Processador Intel Broadwell-E

é bem provável que conheçam, ou então querem saturar o mercado entusiasta com octa-cores para tapar caminho à AMD, aumentado depois o preço dos processadores.
 
Lembram-se quanto tempo eles arrastaram com um máximo de 6 cores na plataforma entusiasta.
O primeiro 8 core desbloqueado para "consumidores caseiros" saiu à um ano.
O padrão não faz sentido, mas ficava muito contente que fosse real e fosse provocado pela eventual performance dos novos zen. :boxing_sm:
 
Normal octa core estar mais acessível visto i7 5960x ter exclusivo para entusiastas e para quem precisava para trabalho pesado sempre dava um gás extra, n fico admirado virem estes preços +/- . Mesmo que amd n esteja a altura. Agora novo extremo é o deca core com preço premium. O mesmo aconteceu com os 1 six core a preço premium e depois com a saída do octa core tínhamos o i7 5930k bem mais acessível.

Curioso por ver a performance do deca core.

Cumps
 
Quem diz o deca core, diz octo core ou até o six core, são CPUs overkill para a grande maioria das pessoas, em ambiente doméstico.

A não ser que se faça edição de vídeo/imagem ou se utilize alguma aplicação específica que requer grande capacidade em multi-thread, nenhum destes CPUs é aproveitado.

Eu já vejo pelo meu 5820K, a jogar por exemplo, o CPU tem médias de utilização de 35% e é assim na maioria das situações. Só quando faço edição de vídeo é que ele trabalha em toda a sua glória.
 
epah depende muito do que fazem.

Eu por exemplo faço livestream quando estou a jogar, para mim quantos mais cores melhor.

E costumo ter mais apps em concorrencia (foobar, TS3, Mirc, etc).

Em principio farei o upgrade para o broadwell-e de 8 cores, o de 10 deve de vir a um preço proibitivo e deve de ter uma velocidade de relogio inferior.
 
Mas tu és uma minoria... Tal como já disseram para a maioria dos utilizadores estes cpu's são overkill. O meu 2600K a 4.2Gh anda por volta dos 50% no Battlefield 4 ...
 
Broadwell-E to launch at Computex 2016 with 10 cores


Specifications for Intel's Broadwell-E CPUs have just been leaked, revealing that Intel is planning to release a 10-core 20-thread i7 CPU this generation. Better still is the fact that this CPU will be usable on currently available X99 motherboards.

These CPUs are now rumored to be launching at Computex 2016, which is in line with previous rumors that stated that they would release in the first half of next year.

The main changes of this CPU from previous generation Extreme series CPUs is that it's flagship will have two extra CPU cores, a stronger memory controller and the higher power efficiency that Intel's Broadwell architecture and their 14nm manufacturing process provides.

Screenshot-from-20151213-1546391450021638.png


Right now Broadwell E CPU are rumored to be released in the first half of 2016 and launch at the $1000 price point. The CPU is rumored to come at the same clock speed as the currently available intel i7 5960X, but with the small IPC improvements of Broadwell and the increased core count it should give users a 20% performance gain in highly threaded CPU loads.

Screenshot-from-20151213-1548021450021703.png


These CPUs will be available in 6-core, 8-core and 10-core models and will come at a range of clock speeds.

http://www.overclock3d.net/articles...-e_to_launch_at_computex_2016_with_10_cores/1
 
Ora aqui está algo interessante:

Intel Readies a 5.1 GHz Xeon Chip Based on the "Broadwell" Architecture

Intel's first 5-gigahertz CPU will bear an unlikely brand - Xeon. The company's upcoming Xeon E5-2602 V4 quad-core chip based on the 14 nm "Broadwell-EP" silicon, is rumored to ship with a staggering 5.10 GHz clock speed out of the box. Getting there won't be easy for this socket LGA2011v3 chip. Despite being a quad-core chip, with just four out of eight cores on the "Broadwell-EP" silicon bring physically enabled, the chip's TDP is rated at 165W. Other features include 10 MB of L3 cache, and a quad-channel DDR4 memory interface.

165W para um quad-core é muita fruta mas 5.1GHz @ stock :004:
 
Esse cpu existe porque também existe um mundo chamado HFT (High frequency trading). É um mundo um pouco à parte. Procurem no google sobre hardware para HFT. É um pouco de loucos.
 
Meh, uma FPGA mete esse cpu a um canto, e HFT é um dos usos de FPGA's de 10 mil € o chip, para quê um cpu x86 com um OS se podes ter os bots a falar directamente com a fibra?
 
Meh, uma FPGA mete esse cpu a um canto, e HFT é um dos usos de FPGA's de 10 mil € o chip, para quê um cpu x86 com um OS se podes ter os bots a falar directamente com a fibra?

Um não invalida o outro. Não tenho experiência no mercado de HFT. Só sei o que tenho lido e o que tenho lido é que FPGA são muito utilizados neste mercado mas em conjunto com um Cpu e o FPGA não faz todo o trabalho.
A nível de hardware é Cpu com FPGA(s) em placas Pci-Ex.

E este cpu quad core a 5.1 Ghz não é a primeira vez que a Intel lança um cpu para este mercado. Lembro-me à uns tempos de um Xeon E5 a 4.4 Ghz, também com cores cortados.

Muitas vezes estes processadores não aparecem no ARK ( http://ark.intel.com/ ). Não é nada fora do normal. Tenho dois Xeons L5639 que se procurarem no ARK não o encontram.

Duvido que a Intel lance alguma coisa para o mercado consumidor do mesmo género.

P.S.- Mas arranjam-se Xeons E5-2670 V1, octo-core a 2.6 Ghz a menos de 100$ em segunda mão. Isso sim, vale a pena. Andam a comprar versões de consumidor a 1000$ quando existe isto.
http://www.servethehome.com/intel-xeon-e5-2670-v1-prices-dropping-now-around-100/
 
O grande problema desses CPU's são as boards que são sempre muito específicas, formatos não standard e com poucas features de consumidor (portas sata, usb e slots pcie)
 
O grande problema desses CPU's são as boards que são sempre muito específicas, formatos não standard e com poucas features de consumidor (portas sata, usb e slots pcie)

Não concordo nada. É preciso procurar, sim, mas existem boards workstation com todas essas features (formato standard, muitas portas sata, usb e mais slots pci-ex que o normal. Um E5 tem 40 lanes Pci-ex) e tem mais algumas features adicionais, como portas de rede a sério (intel), memória ECC, possibilidade de colocar dois cpu (o dobro dos cores), etc
Uma marca que tem isso tudo e muito mais.....Supermicro.

Claro que se uma pessoa, pelo que faz, o clock for mais importante, normalmente um i7 K é melhor. No entanto, se for mais importante o número de cores e todas as outras vantagens que enunciei, Xeons em segunda mão.
 
Back
Topo