Processador Intel Alder Lake (12th gen) - 120xxk & Z690 lançados

Temperem a esperança.
Isto também foi possível durante um breve momento com os Skylake, até a Intel obrigar toda a gente a bloquear a coisa.
Por outro lado, na altura não tinha concorrência.
 
La vao essas board b660 esgotar em todolo o lado xD. Oh wait ainda nao vi uma sequer xD. Mas é como ele diz no final no video. Isto é muito bom para 12400 mesmo! Até da vontade.
 
Tentador mesmo, um 12400 @ 4500-4600 pro dia-a-dia vai ser muito rápido e provavelmente com consumos razoáveis.

Só achei estranho a 5 ghz full load com 115w estar acima dos 90 graus com um D15s... Nem vou dizer que é mal montado dado quem é o rapaz do vídeo...

110-115w chega o meu 5600X full unlocked e não vai alem dos 82 graus com um h115 e em pleno calor tropical.

Problema vai ser isso mesmo da intel bloquear e ter que andar com BIOS antigas. Só não percebo porque os updates do windows pode quebrar a coisa...
 
Última edição:
Tentador mesmo, um 12400 @ 4500-4600 pro dia-a-dia vai ser muito rápido e provavelmente com consumos razoáveis.

Só achei estranho a 5 ghz full load com 115w estar acima dos 90 graus com um D15s... Nem vou dizer que é mal montado dado quem é o rapaz do vídeo...

110-115w chega o meu 5600X full unlocked e não vai alem dos 82 graus com um h115 e em pleno calor tropical.

Problema vai ser isso mesmo da intel bloquear e ter que andar com BIOS antigas. Só não percebo porque os updates do windows pode quebrar a coisa...

Porque quase de certeza que estava a gastar mais de 115w. O consumo reportado no hwinfo é baseado no Vid x Frequência. O VID supostamente devia ser igual ao vcore, um pouco inferior pois as boards normalmente reportam vcore um pouco mais alto do que o real.
Esses overclocks que mexem no bclk também devem estragar esses cálculos todos...
 
FJ-BOv_X0AMCAlh

FJ-Bc3GXoAIerix
 
Assim é que as reviews mainstream deviam de ser feitas...

Testes stock e com OC. OC feito em condições e com todas as outras variáveis controladas.

Conclusão, ddr5 é consideravelmente mais rápida em XMP.
Com tudo ajustado manualmente depende do jogo e só vale a pena comprar kits bons, 5600c36+. Os kits 4800/5200 são todos micron e ficam limitados a 5400mhz.
DDR4 ganha mais com OC manual que ddr5. O problema com alder lake é o IMC, em gear 1 alguns chips só conseguem fazer 3900mhz e outros chegam aos 4200mhz.
 
Última edição:
Desculpem se estou a colocar esta pergunta no sítio errado mas o pessoal com os 12400/F com os limites desligados que consumo máximo de energia têm?

Tenho o meu numa z690 e com e sem limites, não passa dos 75w. O desempenho é bom pois atinge os 4h all cores e acima dos 12000 pontos no cinebench R23 mas pensei que sem limites gastasse mais...

Também tenho excelentes temps, bem melhor que o 11400 que tinha.
 
O 12900H até deve peitar o 5900X, madness... Onde andou a Intel nestes anos todos?

Se consumisse mais que isso para meros 4 ghz algo estava mal. Se calhar com alguma opmização até consome menos, qualquer 5600X a 75w faz mais de 4 ghz all core.
 
Em portáteis, imho, o tdp é crítico. Se precisarem de 100w já não há cooking que aguente, talvez em portáteis se gaming XPTO com refrigeração brutal.

Caso contrário é rápido durante um bocado , o meu i7 10750h infelizmente é assim
 
O 12400 tem 6 Performance Cores e o 12600K tem 6 Performance Cores + 4 Efficient Cores.

Digam-me uma coisa, as aplicações/jogos conseguem usar os Performance e Efficient Cores ao mesmo tempo, ou só conseguem usar um ou outro dependendo do workload?
 
Nos jogos, pelo menos para já, os e-cores não fazem nada e diz que até podem atrapalhar em algumas situações.
No resto, a maioria das aplicações que tirem partido de multiplas-threads usam os dois tipos em simultâneo e os e-cores dão uma ajuda assinalável.
Os e-cores tornam é praticamente obrigatório o windows 11, na minha experiência.
 
Nos jogos, pelo menos para já, os e-cores não fazem nada e diz que até podem atrapalhar em algumas situações.

Na questão dos jogos, estive a ler e o que o Scheduler faz é dedicar os 6 cores para o jogo, e os 4 Efficient Cores para tudo o resto que o Windows esteja a fazer, incluindo Streaming se for caso disso.

Mas o ideal seria mesmo os jogos conseguirem aproveitar no futuro, sempre passa a ser 16 threads ao invés de 12 threads. Como cada Efficient Core tem apenas 1 Thread, a performance dessa Thread não deve ficar muito longe da performance das Threads dos outros que se divide em 2 por core.
 
Na questão dos jogos, estive a ler e o que o Scheduler faz é dedicar os 6 cores para o jogo, e os 4 Efficient Cores para tudo o resto que o Windows esteja a fazer, incluindo Streaming se for caso disso.

Streaming os E cores não fazem nada relacionado com streaming, podem fazer outras tarefas de background. Mas garanto que se por exemplo estiveres a utilizar o cpu encoder x264, os E cores não ajudam nessa tarefa, nem faz sentido que o façam porque é algo que requer performance do cpu e não eficiencia.
 
Pelo meu entendimento limitado, está nas mãos do devs começar a dar uso aos e cores.
Ou seja, presentemente os E cores simplesmente tratam das tarefas de background do sistema operativo, coisas como movimentos do rato, keystrokes etc
Mas se os estúdios quiserem podem começar a fazer os jogos de maneira a eles puderem usufruir dos E cores, o que em teoria se tornaria em ganhos de performance vs sem E cores.
Hitman 3 vai receber brevemente updates que vai tornar possível o uso de e cores nativamente pela engine, agora se isso se vai tornar norma, não sei.
 
Streaming os E cores não fazem nada relacionado com streaming, podem fazer outras tarefas de background. Mas garanto que se por exemplo estiveres a utilizar o cpu encoder x264, os E cores não ajudam nessa tarefa, nem faz sentido que o façam porque é algo que requer performance do cpu e não eficiencia.

"The best example that we have in the lab is gaming in parallel to whatever other workloads that you're running. Can be streaming, can be web browsing. They can be like recording the game, this is a great example of the game runs on the Performance core and the side activities run on the Efficient core,"

Ran Berenson, Intel GM

Segundo a Intel, Se estiver a jogar e a fazer streaming do teu jogo para o Twitch por exemplo, os Effecient Cores tratam da parte do Streaming, libertando 100% do uso dos Performance Cores para o jogo.
 
Segundo a Intel, Se estiver a jogar e a fazer streaming do teu jogo para o Twitch por exemplo, os Effecient Cores tratam da parte do Streaming, libertando 100% do uso dos Performance Cores para o jogo.

Não acontece, a Intel pode dizer o que quiser. Quem tiver um que teste, mas o framechasers já desmistificou essa afirmação e disse que é banhada.
 
A meu ver, está relacionado com o "Power Package" ou o que lhe queiram chamar. Estando definido um "consumo" para o SoC este terá de gerir o mesmo entre os vários componentes, P Cores, E Cores, iGPU, etc
 
Back
Topo