directas para essas empresas.

Por isso não se admirem que os tecnicos rejeitem. se virem algum a subir aos postes ou a passar cabo sem policia já sabem que estão a correr riscos (que alguns estão dispostas a correr para ganhar mais x pois trabalham à comissão).

noutra perpectiva, se virem alguem a mexer no pdo onde está a vossa ligacao também podem denunciar.
 
E agora tens estão com sorte porque em postes ou caixas de visita permanente aka.CVP com chuva já é um 31. CVP com policiamento e chuva é para esquecer.
 
Recentemente mudei para a Meo e o tecnico confirmou o mesmo.
Desde cerca de dois anos para cá que são obrigados a comunicar à policia e estarem acompanhados. inclusive para subirem aos postes onde estaõ os pdo's.

Por acaso eu ja tinha os cabos passados pois ele alertou-me logo no inicio que se tivese que passar cabos (meo), ia embora.

e não são só policias que passam as multas. ele disse me que numa rua proxima da minha casa, um colega subiu ao pdo do talho para ligar o sinal para esse talho (nao teve que atravessar ruas nem postes a x metros). Passou um fiscal da camara (tirou foto) e o tecnico levou com uma multa pesadissima! As multas vão directas para essas empresas.

Por isso não se admirem que os tecnicos rejeitem. se virem algum a subir aos postes ou a passar cabo sem policia já sabem que estão a correr riscos (que alguns estão dispostas a correr para ganhar mais x pois trabalham à comissão).

noutra perpectiva, se virem alguem a mexer no pdo onde está a vossa ligacao também podem denunciar.

Então e se o técnico tiver que subir no meu quintal? É que onde está o PDO é na minha casa, ou seja, ele está na minha propriedade então não tenho qualquer tipo de problema?
 
Hoje comemoro os 2 meses de espera.

E ainda certamente haverá alguém que acha isso normal...
Da última vez que falei com a Vodafone, na sexta da passada semana, até a funcionária disse que não entendia mesmo como isso fosse possível.
E agora até já arranjei policia! Falei com um agente na rua que foi muito simpático. Nos dias seguintes até fez uma pesquisa para ver se encontrava o pedido da Vodafone, mas sem resultados. Mesmo assim disse que se lhe comunicasse o dia em que o técnico vinha, ele garantia que ia estar para fazer o policiamento! Avisei disso a Vodafone, mas para já contínuo à espera...
Considerando que, como já disse, não sou português, a próxima queixa vai direta para a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR). Será a Vodafone que eventualmente explicará porque os meus vizinhos português estão todos com net e depois de 2 meses de espera eu continuo sem.
 
Back
Topo