Processador Intel Core 2 low voltage

Ok, finalmente esta notícia começa a fazer sentido.

Ou seja, CPUs de portátil com package de desktop. Faz sentido, de facto. E explica os absurdos nas nomenclaturas, que acompanham na íntegra os respectivos "pares" mobile. A única desvantagem que vejo é a confusão que vai ser com os clientes que estiverem à procura de um CPU novo, e em vez de LGA775 lhes sair FCBGA6, ou vice-versa... hehe

Agora, o que não faz o mínimo de sentido são os preços. São perfeitamente ridículos, e com excepção de alguns OEMs para mercados muito específicos (tipo NAS baseados em x86, como um WHS) e muito elitistas, não me parece que haja sequer interesse neste tipo de CPUs a este preço...

Como já foi - e bem - dito, é preciso ter em conta que os CPUs actuais da Intel são EXTREMAMENTE eficientes e pouco consumidores. A Tom's Hardware fez uma mini análise há pouco tempo sobre sistemas low-power, depois de descobrirem que as soluções Atom para desktop são hediondamente más nos consumos, graças ao 945G (so what else is new? lol).

Fiquem sabendo que uma board da Gigabyte da série G31, com VRM11.1 (GA-EG31M-S2L, salvo erro), com um E7200, um disco de 7200rpm de 3,5'' e creio que um ou dois sticks de memória, sem qualquer forma de underclocking ou tweaks fica abaixo dos 35W em idle e dos 50W em full load!!!!

Entretanto, convém também que se diga que, numa G33M-DS2R, o simples facto de desligar coisas não necessárias (portas COM, LPT, controlador FDD, etc.) consegue cortar pelo menos 5W nos consumos.

E ainda não referi o underclocking, em que todos os C2D parecem ser mestres. Até hoje, todos os meus CPUs C2D-based (dois desktop, um portátil) conseguem ir ao mínimo dos mínimos da voltagem disponível em idle (através do RMClock), e os desktop conseguem usar essa mesma voltagem em full load sem erros, quando em stock. Provavelmente os desktop conseguiriam baixar ainda mais, mas num caso não tenho regulações de voltagem na board, e no outro não tenho paciência :P

O que significa que, mesmo para OEMs, basta "perder" um bocadinho mais de tempo no campo da BIOS ou do software para conseguir soluções bem abaixo dos 50W em full load num sistema dual-core...

Quad-core é outra coisa, claro. Mas ainda assim não me parece que se justifique a diferença abissal de preços... Infelizmente, a Intel sempre teve este tipo de comportamento... Ainda no outro dia anunciou versões de 65W de alguns Quad-Core (modelos terminados em "s", como o Q8200s), e os preços são mais altos do que os CPUs normais... :( E nem falo nos CPUs "LV" e "ULV" portáteis... O preço mete medo ao susto...

A ver vamos se a Intel não repensa estes valores...

Cumps.

Miguel
 
Isto ainda é fruto da falta de concorrência.

Mas com os PhenomII a porta,ninguém minimamente informado vai comprar isto(209 dólares o mais barato!).
 
Podes colocar link para essa review do Tom´s Hardware sobre sistemas low power, sff?
Antes de mais, o artigo a que me estava a referir sobre os CPUs de 65W era este, muito embora o Dailytech tenha noticiado o mesmo ontem, salvo erro.

Quanto à review, é esta. Afinal a board era uma GA-EG31MF-S2, e também testaram uma da Foxconn, que agora estou a ver ser mais eficiente de um modo geral.

Man, estou a ficar com problemas de memória... Ao rever o artigo parece que os consumos em full load são na ordem dos 60W, e não 50W... Acho que estava a trocar-me com os sistemas Atom, que esses sim creio andarem mais pelos 50W (nada de espectacular, tendo em conta a imensidão de poder de processamento extra do conjunto G31+E7200...)

Cumps.

Miguel

@Norim: tks, não tinha dado conta
 
Última edição:
nao me parece que estes cpus tenham grande sucesso....

Cumps

PS: __Miguel_: corrige aí o caminho para o artigo. (abriste o url e fechaste o quote :P)
 
Antes de mais, o artigo a que me estava a referir sobre os CPUs de 65W era este, muito embora o Dailytech tenha noticiado o mesmo ontem, salvo erro.

Quanto à review, é esta. Afinal a board era uma GA-EG31MF-S2, e também testaram uma da Foxconn, que agora estou a ver ser mais eficiente de um modo geral.

Man, estou a ficar com problemas de memória... Ao rever o artigo parece que os consumos em full load são na ordem dos 60W, e não 50W... Acho que estava a trocar-me com os sistemas Atom, que esses sim creio andarem mais pelos 50W (nada de espectacular, tendo em conta a imensidão de poder de processamento extra do conjunto G31+E7200...)

Cumps.

Miguel

@Norim: tks, não tinha dado conta

Essa review é interessante.

Achas portanto que vale mais a pena esse sistema do que o desta review?
http://www.guru3d.com/article/amd-780g--athlon-x2-4850e-ecs-a780gma/11
 
Achas portanto que vale mais a pena esse sistema do que o desta review?
Depende do que quiseres fazer, e das funcionalidades que precisares.

O conjunto 780G+4x50e tem muito mais vantagens em HTPC e jogos, por exemplo. O G31 não tem as funcionalidades avançadas de video do 780G, e muito menos o ICH7 tem as mesmas possibilidades do SB700 (tipo AHCI/RAID, mais do que quatro portas SATA, e ausência do limite de ~80MBps por cada par de portas...).

Mas se fosse para um sistema do tipo WHS com poucos discos, ou um router, ou pura e simplesmente um PC para escritório sem grandes aspirações, ía para o conjunto G31+E7200 (ou E5200, para cortar um bocado mais no preço). Não sei como são a nível de preços, mas da última vez que vi uma 780G custava na ordem dos €80 (mesmo que um E5200, +-), e as G31 desta gama começam nos €55 (que é +- um 4050e, certo?), o que significa que fica +- ao mesmo nível.

Btw, o consumo máximo da plataforma ATI é MUITO mais alto do que o da plataforma Intel... E o em idle é tipo o dobro...

Cumps.

Miguel
 
E será que o 5200 é tão poupadinho como o 7200?
A não ser que os E5200 estejam também a sair com necessidades de vCore bastante maiores do que os da série 7000 (o que pode acontecer, a série 8000 por exemplo costuma requerer menos voltagem do que a 7000), então os consumos devem ser aproximadamente iguais.

Aliás, por causa do FSB menor o E5200 deveria, pelo menos em teoria, precisar de menos energia (pouca a menos, sim, mas menos).

Mas no fim do dia continua a ser uma lotaria... Há CPUs muito bons e muito maus a nível de necessidade de vCore. O exemplo clássico são os Q6600 G0, em que uns conseguem 333MHz no FSB sem aumentar o vCore, e outros precisam de um bocado mais... Felizmente, e invariavelmente, todos os C2D são óptimos undervolters, mesmo que a voltagem stock seja um bocadinho mais alta. Basta ver o meu E4300 de primeira geração: só não o consigo descer de ~1V porque não tenho opções para isso na BIOS (quer dizer, até tenho, mas se tento mexer a board não arranca... raios para as ASRock baseadas no 945G... >()

Cumps.

Miguel
 
Este fds ver como se porta um E2200 em undervolt. Vou ver pelo RMclock em vez pela bios, visto que pela bios a voltagem fica fixa e dado que a frequência abaixa em idle e podes definir patamares (do tipo manter o cpu a 200 x 6 mesmo em full load), cria-se 2 patamares diferentes.
 
Última edição:
Este fds ver como se porta um E2200 em undervolt. Vou ver pelo RMclock em vez pela bios, visto que pela bios o clock fica fixo e dado que a frequencia abaixa em idle e podes definir patamares (do tipo manter o cpu a 800 x 6 mesmo em full load), cria-se 2 patamares diferentes.

Btw, em princípio, e a não ser que as voltagens originais sejam já muito baixas, o mais provável é conseguires utilizar a mesma voltagem para qualquer dos multis. Nos CPUs mobile é que as necessidades de voltagens diferentes entre multis se começam a fazer sentir. Também os CPUs mobile é que têm as voltagens abaixo de 1V, por isso...

Só por curiosidade, o meu T7300 só precisa de 1.05V em full load (sem IDA, leia-se, que o RMClock não o suporta muito bem). Em SLFM e 6x com FSB normal aguenta com 0.85V (!), e quase de certeza que aguentaria mais baixo, se estivessem disponíveis mais voltagens.

Cumps.

Miguel
 
Última edição:
Correction: Ultra Low-Power Desktop Intel Processors Will Be in Mobile Form-Factor

Despite of expectations, Intel Corp.’s microprocessors for desktops with dramatically reduced power consumption will feature form-factor developed for mobile computers. Therefore, the new chips will require mainboards featuring appropriate sockets.
Last week it was reported that the first breed of 35W chips for high-performance desktops made using 45nm process technology will be released already this month, whereas additional chips will be added into family on the 28th of December. The family of ultra low-power chips for desktop computers will include both dual-core and quad-core central processing units, which are projected to be compatible with desktop mainboards featuring mobile sockets infrastructure.
“The T-and P-series CPUs are not LGA775 compatible, they are mobile sockets,” an Intel spokesperson said.
intc_core2_35w_specs_.png

As a result, system integrators or end-users looking forward high-performance dual-core or quad-core central processing units (CPUs) with 35W thermal envelope will have to use FCPGA6 infrastructure for desktops, which automatically increases pricing of such solutions.
Fonte: XbitLabs


A Intel afinal tem estes cpu's, mas é com o socket dos mobile... ou seja, motherboards pra desktop com socket mobile, ainda mais caras do que as normais, para cpu's caros...

mercado de niche, ou mercado da $hit :D
 
Se é assim que a Intel está a pensar atacar a AMD nos CPUs de baixo TDP e consumo, acho que está a falhar redondamente...

Para além dos CPUs serem bastante mais caros, acresce o preço das boards...e mais um socket no mercado dos desktop?...:rolleyes:
 
Ou seja, nada de novo dos lados "azuis" no campo "verde". Isso são apenas os cpus utilizados actualmente pelos portáteis "montevina" e os novos macbook (na pratica não são centrino, por não ter chipset e rede intel, mas são os mesmos cpus)

O que se queria era cpus LGA 775 de baixo consumo.

Boards desktop com cpu de portáteis centrino não é novidade nenhuma.

51mlmpaqiXL._SL500_AA280_.jpg


51633YYmrDL._SL500_AA280_.jpg


basta uma voltinha no google e encontra um carradão de soluções, o problema que a cada geração de centrino, o socket leva um troca de pinos e os cpus antigos não servem nos sockets novos e vice versa, logo não tem expansabilidade quase nenhuma.

Há entretanto uma solução interessante baseado no GM45 e usar os cpus acima

msi_imgm45.jpg


Do resto é uma solução estupidamente cara. Mais vale mesmo apostar em AMD's de baixo TDP ou LGA 775 e fazer undervolt.
 
Back
Topo