Processador Intel Core 2 low voltage

JPgod

Moderador
Staff
Estava a ver na wikipédia e vi uma coisa que me despertou atenção

Core 2 Duo T9800[2] 2.93GHz 6144KiB 1066MHz 11x 35 W LGA 775 December 28, 2008 $530
Core 2 Duo P9600[2] 2.66GHz 6144KiB 1066MHz 10x 25 W LGA 775 December 28, 2008 $348
Core 2 Duo T9550[2] 2.66GHz 6144KiB 1066MHz 10x 35 W LGA 775 December 28, 2008 $316
Core 2 Duo T8700[2] 2.53GHz 3072KiB 1066MHz 9.5x 25 W LGA 775 December 28, 2008 $241

Sim, são cpus LGA 775!

fonte

EDIT: Entretanto a listagem acima desapareceu do wikipédia, mas continua o Q9000:

Core 2 Quad Q9000[citation needed] 2.00GHz 6144KiB 1066MHz 7.5 45 W LGA 775 December 28, 2008 $348
 
Última edição:
muito interessante!

para fazer um media center quase totalmente passivo devem ser 5*
pior mesmo é o preço! mas eles baixam...têm de baixar xD
 
Se fossem tipo 25-50% mais caros... Agora a estes preços... O T9800 é basicamente um E7500 com 6MB de cache (mesmo fsb e multiplicador), mas vai vir a 133$.

O grande interesse é pelo potencial de overclock extremo. Agora se a idéia é montar 1 maquina com baixo consumo (que geralmente se pretende barato também), um E7500 em defaut e com undervolt ao limite irá fazer o mesmo ou então os AMD X2 de 45w.
 
deves ter percebido mal porque eu li Socket P
provavelmente foi a maneira como o texto está formatado/apresentado que te induziu em erro

em todo o caso nao estou a encontrar esses cpus no site da intel, nao sei se já foram lançados
 
Última edição:
deves ter percebido mal porque eu li Socket P
provavelmente foi a maneira como o texto está formatado/apresentado que te induziu em erro

em todo o caso nao estou a encontrar esses cpus no site da intel, nao sei se já foram lançados
Sim, tem Socket P/FCBGA6 nos Mobile Processors, mas acima tem os Desktop Processors.

Essa lista parece um pouco estranha. Primeiro os processadores mobile e desktop têm as mesmas especificações e a mesma nomenculatura mas com nomes de código diferentes, coisa que não me parece muito normal. Depois uma coisa que chama à atenção é por exemplo o dito Q9000 Yorkfield ter um FSB de 1066, enquanto todos os outros Yorkfield "normais" têm 1333. Pode acontecer, não digo que não, tal como acontece com os Wolfdale "normais" e os E7xxx, mas é mais uma coisa para suspeitar. Outro aspecto deveras importante é esses ditos "medium voltage" para desktop não aparecerem em lado algum, incluíndo as fontes dessa página wiki.

Portanto podemos dizer que por enquanto foi apenas um erro propositado do autor dessa página.

Agora desviando um pouco do tópico...Ao verificar as fontes deparei-me com este pdf que tem o suposto roadmap para os processadores intel mobile. Ora, visto que inclui todas as variantes e que vai até finais de 2009, pergunto, onde é que está o Atom Dual Core?

Cumps ;)
 
A não ser que exista erro, vê-se claramente que existe separação entre cpus laptop e desktop...

Alem disso alguns dos equivalentes laptop já se encontram a "rodar" em muitos portáteis por aí ;)

E faz todo o sentido existir gama de baixo consumo em desktop. A AMD já a muito que os tem e de presente momento é a escolha certa para desktops com baixo consumo

O Q9000 ser apenas 1066 fsb tem haver com a baixa frequencia... Com fsb de 1333 iria ficar com multiplicador de 6x o que não dava espaço para o speedstep funcionar, visto ser o multiplicador mínimo para funcionar. Por um lado um quad de 45w é bakano :p
 
tens razão, quem fez confusão fui eu, enganado pelo texto

o preço como é logico é afectado pela disponibilidade, provavelmente vao ser poucos a sair assim
 
Última edição:
Pois...não estou a dizer que não faça sentido, simplesmente não aparecem em nenhum lado, nem nos roadmaps da intel.

Vendo bem nem mesmo os de laptop aparecem...

É esperar para ver ;)
 
Desde quando é que a Wikipedia (via Digitimes) é uma fonte de informação absolutamente credível ?
Não se deixem fiar pelo que vem ali...
Haverá modelos desktop de 45W, é verdade (para combater os Athlon EE), mas os de 35 e 25W são para notebooks.

BTW, na geração de 65nm já havia quad-cores baseados no Core 2 com TDP's de 50W (Xeon, LGA 771).
 
Viva, pessoal.

Parece que ainda há muito pouca informação sobre estes CPUs, mas segundo esta notícia, confirma-se a sua existência.

Agora, resta saber o porquê da IMENSA confusão que estão a criar, ao adoptar nomes de código iguais entre duas famílias de CPUs...

Anyway, parece-me uma excelente notícia, CPUs Intel não-portáteis (embora sinceramente me pareçam derivados :P) com TDPs ridiculamente baixos.

Entretanto, das duas, uma: ou são um mero rename de CPUs já existentes, porque toda a gente sabe que a Intel mete muitos CPUs no mesmo saco com um tecto de TDP irrealista (basta ver os E1200, com o mesmo TDP de um E6700 ou de um E8600...), e nesse caso é puro marketing (:nonono2:), ou são mesmo CPUs optimizados para baixo TDP, e nesse caso cuidado AMD e os seus 2xxx e 4x50e (que são as únicas opções verdadeiramente low-power, o resto é pura coincidência... :P).

Cumps.

Miguel
 
[...]
ou são mesmo CPUs optimizados para baixo TDP, e nesse caso cuidado AMD e os seus 2xxx e 4x50e (que são as únicas opções verdadeiramente low-power, o resto é pura coincidência... :P).

Se se confirmarem os preços que estão no 1º post acho díficil. Aquele T8700 (o mais barato) fica a 180€. O 4850e custa menos de 60€...
 
Desde quando é que a Wikipedia (via Digitimes) é uma fonte de informação absolutamente credível ?
Não se deixem fiar pelo que vem ali...
Haverá modelos desktop de 45W, é verdade (para combater os Athlon EE), mas os de 35 e 25W são para notebooks.

BTW, na geração de 65nm já havia quad-cores baseados no Core 2 com TDP's de 50W (Xeon, LGA 771).

Não é fiável, mas é o que temos :p

E fazem falta, mas não a aqueles preços.
 
Se se confirmarem os preços que estão no 1º post acho díficil. Aquele T8700 (o mais barato) fica a 180€. O 4850e custa menos de 60€...
Não admira que sejam caros...

Enfim, a ver se consigo fazer algum sentido do que acabei de ler.

Antes de mais, o artigo original parece ser este.

Deste artigo a TGDaily derivou o que já linha postado antes. Se repararem bem, em sítio nenhum de ambos diz que são processadores de desktop, sendo que o artigo do Digitimes claramente afirma que são CPUs mobile, o que aliás faz todo o sentido tendo em conta os preços e os números de modelo (P e T sempre foram para o mercado mobile). O único que poderia levantar problemas seria o Q9000, que é quad-core, e que está a seguir a linha dos CPUs desktop.

Entretanto (estou a presumir que o artigo da Wikipedia não foi alterado nas últimas horas), na Wikipedia faz-se claramente a distinção entre os CPUs desktop (o E7500, o Q8300 e o que me parece ser um absurdo, o Q9000, com specs idênticas às do mobile, preço demasiado alto para o que oferece, e já nem digo nada sobre o erro crasso na linha... as características fazem dele um série Q8xxx, e não Q9xxx), e os CPUs mobile, os restantes.

Em resumo, todos os CPUs referidos no post inicial parecem ser CPUs mobile, o que só é reforçado pelo facto de serem todos Socket P ou FCBGA6, que não tem nada a ver com Socket 775 (que é Land Grid Array, os "Flip Chip Ball Grid Array" são de pinos), e de terem funções avançadas como o "Super Low Frequency Mode", que só aparece em desktops (os chipsets desktop não suportam esse modo).

E sim, continuo a manter que o Q9000 LGA775 está fora de sítio. As características não fazem sentido nenhum num CPU desktop da série Q9xxx (FSB a menos, e velocidade muito baixa), a série Q8xxx é que é a "cortada", e mesmo essa só foi na cache e multiplicador, de resto mantém tudo.

Cumps.

Miguel
 
Bem, na wikipedia os tais cpus desapareceram, mas continua o Q9000 de 45w...

O tópico fica aberto na mesma para discutir eventuais Core 2 desktop de baixa voltagem
 
Intel Prepares Assault with 35W Quad-Core, Dual-Core Processors for Desktops

Intel Prepares Assault with 35W Quad-Core, Dual-Core Processors for Desktops


In addition to low-power quad-core processors for desktop computers, Intel Corp. also intends to release a broad family of chips with 35W thermal envelope designed for small form-factor, yet high-performance, desktop systems. The processors will be the same as the company’s mobile offerings in terms of specs, but will be compatible with desktop infrastructure.
As reported earlier, the first breed of 35W chips for high-performance desktops made using 45nm process technology will be released already this month, whereas additional chips will be added into family on the 28th of December, according to certain documents. The family of ultra low-power chips for desktop computers will include both dual-core and quad-core central processing units, which are projected to be compatible with already available LGA775 infrastructure.
intc_core2_35w_specs_.png
Last year Advanced Micro Devices released a broad lineup of desktop processors with 35W or 45W thermal envelopes, but the company has not updated that family for some time now and many chips have become outdated.
Even though the line of Intel’s 35W chips consists of microprocessors developed for mobile computers and it was not hard for Intel to change their packaging from FCBGA6/FCPGA6 to LGA775, the new products may face demand from numerous system builders and end-users, who are looking forward truly high-performance PCs in very small form-factors. Since AMD is unable to supply up-to-date offerings with 35W power consumption, Intel’s line will have no rivals on the market and the CPUs will not be very affordable.
Diversification of the product mix will also help Intel to boost its revenues and profits amid global economic downturn.

Link: XbitLabs
 
Mesmo assim há algo de errado.

Os preços são iguais as variantes para laptop e também são um absurdo. Dar 530$ por um dual core nesta altura do campeonato é impensável!

Se a idéia é baixo consumo, é fazer undervolt.
 
Back
Topo